Partido dos Trabalhadores

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro. Fundado em 1980, integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda e de centro-esquerda da América Latina.


  • "É preciso “desmilitarizar” as forças policiais brasileiras."
- Título de texto do site do PT, 03/08/2020.
- Fonte: pt.org.br
  • "Houve corrupção durante os nossos governos? Claro que houve corrupção nos nossos governos, como há em qualquer governo, em qualquer instituição, empresa. Houve petistas que se corromperam? Houve. Houve aliados nossos que se corromperam? Houve. Mas, se você considerar bem tudo o que houve na Petrobras, nos processos todos, a imensa maioria dos autores desses roubos são aqueles que continuam no governo Bolsonaro. São os mesmos partidos que continuam lá, os do Centrão."
- Gilberto Carvalho, chefe de Gabinete de Lula na Presidência da República e ministro no primeiro mandato da Gestão Dilma, em entrevista para a Veja, junho de 2021.
- Fonte: UOL
  • O PT é, na alma, populista.
- Eliane Cantanhêde
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=4WJ7lkUtAf4&t=1m9s
  • “As CEBS, Comunidades Eclesiais de Base, elas não entraram no PT, elas fundaram as células do PT, dizendo: é um instrumento nosso para avançar na justiça, na nossa luta: isso é muito mais do que entrar num partido, é fundar um partido.”
- Leonardo Boff em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Lula
- Fonte: Canal de Lula no YouTube — 1 de julho de 2020
  • "O PT não existiria do jeito que ele existe se não fosse as Comunidades Eclesiais de Base. O PT não existiria se não fosse a Teologia da Libertação. Possivelmente as pessoas que moram no centro do Rio, no centro de São Paulo, não percebam isso, mas eu que viajei o Brasil inteiro, do Oiapoque ao Chuí, para concluir esse partido, eu sei o que era o valor de um padre progressista de uma cidade pequena."
- Lula em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Leonardo Boff
- Fonte: Canal de Lula no YouTube — 1 de julho de 2020
  • "Eu vi na Folha de São Paulo hoje, Fantástico. Eles conversaram com o Bolsonaro e o Bolsonaro agradou o mercado. Eu vou dizer uma coisa, meu filho. Se o Bolsonaro agrada o mercado, nós do PT, temos que desagradar o mercado, porque nós não combinamos."
- Lula, 2017
  • "(...) a marca do governo petista foi, desde 2003, corrupção."
- Antropólogo Wilson Ferreira Cunha, em entrevista ao Jornal Opção; 24/09/2016.
- Fonte: [1]
  • "E isso ["mecânica para domínio total das instâncias de poder para benefício próprio, através da apropriação de dinheiro público", segundo a pergunta de Cezar Santos] começou nos primeiros meses do governo Lula, em que foram se apropriando das instituições públicas, com o objetivo de cooptar, conciliar com os outros partidos, principalmente com o PMDB, para ter uma permanência duradoura no poder. E para isso eles precisavam de dinheiro, e tiraram o dinheiro das instituições públicas, como Petrobrás, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), fundos de pensão, Caixa Econômica Federal etc. Eles chegaram a falir a Petrobrás tamanha a roubalheira. Essa corrupção no Brasil é um marco mundial inédito, porque nunca houve no mundo tamanha usurpação do dinheiro público por parte de um partido político, no caso o PT."
- Antropólogo Wilson Ferreira Cunha, em entrevista ao Jornal Opção; 24/09/2016.
- Fonte: [2]
  • "Não é só Lula, o PT se acha privilegiado, acima de todos os brasileiros, acima da lei. Tanto que ele também fica indignado, bravo com o que foi noticiado como se fosse uma pirotecnia. Maior pirotecnia é o roubo de toneladas de dinheiro das instituições públicas como nunca aconteceu em outra parte do planeta. Esse é o principal problema. Lula e todo o lulopetismo estão identificados com o poder e não com a administração do poder, e para isso, desde 2002, começaram a ter essa estratégia de como permanecer per saecula saeculorum [pelos séculos dos séculos] no poder ao longo de sua administração. Todas as ações do PT foram canalizadas para esse objetivo."
- Antropólogo Wilson Ferreira Cunha, em entrevista ao Jornal Opção; 24/09/2016.
