Ciro Gomes

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ciro Gomes
Ciro Gomes
Ciro Gomes
Ciro Gomes em outros projetos:

Ciro Ferreira Gomes (nasceu em 6 de novembro de 1957, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo). É um político brasileiro.


1993[editar]

  • "Deviam ter desvios homossexuais"
- Citado por Luiz Mott (2002), que afirmou que Ciro disse tal frase em maio de 1993, no 'Fantástico', sobre os gaúchos defensores da separação do Sul, vindo o então governador a retratar-se após protestos do movimento gay nordestino
- Artigo: Os presidenciáveis e os homossexuais; Luiz Mott; Folha de S. Paulo

1997[editar]

  • "Gostaria de saber o que o Antonio Ermírio tem que eu não tenho, exceto, é claro, a fortuna pessoal."
- Aspirante a candidato a presidente da República pelo PPS (1997), sobre entrevista de Lula a Folha de S. Paulo, em que, além de o criticar, afirmou que o empresário Ermírio poderia subir no palanque da oposição'
- Fonte: Folha de S. Paulo

1998[editar]

  • "Eu acho que a monogamia é uma violência, é uma antinatureza. Você vê muito raramente na natureza a monogamia."
- Ciro Gomes, candidato derrotado do PPS à Presidência, em entrevista à revista Marie Claire
- Fonte: Revista Veja de 23/12/98

2000[editar]

  • "Itamar é um ícone exuberante."
- Ciro Gomes, pré-candidato do PPS à sucessão de FHC, saudando o governador mineiro
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 678 - 6 de dezembro de 2000.
  • "Esse Fernando Henrique é um mau-caráter."
- Ciro Gomes, dando uma de Itamar ao ver sua ex-mulher derrotada nas eleições de Fortaleza
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 670 - 11/10/2000
  • "Fernando Henrique não rouba, mas deixa roubar."
- Ciro Gomes, candidato do PPS à Presidência
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 660 - 2/8/2000
  • "Falta pouco para o dia em que os bandidos vão passar a mão na polícia."
- Ciro Gomes, presidenciável do PPS, em momento profético durante campanha no Rio, ao lado de Cesar Maia, candidato do PTB à prefeitura da cidade
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 658 - 19/7/2000

2002[editar]

  • "Aprendi a superar a homofobia com o presidente do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott"
- Em entrevista para Marília Gabriela
- Fonte: Os presidenciáveis e os homossexuais; Luiz Mott; Folha de S. Paulo
  • "Sou absolutamente a favor dos efeitos civis da união estável de homossexuais. Casamento não é o que eles estão postulando. Quanto à adoção, se for o melhor para a criança, se a condição for correta, depois de apreciada pela Justiça, como em qualquer outra adoção, tudo bem"
- Julho de 2002, em enquete feita por "O Globo" com os presidenciáveis
- Fonte: Os presidenciáveis e os homossexuais; Luiz Mott; Folha de S. Paulo
  • "Já estou sentindo o cheiro gostoso da vitória, mas temos de trabalhar muito com o pé no chão, porque o dragão da maldade está aí, apelando para a ignorância."
- Ciro Gomes, candidato da Frente Trabalhista, numa referência às críticas de José Serra; citado em Revista Veja, Edição 1 766 - 28 de agosto de 2002.
  • "Para falar comigo tem que obedecer a um certo protocolo. Eu não devo nada pra ninguém. Não é pra você que vou ficar devendo"
- Ciro Gomes então candidato a presidente em 2002 na porta do estúdio do programa Roda Viva da Tv Cultura ao diretor de tv Ricardo Soares.

