Luiz Inácio Lula da Silva

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Lula)
Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva em outros projetos:

Luiz Inácio Lula da Silva (nascido Luiz Inácio da Silva; Garanhuns, Pernambuco, 27 de outubro de 1945), mais conhecido como Lula, é um ex-sindicalista, ex-metalúrgico e político brasileiro. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi o 35.º presidente do Brasil entre 1 de janeiro de 2003 e 1 de janeiro de 2011. Eleito novamente na eleição presidencial de 2022, foi empossado em 1 de janeiro de 2023 como o 39.º presidente do Brasil.[1]


Gerais

1979

  • "Eu acho que é coisa de quem não tem o que fazer."
- Sobre feminismo. Ao jornal O Lampião da Esquina, 14/07/1979.
Fonte: Opera Mundi.
  • "O comunista pra mim é aquela pessoa que não tem coragem de dizer as coisas em público, diz no pé da orelha dos outros, e que sempre pensa ser o dono da verdade. Essa é a definição que eu tenho do comunista."
- Entrevista para a TV Tupi
- Vídeo: www.youtube.com/watch?v=IH-nwxdmRnE
  • "O comunista profissional é aquele que prega a distribuição de renda, diz que é pobre e chega na época das eleições consegue gastar alguns bilhões de cruzeiros na sua campanha para se eleger deputado. Este é o político profissional. É aquele que prega mesmo, que diz que é pobre, que é operário, e gasta bilhões de cruzeiros para se eleger deputado ou senador."
- Entrevista para a TV Tupi
- Vídeo: www.youtube.com/watch?v=IH-nwxdmRnE
  • "Operário é aquele que pede menos nesta terra. O operário é aquele que dá tudo de si para o engrandecimento da pátria e é o que menos recebe. O operário é, acima de tudo, o responsável pela grandeza dessa terra. É o responsável, até, de proporcionar viagens de iates para meia duzia de brasileiros que são privilegiados. O operário, em síntese, é tudo aquilo que pessoas honestas gostariam de ser."
- Entrevista para a TV Tupi
- Vídeo: www.youtube.com/watch?v=IH-nwxdmRnE
  • "Eu acho que eu tenho a aprender, mas eu acho que não será com o Brizola, nem tampouco com a Ivete Vargas."
- Em entrevista para Flávio Cavalcanti, Rede Tupi."
- Vídeo: www.youtube.com/watch?v=Xxeo0qtLFhI&t
  • "(...) eu estou brigando muito pela criação de um partido político que seja decente, que tenha pelo menos uma postura honesta, coisa que pouquíssimos partidos teve nessa terra, um partido onde efetivamente os trabalhadores sejam representados por eles mesmos, e não, sabe, a burguesia tente representar a classe trabalhadora, pelo menos em palanque, mas chega no dia-a-dia não representa nada para os trabalhadores."
- Vídeo: www.youtube.com/watch?v=Xxeo0qtLFhI&t

Entrevista à Playboy (ed.48; 07/1979)

PDF da entrevista: entrevistalula.pdf; leoterra.com

  • "Há algumas figuras que eu admiro muito, sem contar o nosso Tiradentes e outros que fizeram muito pela independência do Brasil (...). Um cara que eu admiro muito é o Gandhi. (...). Outro que eu admiro muito é o Che Guevara, que se dedicou inteiramente à causa. Essa dedicação é o que me faz admirar um homem."
  • "O Mao Tse-Tung também lutou por aquilo que achava certo, lutou para transformar alguma coisa..."
  • "O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer".
- Citado em: Folha de S.Paulo
  • "Não, não. O que eu admiro é a disposição, a força, a dedicação. É diferente de admirar as ideias dele, a ideologia dele.".
- Respondendo se "admira o Adolfo".
  • "Khomeini, não conheço muito a coisa sobre o Irã, mas a força que o Khomeini mostrou, a determinação de acabar com aquele regime do Xá foi um negócio sério."
  • "Aqui no Brasil é difícil achar alguém para admirar..."
  • "Teve um tempo que eu gostava [das músicas de Roberto Carlos]. Em 65, 66, 67... Agora não perco mais tempo. O tipo de música que ele faz é um negócio muito pequeno para o mundo que a gente vive hoje. E tem mais: as propagandas oficiais que esse pessoal ajuda a fazer...Não é só o Roberto Carlos. Ele e alguns outros por aí, algumas pessoas que poderiam influir no comportamento do povo."
  • "O próprio Pelé deveria ter um posicionamento político, porque pessoas como ele poderiam contribuir para mudar o comportamento do povo..."
  • "O problema de mulher é você conseguir pegar na mão. Pegou na mão...".
  • "Que quié isso!? [risada] Com mulher, claro! Mas naquele tempo a sacanagem era muito maior do que hoje. Um moleque naquele tempo, com 10, 12 anos, já tinha experiência sexual com animais… A gente fazia muito mais sacanagem do que a molecada faz hoje. O mundo era mais livre."
- Sobre sua primeira experiência sexual ter sido com homem ou com mulher.
  • "Eu fui numa dessas casas em São Paulo, levado por um amigo. Achei bom pra cacete..."
- Respondendo sobre "a mulher que o iniciou".
  • "Não. Não há condições para uma dona-de-casa, mãe de três filhos, ser feminista."
- Respondendo se Dona Marisa era feminista.
  • "TV sim. Mas só gosto de bangue-bangue e desenho animado."
- Respondendo se sobra tempo para ver tv.
  • "Eu leio jornais e escrevo muito. Aprendo com o dia-a-dia, em contato com os problemas que a gente enfrenta. Eu ganho muitos livros, mas sou preguiçoso para ler. Quando muito, leio o prefácio, deixo para depois e acabo não lendo."
  • "Leio todos, mas prefiro a Folha de S. Paulo, que dá melhor cobertura para a nossa luta."
- Respondendo "que jornais prefere?".
  • "Os estudantes não têm de se meter nas lutas dos trabalhadores. Nas lutas estudantis nós não enchemos o saco."
  • "Acho que Arena e MDB são duas coisas criadas para dar sustentação ao Governo: um brincando de ser contra e outro brincando de ser a favor. No fim, os dois têm os mesmos interesses."
  • "No começo algumas pessoas da Arena me perguntaram porque eu não me filiava. Mas como é que eu ia entrar para um para um partido que compactua com tudo o que o Governo faz de errado?"
  • "Fico muito satisfeito quando um empresário me chama de filho da puta... Isso é sinal de que a gente está fazendo alguma coisa pelos trabalhadores."

1981

  • "Eu sou muito preguiçoso, até para ler eu sou preguiçoso. Eu não gosto de ler, eu tenho preguiça de ler. Pelo hábito, isso é questão de hábito; tem companheiro que passa um dia lendo um livro: eu não consigo. Eu estou com um livro, aquele livro `1964: a conquista do Estado` e faz uns três meses que estou lendo e estou na página 300".
- Em entrevista no programa Canal Livre da Rede Bandeirantes — outubro de 1981
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=bkvrk8oSgIM&t=49m50s

1982

  • "Nós temos países aonde tem a pena de morte e efetivamente tem morrido menas gente do que aqui no Brasil que não tem a pena de morte. E nem por isso tem diminuído os crime nesse Brasil. Se você pergunta para as pessoas que foram vítima e se eu fosse vítima eu dizia pra você: `Não precisava a polícia matar, eu mesmo matava`. Se as pessoas tiverem armada e forem atacar a polícia, eu acho que, em legítima defesa, a polícia tem o direito de matar, obviamente. E até eu tenho o direito de matar".
- Em debate dos candidatos a governador de São Paulo
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=ybNDcwKPHgc
  • "Nós consideramos que esse apelo ao "voto útil" é uma proposta fascista, pois pressupõe que a existência da força política do PMDB depende da inexistência de outras forças políticas. E nós, no PT, nós defendemos a existência do PMDB, do mesmo modo que defendemos a nossa própria existência."
- Entrevista para Félix Guattari. 1/12/1982. Ed. Brasiliense
- Link: lula-guattari1.pdf; tropicaline.files.wordpress.com

1986

  • "Como é que o Maluf pode prometer acabar com ladrão na rua enquanto ele continua solto?"
- Fonte: Folha de S. Paulo

1987

  • "Um líder novo e corajoso."
- Sobre Ronaldo Caiado, julho de 1987.
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Se disputasse uma eleição, os votos do José Sarney não dariam para encher um penico."
- Em julho de 1987 no primeiro comício pelas diretas
  • "Então eu penso que a questão do socialismo é menas teoria e mais prática."
- Centro de Convivência Cultural de Campinas, em 1º de junho de 1987.
- Vídeo: www.youtube.com/watch?v=nRtfz1UsM_E
  • "Então eu penso que... acredito numa outra sociedade, acredito piamente, eu acredito numa sociedade que não exista injustiça, que as pessoas não sejam desiguais, tratadas de forma desiguais socialmente, que as pessoas ganhem salários mais ou menos compatíveis com a necessidade de todo mundo, e acredito que esse modelo só poderá ser possível na medida que a gente possa adaptá-lo à realidade cultural de um povo, às experiências de luta de um povo. Não dá para pegar o regime cubano em um navio e trazer para o Brasil: 'decreto número 1: socialismo à la cubana', não dá certo, ou trazer o soviético [...], também não dá certo. Eu acho que ele será demorado, será penoso, mas será nos moldes em que a cabeça do povo brasileiro estiver preparado para implantá-lo. Acredito nisso, trabalho para isso, acho difícil, acho difícil e sou tão pessimista, que eu acho difícil que mesmo que a gente fizesse a revolução hoje e derruba-se o governo, a gente para implantar esse socialismo demoraria 30, 40, 50 anos para implantar, em um país de tantas coisas como o Brasil, por isso ninguém precisa tanto medo que não vai acontecer tão imediatamente. Nós precisamos plantar agora para colher daqui a alguns anos, é nisso que eu aposto e para isso que eu trabalho. Mas não acredito que tenha modelo que sirva para o Brasil nesse instante."
- Centro de Convivência Cultural de Campinas, em 1º de junho de 1987.
- Vídeo: www.youtube.com/watch?v=nRtfz1UsM_E
  • "Já é sobejamente conhecido: eu não me considero comunista, sou cristão, creio em Deus, e estou a vontade para falar isso porque não estou em época de eleição. FHC perdeu uma eleição porque vacilou em dizer isso. Eu acho que querer uma sociedade justa e igualitária independe de ser comunista, de ser socialista, de ser maoísta, de ser guevarista, de ser qualquer outra coisa. Independe do cidadão se quiser aplicar o cristianismo na concepção da palavra, ele será por si só um socialista. [...] Eu não admito a existência desse falso Deus do comércio. Eu não posso admitir. O Deus que eu acredito é um Deus da fraternidade, é o Deus justo, que quer igualdade, que não quer sofrimento. Eu não posso acreditar que o Deus do Maluf seja o meu Deus. Não posso acreditar que o Deus do torturador seja o Deus do torturado. Não posso, realmente não posso. Então quero dizer que eu me considero um cristão socialista. Quero confessar ainda que não digo isso e poucas vezes alguém viu eu dizer, na maioria das vezes eu me recuso, porque não quero ser rotulado, não quero andar com carimbo na testa, prefiro dizer que sou um torneiro mecânico que adquiriu consciência de classe, que adquiriu consciência política, e quero prestar serviço aos meus companheiros tentando fazer eles chegarem ao nível de compressão das coisas que eu cheguei. É esse o meu compromisso ideológico."
- Centro de Convivência Cultural de Campinas, em 1º de junho de 1987.
- Vídeo: www.youtube.com/watch?v=nRtfz1UsM_E
  • "A televisão é a Globo, e ela mente mais do que informa."
- Centro de Convivência Cultural de Campinas, em 1º de junho de 1987.
- Vídeo: www.youtube.com/watch?v=nRtfz1UsM_E

1989

  • "No Brasil é assim: quando um pobre rouba, ele vai para a cadeia, mas quando um rico rouba, ele vira ministro"
-Em 1989
- Fonte: [2]
  • "Que a minha participação neste debate tenha servido para mostrar que o famoso caçador de marajás não passa de um caçador de maracujás."
- Referindo-se a Collor, no último debate do segundo turno das eleições presidenciais de 1989

1991

  • "No Brasil, nem homens nem mulheres querem se casar mais, que se dirá dos homossexuais?"
- Fonte: Folha de S. Paulo

1992

  • "Sou parlamentarista, vou trabalhar para isso. Se, no parlamentarismo o presidente tiver uma função política, poderei ser candidato em 94."
- Outubro de 1992
- Fonte: Folha de S. Paulo

1993

  • "De todos os políticos do Congresso, pelo menos 300 são picaretas."
- Em julho de 1993
- Fonte: Folha de S. Paulo

1994

  • "Às vezes, penso que o povo gosta de ser enganado."
- Comício em João Monlevade (MG), maio de 1994
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Me dêem uma chance de ser presidente que eu faço em quatro anos o que a elite não fez em 40."
- Durante discurso em Juiz de Fora, em agosto de 1994
  • "Eleitor que vota em ladrão não tem direito a reclamar. Rico está certo de votar em rico. Agora, pobre votar em rico, ou o rico é muito esperto, ou o pobre é muito besta."
- Setembro de 1994
- Fonte: Folha de S. Paulo

1997

  • "Com aquele discurso, ele pode subir em nosso palanque."
- Mencionando as críticas ao governo feitas pelo empresário Antonio Ermírio de Moraes em entrevista a VEJA.
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Ou decidimos que vamos estar no mesmo barco ou vamos ficar nesta "viadagem"..."
- Pedindo a união das oposições
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Criaram a segunda Miriam Cordeiro na minha vida."
- Comparando as acusações de favorecimento à empresa de amigo ao escândalo pré-eleitoral da mãe de sua filha Lurian.
- Fonte: Folha de S. Paulo

1998

  • "Eu acho que, no PT, precisamos parar de ser covardes. A direita nesse aspecto é muito mais competente."
- Em entrevista à Folha de São Paulo em 16/02/1998[2]

1999

  • "É a primeira vez no Brasil que um presidente que age com leviandade chama os outros de leviano."
- Segundo a Folha de S. Paulo, "Sobre a reação indignada de FHC contra a publicação de suas conversas telefônicas grampeadas na época da privatização do Sistema Telebrás, em maio de 1999." [3]

2000

  • "Pelotas é a cidade polo, né? Exportadora de veado."
- Em 2000, em conversa com o candidato petista à prefeitura de Pelotas (RS), Fernando Marroni.
- Fonte: Vídeo divulgado no YouTube
  • "Não acredito que Hélio Luz tenha embolsado um real."
- Após não pedir CPI para investigar os depósitos feitos pelo "Rei das Quentinhas" na conta do deputado de seu partido, no Rio
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 666 - 13/9/2000
  • "Ser candidata de Tasso em Fortaleza é carregar uma mala sem alça."
- Ironizando o terceiro lugar da candidata Patrícia Gomes (PPS), apoiada pelo governador Tasso Jereissati, na pesquisa do Ibope
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 667 - 20/9/2000
  • "Eu tenho um sonho, que é derrubar Fernando Henrique e colocar lá um presidente honesto."
- Outubro de 2000
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Saio daqui com vontade de armar uma barraca na frente do Palácio do Planalto e aguardar a minha vez."
- Depois de receber o título de cidadão brasiliense e elogios
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 677 - 29 de novembro de 2000
  • "Companheiros, não fiquem bebendo assim, senão os jornalistas vão dizer que petista é cachaceiro."
- 'Durante o vôo para Cuba, dirigindo-se a um grupo de petistas que tombavam uma garrafa de uísque
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 678 - 6 de dezembro de 2000.
  • "Não é que os governistas não tenham nomes intelectualmente preparados. Mas é preciso que tenham densidade leitoral e unifiquem."
- Sobre um eventual candidato da situação para suceder a FHC
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 680 - 20 de dezembro de 2000.
  • "Lamentavelmente, no Brasil o voto não é ideológico. Lamentavelmente, as pessoas não votam partidariamente e, lamentavelmente, você tem uma parte da sociedade que, pelo alto grau de empobrecimento, ela é conduzida a pensar pelo estômago e não pela cabeça. É por isso que se distribui tanta cesta básica, é por isso que se distribui tanto ticket de leite. Isso, na verdade, é uma peça de troca em época de eleição e, assim, você despolitiza o processo eleitoral, você trata o povo mais pobre da mesma forma que Cabral tratou os índios quando chegou no Brasil, tentando distribuir bijuterias e espelhos para ganhar os índios: ele distribui alimentos. Você tem como lógica manter a política de dominação que é secular no Brasil".
- Em declaração gravada em 2000 e incluída num documentário produzido pela TV Câmara
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=AsnbVBo5hCg&t=1m13s

2001

  • "Nas administrações petistas, ninguém é dispensado por estar em greve. Desde 78, fazemos greves. Ela tem de ser encarada como uma coisa natural."
- Fonte: Folha de S. Paulo

