União de Nações Sul-Americanas

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Union of South American Nations (orthographic projection).svg

A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), anteriormente designada por Comunidade Sul-Americana de Nações (CSN), será uma zona de livre comércio continental que unirá as duas organizações de livre comércio sul-americanas, Mercosul e Comunidade Andina, além do Chile, Guiana e Suriname, nos moldes da União Europeia. Foi estabelecida com este nome pela Declaração de Cuzco em 2004.


  • "Estamos aqui para tornar realidade o sonho de Simón Bolívar. […] Assim que possível, devemos ter uma moeda comum, um passaporte comum... O mais cedo possível, devemos ter um parlamento com representantes eleitos diretamente para essa nova nação que estamos criando hoje."
- Ex-presidente peruano Alejandro Toledo, 8 de dezembro de 2004.[1]
  • "Pouco a pouco o Pacto andino e o Mercosul convergirão para se tornarem a Comunidade Sul-Americana, mas desaparecendo gradualmente ao mesmo tempo. Mas apesar da pressa não haverá precipitação, pois poderíamos acabar com uma declaração vazia.[…] Minha idéia é que, dentro de poucos meses, é que o pacto andino possa ser conhecido como Comunidade Sul-Americana-PA, e o Mercosul como Comunidade Sul-Americana-MS, de modo que tenhamos tempo de nos acostumarmos com as novas iniciais."
- Ex-presidente argentino Eduardo Duhalde, presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul.

Referências[editar]

  1. BBC News - S America launches trading bloc. BBC. Retirado em 22 de setembro de 2007.