2004[editar]

  • "A gente não pode se comportar como biruta de aeroporto."
- Ciro Gomes, ministro da Integração Nacional, sobre a proposta de fusão de seu partido, o PPS, com o PDT brizolista
- citado por Cláudio Humberto, Jornal de Brasília, edição de 7/10/2004; e Revista Veja, Edição 1875 . 13 de outubro de 2004

2006[editar]

  • "O mercado que se lixe."
- Em um jantar como candidado à presidência, com banqueiros e empresários (Época de 31/07/06).
- Fonte: 'Do bestial ao genial: frases da política - Página 16 - de Paulo Buchsbaum e André Buchsbaum - Editora Ediouro Publicações, 2006, ISBN 850002075X, 9788500020759
  • "Ele [Lúcio Alcântara] só tem força para distribuir dinheiro para politiqueiro filho da puta."
- Ciro Gomes, candidato a Deputado Federal pelo PSB, em um comício de seu irmão Cid Gomes, candidato ao Governo do Ceará
- reportagem de Kamila Fernandes para Folha de São Paulo, edição de 12/09/2006

2008[editar]

- Numa sabatina na Folha, sobre governador José Serra

2009[editar]

  • "O Aécio (Neves) pode convocar todos os brasileiros, decentes, de todos os partidos, que é como ele faz em Minas Gerais e celebrar um projeto de país, que dê avanço ao que o presidente Lula representou"
- Citado em G1, 17 de novembro de 2009, 16h07
  • "Ministério Público é o caralho! Não tenho medo de ninguém. Da imprensa, de deputados. Pode escrever o 'caralho' aí. Até ontem era tudo [o uso de passagens] lícito, então por que mudou? É um bando de babacas"
- Jornalista Fernando Rodrigues reporta sobre a Farra das Passagens. 2009

2014[editar]

  • "Vá tratar de sua mãe com essa conversa aí. Ela não quer tratamento nenhum. Deixa ela se virar com a Copa do Mundo dela"
- Ciro Gomes, secretário da Saúde do Ceará, após ouvir crítica de popular à saúde, durante visita de ministro a hospital, em 2014. "Vocês não melhoram a saúde. Como é que você vai receber a Copa do Mundo com a saúde nesse estado?", disse a mulher que acompanhava paciente.
- G1

2016[editar]