2002

  • "Estou convencido, mas não tenho provas, de que você [Celso Daniel] não foi vítima do acaso. Possivelmente sua morte foi planejada, possivelmente tem gente grossa atrás."
- Janeiro de 2002
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Não acho que o José Serra queira fazer debate agora, porque o Fernando Henrique Cardoso fez duas campanhas (1994 e 1998) sem participar de debates. Nunca vi o Serra dizer que era importante o Fernando Henrique Cardoso fazer debate"
- Lula diz que Serra deve debater com Enéas, Folha de S. Paulo 04/02/2002
  • "Ciro Gomes nunca fez questão de dizer que era de esquerda. Nós é que forçamos a barra e achamos que é"
- Lula diz que Serra deve debater com Enéas, Folha de S. Paulo 04/02/2002
  • "Os banqueiros não querem que essa turma deixe o governo. Nunca ganharam tanto dinheiro como nestes sete anos."
- Sobre o governo FHC; entrevista ao jornal “Estado de S.Paulo”, maio de 2002
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Estou com o coração maior que de mãe. Sempre cabe mais um. Maluf declarou que vota em mim. Se eu fosse o Lula de antigamente, responderia não. Agora, digo que é o primeiro voto sensato na vida dele."
- Junho de 2002
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Nenhuma mulher venderá o seu corpo por um prato de comida."
- Julho de 2002
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Em 1970, no auge da ditadura militar, em que o presidente Médici andava perseguindo os meus companheiros do PT, nós vivemos o maior boom de empregos da história desse país, a um crescimento de 10% ao ano"
- Lula elogia governo Médici, Folha de S. Paulo 30/08/2002
  • "Por mais que tenhamos sofrido na mão deles (militares da Ditadura), eles criaram o pólo petroquímico e as empresas de energia".
- Lula elogia governo Médici, Folha de S. Paulo 30/08/2002
  • "O Brasil em três momentos foi pensado em longo prazo e planejado estrategicamente. No governo Getúlio [Vargas], no governo Juscelino [Kubitschek] e com os militares"
- Lula elogia governo Médici, Folha de S. Paulo 30/08/2002
  • "Os militares, com todos os defeitos de visão política que tiveram, pensaram o Brasil estrategicamente, porque construíram o Proalcool, construíram o pólo petroquímico, construíram um sistema de telecomunicações razoável"
- Lula elogia governo Médici, Folha de S. Paulo 30/08/2002
  • "Queremos manter relações com todos os países do mundo. Vale para Cuba, Venezuela, França, El Salvador, Chile, Peru, Guatemala."
- 09/2002
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Mas por que que eu cheguei aonde cheguei? Porque eu tenho por detrás de mim um movimento. E eu tenho por detrás de mim uma grande parte dos estudantes, do PT, a CUT...a base da Igreja Católica..."
- Fonte: Documentário "Entreatos" (2004), que acompanhou a campanha lulista entre 25 de setembro a 27 de outubro de 2002.
- Trecho no Youtube: efkaaNgNI_c
  • "Sabe qual foi o mal, por exemplo? o Walesa. O Walesa chegou ao poder... ele era um pelegão. É, um pelegão! Meu caro, o Walesa chega ao poder... Eu vou contar uma coisa pra você. Eu encontrei com o Walesa em 1980, em Roma. Foi a primeira vez que eu tive contato com o Walesa. O Walesa saiu de lá com 60 milhões, não sei se de dólares, pra montar uma gráfica para o Solidariedade. Eu sai de lá sem o dinheiro da passagem. Por quê? Porque era todo o movimento da democracia cristã e de todo o Ocidente para derrubar o regime lá. Então, a minha categoria era muito maior que a do Walesa, tinha muito mais operário que a do Walesa, mas ele era bajulado no mundo inteiro porque ele era...Estava lutando contra o comunismo. E ele chegou ao poder... não pela organização. Ele chegou ao poder porque a Igreja, muito conservadora, o colocou lá. E deu no que deu, porque não fez porra nenhuma. Ele não tinha partido, não tinha nada! Só que o Walesa era fruto de uma Igreja Católica conservadora. E eu era fruto da teologia da libertação, dos sindicalistas. É uma história totalmente diferente. Então, se você imaginar a quantidade de matéria que saía do Walesa no New York Times e em tudo quanto é revista dessas famosas...O Estado de S. Paulo dava o Walesa todo dia."
- Fonte: Documentário "Entreatos" (2004), que acompanhou a campanha lulista entre 25 de setembro a 27 de outubro de 2002.
- Trecho no Youtube: efkaaNgNI_c
  • "Não tem nenhum partido hoje no mundo...Obviamente que não tô negando o que foram os partidos de esquerda no começo do século, logo no pós-guerra...O Partido Comunista Italiano, a social-democracia sueca, europeia, o Partido Socialista francês, o Partido Comunista Francês...Eu não tô negando isso. Nenhum partido político nunca elegeu a quantidade de camponês, de nego de fábrica, como o PT elegeu. Então a classe operária começou a..."
- Fonte: Documentário "Entreatos" (2004), que acompanhou a campanha lulista entre 25 de setembro a 27 de outubro de 2002.
- Trecho no Youtube: efkaaNgNI_c
  • "É que ainda no interior tem uma base do PT muito fiel a sua origem. Porque tem uma parcela da nossa base ligada à comunidade de base da Igreja. Que é xiita. Mas é xiita em função das circunstâncias."
- Fonte: Documentário "Entreatos" (2004), que acompanhou a campanha lulista entre 25 de setembro a 27 de outubro de 2002.
- Trecho no Youtube: efkaaNgNI_c
  • "A tese era assim: não havia espaço para esquerda chegar ao poder via eleitoral. [É perguntado: 'Em que ano, isso?'] Em 98. Que portanto não tinha que ficar preocupado em disputar eleição. Tinha é que pensar em organizar a sociedade. Dali a vinte ou trinta anos a gente ia ter 30% da sociedade já socialista e aí sim a gente poderia disputar o poder e ganhar. Mas eu não vou viver mais 30 anos e eu quero chegar ao poder logo. O que eu faço com o Olívio Dutra, que vai ser candidato a governador? Eu peço pra ele não ser candidato e ficar organizando a sociedade socialista antes? Ou, eu quero que ele ganhe as eleições, que vereadores do PT se elejam, que prefeitos...e a gente vai mudando a relação do Estado com a sociedade e vai construindo isso."
- Fonte: Documentário "Entreatos" (2004), que acompanhou a campanha lulista entre 25 de setembro a 27 de outubro de 2002.
- Trecho no Youtube: efkaaNgNI_c
  • "Olha a grande frase do Duda numa reunião do PT: 'se vocês estão tão certos, por que vocês não ganharam ainda? Se vocês acham que esse discurso de vocês é o perfeito, por que vocês não ganharam ainda?' Aí o Duda pegou uma pesquisa que mostrava o seguinte: 67% do povo tinha medo da minha imagem de grevista, 70% do povo era contra a reforma agrária violenta, apesar de ser favorável a reforma agrária. Então o que aconteceu? O Duda falou: 'Olha ...' O Duda falava: 'Em comunicação, gente, o importante não é o que gente diz, é como as pessoas compreendem o que a gente diz'. Então às vezes você tá falando uma puta duma coisa bonita, mas só você tá gostando... Ninguém tá gostando."
- Fonte: Documentário "Entreatos" (2004), que acompanhou a campanha lulista entre 25 de setembro a 27 de outubro de 2002.
- Trecho no Youtube: efkaaNgNI_c
  • "A única coisa que tá quente aqui é o alumínio."
- Reclamando de serviço de bordo.
- Fonte: Documentário "Entreatos" (2004), que acompanhou a campanha lulista entre 25 de setembro a 27 de outubro de 2002.
  • "Qualquer um pode ser falsificado; eu não posso. Não posso e não quero. Tenho orgulho da minha origem, da minha história. Se eu tiver que ser presidente, vai ser assim. Se eu tiver que vender uma imagem que não é a minha, então não serei eu o candidato. Se quiserem alguém diferente, alguém que fale assim ou se vista assim, então não sou eu o candidato".
- Entrevista concedida ao Pasquim número 21, 07/02/2002
  • "Decisão descabida!"
- Como pré-candidato do PT à Presidência; citado em Revista Veja, Edição 1 741 - 6 de março de 2002.
- No discurso da vitória nas eleições em 2002, sobre o clima de terrorismo que o candidato adversário José Serra e o PSDB plantaram na mídia

2003

  • "Se, ao final do meu mandato, todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida."
- Discurso de posse, em 2003
  • "Hoje é o dia do reencontro do Brasil consigo mesmo."
- Discurso de posse, em 2003
  • "Quando Napoleão Bonaparte visitou a China, ele cunhou uma frase que ficou muito famosa junto aos chineses. Disse ele: 'A China é um gigante adormecido. No dia em que a China acordar o mundo vai tremer'. Possivelmente, se ele na mesma época tivesse visitado o Brasil, também diria o mesmo."
- No BNDES, na presença do embaixador da China no Brasil. Apesar da frase ser mesmo de Napoleão, ele nunca visitou a China.
- Fonte: Estadão, 30 de abril de 2003
  • "Aprendi a contar até dez, apesar de só ter nove dedos, que é para não cometer erros. Um erro em qualquer outro governo é mais um erro. No nosso, não pode acontecer."
- Lançamento do Plano Safra para a Agricultura Familiar, em 24/07/2003
  • "Quem chega em Windhoek [Namíbia] não parece que está em um país africano. Poucas cidades do mundo são tão limpas, tão bonitas arquitetonicamente e têm um povo tão extraordinário como tem essa cidade"
- Durante discurso de despedida da viagem à Namíbia; novembro de 2003
- Fonte: BBC Brasil
  • "Estou com uma dor no pé, mas não posso nem mancar, para a imprensa não dizer que estou mancando porque estou num encontro com os companheiros portadores de deficiência".
- Encontro com atletas paraolímpicos, em dezembro de 2003.

2004

  • "Por que em vez de perguntar você não enche a boca de castanha?"
- Falando a uma repórter que perguntava, em 5 de fevereiro de 2004, sobre a saída de Henrique Meirelles do Banco Central.
  • "É engraçado: os Estados Unidos não concedem visto ao deputado Fernando Gabeira, que seqüestrou o embaixador em 1968. O embaixador já morreu de velho, e ainda hoje o Gabeira não consegue entrar lá"
- Sobre as sucessivas negativas de visto ao deputado Fernando Gabeira, um dos autores do seqüestro do embaixador Charles Elbrick
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente, edição 250 (24/05/2004)
  • "Depois que comecei com a ginástica, meu maior prazer, ao fazer check-up, é humilhar o teste de esforço na esteira do Incor"
- Festejando a pressão arterial de garoto, por volta de 11 por 7
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente, edição 251 (31/05/2004)
  • "Comprem o carro que vale a pena."
- No papel de garoto-propaganda de um veículo multicombustível
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente, edição 263 (23/08/2004)

2005

  • "Nós não aceitamos difamações contra companheiros."
- Defendendo Hugo Chavez das críticas do governo americano. Em Ciudad Guyana, Venezuela, 23 de março de 2005
  • "Olha para a minha cara para ver se eu estou preocupado."
- Respondendo a pergunta de jornalistas sobre se a criação da CPI dos Correios o preocupava (maio de 2005)
  • "Eu e Palocci somos unha e carne. Tenho total confiança nele"
- Maio de 2005.
- Fonte: O Globo
  • "Ninguém neste país tem mais autoridade moral e ética do que eu para fazer o que precisa ser feito."
- Na abertura de um congresso em Goiás (junho de 2005)
  • "Se tem um governo que tem sido implacável no combate à corrupção, desde o primeiro dia, é o meu governo."
- Em pronunciamento à nação (junho de 2005)
  • "Foi assim que nós, em janeiro de 2003, propusemos ao nosso companheiro, presidente Chávez, a criação do Grupo de Amigos para encontrar uma solução tranqüila que, graças a Deus, aconteceu na Venezuela. E só foi possível graças a uma ação política de companheiros. Não era uma ação política de um Estado com outro Estado, ou de um presidente com outro presidente. Quem está lembrado, o Chávez participou de um dos foros que fizemos em Havana. E graças a essa relação foi possível construirmos, com muitas divergências políticas, a consolidação do que aconteceu na Venezuela, com o referendo que consagrou o Chávez como presidente da Venezuela. Foi assim que nós pudemos atuar junto a outros países com os nossos companheiros do movimento social, dos partidos daqueles países, do movimento sindical, sempre utilizando a relação construída no Foro de São Paulo para que pudéssemos conversar sem que parecesse e sem que as pessoas entendessem qualquer interferência política. Foi assim que surgiu a nossa convicção de que era preciso fazer com que a integração da América Latina deixasse de ser um discurso feito por todos aqueles que, em algum momento, se candidataram a alguma coisa, para se tornar uma política concreta e real de ação dos governantes. Foi assim que nós assistimos a evolução política no nosso continente."
- Trecho do Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no ato político de celebração aos 15 anos do Foro de São Paulo; São Paulo-SP, 02 de julho de 2005.
- Link: Biblioteca
  • "Neste país de 180 milhões de brasileiros, pode ter igual, mas não tem nem mulher nem homem que tenha coragem de me dar lição e ética, de moral e de honestidade."
- Rio de Janeiro (julho de 2005)
  • "Quando alguém quer ir ao bar tomar um aperitivo, ele não chega lá e pede uma garrafa de cachaça e toma toda. Ele vai pedindo uma por uma [dose]. Então, remédio tem que ser assim. Por que é que tem de comprar todo de uma vez. Comprar um por um daquilo que ele quer comprar, apenas na quantidade certa."
- 8 de julho de 2005.
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Precisamos orientar homens e mulheres, que eles não têm que ter um filho a cada vez que têm uma relação. Isso é o Estado que tem que fazer."
- 8 de julho de 2005.
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Conheço pessoas que tinham pressão alta e quando começam a andar sistematicamente passam a ter a pressão regulada. Ao invés de tomar um comprimido, pode tomar uma tacinha de vinho e não tem nenhum problema. Ao invés de ficar vendo na televisão notícia ruim, vai andar um pouco. Se for marido e mulher, vão de bracinho dado, namorando."
- 8 de julho de 2005.
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "O Brasil não merece o que está acontecendo e sim algo muito melhor"
- Numa alusão à crise política provocada por sucessivas denúncias de corrupção, em 14 de julho de 2005, na França.
  • "Já faz tempo que deixei de ser presidente do PT."
- Em 17 de julho de 2005, para repórter freelancer na França.
  • "A desgraça da mentira é que você, ao contar a primeira, você passa a vida inteira contando mentira para justificar a primeira que você contou".
- Julho de 2005
- Fonte: Veja (Augusto Nunes)
  • "Se eu for candidato, com ódio ou sem ódio, eles vão ter que me engolir outra vez."
- Repete frase de Zagalllo, em discurso na cidade de Garanhuns, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, 3 de agosto de 2005.
  • "Eu não tenho nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que nós temos que pedir desculpas, o PT tem de pedir desculpas, o governo, onde errou tem que pedir desculpa"
- Lula, em 12/08/2005, no dia seguinte ao depoimento de Duda Mendonça na CPI dos Correios.
- Fonte: Agência Senado, Folha de S. Paulo
  • "Vocês não sabem o que é urucubaca."
- Querendo dizer que a oposição põe olho gordo em seu governo (outubro de 2005)
  • "Só o Rocha?!?!"
- Em 17 de outubro de 2005, quando foi informado de que entre os petistas mensaleiros, só o deputado Paulo Rocha (PA) renunciaria ao mandato.
  • "Não posso admitir que companheiros, em nome da facilidade, comecem a terceirizar campanha financeira de um partido. Por isso eu acho que fui traído por todos os que fizeram essa prática condenada pelo PT e pela sociedade brasileira."
- Entrevista ao programa Roda Viva (novembro de 2005)
  • "Eu levaria o José Dirceu para o palanque, até porque nada foi provado contra ele."
- Seis dias depois de o ex-deputado ter o mandato cassado por acusação de comandar o esquema de mensalão no Congresso (dezembro de 2005)
  • "Não estou agindo como o Chávez, mas os meus adversários agem como agiu a Fedecámaras contra o Chávez, tentando fazer golpismo."
- Em Montevidéu, na reunião de cúpula do Mercosul (dezembro de 2005)
  • "Eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia e que chocam o país."
- Em pronunciamento em rede nacional (agosto de 2005), um dia depois de o marqueteiro Duda Mendonça confessar que recebeu dinheiro de caixa dois do PT em uma conta no exterior (agosto de 2005); citado em Revista Veja, Edição 1937 . 28 de dezembro de 2005
  • "Mexer no Palocci é a mesma coisa que pedir para o Barcelona tirar o Ronaldinho"
- Em novembro de 2005.
- Fonte: O Globo

2006

  • "Eu não acredito que venha para o Brasil. (...) Nós estamos muito distantes do centro das aves migratórias, mas pode vir. Sempre tem uma ave mais peralta do que a outra e ela pode resolver desandar aqui."
- Sobre a gripe aviária, abril de 2006
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Sou que nem massa de bolo. Quanto mais batem, mais cresço."
- Em maio de 2006, respondendo a críticas.
-Fonte: O Globo
  • "Eu ajo com a responsabilidade de um presidente, que age como se estivesse agindo com a sua família".
— Sobre o veto ao reajuste de 16,7% para os aposentados e pensionistas do INSS
- Fonte: Época, 17 de julho de 2006.
  • "Tenho certeza de que só frustrei profundamente dois tipos de pessoas: aquelas que pensavam que meu governo seria um caos - e torciam para isso - e aquelas, que com paixão e ingenuidade, imaginavam que eu poderia resolver todos os problemas do Brasil em apenas quatro anos"
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "O caos que anunciaram que seria meu governo não aconteceu. Cumprimos contratos, negociamos com altivez nossas pendências, zeramos nossos débitos com o FMI e voltamos a crescer com justiça social"
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Quando assumimos o governo, o País estava à beira da falência, com uma dívida externa de 210,7 bilhões de dólares e um risco Brasil de quase 2.000 pontos. Em três anos e meio, zeramos nossa dívida com o FMI, diminuímos a dívida restante para 161 bilhões de dólares e derrubamos o risco Brasil para os patamares mais baixos desde que é medido. Hoje ele está em 260 pontos".
- Convenção do PT em que anunciou sua candidatura para reeleição
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Eu não vou fazer merchandising."
- Tampando a propaganda da Samsung do uniforme do Corinthians.
- Fonte: UOL
  • "Que culpa tenho eu se meu filho [Lulinha] é o Ronaldinho dos negócios?"
- Fonte: Extra
  • "Se alguém conhece um esquerdista muito velho, é porque ele deve estar com problemas [...] As pessoas se voltam para o caminho do meio. Aquele que precisa ser seguido pela sociedade [...] quem vai mais para a direita, vai ficando mais de centro. Quem está mais à esquerda, vai ficando mais socialdemocrata, menos à esquerda."
- Data: 13/12
- Fonte: La Jornada

2007

  • "Eu fico imaginando que, se aceitar a diminuição da idade para 16 anos, amanhã vão pedir para 15, depois para 9, depois para 10, quem sabe algum dia queiram punir até um feto."
-Fonte: Discurso em 16.02.2007
  • "O Estado tem que tratar o assunto (aborto) como uma questão de saúde pública"
- Fonte: port.pravda
  • "Não é possível, e nenhum brasileiro pode aceitar, alguém fazer 90 dias de greve e receber os dias parados, porque, aí, deixa de ser greve e passa a ser férias"
- Fonte: port.pravda
  • "Eu sempre discuti com os meus companheiros servidores públicos que a greve no setor público não deveria ser feita como se faz a greve numa fábrica."
- Fonte: port.pravda
  • "No caso do servidor público não tem patrão, e o prejudicado, na verdade, não é o governo, é o povo brasileiro."
- Fonte: port.pravda
  • "O que eu quero é apenas responsabilizar o direito de greve. Queremos regulamentar também o contrato coletivo de trabalho para garantir ao servidor público que ele seja tratado democraticamente como qualquer servidor é tratado em qualquer parte do mundo."
- Fonte: port.pravda
  • "Quando é um ser humano comum, você pode dar palpite sobre tudo. Quando você vira chefe de estado, fala aquilo que, de forma prudente, é possível falar".
- Sobre Hugo Chávez, em entrevista ao programa Hard Talk da BBC, em junho de 2007
  • "Precisamos parar com as divergências do século XIX, pelo amor de Deus, vamos construir as convergências do século XXI".
- Sobre América Latina, em entrevista ao programa Hard Talk da BBC, em junho de 2007
  • "A única coisa que eu, particularmente, fico triste é que eu fui preparado para uma festa. É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença lá."
- Em 16 de julho de 2007, comentando as vaias que recebeu 3 dias antes no Rio de Janeiro, na abertura do Pan-Americano.
- Fonte: G1
  • "Se trabalharmos com um plano B, eu não sei quem foi o louco que inventou um plano B. Se começarmos a trabalhar com um plano B, significa que não estamos dando prioridade ao plano."
- Ao descartar um "plano B" caso CPMF não seja aprovada
-Fonte: Declaração feita em Salvador em 29.10.2007
- Sobre a possibilidade de um terceiro mandato
ISTO É. Frases 2007. Edição n° 1991. 26 de dezembro de 2007 p. 106.

