Marina Silva

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Marina Silva
Marina Silva
Marina Silva
Marina Silva em outros projetos:

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima (Acre, 8 de fevereiro de 1958) é uma política brasileira, ambientalista e pedagoga; deixou o Partido do Trabalhadores (PT)em 2009, filiando-se, ao Partido Verde (PV). A sua possível candidatura(à presidência da República, em 2010) trouxe o tema Meio Ambiente nas discussões políticas pré-eleitorais


  • “Quando éramos crianças, tínhamos uma espingarda. Eu e minhas irmãs a levávamos para cortar a seringa. Só uma delas sabia atirar e a gente se dividia na estrada para fazer o serviço mais rápido. Ou seja… não adiantava muita coisa. Mas havia esse medo [de sofrer violência sexual] porque éramos ali talvez as únicas mulheres que cortavam seringa.”
- Em entrevista à revista Marie Claire — Março de 2018
- Fonte: O Antagonista: A espingarda de Marina — 27 de agosto de 2018
  • "Como alguém já disse, o ideal que move as pessoas para melhorar o mundo em que vivem, e onde no futuro outros irão viver, deve estar na popa e não na proa, a nos impulsionar para o futuro. Não é hora de ser pragmático, é hora de ser sonhático e de agir pelos nossos sonhos."
- Fonte: Discurso de Marina Silva durante o Encontro Por Uma Nova Política. Evento realizado nesta quinta-feira, dia 7 de julho, no Espaço Crisantempo (rua Fidalga, 521, Vila Madalena, São Paulo).
  • "A desgraça de um país não é a sua elite, é não tê-la."
- Contrariando a parte da esquerda brasileira que culpa "as elites" pelos problemas sociais do Brasil.
- Fonte: Revista Veja, edição 1.960, 14 de junho de 2006.
  • "Não se trata mais de fazer embate dentro de um partido em que eu estava há cerca de 30 anos, mas o embate em favor do desenvolvimento sustentável."
- Em agosto de 2009, após anunciar sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores.
- Fonte: G1.com [1]
  • "(...) Encontrarei forças no mesmo lugar onde busquei nas quatro vezes em que cheguei a ser desenganada pelos médicos: na fé e na ciência.”
- Quando perguntada se teria condições de disputar as eleições presidenciais de 2010, após ter tido cinco malárias, três hepatites e uma leishmaniose, além da contaminação por metais pesados.
- Fonte: Revista Veja, edição 2.128, de 2 de setembro de 2009.
  • "Florianópolis é, de fato, muito bonita. A parte administrada por Deus está, realmente, uma maravilha..."
- Marina Silva, senadora (PT-AC), para o governador catarinense Espiridião Amin (PPB-SC), casado com a prefeita da cidade
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 660 - 2/8/2000
  • "Eu aprendi através das novelas a falar 'colher'. Quando eu falava assim, minhas irmãs diziam: 'Você está falando como gente besta.' Já quando eu ia pra cidade e falava cuié o povo de lá dizia: 'Você tá falando como um matuto lá do seringal, menina.'"
- Em entrevista a Sara Oliveira, em março de 2012, para o programa Viva Voz, do |GNT.
  • "Tenho senso de responsabilidade e compromisso com o que a perda de Eduardo nos impõe."
- Em 16 de agosto de 2014, em viajem para o velório de Eduardo Campos em Recife.
- Fonte: Diário de Pernambuco [2]
  • "Quero, primeiramente, agradecer a Deus por estar nos ajudando a fazer essa travessia difícil, após a perda daquele que havíamos escolhido para nos guiar nessa difícil tarefa de mudar o Brasil. Mudar com a visão de que se começa o novo no novo, corrigindo os equívocos praticados e encarando os desafios desse início de século."
- Durante a oficialização da candidatura à presidência para as eleições de 2014 pelo PSB no dia 20 de agosto de 2014.
- Fonte: Exame.com [3]
  • "Há aqui o sentido do peso dessa responsabilidade, há o compromisso com os compromissos construídos ombro a ombro nas madrugadas ao lado de Eduardo."
- Em 16 de agosto de 2014, durante a oficialização da candidatura à presidência em Brasília.
- Fonte: Exame.com [4]

Sobre[editar]

  • "Se auditar nossa dívida e colocar numa ressonância, ela vai sair magrinha que nem você."
- Eduardo Jorge durante debate na eleição de 2014.
  • "Aí a Marina diz assim: 'presidente [Lula], esse projeto [da transposição do Rio São Francisco] é muito complexo'. Mas Marina, faz 3 anos! 'Não, olha, eu sei que você teve paciência, eu sei que você fez tudo direitinho, mas esse pessoal aqui chegou e tá me dizendo que não tem estudos relativos a ictiofauna'. Eu nunca tinha ouvido falar nessa expressão. Aí eu: 'O quê, Marina?' 'Ictiofauna'. 'Que diabo é isso, Marina?' 'É dos peixes, a fauna dos peixes'. 'Sim, qual é o problema da ictiofauna, Marina?' Ela diz: 'Não, não tem nenhum estudo no projeto que entenda a contaminação do encontro dos peixes da bacia com o encontro dos peixes da bacia...' -- eu não acredito nisso -- 'na bacia receptora'. Aí eu perdi a calma e disse: 'Mas Marina, o Nordeste morrendo de sede, Fortaleza na iminência do colapso do abastecimento de água, Campina Grande já está em colapso, e você chama outra reunião, três anos depois, pra discutir suruba de peixe?'"
- Ciro Gomes em palestra na UFC, 25/08/2016.
- Fonte: escrevalolaescreva.blogspot.com
  • "Não a vejo com apetite de ser candidata, ou então é uma tática nova que eu nunca vi na minha vida pública, que é o negócio de jogar parado, de não dar opinião. Não vejo ela com a energia e o momento é muito de testosterona. Eu não elogio isso, é algo do Brasil. É um momento muito agressivo, e ela tem uma psicologia muito avessa a isso."
- Fonte: ‘Momento é de testosterona’, diz Ciro sobre candidatura de Marina, Veja. Acesso em: 4 de setembro de 2022.
- Ciro Gomes durante um almoço com empresários na Firjan, no Centro do Rio, quando perguntado sobre Marina (provável postulante a Presidência da República nas Eleições de 2018) — 19 de outubro de 2017

Veja também[editar]