  • "Inocente nada, o Lula é um merda."
- Citado em Folha, 15 de março de 2016, 15h13
  • "Eu sou professor de direito, crime não tem. Ele [Lula] não é proprietário do triplex, ele não é proprietário do sítio, e eu tenho dito, pra completar, aí já é um juízo político, que o presidente do Brasil, se for corrupto, o sintoma não é um triplex cafona numa praia cafona de SP. Não é mesmo. Uma informação privilegiada que o Fernando Henrique distribuiu na véspera da virada do câmbio em 99 passou aos bancos privados nacionais e estrangeiros localizados no Brasil 16 bilhões de dólares. Uma noite, uma informação privilegiada. Esse é o tamanho de quem é corrupto no Brasil, não é triplex cafona numa praia cafona."
- Palestra na UFC, 25/08.
- Fonte: escrevalolaescreva.blogspot.com
  • "Aí a Marina diz assim: 'presidente [Lula], esse projeto [da transposição do Rio São Francisco] é muito complexo'. 'Mas Marina, faz 3 anos!'. 'Não, olha, eu sei que você teve paciência, eu sei que você fez tudo direitinho, mas esse pessoal aqui chegou e tá me dizendo que não tem estudos relativos a ictiofauna'. Eu nunca tinha ouvido falar nessa expressão. Aí eu: 'O quê, Marina?'. 'Ictiofauna'. 'Que diabo é isso, Marina?'. 'É dos peixes, a fauna dos peixes'. 'Sim, qual é o problema da ictiofauna, Marina?'. Ela diz: 'Não, não tem nenhum estudo no projeto que entenda a contaminação do encontro dos peixes da bacia com o encontro dos peixes da bacia...' -- eu não acredito nisso -- 'na bacia receptora'. Aí eu perdi a calma e disse: 'Mas Marina, o Nordeste morrendo de sede, Fortaleza na iminência do colapso do abastecimento de água, Campina Grande já está em colapso, e você chama outra reunião, três anos depois, pra discutir suruba de peixe?'"
- Palestra na UFC, 25/08.
- Fonte: escrevalolaescreva.blogspot.com
  • "O Lula é muito maior do que eu. Não é razoável, nem humilde, que eu vá pretender que o Lula seja meu vice, como também não serei dele, porque eu acho que o Lula nesse momento tem um papel a cumprir: dar passagem a uma coisa nova e ajudar o país a se reconciliar. Se ficar ele candidato, ele estressa todo o processo, pode até ganhar, mas o país vai ficar num clima de confrontação pra não se superar nunca mais."
- Palestra na UFC, 25/08.
- Fonte: escrevalolaescreva.blogspot.com
  • "Neste momento, eu acho que o Bolsonaro está prestando um bom serviço ao país. Ele é um horror, o discurso dele é ainda pior, porém este pensar existe. O mais grave, o mais problemático deste pensar que existe é a clandestinidade, é votar escondido por detrás do PSDB, é se esconder entre os evangélicos, os neo-pentecostais. Na medida em que ele encarna, explicita e qualifica a discussão que bandido bom é bandido morto, que mulher tem que ganhar menos porque engravida, que se eu tivesse um filho gay eu matava ele de porrada etc etc, ele vai qualificando o gueto desse pensamento reacionário e isso descomprime o voto que tava por pragmatismo e anti-petismo votando lá no PSDB. Isso então neste momento ajuda. Eu acho que o Brasil engole esta fruta e cospe o caroço sem problema."
- Palestra na UFC, 25/08.
- Fonte: escrevalolaescreva.blogspot.com
  • "O Lula não será preso, na minha opinião, porque não há nada, daquilo tudo que se conhece presentemente, nada que juridicamente o inculpe. Eu considero que o Lula fez erros intoleráveis, concessões absolutamente intoleráveis pra quem é do nosso lado, sabe, começou a brincar de deus, e fazer e acontecer, e gostar de festa, mas nada disso é crime sob o ponto de vista do direito. Eu tô falando como bacharel de direito, analisei o assunto todo, a pedido dele, inclusive. Então não acho que ele será preso nem que o PT será excluído do processo eleitoral. O PT vai purgar, vai purgar merecidamente em parte por seus equívocos, mas acho que continuará a ser um partido importante pra democracia brasileira."
- Palestra na UFC, 25/08.
- Fonte: escrevalolaescreva.blogspot.com
  • "Se a gente entender que o Lula pode ser vítima de uma prisão arbitrária, a gente vai lá e sequestra ele e entrega ele numa embaixada."
- Citado em ConJur, 21 de setembro de 2016, 13h47

2017[editar]

  • "Não a vejo com apetite de ser candidata, ou então é uma tática nova que eu nunca vi na minha vida pública, que é o negócio de jogar parado, de não dar opinião. Não vejo ela com a energia e o momento é muito de testosterona. Eu não elogio isso, é algo do Brasil. É um momento muito agressivo, e ela tem uma psicologia muito avessa a isso";
- Durante um almoço com empresários na Firjan, no Centro do Rio, quando perguntado sobre Marina Silva, provável postulante a Presidência da República nas Eleições de 2018 19 de outubro de 2017
- Fonte: Correio Braziliense
  • "Não, eu não quero estatização nenhuma. Eu quero controle social e o fim da ilusão moralista católica, o fim da ilusão. A humanidade precisa de controle. Não adianta alguém imaginar que um anjo vingador vai descer do céu, estalar o chicote e resolver o problema nacional brasileiro."
- Fonte: Poder360
- Fonte: vídeo (watch?v=GaCmhZT6Cvk&t=5060s) divulgado no YouTube; 14 de maio de 2017
  • "Moro que mande me prender, recebo sua turma na bala, se eu não tiver cometido nada errado."
- 24 de março, em entrevista ao jornalista Luís Nassif (GGN)
- Fonte: iG; Poder360
- Fonte: vídeo (watch?v=JmSFrGIh1f0&t=1745s) divulgado no YouTube

2018[editar]