2008

  • "(...) É com muito orgulho que de vez em quando as pessoas falam “Lula defende ... elogia o governo Geisel, elogia o não sei das quantas. Pois eu agora – veja a contradição, Requião – um dos presidentes que permitiu que a gente vivesse um momento político mais crítico da historia do país, o presidente Médici, foi o homem que assinou a Embrapa e foi o homem que assinou Itaipu. (...) Os outros gestos que as pessoas fizeram que permitiram que o Brasil encontrasse seu rumo. Cada um de nós será julgado um dia. Cada um de nós será julgado por aquilo que fizemos e pelo que deixamos de fazer".
- Na comemoração dos 35 anos da Embrapa Abril de 2008
- Fonte: Lula, ser E não ser Carta Maior, 15/05/2013
  • "Eu estou muito confiante de que a crise americana, se ela chegar aqui... lá ela é um tsunami, aqui ela vai chegar uma marolinha.”
- Discurso no ABC em 4/10/2008
  • "O Fidel é o único mito vivo na história da humanidade".
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=M8ZBj-bPBZY&t=64s
- Fonte: Jornal da Gazeta 25 de fevereiro de 2008

2009

  • "Eu acho que o PT cometeu um erro de não apoiar o Real."
- Em entrevista ao programa É Notícia da Rede TV, em 2009
  • "Como presidente eu quero me guardar, para não ficar utilizando o cargo de presidente para levantar minhas teses, que é muito desagradável isso. Mas um dia nós vamos conversar sobre isso, falta só um ano para eu deixar a presidência."
- Sobre mensalão, em entrevista ao programa É Notícia da Rede TV, em 2009
  • "Se Jesus Cristo viesse para cá [Brasil], e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão."
- Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, em 2009
  • "Eu posso ter exagerado de colocar o nome de Cristo, mas não tem simbologia para o povo entender melhor o que eu falei do que utilizar o nome de Cristo e de Judas. Eu tenho certeza absoluta que o povo que leu entendeu perfeitamente bem o que eu estava falando."
- Em entrevista ao programa É Notícia da Rede TV, em 2009
  • "Eu sinto um poço de mágua. Eu às vezes sinto que ele não fala mais com a inteligência, ele fala muito mais com o estômago, com o fígado. Ele não se conforma de ver um peão chegar aqui e fazer mais do que ele. Isso é duro para o intelectual, sobretudo se o intelectual é vaidoso."
- Sobre Fernando Henrique Cardoso, em entrevista ao programa É Notícia da Rede TV, 2009
  • "A medicina está mais correta que a Igreja"
- Sobre a excomungação realizada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho aos médicos e a mãe da garota de 9 anos estuprada em 2009.
- Fonte: G1, 06/03/09
  • "Se índio e metalúrgico podem chegar à Presidência, por que alguém das Farc, disputando eleições, não pode?"
- Em abril de 2009.
- Fonte: [4]
  • "Fico preocupado quando começa no Brasil esse processo de denúncias, porque ele não tem fim e depois não acontece nada. Eu penso que o Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum".
- Questionando a veracidade de denúncias contra José Sarney relativas a criação de cargos e nomeação de parentes por meio de atos secretos. Declaração feita em 17 de junho de 2009
  • "Não tem coisa mais fácil do que cuidar de pobre, no Brasil. Com dez reais, o pobre se contenta; rico não, por mais que você libere, quer sempre mais, nunca se conforma"
- 10/07/2009
- Fonte: Estadão
  • “Ainda tem gente que critica o Bolsa Família. Eu acho normal. Eu atingi uma idade que eu não tenho mais o direito de me ofender com essas coisas. Alguns dizem assim: o Bolsa Família é uma esmola, é assistencialismo, é demagogia e vai por aí a fora. Tem gente tão imbecil, tão ignorante, que ainda fala ‘o Bolsa Família é para deixar as pessoas preguiçosas porque quem recebe não quer mais trabalhar’”.
- Em discurso durante a cerimônia de formatura do Planseq (programa de qualificação dos beneficiários do Bolsa Família)
- Fonte: G1 31 de julho de 2009
  • "Vocês querem conquista melhor do que numa campanha, neste país, a gente não ter nenhum candidato de direita. Porque antigamente como é que era a campanha? Era o [candidato] de centro-esquerda ou de esquerda contra os trogloditas de direita: era assim toda campanha. Começou a melhorar já comigo e com o Fernando Henrique Cardoso, já foi um nível elevado. Depois eu e Serra também; depois eu e o Alckmin baixou o nível, por conta dele, não por minha conta. Mas, agora, se tiver se apresentando os candidato que eu estou vendo aí, vai ser uma coisa inédita neste país: se tiver quatro ou cinco candidatos, é todo do espectro de Esquerda. Uns pode não ser mais tão a Esquerda quanto era, mas não tem problema. A história e a origem dão credibilidade, sabe, para o presente das pessoas. Essa é, eu acho, uma conquista que nós precisaríamos aprender a valorizar. Porque era inimaginável até outro dia que nós chegássemos até esse momento do Brasil: não ter um candidato que represente a Direita. É fantástico!"
- Em discurso televisionado pela televisão estatal NBR durante evento de comemoração dos 45 anos de criação do IPEA 15 de setembro de 2009
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=H7vR6dqsvsQ
  • "Foda-se a Constituição!"
-Quando disseram que a expulsão de um jornalista do New York Times que publicou uma reportagem falando que Lula bebia demais era inconstitucional
Fonte: Blog do Noblat, 19 de outubro de 2009
  • "É muito engraçado porque tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de escolaridade que você tem. Não tem nada mais burro que isso"
Fonte: O Estado de S. Paulo, 7 de novembro de 2009
  • "Em nenhum momento da história brasileira o setor privado foi tratado com tanto respeito pelo Estado como hoje, ou que tenha feito tanto dinheiro."
- Fonte: jornaldebrasilia.com
  • "Sou contra que o Estado se transforme em gerente da economia. O Estado tem que ser forte, mas só como catalisador do desenvolvimento."
- Fonte: jornaldebrasilia.com
  • "Eu não quero saber se o João Castelo [prefeito de São Luís] é do PSDB, não quero saber se o outro é do PFL, não quero saber se é do PT, eu quero saber se o povo está na merda e eu quero tirar o povo da merda em que ele se encontra. Esse é o dado concreto"
-Em 10 de dezembro de 2009, na cerimônia de assinatura de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida, em São Luís, no Maranhão.
-Fonte: Folha da Região
  • "Não se pode deixar de dar comida para um porco porque não gosta do dono do porco"
-Sobre o repasse de verbas durante seu governo
Fonte: JB, 29/12/2009
  • "Tênis é esporte da burguesia, porra. Por que você não treina natação?"
- Sendo cobrado por adolescente por uma quadra de tênis em Manguinhos, bairro do Rio de Janeiro. Dezembro de 2009."
- Fontes: CBN, UOL
  • "O dia que a imprensa vem aí, pegar um final de semana essa porra [piscina olímpica em Manguinhos] fechada, o prejuízo político é infinitamente maior do que colocar dois guardas aqui, coloca dois guardas aqui pra tomar conta, coloca um bombeiro aqui pra tomar conta."
- Em conversa com o governador Sérgio Cabral, após ser alertado pelo adolescente que a piscina olímpica em colégio estadual de Manguinhos não estava aberta para a população. Dezembro de 2009.
- Fonte: CBN

2010

  • "Uma mulher não pode ser submissa ao homem por causa de um prato de comida. Tem que ser submissa porque gosta dele."
-Em janeiro de 2010.
-Fonte: O Globo.
  • "Uma coisa de que me orgulho é minha pressão, que é de 11 por sete todo dia. Quando ela está mal, está 12 por sete. Foi um problema que aconteceu (...) quem esperava que eu ia ficar sentado em Brasília pode tirar o cavalo da chuva porque nós vamos inaugurar obras este ano que tem gente que vai ficar doida de raiva. Pena que a Dilma não vai poder ir comigo inaugurar obra."
-Em fevereiro de 2010 sobre inaugurações de obras.
Fonte: G1, 03/02/10
  • "O governo vai assumir a responsabilidade de levar a banda larga para todos os rincões deste país"
-Em fevereiro de 2010, sobre o Plano Nacional da Banda Larga.
Fonte: G1, 05/02/10
  • "Um Lulinha incomoda muita gente, uma Dilminha incomoda muito mais. O que não é justo é uma pessoa comer cinco pãezinhos por dia, jogar dez fora, e o outro não poder comer nenhum pãozinho por dia. Então este País começou a mudar e isso incomoda muita gente."
-Em março de 2010, sobre o incomodo das suas ações sobre seus opositores e sucessão eleitoral.
Fonte: Terra, 05/03/2010
  • "Então, este País não é um País governado por um cara, com 190 milhões de habitantes. Este País é um País de 190 milhões de caras, governado por um presidente da República."
Fonte: Terra, 05/03/2010
  • "Eu levanto de manhã, vejo manchetes e fico triste. Acabei de inaugurar 2.000 casas, não sai uma nota. Caiu um barraco, tem manchete. É uma predileção pela desgraça. É triste quando a pessoa tem dois olhos bons e não quer enxergar. Quando a pessoa tem direito de escrever a coisa certa e escreve a coisa errada. É triste, melancólico, para um governo republicano como o nosso"
Fonte: Folha, 24/03/2010
  • "Na visão de algumas pessoas, o correto era que o país estivesse numa desgraça, que estivesse dando tudo errado para eles dizerem: 'tá vendo, nós falamos, o menino não é letrado. O menino nasceu para ser torneiro mecânico'. A partir daí já é abuso."
Fonte: Folha, 24/03/2010
  • "Eu fico me deleitando, Franklin Martins, porque as pessoas fazem um esforço muito grande, porque as pessoas sabem que é, as pessoas sabem que esse governo é bom, as pessoas sabem que esse governo cuidou de coisas que outros não cuidaram, as pessoas sabem que o Brasil mudou de patamar, elas sabem porque elas lêem jornal estrangeiro. Porque, antigamente, eles copiavam quando falavam mal de nós. "Deu no New York Times, o Brasil não vai para frente". Agora que deu no New York Times que o Brasil vai para frente, não querem nem dar notícia. Eles sabem, mas eles fingem que não aparece. Então, vamos levando a vida, vamos levando a vida."
-Comentando sobre a parcialidade de alguns veículos da imprensa, na cerimônia de posse de novos ministros em março de 2010.
Fonte: Folha, 31/03/2010
  • "Durante 30 anos fomos a economia que mais cresceu no mundo. O que aconteceu é que não houve distribuição da renda produzida. Pouco dinheiro na mão de muitos significa distribuição de renda, muito dinheiro na mão de poucos significa concentração de renda"
-Sua opinião sobre o desenvolvimento econômico nos governos anteriores.
Fonte: G1, 14/04/10
  • "Quem tem carga tributária de 10% não tem Estado"
- 02/06
- Fonte: Exame
  • "Terminou uma Copa do Mundo na África do Sul agora e já começam a dizer: 'cadê os aeroportos brasileiros, os estádios, cadê os corredores de trem brasileiros, cadê os metrôs brasileiros', como se nós fôssemos um bando de idiotas que não sabem fazer as coisas e definir as nossas prioridades"
Fonte: Estadão, 13 de julho de 2010
  • "Votar no Sérgio Cabral é quase que uma obrigação moral, ética, política. É um compromisso de honra pra quem quer garantir um futuro melhor para nossos filhos, nossos netos, para aqueles que a gente ama. Porque esse homem já provou que é um homem de bem."
- 16/07/2010, comício na Cinelândia
- Fonte: [www.youtube.com/watch?v=cQnVX1bEfiE]
  • "Nem ele [José Serra] acredita."
- Lula sobre as acusações de relação entre o PT e as FARC.
- Fonte: Correio Braziliense.
  • "Qualquer nordestino que vem para cá [região Sul] ele vê uma diferença enorme, mesmo se tratando de pessoas pobres, entre as pessoas do Sul e do Sudeste e uma pessoa do Norte e do Nordeste. Porque tem uma máxima: comeu, ficou bonito. Não comeu, não fica tão bonito."
- Declaração feita em cerimônia de venda de tratores, em Santa Cruz (RS), 29/07/2010
-Fonte: G1
  • "Se você andar pela região mais pobre do sul do país, se andar na metade sul do país, que é a região mais sofrida, vai perceber que as pessoas tiveram na década de 50 um tratamento que nós do Nordeste não tivemos. Nordestinos bonitos são exceção. Eu e o meu colega baiano ali somos duas exceções."
- Declaração feita em cerimônia de venda de tratores, em Santa Cruz (RS), 29/07/2010
-Fonte: G1
  • "Não vamos derrotar apenas os adversários tucanos. Vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como se fossem partidos políticos, mas não têm coragem de assumir".
- Criticando as reportagens da imprensa sobre o caso da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra
-Fonte: Declaração feita em comício de Dilma em Campinas, interior de São Paulo, em 18/09/2010
  • "Não sou eu quem vou censurá-la [a imprensa]. É o telespectador, o ouvinte e o leitor que vão escolher aquilo que presta e aquilo que não presta".
- Sobre a censura à imprensa no país
-Fonte: Declaração feita em comício de Dilma em Campinas, interior de São Paulo, em 18/09/2010
  • “A polícia só bate em quem tem que bater.”
- Durante a cerimônia de evento de batismo da plataforma P-57, em um estaleiro em Angra dos Reis.
-Fonte: O Globo, 07/10/2010

2011

  • "Não é todo país que tem um quadro político da competência do Palocci."
- 9 de junho de 2011
- Fonte: [5]

2012

  • "Em 1990, quando criamos o Foro de São Paulo, nenhum de nós imaginava que em apenas duas décadas chegaríamos onde chegamos. Naquela época, a esquerda só estava no poder em Cuba. Hoje, governamos um grande número de países e, mesmo onde ainda somos oposição, os partidos do Foro têm uma influência crescente na vida política e social. Os governos progressistas estão mudando a face da América Latina."
- Trecho da "Mensaje del Ex Presidente Lula Da Silva al XVIII Encuentro del Foro de Sao Paulo"
- YouTube: tD4mfCnugXo

2013

  • Nos oito anos em que fui presidente do Brasil, tive a oportunidade de conviver com Nicolás Maduro que era Ministro das Relações Exteriores da Venezuela. Maduro se destacou brilhantemente na luta para projetar a Venezuela no mundo e na construção de uma América Latina mais democrática e solidária. Teve um papel decisivo na construção da UNASUL e da CELAC e sempre foi visível sua profunda afinidade com nosso querido e saudoso amigo Hugo Chavez. Os dois compartilhavam as mesmas ideias sobre os destinos de nosso continente e os grandes problemas mundiais. Mais do que isso: Chavez e Maduro tinham as mesmas concepções em relação aos desafios que a Venezuela tinha pela frente, em defesa dos mais pobres. A grande obra de Chavez foi a de transformar a Venezuela em um país mais justo, realizando um massivo processo de transferência da renda petroleira em proveito das camadas mais sofridas da sociedade. Mas Chavez, assim como Maduro, sempre tiveram claro que a Venezuela necessitava escapar do que muitos chamam de `maldição do petróleo`. Daí a importância que deram, e que Maduro dá, a necessidade de industrializar o país e desenvolver sua agricultura. Demos passos conjuntos nessa direção, e estou seguro que Maduro como presidente será capaz de realizar esta meta de Chavez. A decisão de escolher um novo presidente caberá exclusivamente ao povo venezuelano. Não quero interferir em um assunto interno da Venezuela, mas não posso deixar de dar meu testemunho em nome do futuro deste país tão querido do povo brasileiro, mas também em nome do Mercosul, no qual a Venezuela acaba de ser recebida. Uma frase resume tudo o que sinto: Maduro presidente é a Venezuela que Chavez sonhou.
- Declarando, em vídeo gravado, apoio a eleição presidencial de Nicolás Maduro 1 de abril de 2013
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=_ZmuRugf4XI
  • Eu acho que nós precisamos fazer disso [realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil] um motivo de orgulho para o nosso país. Agora, tem gente que acha que não, que não pode fazer Olimpíada porque não tem hospital: sabe, olha, sinceramente, eu acho isso um retrocesso enorme.
- Em entrevista concedida à TVT 24 de setembro de 2013
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=Tpq87dfNOhI
  • Votamos contra porque queríamos algo mais radical, que não foi possível.
- Justificando, após 25 anos da Constituição, o voto contrário do PT
- Fonte: Após 25 anos da Constituição, Lula justifica voto contrário do PT (Portal Terra) 1 de outubro de 2013
  • "Quero debitar parte da chegada da esquerda no poder a essa “cosita” chamada Foro de SP. E devemos muito aos companheiros cubanos. Ao contrário do que muita gente conservadora pensa, os cubanos sempre nos ensinaram que o exercício da tolerância entre nós e a convivência pacífica entre os setores de esquerda era a única possibilidade de avançarmos no continente."
- Na cerimônia de abertura da 19ª edição do Foro de São Paulo
- Fonte: forodesaopaulo.org

