Solidariedade

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Solidariedade pode ter duas acepções:

  1. Em Direito tributário, solidariedade é uma situação que pode ocorrer na responsabilidade tributária: ela ocorre quando há mais de um sujeito passivo (devedor) de uma mesma obrigação tributária, cada qual obrigado à parte da dívida, ou à dívida toda. Também pode ocorrer na competência tributária, quando mais de um órgão do Estado tem direito à parte da mesma obrigação tributária.
  2. Fora do direito, a palavra "solidariedade" também é usada para designar um sentimento, ou a união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo.

  • "Escreve-se para não ser solitário e por amor aos outros; se você não tiver essa solidariedade, é bobagem escrever".
- Ignácio de Loyola Brandão citado em "Ignácio de Loyola Brandão" página 57, Instituto Moreira Salles, 2001 - 179 páginas
  • "Diante dessa sociedade que se tornou estranha a sí mesma, temos dois tipos de rebeliões em todos os países. Por um lado, as pessoas culturalmente equipadas para assumir sua autonomia, elas exigem do poder do estado e do dinheiro a criação de espaços de solidariedade autogerida, por outro lado, temos a reação regressiva daqueles que gostariam de reencontrar a segurança de uma ordem pré-moderna, estável, hierarquizada, fortemente integradora, na qual, desde o nascimento, cada um tem seu lugar garantido e determinado pelo fato de pertencer a sua nação ou raça".
- André Gorz, citado em "Cultura vozes" - Página 119, Editora Vozes, 1998
- Lucélia Santos; Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 357.
- Betinho, citado em "O golpe no Brasil e a Revolução no Cinema‎" página página 217, Nelson Alves Barboza, 2008, ISBN 8590698815, 9788590698814
  • "Foi precisamente o capitalismo 'selvagem' dos americanos, que fala mais em individualismo que em solidariedade, mais em competição que em compaixão, que se provou o mais 'includente', criando empregos não só para os nativos mas para milhões de 'excluídos' de outros continentes."
- Roberto Campos, Na virada do milênio‎, Topbooks, 1998 - 486 páginas
  • "Os projectos (conhecidos ou ainda anónimos), que visam resgatar a vocação da Escola, não seguem sempre rumos paralelos. Súbitos reencontros nos mostram que esses projectos também se alimentam de ocultas solidariedades. Será verdade que andam anjos pela Terra?"
- José Pacheco; Jornal a Página da Educação" , ano 14, nº 151, Dezembro 2005, p. 5.
  • "O mineiro só é solidário no câncer."
- Otto Lara Resende citado em "Bonitinha mas ordinaria: peça em 3 atos‎" - Vol. 4, Página 12, de Nelson Rodrigues - Editôra Brasiliense, 1965 - 94 páginas
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Solidariedade.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: solidariedade