- Fonte: [3]
  • “Dizem alguns do governo atual que pedir impeachment é golpe. Que conversa fiada! Eu fui do PT e da direção do PT vinte e tantos anos. Dediquei um terço da minha vida a ele e eu lembro muito bem: nós éramos a favor do impeachment de tudo; do Collor, do Itamar, do Fernando Henrique, do presidente do Corinthians. O impeachment é constitucional, está previsto na Constituição.”
- Eduardo Jorge em entrevista a repórter da revista Época enquanto participava de manifestação na Avenida Paulista — 16 de agosto de 2015.
  • "O ciclo do Partido dos Trabalhadores no poder durou exatas 698 semanas e cinco dias. Da posse de Lula, em janeiro de 2003 ao afastamento de Dilma, em maio de 2016, os escândalos políticos e casos de corrupção sempre estiveram presentes no primeiro escalão do governo. Ao todo, as denúncias comprovadas nos últimos 13 anos somam mais de R$ 47 bilhões em desvios."
- Portal R7, 12/05/2016
- [4]
  • "Não à vaquejada!"
- Título de artigo semanal da senadora Gleisi Hoffmann (07/11/2016).
- Artigo em: www.pt-pr.org.br
  • “Você sabe o que é MAV? Inventada no 4º Congresso do PT, em 2011, a sigla significa Militância em Ambientes Virtuais. São núcleos de militantes treinados para operar na internet, em publicações e redes sociais, segundo orientações partidárias. A ordem é fabricar correntes volumosas de opinião articuladas em torno dos assuntos do momento. Um centro político define pautas, escolhe alvos e escreve uma coleção de frases básicas. Os militantes as difundem, com variações pequenas, multiplicando suas vozes pela produção em massa de pseudônimos.”
- O Pensador Coletivo — Demétrio Magnoli
- Fonte: Folha de S. Paulo — 2 de novembro de 2013
  • “Também me incomoda que, uma vez no poder, eles [do PT] se sentem os donos do Estado. O Estado brasileiro passou a ser uma extensão do PT. A política externa brasileira é do partido, e não nacional. Isso também me incomoda muito. O Brasil se apresenta ao mundo com as limitações mentais, ideológicas, do PT. Tenho vergonha de um presidente da República, como o Lula, que diz que a oposição no Irã parece uma torcida de futebol. Tenho vergonha de um presidente que diz que os presos políticos em Cuba são semelhantes aos presos comuns no Brasil.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “Politicamente, o grande problema do PT foi ter prometido uma renovação ética no Brasil – e, ao chegar ao governo, aliar-se aos políticos que eles criticavam, recorrer aos mesmos métodos usados antes e incorporar outros igualmente condenáveis. Nesse aspecto, o PT significou algo muito negativo para o Brasil, porque, no fundo, dizia que quem propõe mudar ou traz a esperança está apenas enganando a população, e que os artífices da esperança são os mesmos que construirão uma nova armadilha.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “No Brasil, todas as manifestações em defesa do controle social da mídia surgem do PT, num contexto latino-americano em que os controles são, na verdade, tentativas de censura – com o uso de instrumentos clássicos da esquerda, chamados de sociais, mas que são aparelhados pela própria esquerda. Quando o PT diz é preciso o controle social da mídia, está dizendo é preciso o controle social da mídia, sobretudo o controle social por parte de entidades que nós controlamos.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “O PT vai montar uma «patrulha virtual» e treinar militantes para fazer propaganda e criticar a mídia em sites de notícias e redes sociais como Twitter e Facebook. O partido quer promover cursos e editar um «manual do tuiteiro petista», com táticas para a guerrilha na internet”.
- PT treina 'patrulha virtual' para atuar em redes sociais (Folha de S. Paulo) — 18 de outubro de 2011
  • "Eu estou nessa fase. Ele (PT) tem defeitos, mas é o meu partido.".
- Fonte: [5] Segundo O Globo (setembro de 2014), em encontro com intelectuais e artistas, "Lula fez um mea culpa em relação a erros do PT. Atribuindo uma frase à economista Maria da Conceição Tavares, que estava no palco, o ex-presidente lembrou um episódio em que, para rebater uma crítica ao partido, a economista teria dito que "o PT é uma merda, mas é meu partido. Ele não presta, mas é meu.""