2014

  • "Não sou candidato. A minha candidata é a Dilma Rousseff."
- Em entrevista coletiva concedida a blogueiros sobre eleições de 2014
- Fonte: Revista Fórum, Portal
  • "Como eu fui oposição muito tempo, eu cansei de viajar o mundo falando mal do Brasil, gente! Era bonito a gente viajar o mundo e falar: 'No Brasil tem 30 milhões de crianças de rua. No Brasil tem…', a gente nem sabia… 'Tem nem sei quantos milhões de abortos.' Era tudo clandestino, mas a gente ia citando números, sabe. Se um cara perguntasse a fonte, a gente não tinha, mas tinha que dizer números. Eu não esqueço nunca. Um dia eu tava debatendo eu, o Roberto Marinho e o Jaime Lerner em Paris. Aí eu tava lá falando, eu tinha uns números, nem sei direito de que entidade que era, também não vou dizer aqui, porque eu já tenho 68 anos, não vou… Mas eu tava dizendo: 'Porque no Brasil tem 25 milhões de crianças de rua'. Eu era aplaudido calorosamente pelos franceses. Quando eu terminei de falar, o Jaime Lerner falou assim pra mim: 'Ô Lula, não pode ter 25 milhões de crianças de rua, Lula, porque senão a gente não conseguiria andar nas ruas, Lula. É muita gente.' (RISOS) Então, tem gente que gosta de falar assim. Eu então, hoje, quando eu cito número eu quero saber da fonte. Me dê a fonte pra eu não errar, porque…"
- Fonte: Instituto Lula
  • "Ficam dizendo: 'o Lula pensa que é ele que descobriu o Brasil'. Se eu existisse na época eu teria descoberto mesmo. É que eu não existia."
- Fonte: Veja
  • "Eu estou nessa fase. Ele (PT) tem defeitos, mas é o meu partido.".
- Fonte: [6] Segundo O Globo, em encontro com intelectuais e artistas, "Lula fez um mea culpa em relação a erros do PT. Atribuindo uma frase à economista Maria da Conceição Tavares, que estava no palco, o ex-presidente lembrou um episódio em que, para rebater uma crítica ao partido, a economista teria dito que 'o PT é uma merda, mas é meu partido. Ele não presta, mas é meu.'"
- "Como eu dizia no Chile, pode ser um governo de merda, mas é o meu governo. O PT, só não rasgo a carteirinha, porque, quando entrei, ainda era um partido sério. Enquanto eu tiver saúde, ultimamente eu tenho tido muita, eles vão saber o que é gritar", afirmou Maria da Conceição Taváres, em 2005, conforme citado pela Folha de S. Paulo.
  • "A Dilma não é nenhuma nordestina. A Dilma não é um retirante nordestino que eles poderiam ter preconceito. A Dilma é uma mulher bem formada, a Dilma é uma economista de qualidade da Unicamp. É uma mulher que tem história. Porque tanto ódio? O ódio não é contra Dilma, o ódio é contra o projeto."
-Fonte: [7]
  • "Eu, antigamente via: 'bandido roubou um banco'. Eu ficava preocupado, mas falava: pô, roubar um banqueiro… O banqueiro tem tanto, que um pouquinho não faz falta. Afinal de contas, as pessoas falavam: 'quem rouba mesmo é banqueiro, que ganha às custas do povo, com os juros. Eu ficava preocupado. […] Era chato, mas era… sabe, alguém roubando rico."
- Comício em Santo André. 24/09/2014.
- Fonte: UOL

2015

  • "Eu quero paz e democracia, mas se eles não querem, nós sabemos brigar também. Sobretudo quando João Pedro Stédile colocar o exército dele do nosso lado."
- discurso em ato em defesa da Petrobrás, 02/2015.
- Fonte: o Globo
  • "Eu tô notando todo santo dia insinuações: `Ah, ah, lá na Operação Lava-Jato estão esperando que alguém cite o nome do Lula`. E aí vem essas revista[s] brasileira[s] que são um lixo, não vale[m] nada, falando a mesma coisa. Eu conheci muitos meios de comunicação falidos e ajudei porque acho que é importante ajudar, porque a comunicação tem que ser forte. Agora, eu queria dizer uma coisa: cada um olhe para o seu rabo ao invés de olhar para o rabo dos outros".
- Em evento da CUT pelo dia do trabalho
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=OpJC3omXE8A&t=73s (Jornal da Gazeta) 1 de maio de 2015
  • "Nós ganhamos as eleições com um discurso e, depois das eleições, nós tivemos que mudar o nosso discurso e fazer aquilo que nós dizíamos que não íamos fazer. Esse é um fato conhecido de 204 milhões de habitantes e conhecido pela nossa querida presidente Dilma Rousseff".
- Admitindo que o seu partido fez um discurso eleitoral e, após ter ganho a eleição presidencial, mudou o discurso. Declaração feita em 29 de outubro de 2015
  • "Não voltarão [à pobreza]. É como se disséssemos que, em vez de comer carne todos os dias, vão comer arroz. Isso é passageiro."
- Em entrevista ao El País, dezembro de 2015.
- Fonte: JovemPam

2016

  • "Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste País, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido."
- Lula sobre a Operação Lava Jato e o combate à corrupção no Brasil
- Veja. Acusação Gravíssima
- Época. “Não existe viva alma mais honesta do que eu”, diz Lula. Publicação: 20 de janeiro de 2016
  • "O jeito de consertar a economia, na minha opinião, é fazer a economia crescer."
- Fonte: [8]
  • "Se eles [Sérgio Moro e os procuradores da Lava-Jato], juntos, forem R$ 1 mais honestos do que eu, desisto da vida política"
- Em um discurso inflamado na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo após depoimento à Polícia Federal 4 de março de 2016
- Fonte: Gazeta do Povo
  • "Hoje eu me senti um prisioneiro"
- Em um discurso inflamado na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo após depoimento à Polícia Federal 4 de março de 2016
- Fonte: Época
  • "Eu fui melhor do que todos eles que governaram esse país."
- Em um discurso inflamado na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo após depoimento à Polícia Federal 4 de março de 2016
- Fonte: Época
  • "Se tentaram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca tá viva, como sempre esteve."
- Em um discurso inflamado na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo após depoimento à Polícia Federal 4 de março de 2016
- Fonte: Época
  • "Eu acho que eu merecia um pouco mais de respeito neste país"
- Fonte: Época
  • Eles que enfiem no cu todo o processo.
- Na sede do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo (SP), falando com Dilma Rousseff ao telefone sobre o processo movido contra ele pelo MPF por força da Operação Lava Jato 4 de março de 2016
- Fonte: Vídeo produzido pela deputada federal Jandira Feghali (PC do B)
  • "A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E se me deixarem solto, viro presidente de novo"
- Em conversa com interlocutores sobre a operação Aletheia na qual era o principal investigado 8 de março de 2016
- Fonte: O Estado de S. Paulo
  • Se coxinhas aparecerem vão levar porrada.
- Fonte: O Globo 13 de março de 2016
  • Eu sou a única pessoa que poderia incendiar esse País.
- Fonte: O Estado de S. Paulo 17 de março de 2016
  • "Eu estou dizendo aqui pro PT, Dilma, que não tem mais trégua, não tem que ficar acreditando na luta jurídica, nós temos que aproveitar a nossa militância e ir pra rua. Eu sinceramente, que tô querendo me aposentar, eu vou antecipar minha campanha pra 2018, eu vou acertar de viajar esse país a partir da semana que vem, sabe?! E quero ver o que vai acontecer. É, lamentavelmente, vai ser isso, querida. Eu não vou ficar em casa parado."
- Trecho de conversa grampeada com a presidente Dilma, em 16/03/2016.
- Fonte: G1
  • "Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um Parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B é que acordaram e começaram a brigar. Nós temos um presidente da Câmara fodido [Eduardo Cunha], um presidente do Senado fodido [Renan Calheiros], não sei quantos parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso de que vai acontecer um milagre e que vai todo mundo se salvar. Eu, sinceramente, tô assustado com a República de Curitiba. Porque a partir de um juiz de 1ª instância [Sérgio Moro], tudo pode acontecer nesse país."
- Trecho de conversa grampeada com a presidente Dilma, em 16/03/2016.
- Fonte: El País
- Fonte: G1
  • "A Clara tava dormindo sozinha quando entrou cinco homens lá dentro, ela pensou que era presente de Deus, era a Policia Federal, sabe? então...(risos)".
- Trecho de conversa grampeada com a presidente Dilma, em 16/03/2016.
- Fonte: G1
  • "Então é isso Dilma, eu acho que foi um espetáculo de pirotecnia. A tese deles é de que tudo que tá acontecendo foi uma quadrilha montada em 2003 e que portanto, sabe, ela perdura até hoje, sabe? E dentro do Palácio, é a tese deles, é a tese deles. Então eles não precisam de explicação, como a teoria do domínio do fato não precisava de explicação, o crime estava dado, agora é o seguinte a imprensa diz que é criminoso e eles colocam em prática."
- Trecho de conversa grampeada com a presidente Dilma, em 16/03/2016.
- Fonte: G1
  • "É porque ele [Janot] recusou quatro pedidos de investigação ao Aécio [Neves] e aceitou a primeira de um bandido do Acre contra mim. Essa é a gratidão...Essa é a gratidão dele por ele ser Procurador."
- Trecho de conversa grampeada com um advogado, em 16/03/2016.
- Fonte: Valor
- Fonte: El País
  • "Nós vamos pegar esse [Procurador] de Rondônia agora e vamos botar a Fátima Bezerra e a Maria do Rosário em cima dele."
- Em conversa grampeada entre Lula, recém-nomeado ministro da Casa Civil, e o ex-ministro Paulo Vannucchi, gravada pela Polícia Federal.
- Fonte: Extra 17 de março de 2016. Segundo o jornal, Lula afirmou que estava colocando Bezerra e Rosário para "acompanhar de perto um dos procuradores que o investigam, Douglas Kirchner".
  • "Tira o canudo [respiratório] por 30 segundos, caralho."
- Em conversa grampeada entre Lula, recém-nomeado ministro da Casa Civil, e o ex-ministro Paulo Vannucchi, gravada pela Polícia Federal. Os dois conversavam sobre um homem na UTI, com problema respiratório, ao qual Lula precisava de um telefonema.
- Fonte: Extra 17 de março de 2016.
  • "Cadê as mulheres de grelo duro do nosso partido."
- Em conversa grampeada entre Lula, recém-nomeado ministro da Casa Civil, e o ex-ministro Paulo Vannucchi, gravada pela Polícia Federal.
- Fonte: Extra 17 de março de 2016.
  • "Delegado não pode desrespeitar político, um senador, um deputado, sabe? Não tem sentido."
- Em interceptação telefônica realizada pela Polícia Federal
- Fonte: Gazeta do Povo 22 de março de 2016
  • "O problema é que nós temos que fazer nos respeitar."
- Fonte: Gazeta do Povo 23 de março de 2016
  • "Uma empresa do Panamá tinha comprado um apartamento, junto daquele apartamento que dizem que é meu, e que esta empresa justificava lavagem de dinheiro da OAS. Aí, com dois dias descobre-se que esta empresa não era ligada ao apartamento... ela ligado ao triplex da Globo. O empresário estava preso [...] soltaram para não tocar mais no assunto"
- entrevista coletiva para jornalistas estrangeiros, dia 28/03/2016
  • "E eu quero que ele [Temer] aprenda sobre as eleições. O Temer é um professor de direito e sabe que o que estão fazendo é um golpe."
-Em ato contra impeachment em Fortaleza
- Fonte: globo.com, 2 de abril de 2016; G1 Notícias
  • Temer se comporta como Fidel Castro.
- Fonte: Der Spiegel 2 de julho de 2016
  • A profissão mais honesta é a do político, porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem que ir pra rua e pedir voto. O concursado não, se forma na universidade, faz um concurso, e tá com emprego garantido pro resto da vida, o político não.
- Fontes: Revista Veja 15 de setembro de 2016;
- G1
  • Não posso aceitar que um menino procurador diga que montei uma quadrilha.
- Fonte: Estadão 27 de setembro de 2016.
  • "Vocês percebem que não dão destaque ao apartamento do Geddel como deram ao meu tríplex."
- 23/11.
- Fonte: Época
  • "Morte de Fidel é como a morte de um irmão mais velho."
- 26/11
- Fonte: Estadão

2017

  • "Não se enganem como eu me enganei porque não foram poucos os almoços que eu tive com os Marinhos; não foram poucas as conversas que eu tive, que Dilma teve; não foram poucas as conversas. Eles nunca nos respeitaram; eles nunca falaram, sequer, parte daquilo que a gente queria dizer que eles falassem. Então, eu não tenho mais porque acreditar nisso: não tenho! E eu quero que eles tenham um candidato que tenha um plim-plim no peito que é pra gente poder fazer uma campanha e dizer, claramente, que nós vamos regulamentar os meios de comunicação. Não é possível nove famílias mandar[em] na comunicação."
- Discursando em um evento do Partido dos Trabalhadores
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=a80nFgVEzpQ (Diário do Centro do Mundo) 5 de maio de 2017
  • "Bolsonaro não disputa e, se disputar, não tem chance."
- Em entrevista a um canal do YouTube, 20/07/2017.[3]
  • "Eu quando disputei a eleição com o Serra era uma coisa civilizada. Depois com o Alckmin não foi. Ele parece que mamou até os 14 anos."
- Em seu Twitter: [9]. 20 de julho de 2017
  • "A Dilma errou e eu errei quando não fizemos a regulação dos meios de comunicação. Eles têm que saber que eles vão ter que trabalhar muito para não deixar que eu volte a ser candidato. Se eu for candidato, eu vou ganhar e vou fazer a regulação dos meios de comunicação".
- Fonte: UOL 11 de agosto de 2017
  • "Você não tem a sensibilidade de ver a cara do povo de uma cidade que você não conhece, caralho! Cê tá nessa porra desse celular!. Fazendo o quê? Ai, caralho! Dá uma olhada no povo, vê aí os prédios da cidade, aquela porra, sei lá, porra!"
- Cruz das Almas, agosto de 2017
- Fonte: [10]
  • "Este país tem jeito. Não nasceu para ser a merda que ele é. Este país é grande demais."
- 19 de agosto, Bahia
- Fonte: Valor
  • "Cê dá 10 reais para o pobre, vira um consumidor".
- Fonte: Jornal Grande Bahia (youtube.com/watch?v=61c9dBoOvFo) 20 de agosto de 2017
  • "Para que [uma pessoa] roubar um celular? Para vender. Para ganhar um dinheirinho. Então eu penso que essa violência que está em Pernambuco é causada pela desesperança"
- Fonte: Yahoo
  • "Eu vi na Folha de São Paulo hoje, Fantástico. Eles conversaram com o Bolsonaro e o Bolsonaro agradou o mercado. Eu vou dizer uma coisa, meu filho. Se o Bolsonaro agrada o mercado, nós do PT, temos que desagradar o mercado, porque nós não combinamos."
- 9/10
- Fonte: Uol
  • "Nós vamos regular os meios de comunicação. Eu tenho refletido muito nesses anos fora do governo. Eu sei o que é apanhar da imprensa, eu sei o que é perseguição".
- Fonte: Conta oficial no Twitter 1 de dezembro de 2017
  • "Eu estou muito triste com o que está acontecendo com o Rio. O Rio não merece a crise que está passando. Não merece ter governadores presos porque roubaram. Eu nem sei se isso é verdade, porque não acredito em tudo o que a imprensa fala. É importante investigar, saber a verdade. Quem roubou tem que estar preso."
- Fonte: Estado de Minas 7 de dezembro de 2017

2018

  • "Não é uma coisa simples você andar na rua e alguém gritar que você é ladrão. Isso é o que mais coloca a minha honra acima da pele, porque eu aceito me chamar até de corintiano, mas não posso aceitar que um canalha qualquer nesse País me chame de ladrão."
- 25/01
- Fonte: jornaldocomercio.com
  • "Eles têm que saber que a morte de um combatente não para a revolução. Eles têm que saber que nós vamos fazer definitivamente uma regulação dos meios de comunicação para que o povo não seja vítima das mentiras todo santo dia. Eles têm que saber que vocês, quem sabe, são até mais inteligentes do que eu e poderão queimar os pneus que vocês tanto queimam, fazer as passeatas que tanto vocês queimam, fazer as ocupações no campo e na cidade."
- 07/04
- Vídeo: youtu.be/dXewietAc_s?t=2716
  • "Imagina um cara ser acusado de suicídio e não tenha sido ele o assassino. O que que a família do morto quer? Que ele seja morto, que ele seja condenado."
- 07/04
- Fonte: Gazeta do Povo

2019

  • "Não [sobre se a Lava Jato deveria ser anulada], eu acho que a operação Lava Jato tem coisas que foram verdade, tem pessoa que confessou. Se o cara confessou que roubou, o cara é ladrão."
- Fonte: BBC Brasil
  • "Eu não posso ver mais jovem de 14 e 15 anos assaltando e sendo violentado, assassinado pela polícia, às vezes inocente ou às vezes porque roubou um celular."
- Fonte: Brasil de Fato

2020

  • "Eu aprendi que a coisa mais fácil e mais barata de um governo é cuidar dos pobres, os pobres custam pouco, eles pedem pouco, eles se contentam com o com mínimo necessário para sobreviver. O que é duro é cuidar do rico, porque ele custa caro, é mal agradecido e ainda dá golpe."
10/03
- Fonte: Yahoo; Correio do Povo-AL
  • "Eu já tenho idade demais, eu já vivi demais, eu já tenho experiência demais e eu não vou enganar o povo mais uma vez".
- Em entrevista ao vivo concedida ao jornal El País 7 de outubro de 2020
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=5rfhU8vpypg
  • "Eu acho que, como eu, todo mundo da esquerda que defendeu o Cesare Battisti ficou frustrado. Ficou decepcionado, sabe, e eu não teria nenhum problema de pedir desculpas à esquerda italiana, de pedir desculpas à família do Cesare Battisti, por ele ter praticado o crime que cometeu e ter enganado muita gente no Brasil".
- Sobre o seu governo ter dado asilo político ao terrorista italiano Cesare Battisti
- Fonte: G1 — 21 de agosto de 2020
  • "O PT não existiria do jeito que ele existe se não fosse as Comunidades Eclesiais de Base. O PT não existiria se não fosse a Teologia da Libertação. Possivelmente as pessoas que moram no centro do Rio, no centro de São Paulo, não percebam isso, mas eu que viajei o Brasil inteiro, do Oiapoque ao Chuí, para concluir esse partido, eu sei o que era o valor de um padre progressista de uma cidade pequena."
- Em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Leonardo Boff
- Fonte: Canal de Lula no YouTube — 1 de julho de 2020
  • "O que nós esperamos, o que eu espero, é que o mundo que virá depois do coronavírus seja uma comunidade universal em que o homem e a mulher, em harmonia com a natureza, sejam o centro de tudo, e que a economia e a tecnologia estejam a serviço deles – e não o contrário, como aconteceu até hoje."
- Sobre a pandemia da COVID-19 e o mundo pós-pandemia
- Fonte: Twitter 1 de maio de 2020
  • "Ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavírus para que as pessoas percebam que apenas o Estado é capaz de dar a solução, somente o Estado pode resolver isso."
- Em entrevista para a revista Carta Capital 19 de maio de 2020
- Fonte: JC UOL

