Saltar para o conteúdo

Leonardo Boff

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Leonardo Boff
Leonardo Boff
Nascimento Genézio Darci Boff
14 de dezembro de 1938
Concórdia
Residência Petrópolis
Cidadania Brasil
Ocupação padre católico, teólogo, escritor, filósofo
Página oficial
https://leonardoboff.org/

Leonardo Boff (1938) é um teólogo e filósofo brasileiro.


Verificadas

[editar]
  • Esse papa [Francisco] ele é um representante da Teologia da Libertação. Ele não está defendendo a Teologia da Libertação. Ele está levando para o centro da Igreja as intuições mais originárias da Teologia da Libertação que é a opção pelos pobres, contra a pobreza, e a favor da justiça social e da libertação. No meu modo de ver ele vai criar uma nova genealogia de papas. E eu creio que esse papa, judiciosamente, eu diria até espertamente, porque ele é jesuíta, está nomeando cardeais, isto é, está criando a base eleitoral para garantir a sucessão dele na mesma linha que ele está levando uma Igreja que se abre ao mundo, que renuncia a esse mito da exclusividade de só ela ser verdadeira.
- Sobre o Papa Francisco, a Teologia da Libertação e uma nova Igreja Católica
- Em live (youtube.com/watch?v=gOLH_nR0D0E) com Eleonora e Rodolfo Lucena
- Fonte: Canal Tutaméia TV (YouTube) 27 de julho de 2020
  • E quando celebrávamos a missa, eu era frade ainda, quem fazia a homília era você [referindo-se a Lula].
- Em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Luís Inácio Lula da Silva
- Fonte: Canal de Lula no YouTube — 1 de julho de 2020
  • Aquelas televisões católicas que andaram dialogando com o homem lá em cima [referindo-se a Jair Bolsonaro], e que a própria CNBB se escandalizou e diz 'Nós não negociamos dessa forma, absolutamente' —, eles tem um cristianismo devocional, não é nenhum cristianismo de engajamento, de fé, de libertação, de justiça. Se há uma palavra que nunca ocorre lá é pobres, justiça, transformação social: é o rosário, é a hóstia consagrada, é o cristianismo devocional que não implica mudança na vida. Então, isso eu acho que nós temos que enfrentar e insistir na Constituição, que o Estado é laico.
- Em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Luís Inácio Lula da Silva
- Fonte: Canal de Lula no YouTube — 1 de julho de 2020
  • Sempre que você [Lula] levar essa causa dos pobres e condenados da terra para avante, estou aí do seu lado porque o eixo da Teologia da Libertação e do Papa Francisco é a opção pelos pobres, contra a pobreza, a favor da Justiça Social; e você pregou sempre isso. E você muitas vezes disse que as CEBS ajudaram muito a criar o PT: as CEBS, Comunidades Eclesiais de Base, elas não entraram no PT, elas fundaram as células do PT, dizendo: é um instrumento nosso para avançar na justiça, na nossa luta: isso é muito mais do que entrar num partido, é fundar um partido.
- Em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Luís Inácio Lula da Silva
- Fonte: Canal de Lula no YouTube 1 de julho de 2020
  • O teólogo da libertação não é um intelectual de gabinete, é antes um `intelectual orgânico`, um `teólogo militante`, que se situa dentro da caminhada do povo de Deus e articulado com os responsáveis da pastoral. Ele conserva certamente um pé num centro de reflexão e outro na vida da comunidade.
- Leonardo e Clóvis Boff. Como fazer teologia da libertação, p. 37-38.
  • Lula, mais do que os crimes a que responde, feriu de golpe a esquerda no Brasil.
- Fonte: Diário Conquistense 24 de abril de 2017.
  • "Quando alguém teme a verdade passa a controlar e a reprimir."
- "O caminhar da Igreja com os oprimidos: do vale de lágrimas à terra prometida" - Página 197; de Leonardo Boff; Publicado por CODECRI, 1980 - 252 páginas
  • "Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão do mundo."
- "A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana" - Página 9; de Leonardo Boff - Publicado por Editora Vozes, 1998 ISBN 8532618456, 9788532618450 - 206 páginas
  • "Nenhum ser humano é uma ilha... por isso não perguntem por quem os sinos dobram. Eles dobram por cada um, por cada uma, por toda a humanidade. Se grandes são as trevas que se abatem sobre nossos espíritos, maiores ainda são as nossas ânsias por luz. (...) As tragédias dão-nos a dimensão da inumanidade de que somos capazes. Mas também deixam vir à tona o verdadeiramente humano que habita em nós, para além das diferenças de raça, de ideologia e de religião. E esse humano em nós faz com que juntos choremos, juntos nos enxuguemos as lágrimas, juntos oremos, juntos busquemos a justiça, juntos construamos a paz e juntos renunciemos à vingança."