  • "O PT nunca fica à vontade quando se fala de seu envolvimento com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Os laços entre o partido e o grupo guerrilheiro ficaram claros em 1990, quando foi criado o Foro de São Paulo por iniciativa de Luiz Inácio Lula da Silva, depois de encontro com o então presidente cubano, Fidel Castro, (...)"
- Estadão, 19 de agosto de 2010
- Ref: Carta de líder das Farc abriu Foro de São Paulo em 1990. Estadão
  • "Nem ele [Serra] acredita."
- Lula sobre as acusações de relação entre o PT e as FARC.
- Fonte: Correio Braziliense.
  • "É claro que o PT tem ligações com as Farc"
- Geraldo Alckmin, 29/07/2010
- Fonte: Uol
  • "O que é público e notório é uma ligação do PT com as Farc, isso lá trás. Eu acho que isso não é nenhuma novidade para ninguém"
- Geraldo Alckmin,22/07/2010
- Fonte: Época
  • "A ligação do PT é com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Todo mundo sabe, tem muitas reportagens, tem muita coisa. A Farc é uma força ligada ao narcotráfico, isso não significa que o PT faça o narcotráfico."
- José Serra, 19/07/2010.
- Fonte: G1
  • "Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso."
- Indio da Costa, vice de José Serra; 17/07//2010.
- Fonte: G1
  • "PT suspende deputados por militarem contra aborto."
- Estadão, 18/09/2009 [6]
  • “Os laços do PSDB com o PT são tantos que, quando fomos perguntar aos ministros quem gostaria de vir, quase não teve lugar no avião”.
- Presidente Lula, em comentário aos tucanos Aécio Neves e Sérgio Guerra, durante o velório de Ruth Cardoso
- Fonte: No velório de Ruth Cardoso, Lula menciona “laços” entre PT e PSDB (Folha de S. Paulo) — 26 de junho de 2008
  • "Esse dinheiro [recursos referentes a dívidas das campanhas de 2002 e também a serviços prestados em 2003] era claramente de caixa dois, a gente não é bobo. Nós sabíamos, mas não tínhamos outra opção, queríamos receber."
- Duda mendonça, na CPI dos Correios (2005).
- Fonte: Folha de S. Paulo Duda diz que caixa 2 do PT pagou campanha
  • "Como eu dizia no Chile, pode ser um governo de merda, mas é o meu governo. O PT, só não rasgo a carteirinha, porque, quando entrei, ainda era um partido sério. Enquanto eu tiver saúde, ultimamente eu tenho tido muita, eles vão saber o que é gritar."
- Maria da Conceição Taváres, 2005
- Fonte: Folha de S. Paulo. REAÇÃO À CRISE: Conceição Tavares defende governo Lula e culpa Executiva do PT por caixa dois
  • "O que o PT fez do ponto de vista eleitoral é o que é feito no Brasil sistematicamente. Eu acho que as pessoas não pensaram direito no que estavam fazendo, porque o PT tem na ética uma das suas marcas mais extraordinárias. E não é por causa do erro de um dirigente ou de outro que você pode dizer que o PT está envolvido em corrupção."
- Presidente Lula, em entrevista na França, setembro de 2005.
- Fonte: Folha OnLine
  • "As correntes social-democratas não apresentam, hoje, nenhuma perspectiva real de superação histórica do capitalismo imperialista".
- uma das linhas de fundamentação, no programa original, na fundação do Partido
  • "Já perdi trabalhos por apoiar o PT. Recentemente, ao prestar solidariedade ao PT, apesar da crise, perdi o trabalho de mestre-de-cerimônias numa premiação em Recife. Recebi um e-mail dizendo claramente que foi por motivos políticos".
- Paulo Betti; Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 368
  • "A maior das fake news é a que me responsabiliza pela vitória de Bolsonaro porque viajei a Paris e nem teria votado no 2º turno. Os lulopetistas adoram essa mentira pelo motivo simples: ela tenta encobrir o fato de que a vitória de Bolsonaro foi fruto do antipetismo."
- Ciro Gomes, 23/08/2021.