2021

  • "E tão logo conquistemos a democracia de volta para o Brasil iremos restabelecer relações políticas civilizatórias com o governo e o povo irmão da Venezuela. Seu país sempre foi um grande parceiro do Brasil durante o meu governo, no governo da presidenta Dilma e também durante outras administrações."
- Carta para Maduro, 01/2021
- Fonte: Brasil de Fato
  • "O povo da Venezuela tem eleição a cada dois anos, a cada três anos. O Chávez fazia um referendo a cada dois anos. Você não pode dizer que não tem democracia na Venezuela".
- Em entrevista à televisão portuguesa RTP 3 de abril de 2021
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=hg1Okuwttq4&t=19m42s
  • "Eu nunca fui chamado de mito na minha vida. A primeira pessoa que eu vi ser chamada de mito foi o Bolsonaro."
- 15 de abril de 2021
- Fonte: O Povo
  • "Quero parabenizar @PedroCastilloTe pela importante vitória no Peru e saudar o povo peruano pelas eleições livres e democráticas. O resultado das urnas peruanas é simbólico e representa mais um avanço na luta popular em nossa querida América Latina."
- Tweet, 10 de junho
- Fonte: CNN
  • "A quem interessa o teto de gastos? Aos banqueiros? Ao sistema financeiro? Gasto é quando você investe um dinheiro que não tem retorno. Quando você dá 1 bilhão pra rico é investimento e quando vc dá R$300 pro pobre é gasto?! Nós vamos revogar esse teto de gastos".
- Prometendo acabar com o teto de gastos caso seja eleito
- Fonte: Conta oficial no Twitter 17 de junho de 2021
  • "O Renan foi eleito pelo povo já há quatro ou cinco mandatos. O Renan é uma pessoa importante no Senado, o MDB é um partido importante. Ora, por que ele não pode ser o relator? Acho que tem credencial para ser relator".
- Defendendo Renan Calheiros como credenciado para a relatoria da CPI da Covid-19
- Fonte: Portal BR7 17 de junho de 2021
  • “A China é capaz de lutar contra o coronavírus tão rapidamente porque tem um partido político forte e um governo forte, porque o governo tem controle e poder de comando. O Brasil não tem isso, nem outros países”.
- Elogiando o Partido Comunista Chinês em entrevista ao jornal chinês Guancha
- Fonte: Poder360 28 de junho de 2021
  • "Muitas das políticas sociais que o povo precisa só podem ser feitas se o Estado for forte. E lamentavelmente nos países da América Latina, o Estado está cada vez mais fraco. Estão cada vez mais privatizando as empresas públicas e tudo aquilo que deveria ser papel do Estado".
- Em entrevista recente ao jornal Gancha, de Xangai, transmitida pela TVT 7 de julho de 2021
- Fonte: Rede Brasil Atual 8 de julho 2021
  • "Temos um governo que não acredita no coronavírus, que disse que era apenas uma gripezinha. Que passou o tempo inteiro recebendo ordem do ex-presidente (Donald) Trump dos Estados Unidos, desafiando os chineses, culpando os laboratórios chineses, dizendo que a vacina chinesa não valia absolutamente. E que não comprou nenhuma vacina durante muito tempo. Quando o Brasil começou a comprar vacina, o país já estava tomado pelo vírus."
- Em entrevista recente ao jornal Gancha, de Xangai, transmitida pela TVT 7 de julho de 2021
- Fonte: Rede Brasil Atual 8 de julho de 2021
  • "Sou favorável ao voto eletrônico porque não sei se não fosse isso eu teria um dia sido presidente da República nesse país".
- Em entrevista à rádio Aparecida 11 de agosto de 2021
- Fonte: UOL
  • "Ou a gente faz um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil ou a gente vai continuar sendo vítima da espoliação de meia dúzia de famílias que manda na comunicação. É preciso haver uma regulamentação."
- Em entrevista coletiva no Maranhão, 20/08/2021
- Fonte: Gazeta do Povo
  • "Eu vi como a imprensa destruía o Chaves (ex-presidente da Venezuela). Aqui eu vi o que foi feito comigo. Nós vamos ter um compromisso público de que vamos fazer um novo marco regulatório dos meios de comunicação e espero que os senadores e os deputados entendam que isso é necessário para a democracia. Inclusive vamos discutir com a sociedade uma regulação da internet."
- Em entrevista coletiva no Maranhão, 20/08/2021
- Fonte: R7
  • "Ainda não decidi se sou candidato. Estou conversando com muita gente, ouvindo muito desaforo, leio muito a imprensa e tem setores da imprensa que não querem que eu volte a ser candidato porque se eu voltar, eu vou regular os meios de comunicação nesse país. A gente não pode ficar com a regulamentação de 1962, não é possível. Eu penso que a gente vai fazer uma coisa muito nova."
- Em entrevista para a Rádio Metropole, na Bahia, 26/08/2021.
- Fonte: CNN Brasil
  • "Ele (Bolsonaro) não entende de absolutamente nada (...), a não ser de tentar destruir aquilo que nós destruímos."
- Discursando no Parlamento Europeu, 15/11/2021.
- Fonte: Antagonista.
- Fonte: Correio do Povo
  • "Gente boa."
- Lula sobre Fidel Castro. Dezembro de 2021.
- Fonte: iG

2022

  • "A humanidade acompanha há séculos a polarização entre Deus e o Diabo e nunca teve terceira via”
- Fevereiro de 2022
- Fonte: Correio Braziliense
  • "E essas pessoas que têm experiência podem me ajudar dando palpite, pode me ajudar conversando, pode me ajudar… Sabe, às vezes, às vezes, as pessoas podem me ajudar não fazendo nada..."
- Sobre se haveria participação de Dilma Rousseff, José Dirceu e José Genoíno em uma eventual nova gestão lulista. 03/2022
- Fonte: Poder360
  • "Tem que avisar para o Putin, avisar para o presidente da Ucrânia, avisar para o Biden, avisar para os presidentes dos países europeus: parem com essa guerra. [...] A quem interessa essa guerra? A razão dessa guerra por tudo que eu compreendo, leio e escuto seria resolvida aqui no Brasil numa mesa tomando cerveja, se não na primeira, na segunda, se não desse na segunda, na terceira, se não desse na terceira ia até acabar as garrafas para um acordo de paz".
- Em evento na UERJ. 03/2022.
- Fonte: R7, Metrópoles
  • "Se a gente mapeasse o endereço de cada deputado e fossem 50 pessoas na casa, não é para xingar não, é para conversar com ele, com a mulher dele, com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Surte muito mais efeito do que fazer a manifestação em Brasília"
- Em evento na CUT, 04/04/2022
- Fonte: UOL
  • "Nós vamos ter que começar o governo sabendo que nós vamos ter que tirar quase oito mil militares que estão em cargos, pessoas que não prestaram concursos."
- Em evento na CUT, 04/04/2022
- Fonte: Exame
  • "Eu às vezes fico imaginando que Deus é petista"
- Em entrevista no Paraná, 05/04/2022
- Fonte: Poder360
  • "Nós temos uma classe média que ela é muito... Ela ostenta um padrão de vida que nenhum lugar do mundo a classe média ostenta. Nós temos uma classe média que ostenta um padrão de vida que não tem na Europa, que não tem em muitos lugares. Aqui na América Latina, a chamada classe média ostenta muito um padrão de vida acima do necessário"
- Em evento na Fundação Perseu, 05/04/2022
- Fonte: JC
  • "É uma pena que a gente não nasce e a gente não tem uma aula: o que que é necessário para sobreviver? Tem um limite que pode me contentar como um ser humano. Eu quero uma casa, eu quero casar, eu quero ter um carro, eu quero ter uma televisão, não precisa ter uma em cada sala. Uma televisão já tá boa. Eu quero um computador, eu quero um celular, ou seja, na medida que você não impõe limite, você faz com que as pessoas comprem um barco de 400 milhões de dólares e comprem um outro para pousar o seu helicóptero. O Brasil está em processo de construção. Ainda falta fazer tudo. Nós precisamos governar por muitos e muitos anos recuperando a cada dia para que a gente possa fazer o Brasil adquirir um padrão de desenvolvimento sustentável."
- Em evento na Fundação Perseu, 05/04/2022
- Fonte: Uol, JC
  • "Aqui ela (mulher) não faz [aborto] porque é proibido, quando na verdade deveria ser transformado numa questão de saúde pública e todo mundo ter direito e não ter vergonha. Eu não quero ter um filho, eu vou cuidar de não ter meu filho."
- Em evento na Fundação Perseu, 05/04/2022
- Fonte: JC
  • "Essa pauta da família, pauta dos valores, é uma coisa muito atrasada, e ela é autorizada por um homem [Bolsonaro] que não tem moral pra fazer isso. Ele não cuidou dos filhos deles. A sociedade evoluiu muito, os costumes evoluíram muito e precisamos ter coragem para fazer esse debate"
- Em evento na Fundação Perseu, 05/04/2022
- Fonte: Yahoo
  • "A gente não que tem conversar com pastor. A gente num tem que ficar atrás daquele farofeiro, que fala, fala, fala, fala, fala, fala, fala, fala em nome de Deus, cometendo pecado todo dia."
- 26/04
- Vídeo: www.youtube.com/watch?v=Ez6XFZ73-Ng (CNN)
  • "Bolsonaro não gosta de gente. Gosta é de policial."
- Discurso em São Paulo, 30/04/2022.
- Fonte: Extra
  • "Está cheio de meninos de 17, 18, 19, 20 anos que foram presos, nem se sabe o crime que cometeram, não têm advogado porque não podem pagar, e esse presidente (Bolsonaro) ao invés de visitar uma cadeia e dar indulto para quem merece indulto resolveu dar indulto para um amigo seu (Daniel Silveira) que tinha cometido a barbaridade de ofender a Suprema Corte."
- Discurso em São Paulo, 30/04/2022
- Fonte: Band
  • "Vamos voltar a restabelecer nossa relação com a América Latina. E se Deus quiser vamos criar uma moeda na América Latina, porque não tem esse negócio de ficar dependendo do dólar."
- Discurso no Congresso Eleitoral do PSOL, 30/04/2022
- Fonte: UOL
  • "Tem uma juventude enorme que, por falta de perspectiva, às vezes é presa roubando um celular."
- 3 de maio, em evento do partido Solidariedade.
- Fonte: Metrópoles
  • "Às vezes, fico vendo o presidente da Ucrânia [Zelensky] na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin."
- Em entrevista para a Time, divulgada em 4 de maio
- Fonte: G1
  • "[Bolsonaro] É um presidente que não conversa com o Brasil. Inventou uma coisa nova, que deve ser extraordinária para ele, que ele deve ter uma fábrica de... ou deve ser sócio de uma fábrica de motocicleta. Porque eu tenho 76 anos e nunca tinha ouvido falar em uma coisa chamada 'motociata'. Quando vi a primeira vez 'o Bolsonaro vai fazer uma motociata', eu fiquei esperando que era alguém que vinha de outro planeta, fazer alguma coisa. Porque carreata eu sabia, passeata eu sabia. Correr da polícia a gente sabia, mas motociata eu não conhecia."
- Em evento do PT; junho de 2022.
- Fonte: Uol (Youtube: vRf2ICm_jwo)
  • "Esses jovens, que tinham argentinos, tinha gente da América Latina, ficaram presos dez anos. Teve um momento que eu fui conversar com o Fernando Henrique Cardoso porque eles estavam em greve de fome e iam entrar em greve seca, (...)."
- Sobre como ajudou na soltura dos sequestradores de Abílio Diniz, que estavam em greve de fome na cadeia; 17/06
- Fonte: Veja
  • "Esse companheiro Maninho, por me defender, ficou preso sete meses, porque resolveu não permitir que um cara ficasse me xingando na porta do Instituto (Lula). Então, Maninho, eu quero agradecer, porque foi o Maninho e o filho dele que estiveram nessa luta. Essa dívida que eu tenho com você jamais a gente pode pagar em dinheiro. A gente pode pagar em solidariedade e companheirismo."
- Lula saudando o ex-vereador 'Maninho do PT', preso em 2018, após agredir um manifestante na porta do Instituto Lula, que teve traumatismo craniano. 9 de julho.
- Fonte: UOL
- Fonte: Gazeta do Povo
  • "Onde morrem mais crianças de fome? No Nordeste. Onde que tem mais criança saindo de escola? No Nordeste. Onde é que tem mais analfabeto? No Nordeste. Onde é que tem mais desemprego? No Nordeste. Onde é que tem menos doutor na faculdade? No Nordeste. Onde é que tem menos mestre? No Nordeste. Onde é que tem menos pesquisador? No Nordeste. Porra, nós nascemos para ser os mais pobres em tudo?"
- Comício, 20/07
- Vídeo: youtu.be/k5YDZwaU15g?t=8142
  • "Eu não sou candidato de uma facção religiosa."
- 17/08
- Fonte: Correio O Globo
  • "Quer bater em mulher? Vá bater noutro lugar, mas não dentro da sua casa ou no Brasil porque nós não podemos mais aceitar isso"
- Discurso no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. 20/08/2022
- Fonte: CNN Brasil
  • "Eu, quando quero conversar com Deus, eu não preciso de padre ou de pastores. Eu posso me trancar no meu quarto e conversar com Deus quantas horas eu quiser. Sem pedir favor a ninguém. É assim que a gente tem que fazer. Pra gente não ser obrigado a escutar pessoas contando mentira."
- 20/08
- Fonte: Correio Braziliense
  • "Outro dia eu fui em uma reunião e perguntei para um fazendeiro: então, queria que você me dissesse qual foi a terra produtiva que o sem-terra invadiu. Porque o sem-terra invadia terras improdutivas, quem fiscalizava a terra era o Incra e quem pagava era o governo. Tinha hora que eu achava o seguinte: O sem-terra acho que está fazendo favor para os fazendeiros, porque está invadindo terras para o governo pagar."
- 25/08, em entrevista ao Jornal Nacional.
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "A gente quer que a nossa mulher seja respeitada. A gente quer que o nosso companheiro homem, quando sua companheira trabalha, ele tenha dignidade de ir para a cozinha ajudar no serviço da mulher."
- Discurso em Belém, 01/09.
- Fonte: R7
  • "Vocês não sabem como é bom a gente ganhar um salário e no final de semana pegar a família da gente e levar no restaurante para comer. O prazer de uma mãe sair com o marido e com o filho e saber que ela não tem que lavar a louça. Que ela vai comer, vai pagar, vai levantar e vai voltar pra casa."
- Discurso em Belém, 01/09.
- Fonte: Correio do Povo
  • "Como é que nós vamos criar trabalho para o povo brasileiro? [...] Como é que a gente vai responder isso? Então, eu queria dizer para vocês, que eu não sei como fazer. A única coisa que eu sei é que [...] precisamos fazer esse país voltar a ser feliz."
- Em evento com o MST; 14/09
- Fonte: Jovem Pan
  • "O MP tinha mais autonomia. Porque a gente não quer esconder a safadeza de ninguém, muito menos a nossa própria safadeza."
- Discurso em Porto Alegre, 16/09.
- Fonte: Valor
  • "É uma estupidez de alguém que é um pouco ignorante, é o que ele [Bolsonaro] é mesmo, um pouco ignorante. Aquele jeitão bruto dele, de capiau lá do interior de São Paulo, aquele capiau de Registro [no Vale do Ribeira], bem duro assim, bem ignorante."
- 22/09, em entrevista para o Programa do Ratinho.
- Fonte: Yahoo; Nsctotal
  • "Eu me considero um cidadão de esquerda. Me considero um socialista refinado."
- 22/09, em entrevista para o Programa do Ratinho.
- Fonte: Correio Braziliense
  • "As pessoas que são analfabetas não são analfabetas por sua responsabilidade, as pessoas que são analfabetas ficaram analfabetas porque esse país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação."
- 06/10, comício em São Bernardo do Campo.
- Fonte: Poder360
  • "você não sabe porra nenhuma."
- 16/10, nos bastidores do debate da Band, em direção ao seu fotógrafo.
- Fonte: Correio Braziliense
  • "são capazes de dizer que você nasceu mulher, depois virou homem."
- Sobre quem faz fake news, em entrevista ao Flow Podcast; 18/10
- Fonte: Gazeta do Povo
  • "O Bolsonaro fala do Daniel Ortega, ele é infinitamente pior que o Daniel Ortega."
- 23/10
- Fonte: Estadão
  • “Dispensamos o perdão de Edir Macedo. Ele é quem precisa pedir perdão a Deus pelas mentiras que propagou, a indução de milhões de pessoas a acreditarem em barbaridades sobre Lula e sobre o PT, usando a igreja e seus meios de comunicação para isso. A nossa consciência está tranquila”.
- Fonte: VEJA. Publicado em 5 de novembro de 2022.
- Em entrevista com a Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Gleisi Hoffmann.
  • "Nunca vi mercado tão sensível como o nosso"
- 10/11
- Fonte: poder360
  • "A expectativa é tão grande que em um único dia eu recebi 26 telefonemas, coisa que o Bolsonaro talvez não tenha recebido nenhum", ironizou. "Eu não quero arrumar inimigos. Eu não quero guerra, quero paz. Eu não quero ódio, eu quero amor. Eu não quero armas, eu quero cultura e quero livro. Eu não quero cadeia, eu quero escola. É esse país que eu peço a vocês: me ajudem a construir."
- Fonte: Folha de S.Paulo. Publicado em 10 de novembro de 2022
  • "Vai cair a bolsa, vai subir o dólar, paciência."
- 17/11
- Fonte: CNN Brasil

2023

  • "Democracia para sempre"
- 01/01
- Fonte: Estadão
  • "Companheiro José Dirceu, agradecer a você porque eu sei o quanto você foi solidário ao que eu passei."
- No aniversário de 43 anos do PT, 13/02/2023.
- Fonte: Poder360
  • "Se nós produzimos alimento demais no planeta Terra e, se neste país, a gente produz alimento demais e tem gente com fome, significa que alguém está comendo mais do que deveria comer, para que o outro pudesse comer um pouco."
- 28/02
- Fonte: R7
  • "Aqui ninguém está com excesso de magreza, a não ser o nosso poeta. O restante está tudo com um pouco de obesidade, que também é uma doença que nós precisamos cuidar. A nossa médica que é ministra da Saúde sabe perfeitamente bem que a obesidade causa tanto mal quanto à fome. E por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta, porque ele sabe que isso vai precisar que o Estado cuide com muito carinho desse mal."
- 15/03
- Fonte: Estado de Minas
  • "De vez em quando, um procurador entrava lá de sábado, ou de semana, para visitar [na prisão]. Entravam 3 ou 4 procuradores e perguntavam: ‘está tudo bem?’. Eu falava: ‘não está tudo bem. Só vai estar bem quando eu foder esse [Sérgio] Moro’. Vocês cortam a palavra ‘foder’ aí."
- Em entrevista ao Brasil 247; 21/03
- Fonte: Estado de Minas
  • "Eu acho que é mais uma armação do Moro. Quero ser cauteloso, é visível que é uma armação do Moro. Vou pesquisar, vou saber. Fiquei sabendo que a juíza não estava nem em atividade quando deu o parecer para ele. Eu vou pesquisar e saber o porquê da sentença. Não vou ficar atacando ninguém sem ter provas e, se for mais uma armação, ele vai ficar mais desmascarado ainda. Não sei o que vai fazer da vida se continuar mentindo do jeito que está mentindo."
- 23/03/, um dia após ser revelado plano do PCC contra Sérgio Moro.
  • "O Foro de São Paulo é uma bênção que nós conseguimos criar na América Latina (...). É preciso que a gente repense o que a gente quer e o que a gente tem que fazer para conquistar. Muitas vezes a direita tem mais facilidade do que nós com o discurso fascista. Aqui no Brasil, nós enfrentamos o discurso do costume, o discurso da família, o discurso do patriotismo, ou seja, aqui nós enfrentamos o discurso de tudo aquilo que a gente aprendeu historicamente a combater".
- Em discurso na abertura da reunião do Foro de São Paulo em 29 de junho de 2023
- Fonte: gov.br
  • "Temos profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país."
- 19/07/2023
  • "Vocês não sabem como eu estou feliz hoje. Pela primeira vez na história deste país, nós conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino."
- 14/12/2023

2024

  • "Afrodescendente assim gosta de um batuque de tambor."
- 02/02/2024, ao lado de jovem afrodescendente, em visita à fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo
- Fonte: CNN Brasil
  • "Nenhuma mulher quer namorar com um cara que mostra a carteira profissional, ‘qual é a sua profissão?’, e tem a profissão ajudante geral."
- 07/02/2024, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
- Fonte: CNN Brasil

Sem data/sem fontes

  • "Não estamos dando esmola. Estamos transferindo renda."
- Resposta à oposição
  • "Gostaria de poder fazer algo sobre a corrupção no país. Se dependesse de mim, todos estes deputados corruptos estariam na cadeia."
- Em discurso aberto a imprensa na granja do torto, durante reunião com ministros, dois dias depois do estouro das denúncias de Roberto Jefferson
  • "Quem não gosta de política corre o risco de passar a vida inteira sendo mandado por quem gosta"
  • "O PT só pensa nisso."
- Se referindo à frase "Lutar contra a corrupção e melhorar a vida do povo"
- No discurso de abertura da reunião do Foro de São Paulo, em Havana, Cuba, se referindo a Fidel e a Che Guevara.

