Nicolás Maduro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nicolás Maduro
Nicolás Maduro
Nicolás Maduro em outros projetos:

Nicolás Maduro Moros (Caracas, 23 de novembro de 1962) é um político venezuelano, presidente da República Bolivariana da Venezuela. Depois de, como vice-presidente constitucional, assumir o cargo com a morte do presidente Hugo Chávez foi eleito em 14 de abril de 2013 para mandato integral como 57º presidente da Venezuela.



  • “Digo a vocês venezuelanos (...) que querem regressar da escravidão econômica: deixem de lavar privadas no exterior e voltem para sua pátria”.
- Fonte: G1 (via France Presse) — 28 de agosto de 2018
  • “Eu não obedecemos ordens imperiais. Sou contra a Ku Klux Klan que governa a Casa Branca, e tenho orgulho de me sentir assim”.
-Maduro em julho de 2017 após ser sancionado pelos EUA após a eleição da Assembleia Nacional Constituinte.

Sobre[editar]

  • “Nos oito anos em que fui presidente do Brasil, tive a oportunidade de conviver com Nicolás Maduro que era Ministro das Relações Exteriores da Venezuela. Maduro se destacou brilhantemente na luta para projetar a Venezuela no mundo e na construção de uma América Latina mais democrática e solidária. Teve um papel decisivo na construção da UNASUL e da CELAC e sempre foi visível sua profunda afinidade com nosso querido e saudoso amigo Hugo Chavez. Os dois compartilhavam as mesmas ideias sobre os destinos de nosso continente e os grandes problemas mundiais. Mais do que isso: Chavez e Maduro tinham as mesmas concepções em relação aos desafios que a Venezuela tinha pela frente, em defesa dos mais pobres. A grande obra de Chavez foi a de transformar a Venezuela em um país mais justo, realizando um massivo processo de transferência da renda petroleira em proveito das camadas mais sofridas da sociedade. Mas Chavez, assim como Maduro, sempre tiveram claro que a Venezuela necessitava escapar do que muitos chamam de `maldição do petróleo`. Daí a importância que deram, e que Maduro dá, a necessidade de industrializar o país e desenvolver sua agricultura. Demos passos conjuntos nessa direção, e estou seguro que Maduro como presidente será capaz de realizar esta meta de Chavez. A decisão de escolher um novo presidente caberá exclusivamente ao povo venezuelano. Não quero interferir em um assunto interno da Venezuela, mas não posso deixar de dar meu testemunho em nome do futuro deste país tão querido do povo brasileiro, mas também em nome do Mercosul, no qual a Venezuela acaba de ser recebida. Uma frase resume tudo o que sinto: Maduro presidente é a Venezuela que Chavez sonhou”.
- Luiz Inácio Lula da Silva declarando, em vídeo (youtube.com/watch?v=_ZmuRugf4XI), apoio a eleição presidencial de Nicolás Maduro — 1 de abril de 2013