- Fonte: Estado de Minas
  • "Vamos contar a história direito. Quem quebrou o Brasil, Lula, foi o seu partido, não foi Michel Temer. Quem conduziu o país para a maior recessão de sua história foi o PT. Quem quebrou a Petrobrás foi o PT. Quem quebrou o setor elétrico foi o PT. Quem empurrou o país para a inviabilidade foi o PT. Quem deixou o país com 13 milhões de desempregados? O PT. Quem conseguiu conciliar inflação alta, juros alto e déficit explosivo? O PT. A trilogia do capeta, meu filho"
- Reinaldo Azevedo, 2017, em programa Band News
- Fonte: DCM
  • "O PT diz ter um programa operário. Mas é um programa de radicais de classe média que imaginam representar a classe operária, e não os operários, porque estes querem mesmo é se integrar à sociedade de consumo, ter empregos, boa vida etc. Não lhes passa pela cabeça coisas como socialismo."
- Paulo Francis
  • "Há no PT a ideia de que ou você é petista ou é calhorda, assim como o PSDB acha que você ou é tucano ou é burro".
- Chico Buarque declarando voto em Lula para as eleições de 2006
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente! Edição 351
  • "O PT nasceu por necessidade histórica. O PT não é um acidente. O futuro do Brasil passa por um partido com o programa do PT, com qualquer que seja o nome, com qualquer que seja o líder."
- Cláudio Solano, jornalista e escritor, Londres
  • "Eu acho o PT mais uma frente, onde uma das partes integrantes da frente é maior do que a própria frente."
- Leonel Brizola, no debate dos presidenciáveis do SBT, em 1989
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Partido dos Trabalhadores.

Resolução do Encontro Nacional de Direitos Humanos do PT[editar]

  • "7. Rever toda arquitetura da Segurança Pública. Reorganizar e desmilitarizar as polícias. Retomar e ampliar as diretrizes do Pronasci, colocar a pauta da segurança cidadã como prioridade de todo governo Lula;"
  • "8. Cessar a guerra às drogas: regular, descriminalizar, redução de danos, educação e saúde;"
  • "9. Reverter o encarceramento em massa de pretos e pobres, a começar por desencarcerar milhares de presos provisórios;"
- Documentos aprovados em 12 de dezembro de 2021
- Fonte: pt.org

Caderno de Teses[editar]

  • "Uma estratégia que reconheça que só é possível continuar melhorando a vida do povo se fizermos reformas estruturais. Que construa as condições políticas para fazer reformas estruturais. Que recoloque o socialismo como objetivo estratégico. Que constate que o grande capital é nosso inimigo estratégico. Que não acredite nos partidos de centro-direita como aliados. Que seja baseada na articulação entre luta social, luta institucional, luta cultural e organização partidária. Que retome a necessidade do partido dirigente e da organização do campo democrático-popular."
- Art. 69 do Caderno de Teses do 5o Congresso do PT, 2015.
- Atas do 5o Congresso do PT: [7]
  • "Neste congresso conservador e sob a presidência de Eduardo Cunha, temas como a reforma política, a lei da mídia democrática, a punição dos crimes da ditadura militar, o combate à corrupção e mesmo a cassação do deputado Jair Bolsonaro só terão chance de êxito se houver intensa pressão social."
- Art. 157 do Caderno de Teses do 5o Congresso do PT, 2015.
- Atas do 5o Congresso do PT: [8]
- Fonte: Yahoo
  • "A experiência histórica, tanto nacional quanto internacional, vem demonstrando que a continuidade do capitalismo implica em sofrimentos cada vez mais intensos e em crises cada vez mais perigosas para a imensa maioria da população de nosso planeta."
- Art. 161 do Caderno de Teses do 5o Congresso do PT, 2015.
- Atas do 5o Congresso do PT: [9]
  • "A experiência histórica também demonstrou as imensas dificuldades e riscos que se colocam para aqueles que pretendem superar o capitalismo e realizar uma transição socialista. Por isto, devemos combinar de forma permanente a luta contra o capitalismo com o estudo do capitalismo, a luta pelo socialismo com o estudo das tentativas de construção do socialismo."
- Art. 163 do Caderno de Teses do 5o Congresso do PT, 2015.
- Atas do 5o Congresso do PT: [10]
  • "Continuamos trabalhando para que o PT assuma um papel de vanguarda, não apenas na luta pelo governo, mas também na luta pelo poder; não apenas na luta pelo desenvolvimento, mas também na luta por reformas estruturais e pelo socialismo."
- Art. 183 do Caderno de Teses do 5o Congresso do PT, 2015.