Agronegócio

2022

  • "O agronegócio, sabe, que é fascista e direitista."
- 25/08/2022, em entrevista ao Jornal Nacional.
- Fonte: Poder 360

Arma

1989

  • "Um dia vamos fazer a reforma agrária neste país. Um dia a classe trabalhadora vai controlar os meios de produção deste país e deixar de investir em armas."
- Lula em entrevista ao Jornal da Tarde, em janeiro de 1989

2021

  • "Pode saber: se o PT voltar no governo, a gente vai fazer com que essas pessoas devolvam essas armas. Vamos ter que aprovar outra vez, sabe: desarmar esse país".
- Sobre os decretos de Bolsonaro que flexibilizam as regras para a compra e o uso de armas de fogo
- Fonte: TV 247 (youtube.com/watch?v=LzUYWa8rbnE&t=85m48s) 24 de fevereiro de 2021

2022

  • "Tenho 76 anos, nunca tive interesse em ter arma. Eu tenho a fé em Deus e meu comportamento. É isso que é a minha proteção."
- 04/09/2022, em encontro com trabalhadoras domésticas
- Fonte: Yahoo
  • "Eu, quando namorava, muito tempo atrás, eu tinha uma garruchinha 22. [...] Eu namorava até às 23h30 e tinha que sair a pé. Era longe pacas e não tinha ônibus. Eu tinha uma garruchinha, colocava ela aqui dentro, tirava as balas com medo que elas estourassem alguma coisa aqui dentro e colocava as balas no bolso. Se um cara viesse para cima de mim, eu falava: 'oi, pera aí, deixa eu colocar as minhas balas aqui'. Mas não tem necessidade, quem não sabe usar arma."
- 28/09/2022, em encontro com representantes do esporte.
- Fonte: Tribuna do Norte

Meio Ambiente

Sem data

  • "Marina, essa coisa de meio ambiente é igual a um exame de próstata, não dá para ficar virgem toda a vida. Uma hora eles vão ter de enfiar o dedo no cu da gente. Então, companheira, se é para enfiar, é melhor que enfiem logo."
- Fonte: NOSSA, Leonencio; SCOLESE, Eduardo. Viagens com o presidente. Rio de Janeiro: Record, 2006.
- Citado em: Usina de Letras

2009

  • "Eu vou contar uma coisa para vocês que é triste. Esses dias a gente está fazendo um grande viaduto no Rio Grande do Sul, ligando a BR-101, que vai trazer muita gente da Argentina para o Brasil e muita gente do Brasil para a Argentina, de Osório à Palhoça, em Santa Catarina. Esse túnel tem mil e poucos metros, e encontraram do lado do túnel uma perereca. Todo mundo aqui sabe o que é uma perereca. Pois bem, e aí resolveram fazer um estudo para saber se aquela perereca estava em extinção. Aí teve que contratar gente para procurar perereca, e procure perereca, e procure perereca... Sabem quantos meses demorou para descobrir que a perereca não estava em extinção? Sete meses, a obra parada. Eu espero que aqui no Acre não apareça nenhuma perereca na ponte do rio Juruá. Não é possível."
  • "A gente tem São Pedro que, de vez em quando, faz chover pouco, e a gente reclama. Aí, de vez em quando, faz chover demais, e a gente reclama. Ele também deve estar cansado porque a gente nunca se conforma com nada. Se está frio, a gente reclama; se está calor, a gente reclama; se chove, a gente reclama; se não chove, a gente reclama. Ele fica meio pirado: o que esse povo quer? Então, eu vou pedir aqui, de público, a São Pedro que, pelo amor de Deus, não faça chover muito para a gente acabar a nossa ponte, São Pedro, e acabar a nossa estrada. São Pedro, eu acho que é meio acreano e meio corinthiano. Eu acho que ele vai ajudar nessa história da ponte."
  • "O importante é que a gente está fazendo a integração deste país, ligando a Amazônia, ligando o Acre, ligando todos os estados. Agora vamos fazer a BR119. A BR-119 foi feita em 1970 – BR-319 – ela foi feita em 1970. É uma estrada que liga Porto Velho a Manaus. Essa estrada já foi asfaltada. Agora esqueceram, por desleixo, o mato comeu e agora o Meio Ambiente está aqui dando uma confusão desgraçada para dar a licença para a gente fazer uma estrada que já existia. Eu já falei: se for preciso fazer ponte com jacaré, nós fazemos; se for preciso fazer escadinha rolante para o bichinho que sobe, nós fazemos; se for preciso colocar placa para onça, para quem quiser, nós fazemos. O que nós precisamos é fazer a estrada para ligar Manaus a Porto Velho."
- Discurso na inauguração do novo terminal de passageiros do aeroporto de Cruzeiro do Sul e cerimônia de assinatura de ordem de serviço de início das obras sobre a ponte do rio Juruá. Rio Branco - AC, 28 de abril de 2009
Fonte: biblioteca.presidencia.gov.br/, 28/04/2009
  • "Eu já disse várias vezes: Freud dizia que tem algumas coisas que a humanidade não controlaria. Uma delas era as intempéries. Dá um terremoto, o Japão faz casa de borracha, faz casa de papel, aqui no Brasil faz piscinão, piscininha. A gente não sabe o tamanho do vento, o tamanho da chuva. Sabe que, quando vem, tudo que a gente bolou, escafedeu-se."
- 10/11/2009
- Fonte: Ne10 UOL
  • "Então, essa questão do clima é delicada por quê? Porque o mundo é redondo. Se o mundo fosse quadrado ou retangular e a gente soubesse que o nosso território está a 14 mil quilômetros de distância dos centros mais poluidores, ótimo, vai ficar só lá. Mas como o mundo gira e a gente também passa lá embaixo onde está mais poluído, a responsabilidade é de todos."
- 10/11/2009
- Fonte: Extra

Governar

2009

  • "E como os governantes trabalham cedendo aos grupos de pressão, que fazem pressão todo santo dia, normalmente a gente vai cedendo, para fazer as coisas, [a] quem tem mais força, sobretudo os estados maiores populacionalmente e os estados mais ricos deste país. Essa é uma coisa muito verdadeira. Se uma bancada de São Paulo chega junto com uma bancada do Rio Grande do Sul ou junto com uma bancada de Minas Gerais, para reivindicar um dinheirinho que está no fundo do tacho, o último... a rapa do tacho, podem ficar certos de que esses estados irão levar o dinheiro e não o Acre, Rondônia ou o Amazonas, porque esses estados grandes têm mais deputados e esses estados grandes, portanto, têm mais força política. Esse é um dado concreto. Isso vale para o prefeito – os vereadores de uma região maior fazem mais pressão –, isso vale para um sindicato – os trabalhadores de uma fábrica maior têm mais ascendência dentro do sindicato – e assim por diante."
  • "Se Juscelino Kubitschek resolvesse construir Brasília hoje – ele construiu em cinco anos, na verdade em três anos – se ele resolvesse construir Brasília hoje, ele não teria conseguido licença ambiental para fazer a primeira pista para pousar o aviãozinho que levou ele lá. Mas a culpa não é do meio ambiente, como a gente fala, a culpa... somos nós. Eu fui deputado, a culpa é do perfeccionismo que nós fazemos [quando] fazemos a lei. E depois nós temos o Tribunal de Contas, que também cria uma série de problemas, até certo ou errado, pode estar até certo, mas não pode ficar oito ou nove meses para dar um parecer. Se está errado manda parar, fazer nova licitação e acabou. Mas às vezes demora dois anos."
- Discurso na inauguração do novo terminal de passageiros do aeroporto de Cruzeiro do Sul e cerimônia de assinatura de ordem de serviço de início das obras sobre a ponte do rio Juruá. Rio Branco - AC, 28 de abril de 2009
Fonte: biblioteca.presidencia.gov.br/, 28/04/2009

Biografia

2010

  • "Eu fui morar na Vila Carioca, que dava enchente todo final de ano. Não é de hoje que dá enchente. Naquele tempo, eu trabalhava nos Armazéns Gerais Colúmbia... A gente, muitas vezes, não ia trabalhar porque a [avenida] Presidente Wilson enchia e, obviamente eu gostava porque não tinha que trabalhar naquele dia."
- Sobre as enchentes em São Paulo, no discurso de comemoração dos 456 anos da cidade de São Paulo
-Fonte: Declaração feita em São Paulo em 25.01.2010
  • "Uma pessoa chique ganhando uma garrafa de cachaça é uma coisa chique. Mas um metalúrgico ganhando uma garrafa de cachaça, é porque ele é cachaceiro."
- Sobre os preconceitos que sofreu por ser o primeiro presidente operário do Brasil
-Fonte: Declaração feita em Goiânia em 12.02.2010
  • "Eu era um peão. Cheguei ao hospital com o macacão fedendo a graxa às 3h da manhã. O médico olhou para minha cara e disse: ‘Pra que esse peãozinho quer esse dedo? Vou logo tirar’. E tirou o cotozinho. Podia ter deixado o cotó para eu poder coçar o nariz"
Fonte: G1, 25/03/10
  • "Beliscão é uma coisa que dói pra cacete".
Fonte: [11], 14/07/2010
  • "Meu pai era um homem bruto, quem viu o filme [Lula, o Filho do Brasil] sabe, mas nunca apanhei dele e nunca bati nos meus filhos".
Fonte: [12], 14/07/2010

Sem data

  • "Quando eu deixar a Presidência vou continuar morando no mesmo apartamento, na mesma distância do sindicato que me projetou na política" [chorando] "o que vai mais me dar orgulho é que vou poder acordar de manhã e olhar para qualquer trabalhador e dizer para ele 'bom dia, companheiro.'"
-Sobre a vida depois da Presidência.
Fonte: 24 horas (ligação inativa)

Petrobras

2002

  • "A Petrobras é subordinada ao Presidente da República. Às vezes, pode ficar 5% mais barato construir lá fora, mas os custos sociais acabam fazendo com que fique mais caro"
- Fonte: Folha de S. Paulo

2010

  • "Nunca antes na história da Humanidade nós tivemos um processo de capitalização da envergadura que a nossa Petrobras está fazendo aqui hoje."
- Em discurso durante a abertura do pregão de oferta pública de ações da Petrobras em 24 de setembro de 2010.
- Fonte: UOL

Política externa

2006

  • "Quero que se dê não uma, mas todas as chances à diplomacia".
- Em entrevista à imprensa argelina, quanto à crise nuclear Iraniana. Janeiro/2006 - BBC Brasil

2009

  • "A crise foi causada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis, que antes pareciam saber de tudo, e, agora, demonstram não saber de nada."
-"Fonte: O Globo
  • "Tem muita gente que fica jogando a miséria 'ah, porque o imperialismo americano, o imperialismo, nós somos pobres por causa do imperialismo...'. As pessoas nunca percebem que o imperialismo americano só teve influência nefasta em alguns países porque a sua elite era nefasta. Se as pessoas fossem honestas e dignas, e tivessem uma elite ali brigando pela soberania, [...] não tinha acontecido."
- Citado in: Dos Santos, Fabio Luis Barbosa. Uma história da onda progressista sul-americana (1998-2016). Editora Elefante, 2019

2010

  • "É engraçado. A imprensa perguntava: `o senhor vai tratar de tal assunto?'", disse Lula, após falar que no passado os brasileiros eram tratados como se fossem "lixo". "Eu dizia: `quem vai tratar com ela é o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores). Vou recebê-la numa deferência ao Celso Amorim, que me pediu para recebê-la. A conversa é de ministro a ministro. Quando for o Obama (presidente dos Estados Unidos, Barack Obama) eu converso com ele.'"
Fonte:Estadão, 08/03/2010
  • "O bloqueio à Gaza não pode continuar. O muro da separação deve vir abaixo. O mundo não suporta nenhum tipo de muro"
  • "Sonho com uma Palestina livre e em paz".
-Em 17 de março de 2010 em visita histórica a territórios palestinos e israelenses.
Fonte: G1 e R7.
  • "Um muro dentro de Israel não é uma coisa nobre no século 21. Eu me senti em uma eclusa"
Fonte: Reuters, 25 de março de 2010
  • "Vou lá para dizer ao presidente Ahmadinejad: sou contra você ter armas nucleares, mas sou a favor de você enriquecer urânio como o Brasil enriquece".
Fonte: Reuters, 25/03/2010
  • "Eu vou lá [Irã] porque não quero que aconteça com o Irã o que aconteceu no Iraque (...) porque aquela guerra no Iraque foi consequência de duas grandes mentiras contadas para a humanidade"
Fonte: Reuters, 25/03/2010
  • "Eu acho engraçado, porque eu fui a Israel, não estava nem na minha agenda, nem os israelenses pediram para eu visitar o túmulo do criador do sionismo, mas nem os israelenses pediram. Alguns jornais aqui no Brasil ficaram incomodados porque eu não quis ir visitar uma coisa que nem Israel queria. E ainda diziam: "O que o Lula está se metendo, o que ele pensa que é? Discutir crise internacional... Se coloca no seu lugar, baixinho!" Eu sou baixinho, mas o povo brasileiro não é. O povo brasileiro é muito grande!
Fonte: Folha, 31/03/2010
  • "É preciso que os iranianos saibam que podem enriquecer urânio para fins pacíficos e que nós tenhamos a tranquilidade de que é só para usos pacíficos"
-Sobre as sanções impostas ao Irã por enriquecer urânio e a falta de diálogo dos outros países.
Fonte: G1, 11/04/2010
  • "Por que não levar empreendedores para a África? Em Angola você vende até o sapato que tá no pé. O Brasil tinha mania de só olhar para Europa. Éramos capazes de chegar a Frankfurt sem olhar para a África"
Fonte:G1, 14/04/10
  • Muita gente não aceita isso com facilidade porque o normal era que fôssemos subordinados a uma grande potência."
-Criticando os críticos de sua política externa sobre conflitos internacionais.
Fonte: R7, 28/04/2010
  • "Mais que curso de doutor, as pessoas precisam fazer curso de inteligência e de solidariedade para poderem dirigir seus países"
-Em discurso em 18 de maio de 2010, em Madri.
Fonte: Terra, 18/05/2010
  • "Eu fico triste porque no Brasil nós temos um complexo de inferioridade na cabeça de muita gente. Uma parte de nossa elite política, que escreve colunas (em jornais), que fica dizendo: ‘Mas o que o Brasil tinha que se meter? Aquilo não é coisa do Brasil’. O Brasil não tem que pedir licença a ninguém para conversar com quem quer que seja."
- Sobre comentários recebidos do acordo realizado
- Fonte: [13], 20/05/2010
  • "Acreditamos que a energia nuclear deve ser um instrumento para a promoção do desenvolvimento e não uma ameaça. O mundo precisa do Oriente Médio em paz e o Brasil não está alheio a essa necessidade. Defendemos um planeta livre de armas nucleares e o pleno cumprimento por todos os países da determinação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
-Sobre energia nuclear
Fonte: IG, 28/05/2010
  • "A divergência do Irã com os EUA perdurava por 31 anos. Qual foi o mal que o Brasil e a Turquia fizeram? Foi o de convencer o presidente do Irã a se sentar para negociar. Que era o que eles queriam que acontecesse. Quando o Irã topa sentar, eles falam que não vale mais. Não é possível fazer política internacional sem respeito mútuo"
Fonte: Estadão, 31/05/2010
  • "Acho engraçado como a imprensa trata uma coisa dessas. Imagina se fosse a Petrobras. Imagina se fosse aqui na Baía de Guanabara, o escândalo que o mundo desenvolvido teria feito contra nós. Imagina quantas matérias contra o Brasil"
Sobre o desastre ambiental iniciado em 20 de abril de 2010 no no Golfo do México, o maior desastre ecológico da história americana.
Fonte: Terra, 31/05/2010
  • "Aquilo que os americanos não estavam conquistando há 31 anos, nós conseguimos em 18 horas de conversa, e o Irã resolveu sentar na mesa para negociar numa demonstração de que o diálogo é a melhor forma de resolver os conflitos, e não atirando, como Israel atirou ontem no barco que ia levar comida para a faixa de Gaza"
-Comentando o ataque de Israel ao comboio naval que levava ajuda humanitária até Gaza e o acordo de feito entre Brasil, Turquia e Irã sobre energia nuclear.
Fonte: Folha, 01/06/2010

Educação

2012

  • "O dinheiro público aplicado na educação é um investimento e não um gasto, pois ajuda a construir um futuro mais digno para as pessoas e para o país"
Fonte: Discurso pronunciado em 4 de maio de 2012
  • "Vocês não podem imaginar o que significa para alguém como eu, que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador do conhecimento, e que a vida inteira apoiou a luta pela educação, tornar-se Doutor Honoris Causa dessas magníficas universidades."
- Ao receber o título de Doutor Honoris Causa de cinco universidades do Rio de Janeiro
Fonte: Discurso pronunciado em 4 de maio de 2012

2015

  • Eu sei que isto não agrada aos portugueses, mas Cristóvão Colombo chegou a Santo Domingo [atual República Dominicana] em 1492 e em 1507 já ali tinha sido criada a Universidade. No Peru em 1550, na Bolívia em 1624. No Brasil a primeira universidade surgiu apenas em 1922.
- Culpando a colonização portuguesa pelo atrasado sistema educacional brasileiro. 12 de dezembro de 2015
- Fonte: Diário de Notícias, 11/12/2015

Oposição

2007

  • verdade que FHC teve mais anos de escolaridade, mas também é verdade que eu sei governar melhor do que ele."
ISTO É. Frases 2007. Edição n° 1991. 26 de dezembro de 2007 pp. 104-105.

