Ideologia

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas".



  • "Minha ideologia, como figura pública, que escreve uma coluna de opinião, está muito bem resolvida. Imprensa não é propaganda. Se um jornalista faz propaganda do governo, não tenho o menor pudor corporativo: debocho dele."
- Diogo Mainardi; chat no portal Comunique-se, em 09/12/2004
  • "Há quinze, vinte anos, Wen Jiabao já tinha aprendido uma lição que Lula da Silva não conseguiu entender: é uma grande estupidez pensar que as nações capitalistas fecham as portas do desenvolvimento aos países atrasados. Essa foi uma mentira propalada pelo marxismo e irresponsavelmente repetida por vozes dessa vasta família de gente embotada pela ideologia e pelas diretrizes que os dirigentes da China continental baniram de suas análises."
- Carlos Alberto Montaner; Fonte: Revista VEJA, Edição 1962 . 28 de junho de 2006
  • "Nenhum ser humano é uma ilha... por isso não perguntem por quem os sinos dobram. Eles dobram por cada um, por cada uma, por toda a humanidade. Se grandes são as trevas que se abatem sobre nossos espíritos, maiores ainda são as nossas ânsias por luz. (...) As tragédias dão-nos a dimensão da inumanidade de que somos capazes. Mas também deixam vir à tona o verdadeiramente humano que habita em nós, para além das diferenças de raça, de ideologia e de religião. E esse humano em nós faz com que juntos choremos, juntos nos enxuguemos as lágrimas, juntos oremos, juntos busquemos a justiça, juntos construamos a paz e juntos renunciemos à vingança."
- Leonardo Boff, in: Manifesto pela concórdia e pela paz
- a expressão "Nenhum ser humano é uma ilha" é baseada em Thomas Merton; do livro "Homem algum é uma ilha"; de Thomas Merton; Do original em inglês : "No Man is an Island".
  • "Ideologia são as maneiras como o sentido serve para estabelecer e sustentar relações de dominação."
- John B. Thompson; Fonte: Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 76)
- You don´t go to war for ideologies. That would be a crime against he nation. You defend yourself when you are attacked.
- Pierre Laval como citado in: The Trial of Pierre Laval: Defining Treason, Collaboration and Patriotism in World War II France, página 69, J. Kenneth Brody - Routledge, 2017, ISBN 1351297740, 9781351297745, 300 páginas


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Ideologia.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: ideologia