  • "Vá para a casa do Romero Jucá, seu filho da p…"
- 15/09/2018
  • "Minha história de vida é uma história de vida de defesa da democracia e contra o fascismo."
- Fonte: G1 7 de outubro de 2018
  • "Fascista comigo é na chibata."
- Fonte: O Antagonista 2 de outubro de 2018
  • "Não é mais possível para mim andar com o PT na política."
- Fonte: Carta Capital 28 de setembro de 2018
  • “O eleitor que insiste em votar no Bolsonaro é fascista. É inimigo do Brasil e meu inimigo.”
- Fonte: O Antagonista 28 de setembro de 2018
  • "No Sul é muito forte o discurso nazista."
- Fonte: O Antagonista 23 de setembro de 2018
  • "Temos o PCC e o CV, e agora uma facção abestada no Ceará, a GDE. E o PCC, que é mais esperto, usa essa meninada do GDE e coloca uma metralhadora na mão dele, um fuzil pesado, uma AR15, e aquele menino que talvez o pau seja pequeno, acha que aquele fuzil pode ser o pau grande que ele não tem."
- Fonte: O Antagonista 22 de setembro de 2018
  • "Meus amigos taxistas, vocês estão sofrendo com essa concorrência desleal, de uma multinacional que já está sendo posta na ilegalidade, por exemplo, na Inglaterra, e vocês podem contar com a minha solidariedade e a minha sensibilidade pra que a gente tente achar justiça também pra vocês.
- Apoiando os taxistas em oposição ao Uber em vídeo (if90WdzyX9I) divulgado no YouTube; 10 de setembro de 2018
- Fonte: InfoMoney 12 de setembro de 2018
  • "Taxistas de Minas Gerais, de Belo Horizonte, de todo o Brasil: a partir de Fortaleza, onde eu fui prefeito, e tenho um carinho, uma gratidão, um respeito muito grande pelos taxistas: eu falo a todos vocês: eu quero ser presidente do Brasil para devolver a justiça a todos os cantos, a todas as desigualdades e a todas as irresponsabilidades. O mundo inteiro está sendo estressado por esses aplicativos, [e] é natural que a gente tenha sensibilidade, porque o desemprego está muito grande, a dificuldade para ter emprego formal: muito grande; mas não é justo que se resolva o problema de multinacional explorando, sem dar nenhum direito, pessoas que estão necessitadas, [e] destruindo a economia das famílias dos taxistas."
- Em vídeo (Bk_geR5thZU) divulgado no YouTube e endereçado aos taxistas de Minas Gerais 9 de setembro de 2018
  • "A Kátia Abreu vem pra cá não é porque é igual a mim, é porque é diferente. A Kátia Abreu vem porque é mulher, séria, trabalhadora, vem de uma vida linda."
- Em entrevista ao JN, sobre sua escolhida, Kátia Abreu, para candidata à vice-presidência do Brasil 27 de agosto de 2018
  • "Não é brincadeira um homem que foi meu colega, não tenho nada pessoal com ele, Bolsonaro, está empolgando tanta gente não é? por que? porque ele representa essa repulsa que o povo brasileiro está sentindo contra todos os que representamos alguma coisa organizada daquilo o que a sociologia chama de elite, elite no melhor sentido da palavra. Então, quando Bolsonaro vai para a Globo, o jornalismo da Globo acha que tem o direito de tutelar a sociedade brasileira e aí foi para cima do Bolsonaro para mostrar essa tutela. Ele saiu de lá mais herói do que nunca. Olha, ele brincou com a sexualidade do Merval Pereira; ele fez o Ali Kamel perder a calma e obrigar a Miriam Leitão a ler um editorial com ponto no ouvido; ele chamou o Camarotti de imoral porque o Camarotti evade-se fiscalmente de pagar imposto de renda (...)"
- Em sabatina no BTG Pactual por conta da sua corrida à Presidência da República 20 de agosto de 2018
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=XW0AuCNGxEw
  • "A Venezuela é uma democracia tão democrática quanto a brasileira e a americana. Eu gosto do regime? não, não gosto do regime."
- Fonte: Poder360
- Fonte: vídeo (watch?v=nORmpdO8Bpo&t=3380s) divulgado no YouTube; 18/06/2018
  • "Como é que eu posso ser a favor de um negócio, que é uma multinacional estrangeira, que explora o trabalhador dos países em que está, sem carteira assinada, sem hierarquia, sem direito previdenciário, porque o miserável está precisando trabalhar, e que me vulnera, a enfrentar numa concorrência desigual, o taxista?"
- Falando sobre o Uber em entrevista à Rádio Padre Cícero FM 2 de março de 2018
- Fonte: vídeo (x4HvfbfAbEU) divulgado no YouTube