2009

  • "As coisas no Brasil são muito demoradas. O Jobim foi deputado constituinte comigo, o Jobim foi constituinte comigo. A verdade é que o Brasil passou muito tempo sem crescer a economia e a gente foi criando instrumentos de fiscalização, nós fomos criando regras e leis para dificultar quem estava governando governar, porque isso é um defeito desgraçado de quem é oposição. Quem é oposição pensa somente em fazer leis para dificultar quem está governando."
- Discurso na inauguração do novo terminal de passageiros do aeroporto de Cruzeiro do Sul e cerimônia de assinatura de ordem de serviço de início das obras sobre a ponte do rio Juruá. Rio Branco - AC, 28 de abril de 2009
Fonte: biblioteca.presidencia.gov.br/, 28/04/2009

2010

  • "O presidente tem coisa mais seria para cuidar do que as dores de cotovelo do Serra. O homem que se diz tão preparado para governar um país de 190 milhões de habitantes quer que o presidente Lula censure a internet. Não posso fazê-lo. Tem insinuações, assim como tem contra o presidente, contra a família do presidente ou contra jornalistas. O Serra que vá para rua, que melhore a qualidade de seu programa, que faça propostas."
- Sobre a suposta publicação de dados de Verônica Serra na Internet.
- Fonte: Terra (ligação inativa)
  • "Eu nunca pensei que, com a inteligência de nossos adversários, eles fossem copiar o slogan do Obama. Quando eles dizem que este País pode mais, nós dizemos que fazemos mais. Não adianta eles copiarem o Obama, que o Obama já disse que 'eu sou o cara', e eu respondi pra ele que vocês, 180 milhões de brasileiros, é que são 'os caras'"
-Comentando o slogan do PSDB para a campanha de 2010.
Fonte: Estadão, 10/04/2010
  • "Descobri no governo que a esquerda faz oposição, mas direita tenta dar golpes todos os dias, e resolvi que iria enfrentá-los com o povo, com os movimentos sociais, e não ficar no gabinete lendo os jornais deles".
-Em Porto Alegre, num comício para campanha eleitoral de Dilma em 30 de julho de 2010
-Fonte: Portal Vermelho, 30/07/2010
  • "Mentira tem perna curta... quando as pessoas começam a mentir descaradamente, quando começam a procurar alguém para responsabilizar pelo seu fracasso, aí a coisa não fica bem. Do outro lado nós temos um adversário que o bicho anda com uma raiva de eu não sei o quê. Ninguém precisa tentar transformar a família em vítima. Cadê esse tal de sigilo que não apareceu até agora? Cadê? Cadê o vazamento das informações?
- Fonte: Reuters, 04/09/2010
  • "Os tucanos têm bico grande para falar e bico pequeno para fazer. Eles são tão sabidos que acham que nasceram sabendo das coisas"
- Fonte: Folha, 18/09/2010
  • Você sabe que tucano come até o próprio filhote, eles são danados. Ninguém tem o bico daquele tamanho para nada. Não há colher que encha aquele bico de comida, então tem que ser um pessoal falador, prometedor. O pessoal está prometendo ate aumentar o salário mínimo"
-Fonte: G1, 18/09/2010
  • "Se mantenham tranquilos, porque outra vez, Dilma, nós não vamos derrotar apenas os nossos adversários tucanos. Nós vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como se fossem partido político e não tem coragem de dizer que são partido político, que têm candidato e não têm coragem de dizer que têm candidato, que não são democratas e pensam que são"
-Fonte: G1, 18/09/2010

2017

  • "O que está acontecendo no Brasil é algo anormal. Esse país não pode sair da alegria, do otimismo e da esperança que estava para a desgraça que estamos vivendo hoje"
-Fonte: O Povo - Em ataque direto ao governo Michel Temer, 11/01/2017

2018

  • "Não adianta tentar acabar com as minhas ideias, elas já estão pairando no ar e não tem como prendê-las.
Não adianta parar os meus sonhos porque quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês.
Não adianta achar que tudo vai parar no dia que o Lula tiver infarte. É bobagem porque o meu coração baterá pelo coração de vocês e são milhões de corações.
Não adianta eles acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque eu não sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia. Uma ideia misturada com a ideia de vocês".
- Lula em discurso em 7 de abril de 2018, no Sindicato dos Metalúrgicos, antes de entregar à Polícia Federal.

Sem fontes

- Apontando os 8 anos do governo anterior (FHC)

Sobre

1980

  • "(...) soa falso um discurso feminista na boca do Lula, pois ele não pode entender de feminismo, não há na trajetória existencial de um líder operário nada que o faça compreender as causas do feminismo. Nem que ele fosse gênio."
- Ziraldo, em entrevista para a Playboy, abril de 1980
- Link: https://insideplayboybr.wixsite.com/ipbr/post/ziraldo-abril-1980
  • "Mais tarde, na churrascaria onde fomos jantar, uma moça dizia: 'O Lula estava defendendo a operária'. Eu então perguntei a ele: 'Lula, você estava defendendo alguma operária?' E ele: 'Olha aqui, quer saber de uma coisa? Eu estava fazendo meu discurso e avistei aquelas menininhas lá na frente. Então pensei: tenho de agradar essas meninas... Porque não tenho de defender operária, não. Elas têm três faltas abonadas por mês, têm licença remunerada para dar à luz... Elas têm mais direitos que a gente!' Eu então perguntei: 'Mas e essas feministas, Lula?' E ele: 'O que eu quero das feministas é a bocetinha delas' [risos]."
- Ziraldo, em entrevista para a Playboy, abril de 1980
- Link: https://insideplayboybr.wixsite.com/ipbr/post/ziraldo-abril-1980

1989

Leonel Brizola.
  • "Essas críticas que ele faz à memória, espisoteando a memória do presidente Vargas, isso me distancia léguas desse cidadão. E me faz desconfiar muito dele. Me faz desconfiar muito dele e do PT com partido de natureza social, como movimento de natureza social."
- Leonel Brizola, no debate dos presidenciáveis do SBT, em 1989

1995

  • "Tínhamos pontos de vista diferentes. Ele via elementos bons no comunismo, que eu criticava muito. Eu tive razão: cheguei a presidente e ele não"
- Então presidente da Polônia, Lech Walesa, em fevereiro de 1995, comentando sobre encontro com Lula em 1981.
- Fonte: Folha de S. Paulo

2002

  • "Lula tem preguiça de ler livros. Prefere os jornais e a TV, sendo fã de novelas. Ele também evita usar o telefone celular."
- Folha de S. Paulo, 2002.
- ref.: Curiosidades

2003

  • "Sim [conheci Lula], não me recordo exatamente em que ano, foi em San Salvador, em um dos Foros de São Paulo."
- Raul Reyes, guerrilheiro das FARC, em entrevista a Folha de SP.
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Sim, ficamos encarregados de presidir o encontro. Desde então, nos encontramos em locais diferentes e mantivemos contato até recentemente. Quando ele se tornou presidente, não pudemos mais falar com ele."
- Raul Reyes, guerrilheiro das FARC, em entrevista a Folha de SP, perguntado se "houve uma conversa?".
- Fonte: Folha de S. Paulo

2004

  • "Alguns de seus conterrâneos começam a se perguntar se sua preferência por bebidas fortes não está afetando sua performance no cargo."
- Larry Rohter, do NYT, 9 de maio de 2004
- Fonte: Folha de S. paulo
  • "Especulação sobre os hábitos de bebida do presidente tem sido alimentada por várias gafes e passos em falso que ele tem feito em público. Como candidato, ele uma vez se referiu aos moradores de uma cidade considerada uma abrigo para os gays chamando-a de 'pólo exportador de veados'. Como presidente, suas escorregadas em público continuaram e se tornaram parte do folclore político brasileiros."
- Larry Rohter, do NYT, 9 de maio de 2004
- Fonte: Folha de S. paulo
  • "Se o governo decide recadastrar os idosos, o Lula convoca o ministro e pergunta: 'Vai dar merda?' O ministro analisa o caso, vê que os velhinhos vão ser humilhados nas filas, e responde: 'Vai dar merda'."
- Chico Buarque "sugerindo" o "Ministério do Vai dar Merda", no contexto de quando o Governo Lula decretou que idosos com mais de 90 anos fossem para as filas do INSS se recadastrar [14]
- Citado em: Jornal Plural

2005

  • "Ele é mestre em esconder a sujeira embaixo do tapete. Sempre agiu dessa forma."
- Hélio Bicudo, em entrevista para a Veja.
- Fonte: Conjur
  • "Afirmo que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional."
- Mangabeira Unger, que depois voltaria atrás em seus posicionamentos, apoiando a campanha de Lula em 2006 e virando seu ministro em 2007.[4]
- Texto: Pôr fim ao governo Lula
  • "Lula é um grande homem, que mudou a agenda de Davos."
- Bono Vox, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.
- Fonte: Estadão Economia, 28 de janeiro de 2005

2006

  • "Há no PT a ideia de que você ou é petista ou é calhorda, assim como o PSDB acha que você ou é tucano ou é burro."
- Chico Buarque, cantor, declarando voto em Lula
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente! Edição 351
  • "Penso exatamente como Chico Buarque: estou com o Lula, mas sem entusiasmo."
- Oscar Niemeyer, arquiteto, declarando voto nas eleições presidenciais do Brasil em 2006
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente! Edição 352
  • "Fui informado de que era terminantemente proibido fazer perguntas para ele, mas eu tinha muitas perguntas para fazer. Ele disse que eu sou gordo, como todo mundo diz que ele bebe para caramba. Tanto é mentira que eu estou gordo como deve ser mentira que ele bebe para caramba."
- Ronaldo Nazário, o Ronaldo Fenômeno. Junho de 2006.
- Fonte: Folha de S. Paulo
  • "Estou convicto hoje de que sem o Lula nós teríamos conflitos sociais muito violentos no Brasil. Ele nasceu na sociedade mais pobre, tem empatia e raiz social profunda. Está procurando afastar as grandes diferenças sociais e, assim, consolidando a democracia."
- Cláudio Lembo
- "Folha de S.Paulo", dezembro de 2006[5]
  • "Não existe região de SP mais pequeno-burguesa que o ABCD, que teve fábricas, indústrias e uma classe média originada dos italianos, com pequenas chácaras. É uma região de pequenos-burgueses e portanto o presidente Lula é um pequeno-burguês."
- Cláudio Lembo
- "Folha de S.Paulo", dezembro de 2006[6]
  • "O mundo é testemunha de que o povo brasileiro fez das urnas eletrônicas o sacrário de sua vontade soberana, pois transformou a reeleição do presidente Lula em uma lição de soberania popular, em uma manifestação clara de rejeição às velhas formas de governo."
- Carta das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em saudação a vitória de Lula em 2006.
- Fonte: G1

2007

  • "Falo bem do Lula em qualquer lugar. Não é da índole dele entregar um amigo dele que deu mancada."
- Mano Brown, em entrevista ao Roda Viva.
- Fonte: [15]

2009

  • "Ele é o cara! Eu adoro esse cara. Esse é o político mais popular da terra. Isso porque ele é boa pinta."
- Barack Obama durante reunião do G-20, 02/04/2009.[7][8]
  • "O Luiz Inácio disse que não gosta de ler. Ele que disse! 'Ler uma página de um livro dá uma canseira. É melhor fazer uma hora de esteira', disse ele. Ele não lê! Assina e joga prá cá."
- Senador Francisco de Assis de Morais Souza ("Mão Santa"), em 22 de abril de 2009.
- Fonte: Agência Senado
  • "O Lula tem que ter mais respeito! [...] [A] interferência dele no Senado é humilhante! Está imitando os generais da ditadura. Lula está exagerando do seu santo protetor, porque tudo está dando certo até agora. O Lula companheiro, sindicalista, está hoje mais para general da ditadura do que o Lula que um dia foi."
- Pedro Simon, senador da República.
- Fonte: O Globo Online, 14/07/2009
  • "Vocês têm um grande presidente aqui."
- Michele Bachelet, presidente do Chile, em entrevista ao CQC em 2009.

2010

  • "Esse prêmio mostra a estima que o mundo tem por Lula e por suas políticas de sucesso. Ele está comprometido com todas as áreas sociais e é um exemplo de liderança"
-Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial de Davos.
-Fonte: Último Segundo, 21/01/2010
  • "Os Estados Unidos estão irritados com a proximidade de dois países independentes como o Irã e o Brasil. É por isso que reclamaram tanto antes da sua visita ao Irã"
-Ali Khamenei, aiatolá autoridade máxima do Irã.
-Fonte: O Globo, 16/05/2010
  • "Os laços entre o partido [PT] e o grupo guerrilheiro [FARC] ficaram claros em 1990, quando foi criado o Foro de São Paulo por iniciativa de Luiz Inácio Lula da Silva, depois de encontro com o então presidente cubano, Fidel Castro, (...)"
- Estadão, 19 de agosto de 2010
- Ref: Carta de líder das Farc abriu Foro de São Paulo em 1990. Estadão
  • "O governo Lula foi excepcional para o nosso negócio, fico até emocionado. O setor fez muito pelo Brasil, mas o governo está fazendo muito pelo setor. Nunca houve antes política tão boa para nós. O presidente Lula não perde nenhuma oportunidade de ser gentil"
-Luiz Guilherme Zancaner, dono do grupo Unialco e fundador da União Democrática Ruralista.
-Fonte: Nunca um governo fez tanto por nosso setor", diz fundador da UDR

2011

  • "Obrigada, presidente Lula. Agora o povo brasileiro se sente dono de seu próprio país. A sua presença na presidência deu nova alma ao Brasil"
-Daniela Mercury, cantora, no Twitter, após o fim do mandato de Lula
- Fonte: Bahia Notícias, 04/01/2011
  • "Eu tinha que construir o capitalismo, mesmo que tivesse dúvidas sobre o sistema. Eu não poderia dizer que Lula tinha razão porque eu tinha de destruir o comunismo. Após tantos anos, acho que ele estava certo em várias coisas, pois ele já vivia no capitalismo. Eu construí o capitalismo e agora vejo, como ele viu antes, quão detestável o capitalismo pode ser."
- Lech Walesa, ex-presidente da Polônia.

2012

  • "O Lula não tem caráter, ele é um oportunista."
- Chico de Oliveira, sociólogo e fundador do PT, 07/2012 [9]

2015

  • "O Lula se corrompeu e corrompe a sociedade brasileira como ela é hoje através da sua atuação como presidente da República."
- Hélio Bicudo, ao Roda Viva.
  • "O que mais me impressionou foi o enriquecimento ilícito do Lula. Ninguém fala nisso, mas eu conheci o Lula numa casa de 40 metros quadrados. Hoje, o Lula é uma das grandes fortunas do País. Ele e os seus filhos."
- Hélio Bicudo, ao Roda Viva.
- Fonte: InfoMoney

2016

  • "Lula é um sem-vergonha, um cara-de-pau."
- João Doria Júnior ao comentar o trecho da entrevista em que o ex-presidente afirmou que "não tem uma viva alma mais honesta" do que ele.
- Folha de S.Paulo. Lula é 'sem-vergonha', diz pré-candidato tucano à Prefeitura de SP. Publicação: 20 de janeiro de 2016
  • "Há evidências de que o ex-Presidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de supostas doações e palestras."
- Nota do MP, 4 de março de 2016.
- Fonte: El País
  • "Inocente nada! o Lula é um merda!"
- Ciro Gomes
- Citado em Folha, 15 de março de 2016, 15h13
  • "Agora da próxima vez você para com essa vida de pobre, com essa alma de pobre comprando esses barcos de m...., sitiozinho vagabundo. O senhor tem uma alma de pobre. Eu, todo mundo fala aqui no meio, imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele. Não é em Petrópolis, não é em Itaipava, é como se fosse em Maricá."
- Eduardo Paes, em conserva com Lula, grampeada. 16/03/2016
- Fonte: [16]
  • "A organização criminosa [que atuou na Petrobras] jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do Governo federal sem que o ex-presidente Lula dela participasse."
- Rodrigo Janot, em pedido de investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF).
- Fonte: El País
  • "O passado do Lula é impossível de negar ou apagar. Mas os fatos apurados demonstram que ele não era a figura que ele fez questão de mostrar que era. Ele usou o Estado, ajudou no fortalecimento de seu partido com propina. O populismo deslavado está chegando ao fim. Chegou na Argentina, está chegando à Bolívia, à Venezuela."
-Ferreira Gullar, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras. [10], 04/06/2016
  • "O Lula é muito maior do que eu. Não é razoável, nem humilde, que eu vá pretender que o Lula seja meu vice, como também não serei dele, porque eu acho que o Lula nesse momento tem um papel a cumprir: dar passagem a uma coisa nova e ajudar o país a se reconciliar. Se ficar ele candidato, ele estressa todo o processo, pode até ganhar, mas o país vai ficar num clima de confrontação pra não se superar nunca mais."
- Ciro Gomes, em palestra na UFC, 25/08.
- Fonte: escrevalolaescreva.blogspot.com
  • "Não é só Lula, o PT se acha privilegiado, acima de todos os brasileiros, acima da lei. Tanto que ele também fica indignado, bravo com o que foi noticiado como se fosse uma pirotecnia. Maior pirotecnia é o roubo de toneladas de dinheiro das instituições públicas como nunca aconteceu em outra parte do planeta. Esse é o principal problema. Lula e todo o lulopetismo estão identificados com o poder e não com a administração do poder, e para isso, desde 2002, começaram a ter essa estratégia de como permanecer per saecula saeculorum [pelos séculos dos séculos] no poder ao longo de sua administração. Todas as ações do PT foram canalizadas para esse objetivo."
- Antropólogo Wilson Ferreira Cunha, em entrevista ao Jornal Opção; 24/09/2016.
- Fonte: [17]
  • "Não torço pela prisão do Lula, mas para que a Justiça seja feita. A prisão dele não me traria alegria, mas eu não preocuparia com as consequências"
-Aécio Neves como citado in: MSN Noticias, 20/11/2016

