República

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
alegoria da República, em Paris

República provém do latim "Res publica" e quer dizer "coisa pública"; é uma forma de governo onde um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de estado, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.


- Montesquieu
  • "A democracia se estabelece quando os pobres ('hoipénetes'), tendo vencido seus inimigos, massacram alguns, banem os outros e partilham igualmente com os restantes o governo e as magistraturas".
- Platão, em seu livro "República"
  • "A República não precisa de fazer-se terrível, mas de ser amável; não deve perseguir, mas conciliar; não carece de vingar-se, mas de esquecer; não tem que se coser na pele das antigas reações, mas que alargar e consolidar a liberdade".
- Ruy Barbosa
  • "Na República da Bruzundanga, nunca houve grande gosto pelas coisas de espírito. A atividade espiritual daquelas terras se limita a alguns doutorados de sabedoria equívoca; entretanto alguns espíritos daquele Fonkim se esforçavam por dar um verniz espiritual à sociedade da terra. Escreviam livros e folhetos, revistas e revistecas de modo que, artificialmente, o país tinha uma certa atividade espiritual".
- Afonso Henriques de Lima Barreto, em "Os Bruzundangas"
Ninguém nega a duríssima verdade.
Da pátria o seio a corrupção invade.
E a lei, de há muito tempo, é letra morta".
- Bastos Tigre
  • "A forma republicana de governo requer o tipo mais elevado da natureza humana - um tipo que presentemente não existe em lugar nenhum".
- The Republican form of government is the highest form of government; but because of this it requires the highest type of human nature — a type nowhere at present existing.
- Herbert Spencer on the Americans and the Americans on Herbert Spencer ...‎ - Página 18, Herbert Spencer - 1883
  • "Despotismo pode governar sem , mas liberdade não pode. Religião é muito mais necessária nas repúblicas que se estabeleceram em cores brilhantes, que na monarquia que eles atacam, e é mais necessária nas repúblicas democráticas do que em qualquer outra. Como será possível aquela sociedade escapar da destruição, se o nó moral não é fortalecido em proporção ao quanto o nó política é relaxado? E o que pode ser feito com pessoas cujos próprios mestres são, ou se eles não são, submissos à Divindade?"
- Despotism may govern without faith, but liberty cannot. Religion is much more necessary in the republics which they set forth in glowing colors, than in the morarchy which they attack; and it is more needed in democratic republics than in any others. How is it possible that society should escape destruction if the moral tie is not strengthened in proportion as the political tie is relaxed? And what can be done with a people who are their own masters if they are not submissive to the Divinity?
- Democracy in America - página 288, Alexis de Tocqueville, Henry Reeve, Edição 2, G. Adlard, 1838, 464 páginas
  • "Na República cada um é perfeitamente livre naquilo que não prejudica os outros."
-Dans la république chacun est parfaitement libre en ce qui ne nuit pas aux auires
- marquês d'Argenson, como citado por Jean-Jacques Rousseau em O contrato social; [apresentação de Carlos Brum Torres; tradução Paulo Neves]. — Porto Alegre, RS, L&PM, 2015, Liv. IX, Cap. X, p. 148.
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: República.


Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: república