- In: Manifesto pela concórdia e pela paz
- A expressão "Nenhum ser humano é uma ilha" é baseada em Thomas Merton; do livro "Homem algum é uma ilha"; de Thomas Merton; Do original em inglês: "No Man is an Island".
  • “Se grandes são as trevas que se abatem sobre nossos espíritos, maiores ainda são as nossas ânsias por luz”.
- In: Manifesto pela concórdia e pela paz
  • "A chave do místico é procurar ver o que está por trás de cada coisa, o que a constitui e sustenta. Não ficar preso ao superficial, - mas fazer de tudo um símbolo, um sinal, um sacramento, uma imagem".
- "Mística e espiritualidade" - Página 104; de Leonardo Boff e Frei Betto; Publicado por Editora Garamond; ISBN 8576170523, 9788576170525
  • Para quem tem a "experiência de Deus, o mundo é uma grande mensagem".
- "Mística e espiritualidade" - Página 104; de Leonardo Boff e Frei Betto; Publicado por Editora Garamond; ISBN 8576170523, 9788576170525
  • "A crise representa purificação e oportunidade de crescimento. Não precisamos recorrer à palavra chinesa de crise para saber dessa significação. Basta recordar o sânscrito, matriz de nossa língua. Em sânscrito, crise vem de kir ou kri que significa purificar e limpar. De kri, vêm crisol, elemento químico com o qual limpamos ouro das gangas, e acrisolar, que quer dizer depurar. Então, a crise representa um processo crítico, de depuração do cerne: só o verdadeiro e substancial fica, o acidental e agregado desaparece. A partir do cerne se constrói uma outra ordem."
- Artigo "Crise: tragédia ou drama?", publicado em 23/01/2004, na Alai (Agencia Latinoamericana de Informacion
  • "(...) Em grego, krisis, crise, significa a decisão tomada por um juiz ou um médico. O juiz pesa e sopesa os prós e os contras e o médico conjuga os vários sintomas; então, ambos tomam a decisão pelo tipo de sentença ou pelo tipo de doença. Esse processo decisório é chamado crise. O Evangelho de São João usa 30 vezes a palavra crise no sentido de decisão. Jesus comparece como a crise do mundo, pois obriga as pessoas a se decidirem."
- Artigo "Crise: tragédia ou drama?", publicado em 23/01/2004, na Alai (Agencia Latinoamericana de Informacion
  • "Esse povo de Porto Alegre se faz guardião da humanidade mínima. Afirma a possibilidade real de vivermos juntos como humanos e nos mostra como devemos passar de uma consciência de nação e de classe a uma consciência de espécie".
- No texto "Qual globalização?", no Fórum Social Mundial de 2002.
  • "Marx nunca foi pai nem padrinho da Teologia da Libertação que ajudei a formular.".
- no texto "Contra a Imbecilidade do Atual Anticomunismo", em seu blog pessoal.
  • "Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente. (...)"
-Casamento entre o céu e a terra. Salamandra, Rio de Janeiro, 2001. pg 09.
  • "(...) Vamos rir, chorar e aprender. Aprender especialmente como casar Céu e Terra, vale dizer, como combinar o cotidiano com o surpreendente, a imanência opaca dos dias com a transcendência radiosa do espírito, a vida na plena liberdade com a morte simbolizada como um unir-se com os ancestrais, a felicidade discreta nesse mundo com a grande promessa na eternidade. E, ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor, todos juntos, como uma grande família, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra."
-Casamento entre o céu e a terra. Salamandra, Rio de Janeiro, 2001. pg 09.

Atribuídas

[editar]
  • "Captar Deus é tê-Lo em todas as dimensões da vida, não apenas em situações privilegiadas, como quando se comunga ou se reza. Ter a experiência de Deus sempre - andando na rua, respirando o ar poluído, alegrando-se, tomando cerveja, procurando entender um texto que se esteja estudando. Deus vem misturado com tudo isto; e qualquer situação é suficientemente boa para capta-Lo e dizer: "Ele anda connosco".
- Citado por Paulo Coelho, em "Maktub", Da Mística.

Mal atribuídas

[editar]
  • "Os mortos são apenas invisíveis, mas não ausentes."
- Expressão semelhante à de Victor Hugo: "os mortos são invisíveis, mas eles não estão ausentes." (Les morts sont invisible, mais pas absent.); em discurso de sepultamento de noiva de seu segundo filho