Monarquia

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Monarquia é uma forma de governo em que um indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até sua abdicação.



- presque toutes les monarchies n'ont été fondées que sur l'ignorance des arts , et n'ont été détruites que parce qu'on les a trop cultivés.
- Oeuvres complètes de Montesquieu: Lettres persanes‎ - Página 234, Charles de Secondat Montesquieu - 1799
  • "A democracia e a monarquia se fortalecem uma com a outra, há uma colaboração estreita. A monarquia é uma instituição estável e apolítica, vai além de todas as mudanças políticas, representa a história e a tradição."
-Carlos XVI Gustavo da Suécia em uma entrevista concedida ao jornal sueco "Dagens Nyheter"; agência EFE, como citado em Uol Notícias, 23/04/2006
  • "República no Brasil é coisa impossível porque será uma verdadeira desgraça. O único sustentáculo do Brasil é a monarquia; se mal com ela, pior sem ela"
- Trecho de uma carta de Deodoro para um sobrinho, escrita no dia 13 de setembro de 1889
- Le gouvernement russe est une monarchie absolue tempérée par l’assassinat
- Marquês de Custine, in "La Russie en 1839" - Página 289; de Astolphe Custine - Publicado por Amyot, 1846
  • Por enquanto, visto que vivemos em sociedade, o único dver dos superiores é reduzirem ao mínimo a sua participação na vida da tribo. Não ler jornais, ou lê-los só para saber o que de pouco importante ou curioso se passa. / [...] O supremo estado honroso para um homem superior é não saber quem é o chefe de Estado do seu país, ou se vive sob monarquia ou sob república. / Toda a sua atitude deve ser colocar-se a alma de modo que a passagem das coisas, dos acontecimentos não o incomode. Se o não fizer terá que se interessar pelos outros, para cuidar de si próprio.
- Fernando Pessoa; "Autobiografia sem Factos". Assírio & Alvim, Lisboa, 2006, p. 267
  • "Despotismo pode governar sem , mas liberdade não pode. Religião é muito mais necessária nas repúblicas que se estabeleceram em cores brilhantes, que na monarquia que eles atacam, e é mais necessária nas repúblicas democráticas do que em qualquer outra. Como será possível aquela sociedade escapar da destruição, se o nó moral não é fortalecido em proporção ao quanto o nó política é relaxado? E o que pode ser feito com pessoas cujos próprios mestres são, ou se eles não são, submissos à Divindade?"
- Despotism may govern without faith, but liberty cannot. Religion is much more necessary in the republics which they set forth in glowing colors, than in the morarchy which they attack; and it is more needed in democratic republics than in any others. How is it possible that society should escape destruction if the moral tie is not strengthened in proportion as the political tie is relaxed? And what can be done with a people who are their own masters if they are not submissive to the Divinity?
- Democracy in America - página 288, Alexis de Tocqueville, Henry Reeve, Edição 2, G. Adlard, 1838, 464 páginas
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Monarquia.