2019[editar]

  • "Só tem explicação: ele [Lula] aposta sistematicamente que o nosso povo é idiota, que é incapaz de entender as coisas até contra as evidências. Constrangedoramente, o Bolsonaro está pagando a menor taxa de juros da história da Selic e o Lula pagou as maiores."
- Em entrevista para O Globo, 11/2019.
- Fonte: UOL
  • "O Bolsonaro fez uma coisa que eu considerava uma irresponsabilidade de todos os governantes brasileiros dos últimos 20 anos, que foi ver nascer as facções criminosas e deixar que elas ficassem dentro dos presídios, dali comandando a disputa do tráfico e matando gente de dentro da cadeia. Então o Bolsonaro não demorou 60, 90 dias, e fez o óbvio. Mas ninguém fez, nem o Lula fez, nem a Dilma fez, nem o Fernando Henrique fez. Transferiu os chefes do PCC e do Comando Vermelho, dessas facções, para os presídios federais e cortou a rede de comunicação. Isso é muito importante."
- Em entrevista a Maurício Meirelles (Youtube), 09/2019.
- Fonte: cn7.com
  • "Eu sei que o Lula sabia que Michel Temer era corrupto e botou ele na linha de sucessão. Eu sei que ele sabia que Eduardo Cunha era ladrão e entregou Furnas para ele, Briguei com Lula por isso, e foi ali que ele roubou o dinheiro para comprar deputados e se tornar presidente da Câmara, eu sei que o Lula sabia o que estava acontecendo na Petrobras, por que eu denunciei o Sérgio Machado na Transpetro e o Eunício de Oliveira, então se alguém sabe que o Lula não tem nada de inocente, sou eu."
- Em entrevista para a Jovem Pan, 06/2019.
- Fonte: jovempan.com

2021[editar]

  • "Eu atuei contra o impeachment, e quem fez o golpe foi o Senado Federal. Quem presidiu o Senado? Renan Calheiros. Quem liderou o MDB nessa investida? O Eunício Oliveira. Com quem o Lula está hoje? Hoje, eu estou seguro de que o Lula conspirou pelo impeachment da Dilma, estou seguro."
- 13/10/2021
  • "[Minha relação é] absolutamente inconciliável com o PT. Com o lulopetismo corrompido e neoliberal tosco, a minha relação está definitivamente encerrada."
- 13/10/2021
  • "Quem produziu Bolsonaro foi a irresponsabilidade criminosa e corrupta do senhor Lula"
- 13/10/2021
  • "Na vida nunca menti. Mas errei algumas vezes. Uma delas quando lutei contra o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela presidência. Claro, que estou falando de você, Dilma. Para alívio de consciência, na época do impeachment eu não estava defendendo seu mandato em si mesmo, mas a integridade do cargo que você toscamente ocupava. Se hoje você prefere estar ao lado dos que a traíram, obrigado por me poupar da sua incômoda companhia. Continuo achando que Lula não foi apenas um dos maiores responsáveis por sua desestabilização - pois passou anos falando mal de você durante seus governos - como também fez movimentos erráticos que resultaram em sua queda. Quem sabe, ele estava retribuindo seu gesto de não aceitá-lo candidato (Ingratidão? Chantagem?). No fundo, vocês dois se merecem. Mas o Brasil merece pessoas melhores que vocês. Guarde suas ofensas e diatribes para quem possa ter medo de você."
- 13/10/2021
  • "Neste dia [24/08], há 67 anos, o maior líder politico brasileiro do século XX, Getúlio Vargas, deixava a vida para entrar na história. Que sejamos dignos de sua memória e continuadores de sua grande obra."
- Tweet, 24/08/2021: [1]
  • "A maior das fake news é a que me responsabiliza pela vitória de Bolsonaro porque viajei a Paris e nem teria votado no 2º turno. Os lulopetistas adoram essa mentira pelo motivo simples: ela tenta encobrir o fato de que a vitória de Bolsonaro foi fruto do antipetismo."
- Tweet, 23/08/2021.
- Fonte: Estado de Minas
  • "Só anularam a sentença e mandaram começar tudo de novo. Ele [Lula] não teve o devido processo legal [ao ser condenado por Sergio Moro]. Mas isso está longe de ser inocentado."
- Em entrevista a Leda Nagle, 06/2021
- Fonte: Carta Capital
  • "analfabeto, grosseiro, bruto e corrupto"
- Sobre o Presidente Jair Bolsonaro, em entrevista a Leda Nagle, 06/2021
- Fonte: Carta Capital
  • "Qual o problema em tornar um sistema, que já é bom, em um sistema melhor? Qual o problema de termos uma cópia de segurança impressa, palpável e acima de qualquer suspeita, para eventual checagem?"
- Defendendo o voto impresso auditável 28 de maio de 2021
- Fonte: Página no Facebook
  • "Eu vou pra cima dele [Lula], é o maior corruptor da história brasileira"
Fonte: Valor Econômico 17 de março de 2021