2017

  • "No último encontro, em 2014, já com a Lava Jato em andamento, ele [Lula] me chama em São Paulo, no hangar da TAM do Aeroporto de Congonhas, e me pergunta se eu tinha uma conta na Suíça com recebimentos da SBM [empresa holandesa acusada de pagar propina a funcionários da Petrobras] dizendo que a então presidente Dilma [Rousseff] tinha recebido informação de que um ex-diretor da Petrobras teria recebido dinheiro em uma conta na Suíça. Eu falei: 'Não tenho, nunca recebi dinheiro da SBM'. Aí ele vira pra mim e fala: 'E das sondas, tem alguma coisa?' E eu tinha, né? Mas eu falei: 'Não, também não tem'. Ele falou: 'Olha, presta atenção no que eu vou te dizer. Se tiver alguma coisa, não pode ter, entendeu? Não pode ter nada no teu nome, entendeu?' Eu entendi, mas o que eu ia fazer? Não tinha mais o que fazer"
- Renato Duque, ex-executivo da Petrobrás, em interrogatório; 05/05/2017.
- Fonte: EBC
  • "Fui chamado a Brasília pelo então ministro Paulo Bernardo, essa pessoa falou: ‘Você vai conhecer uma pessoa indicada pelo… e fazia um movimento [com as mãos, na barba e no queixo]. O Lula era chamado como Chefe, Grande Chefe, Nine ou esse movimento com a mão. A pessoa que está sendo indicada, ela que vai ser agora quem vai atuar junto a empresas que trabalham com a Petrobras. Foi quando conheci o Vaccari em 2007."
- Renato Duque, ex-executivo da Petrobrás, em interrogatório; 05/05/2017.
- Fonte: EBC
  • "Ficou claro, muito claro para mim, que ele [Lula] tinha pleno conhecimento de tudo e detinha o comando."
- Renato Duque, ex-executivo da Petrobrás, em interrogatório; 05/05/2017.
- Fonte: R7
  • "Vamos contar a história direito. Quem quebrou o Brasil, Lula, foi o seu partido, não foi Michel Temer. Quem conduziu o país para a maior recessão de sua história foi o PT. Quem quebrou a Petrobrás foi o PT. Quem quebrou o setor elétrico foi o PT. Quem empurrou o país para a inviabilidade foi o PT. Quem deixou o país com 13 milhões de desempregados? O PT. Quem conseguiu conciliar inflação alta, juros alto e déficit explosivo? O PT. A trilogia do capeta, meu filho"
- Reinaldo Azevedo, em programa da Rádio Band News; 6 de julho/2017
- Vídeo: youtube.com/watch?v=_ytgzJyiLV4&
  • "O Brasil vive uma ressaca, descobriu que a ilha da fantasia petista nunca foi a terra prometida. A ilusão petista acabou em pesadelo na maior crise econômica e ética a história do nosso país. Agora é hora de olhar para a frente com união e esperança renovada. Os brasileiros não são tolos e estão vacinados contra o modelo lulopetista de confundir para dividir, de iludir para reinar. Mas vejam a audácia dessa turma: depois de ter quebrado o Brasil, Lula diz que quer voltar ao poder, ou seja, quer voltar à cena do crime. Será que os petistas merecem uma nova oportunidade? Fiquem certos de uma coisa: nós os derrotaremos nas urnas. Lula será condenado nas urnas pela maior recessão da nossa história. As urnas os condenarão pelos 15 milhões de empregos perdidos, milhares de empresas fechadas, sonhos desfeitos, negócios falidos. As urnas o condenarão pela frustração dos projetos de milhões de famílias levadas ao desespero, por ter sucateado a nossa saúde, atentado contra a saúde dos brasileiros. As urnas o condenarão pelo desgoverno, destruição da Petrobras, por obras inacabadas e abandonadas. As urnas o condenarão por incitar o maior conflito entre os poderes da história recente, por nos ter posto na vexatória posição de lanterna no cenário internacional. As urnas o condenarão por ter sequestrado a esperança da nossa juventude, por jogar brasileiros contra brasileiros para, no final, atirar pela janela a autoestima de todos nós. As urnas condenarão Lula por ter sido o grande responsável de uma década perdida."
- Geraldo Alckmin, 12/2017
- Fonte: [18]

2018

  • Para prender o Lula, vai ter que matar muita gente.
- Gleisi Hoffmann
- Fonte: IstoÉ 16 de janeiro de 2018
  • É fundamental a eleição do Haddad, inclusive para a libertação do Lula.
- Márcio Macêdo
- Fonte: O Antagonista 12 de setembro de 2018
  • Vamos eleger Haddad presidente da República e eu tenho certeza que, eleito, o Haddad irá assinar no seu primeiro dia de governo um indulto para o presidente Lula. Irá tirá-lo desta prisão injusta e arbitrária.
- Fernando Pimentel
- Fonte: O Antagonista 16 de setembro de 2018
  • Eu não tenho dúvidas de que, logo após o processo eleitoral, o Lula vai estar nas ruas novamente.
- Gleisi Hoffmann
- Fonte: Congresso em foco 17 de setembro de 2018

2019

  • "Que eu saiba presidiário presta depoimento e não dá entrevista"
- Jair Bolsonaro sobre Lula, 14/06
- Fonte: Jornal do Tocantins [19]
  • "É impossível que o Lula não fosse um dos chefes de todo esse esquema. Não tenho dúvida de que ele é corrupto. Da mesma forma que não tenho nenhuma dúvida de que a Dilma não é corrupta. Mas ela tentou atrapalhar as investigações com a história de nomear o Lula como ministro da Casa Civil. A obstrução de Justiça aconteceu, tanto que eu a denunciei. Até agora não surgiu nenhuma prova que envolva a ex-presidente com corrupção"
- Rodrigo Janot
- Fonte: UOL
  • "Eu sei que o Lula sabia que Michel Temer era corrupto e botou ele na linha de sucessão. Eu sei que ele sabia que Eduardo Cunha era ladrão e entregou Furnas para ele, Briguei com Lula por isso, e foi ali que ele roubou o dinheiro para comprar deputados e se tornar presidente da Câmara, eu sei que o Lula sabia o que estava acontecendo na Petrobras, por que eu denunciei o Sérgio Machado na Transpetro e o Eunício de Oliveira, então se alguém sabe que o Lula não tem nada de inocente, sou eu."
- Ciro Gomes, em entrevista para a Jovem Pan, 06/2019.
- Fonte: jovempan.com
  • "Então o Bolsonaro não demorou 60, 90 dias, e fez o óbvio. Mas ninguém fez, nem o Lula fez, nem a Dilma fez, nem o Fernando Henrique fez. Transferiu os chefes do PCC e do Comando Vermelho, dessas facções, para os presídios federais e cortou a rede de comunicação. Isso é muito importante."
- Ciro Gomes, em entrevista a Maurício Meirelles (Youtube), 09/2019.
- Fonte: cn7.com
  • "Só tem explicação: ele [Lula] aposta sistematicamente que o nosso povo é idiota, que é incapaz de entender as coisas até contra as evidências. Constrangedoramente, o Bolsonaro está pagando a menor taxa de juros da história da Selic e o Lula pagou as maiores."
- Ciro Gomes, em entrevista para O Globo, 11/2019.
- Fonte: UOL

2020

  • Quando celebrávamos a missa, eu era frade ainda, quem fazia a homília era você.
- Leonardo Boff em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Lula 1 de julho de 2020
  • Você muitas vezes disse que as CEBS ajudaram muito a criar o PT
- Leonardo Boff em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Lula 1 de julho de 2020
  • Ex-líder sindical grisalho e cativante, com uma passagem pela prisão por protestar contra o governo militar, e eleito em 2002”
- Barack Obama, no livro Uma Terra Prometida
- Fonte: Em livro, Obama relata reza ao pé do Cristo e rumores de propina bilionária no governo Lula. BBC
  • Constava também que tinha os escrúpulos de um chefão do Tammany Hall (organização criminosa de Nova York), e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões.
- Barack Obama, no livro Uma Terra Prometida
- Fonte: Em livro, Obama relata reza ao pé do Cristo e rumores de propina bilionária no governo Lula. BBC

2021

  • "Cumpriu seu papel."
- João Doria Júnior Sobre o ex-presidente Lula, em entrevista ao UOL; fevereiro de 2021
- Fonte: Revista Fórum
  • "Quem acha que Lula não roubou não é normal, e é para essa gente que ele discursa"
- Augusto Nunes, 10/03/2021
- Fonte: Jovem Pan.
  • "Lula se lambuzou no poder."
- Ciro Gomes.
- Fonte: UOL
  • "A Caixa com o ladrão de nove dedos dava prejuízo. Agora, em nosso governo, traz mais do que lucros, traz benefícios ao povo brasileiro."
- Bolsonaro, 12/05/2021.
- Fonte: CNN Brasil
  • "Eu vou pra cima dele [Lula], é o maior corruptor da história brasileira"
- Ciro Gomes
Fonte: Valor Econômico
  • "Tenho que dizer que realmente apreciamos o apoio brasileiro durante anos e anos de história ao nosso povo. Começou anos atrás e, em particular, na presidência do Lula, foi um grande e vigoroso apoio à nossa causa. Não somente a relação pessoal com Lula, mas temos a sensação que há um comprometimento da liderança brasileira com a liberdade e a dignidade do povo palestino e a liberação da Palestina"
Basem Naim, líder do Hamas.
Fonte: Brasil 247
  • "Realmente, estamos muito tristes, mas, honestamente, ficamos muito felizes quando o presidente Lula foi libertado novamente e obteve uma nova chance para competir à presidência."
Basem Naim, líder do Hamas.
Fonte: Brasil 247
  • "O irmão ex-presidente Lula enviou uma saudação fraternal ao nosso presidente Nicolás Maduro reafirmando que ele ‘é filho de Bolívar’ e que nossa Pátria Bolivariana contará sempre com seu apoio."
- Embaixada da Venezuela, 05/2021
- Fonte: Carta Capital
  • "O Lula é um democrata."
- Fernando Henrique Cardoso em entrevista ao canal de televisão argentino La Nación+ 14 de junho de 2021.
- Fonte: Poder360
  • "Só anularam a sentença e mandaram começar tudo de novo. Ele [Lula] não teve o devido processo legal [ao ser condenado por Sergio Moro]. Mas isso está longe de ser inocentado."
- Ciro Gomes em entrevista a Leda Nagle, 06/2021
- Fonte: Carta Capital
  • "Não é L de Lula, é arminha."
- Trabalhador que tirou foto com Jair Bolsonaro no RN, em que fez gesto, junto com outros colegas, mal interpretado como referente a Lula.
- Fonte: UOL
  • "Posso ajudar [Lula em 2022], sim. Foi um bom encontro, com a presença do prefeito do Rio, o Eduardo Paes. Disse ao Lula que tenho grande interesse em conversar com ele sobre o Brasil."
- Rodrigo Maia, 1/jul/2021
- Fonte: Veja
  • "Lula não é um bom defensor da democracia e da moderação, como também não é um bom narrador dos fatos. Sua versão sobre os escândalos de corrupção envolvendo o PT é simplesmente grotesca, sem nenhuma correspondência com a realidade."
- Ricardo Noblat, 16/07/2021
- Fonte: Blog do Noblat; www.metropoles.com.
  • "Lula desrespeita a memória da população quando trata os escândalos de corrupção dos governos petistas como “as várias mentiras fabricadas contra o PT”. Em vez de pedir desculpas pela gestão da coisa pública tão indiferente à lei e à ética, o líder petista coloca-se como vítima de perseguição política, promovida pelos Estados Unidos."
- Ricardo Noblat, 16/07/2021
- Fonte: Blog do Noblat; www.metropoles.com.
  • "Houve um tempo em que ele [Lula] também prometia enfrentar a velha política, os coronéis e tal. E houve outro tempo, em que Lula se refestelou em berço esplêndido no colo dessa turma toda."
- Guilherme Amado, 19/08/2021
- Fonte: Metrópoles
  • "O ex-presidente Lula não vai me procurar, logo, não preciso me preocupar. Ele sabe minha opinião sobre ele. Minha opinião é muito clara. Ele assaltou o dinheiro público. Ele sabe que falei isso e que sustento isso. Ele está respondendo ainda no STF os processos pelos quais está se defendendo. Ele pode ser candidato, mas não foi inocentado."
- João Dória, ao Roda Viva.
- Fonte: Estado de Minas
  • "Todo cuidado com a carteira é pouco."
- Ivo Gomes, prefeito de Sobral, comentando em rede social quanto a encontro do irmão Cid Gomes com o ex-presidente Lula.
- Folha de S. Paulo
  • "Acho que o Brasil tem uma ditadura de partidos e o Lula é protagonista do maior caso de corrupção da história do Brasil, quem sabe até do mundo. Agora goza da liberdade após uma cartada do Supremo Tribunal Federal, mas eu perdôo não."
- José Nêumanne Pinto, 12/09/2021
- Fonte: MaisPB

2022

  • "Tem gente que quer que esse ladrão volte para roubar mais ainda."
- Jair Bolsonaro, fevereiro de 2022
- Fonte: O Antagonista
  • "Eu vou esperar vocês lá, tanto sua turma quanto você. Vai lá conversar com a minha esposa, com a minha filha, tá bom? Vocês serão muito bem-vindos."
- Deputado federal Junio Amaral (PL-MG), com uma pistola na mão, sobre a fala de Lula de "incomodar a tranquilidade" dos parlamentares em suas casas.
- Fonte: NSC Total
  • "Embora eu seja um antagonista ao Lula, eu o respeito. O Lula não é Bolsonaro, o Lula é inteligente e tem passado. Eu tenho posições diferentes das dele, mas tenho respeito por ele. Já Bolsonaro não merece o meu respeito. Eu sou um liberal social"
- João Doria Júnior, em entrevista a Valor Econômico, 27/04/2022
- Fonte: UOL
  • "Lula apertou o acelerador na corrida para superar Bolsonaro em asnice. Quando disse que “Bolsonaro não gosta de gente, gosta de policial”, Lula cometeu não um ato falho, mas uma ação indesculpável de discriminação e desumanidade."
- Ciro Gomes, 30/04/2022
- Twitter: [20]
  • "O Lula nunca foi inocentado de nenhuma das acusações. Nenhuma sequer das que ele foi condenado. Nenhuma! Parte delas foi anulada porque cinco anos depois, o que é chocante, cinco anos depois, catorze recursos, o Supremo entende que a vara de Curitiba não era a vara correta. Anula porque não era o juízo natural e manda começar tudo de novo. Isso não é inocentar. Anula e manda começar tudo de novo na vara do Distrito Federal. Quando vai começar tudo de novo, na vara do Distrito Federal, o Lula inteira 75 anos e aí atinge a prescrição. A prescrição é, depois de certa idade, você não é mais processado. Então, ele não foi inocentado. Ele, simplesmente, teve anulado o foro. Depois, em Brasília, quando foi começar, foi prescrito. E as outras foram pela suspeição de Sérgio Moro, coisa que eu havia anunciado que ia acontecer. Então, ele não foi inocentado. É mentira deles! Estão mentindo despudoradamente como se o Lula tivesse, tá aqui, uma acusação falsa, e a Justiça disse «Essa acusação é falsa e ele é inocente». Isso nunca aconteceu!"
- Ciro Gomes sobre Lula afirmar que a Justiça o inocentou (nos processos da Lava Jato)
- Fonte: Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=kYb-E1eMVEE (Canal de Ciro Gomes no YouTube) 14 de junho de 2022
  • "Vários de seus comparsas foram presos e disseram que você era o chefe do maior esquema de roubo de corrupção da história mundial. Renato Duque, Palocci são alguns exemplos, o seu próprio vice disse que você quer voltar à cena do crime para continuar roubando o povo brasileiro. Explique para o povo porque tanta gente próxima a você foi presa, te denunciou, você era o chefe do esquema?"
- Pergunta do Padre Kelmon a Lula, no debate da Globo; 29/09.
- Fonte: UOL'
  • "Queria falar a verdade para as pessoas e não mentir. O senhor falou em vídeos que está na Internet que o senhor não precisa de padre, que padre tem que ficar no lugar dele na igreja, o senhor é amiguinho de Ortega, o senhor é amiguinho do Foro de São Paulo, o fundador do Foro de São Paulo junto com o Fidel Castro, vocês mentem o tempo todo para o povo. Vocês não acreditam no cristianismo. Porque vocês não vivem o cristianismo. Vocês perseguem os cristãos. Tem bispo da igreja católica-romana preso do seu amigo Ortega.
- Trecho da réplica do Padre Kelmon; 29/09.
- Fonte: UOL'
  • "Eu vou votar contra a chapa Lula-Alckmin porque ela não é apenas uma representante do establishment –ela é a materialização do maior conluio corporatocrata já visto numa campanha política. A coisa é tão surreal que parece comédia. A elite toda está com Lula, em todos os níveis do Consenso Inc."
- Paula Schmitt, para o Poder360, 27 de outubro de 2022
  • "(...) piada mais triste da tragicomédia brasileira: aquela em que o então presidente Lula “cancela” a dívida do Brasil com o FMI e a transfere para bancos nacionais que cobram juros muito mais altos, aumentando nosso débito, em vez de diminuí-lo."
- Paula Schmitt, para o Poder360, 27 de outubro de 2022
  • "Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão".
- Joe Biden, o atual presidente dos Estados Unidos.
-Fonte: Biden parabeniza Lula pela vitória G1. Publicado em 30 de outubro de 2022.

2023

  • "Eu fiquei chocado com a fala, um linguajar todo inapropriado para um presidente, e eu fico pensando o que o presidente aprendeu nesse período. Devia fazer uma reflexão e evitar todos aqueles escândalos de corrupção que aconteceram no governo do PT. Aparentemente ele aprendeu apenas o linguajar de cadeia"
- Sérgio Moro, sobre fala de Lula, que afirmou que, quando preso, respondia que só estaria bem quando "fodesse" o ex-juíz; 22/03
- Fonte: Estado de Minas

Referências