Capitalismo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Capitalismo é definido como um sistema econômico ou sócio-econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção, no lucro, nas decisões quanto ao investimento de capital feitas pela iniciativa privada, e com a produção, distribuição e preços dos bens, serviços e mão-de-obra afetados pelas forças da oferta e da procura.



  • "É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar - bons cachês em moeda forte; ausência de censura e consumismo burguês. Trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola..."
- "Na virada do milênio", ‎Página 160, de Roberto de Oliveira Campos - Publicado por Topbooks, 1999 - 486 páginas
  • "O capitalismo não é um bom sistema, mas ninguém inventou coisa melhor."
- Lech Walesa, ex-presidente polonês, em entrevista para Pedro Bial, da TV Globo [1] (abril de 2005)
  • "A anarquia econômica da sociedade capitalista de hoje em dia é, em minha opinião, a verdadeira fonte dos males."
- Albert Einstein, "Why Socialism?" Monthly Review, nº 1, maio 1949
  • "Estou confiante em prever o colapso do capitalismo e do início da história. Algo vai mal na máquina que converte dinheiro em dinheiro, o sistema bancário entrará em colapso total, e vamos ter que fazer permuta de permanecer vivos".
- I confidently predict the collapse of capitalism and the beginning of history. Something will go wrong in the machinery that converts money into money, the banking system will collapse totally, and we will be left having to barter to stay alive.
- Margaret Drabble, in: Guardian (Londres, 2 de janeiro de 1993) [2]
- The inherent vice of capitalism is the unequal sharing of blessings; the inherent virtue of socialism is the equal sharing of miseries.
- The sinews of peace: post-war speeches - página 23, Sir Winston Churchill, Winston Churchill - Cassell, 1948 - 256 páginas
  • "A primeira lição da economia é a escassez: nunca há o bastante de algo para satisfazer todos aqueles que o querem. A primeira lição da política é ignorar a primeira lição da economia."
- The first lesson of economics is scarcity: There is never enough of anything to satisfy all those who want it. The first lesson of politics is to disregard the first lesson of economics.
- Thomas Sowell, Is Reality Optional?: And Other Essays (1993), p. 131
- Stanislaw Ponte Preta (citado por Francisco Quinteiro Pires em artigo de 16/09/08, "Sérgio Porto, o retrato do presente", jornal "O Estado de São Paulo - Caderno 2").
  • “O capitalismo tomou novamente o trono. Não se pergunta pelo homem honesto, mas por quanto dinheiro se tem. Não se pergunta de onde vem o dinheiro, apenas se existe. O capitalismo se lança sobre a maior invenção do homem, a máquina, e com ela escraviza as pessoas. Por essa razão, o povo desenvolve um anseio por liberdade, assim se manifesta o desejo por liberdade na luta de classes dos trabalhadores. A burguesia alemã não entende isso e a luta pelo socialismo se estende até 1918.”
- Longerich, Peter. “Heinrich Himmler: Uma Biografia”. p. 101
- We must take from the right nationalism without capitalism and from the left socialism without internationalism.
- Gregor Strasser citado em Wars, Revolutions, Dictatorships, por Stanislav Andreski — History — 1992. ISBN 9780714634524
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Capitalismo.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: capitalismo