2022[editar]

  • "Nunca mais farei campanha para bandido nesse país, nem que o pau tore. Por isso eu tenho que estar no segundo turno."
- 23/02
- Fonte: Estadão
  • "Há um fascismo de esquerda no Brasil liderado pelo PT".
- Em sabatina promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo — 21 de setembro de 2022
- Fonte: Cultura — 22 de setembro de 2022
  • "O Brasil está na iminência de sofrer a maior fraude eleitoral da sua história".
- Em "manifesto à nação" 26 de setembro de 2022
- Fonte: Correio Braziliense
  • "O Lula nunca foi inocentado de nenhuma das acusações. Nenhuma sequer das que ele foi condenado. Nenhuma! Parte delas foi anulada porque cinco anos depois, o que é chocante, cinco anos depois, catorze recursos, o Supremo entende que a vara de Curitiba não era a vara correta. Anula porque não era o juízo natural e manda começar tudo de novo. Isso não é inocentar. Anula e manda começar tudo de novo na vara do Distrito Federal. Quando vai começar tudo de novo, na vara do Distrito Federal, o Lula inteira 75 anos e aí atinge a prescrição. A prescrição é, depois de certa idade, você não é mais processado. Então, ele não foi inocentado. Ele, simplesmente, teve anulado o foro. Depois, em Brasília, quando foi começar, foi prescrito. E as outras foram pela suspeição de Sérgio Moro, coisa que eu havia anunciado que ia acontecer. Então, ele não foi inocentado. É mentira deles! Estão mentindo despudoradamente como se o Lula tivesse, tá aqui, uma acusação falsa, e a Justiça disse «Essa acusação é falsa e ele é inocente». Isso nunca aconteceu!"
- Fonte: Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=kYb-E1eMVEE (Canal de Ciro Gomes no YouTube) 14 de junho de 2022

Sobre[editar]

  • "Quem sabe é melhor o Ciro Gomes, em vez de falar bobagem, se preparar para o ano que vem, participar dos seminários e ter propostas concretas."
- Lula, 2002
- Folha de S. Paulo
  • "Ciro Gomes nunca fez questão de dizer que era de esquerda. Nós é que forçamos a barra e achamos que é"
- Lula, 2002
- Folha de S. Paulo
  • "O problema do Bolsonaro é do PSDB e DEM. Sem Lula, temos Ciro e Haddad."
- José Dirceu, setembro de 2018. Citado em: El País
  • "Arrematei de sacanagem… O homem não administra nem o patrimônio dele, quer administrar o Brasil?"
- Eunício Oliveira, julho de 2021, após comprar apartamento de Ciro Gomes em leilão, ocorrido por dívida judicial decorrente de processo movido por Fernando Collor. Citado: Veja.