Pernambuco

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Bandeira de Pernambuco.
Bandeira de Pernambuco.

Pernambuco, é um estado no nordeste do Brasil, no Oceano Atlântico. A sua capital moderna, o Recife, inclui um porto, a cidade velha e a popular área balnear de Boa Viagem. Ao largo da costa, o arquipélago vulcânico de Fernando de Noronha possui uma linha costeira dentada, praias poucos urbanizadas e um parque marítimo. A sul do Recife, a praia de Porto de Galinhas, protegida por um recife, oferece piscinas naturais. A norte encontra-se Olinda, uma cidade colonial situada entre uma vegetação exuberante.


  • "Salve! Oh terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal! Nova Roma de bravos guerreiros Pernambuco, imortal! Imortal! Coração do Brasil! em teu seio corre sangue de heróis - rubro veio que há de sempre o valor traduzir és a fonte da vida e da história desse povo coberto de glória, o primeiro, talvez, no porvir. Salve! Ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal! Nova Roma dos bravos guerreiros Pernambuco, imortal, imortal! Esses montes e vales e rios proclamando o valor de teus brios reproduzem batalhas cruéis no presente és a guarda avançada sentinela indormida e sagrada que defende da pátria os lauréis. Salve ó terra dos altos coqueiros... Do futuro és a crença, a esperança desse povo que altivo descansa como o atleta depois de lutar... No passado o teu nome era um mito, era o sol a brilhar no infinito era a glória na terra a brilhar.
- Fonte: Hino composto em 1908, pelo pernambucano Oscar Brandão (letra) e pelo italiano radicado no estado Nicolino Milano (música).
  • "A história de Pernambuco nos oferece exemplos de heroísmo e grandeza moral que podem figurar nos fastos dos maiores povos da antigüidade sem desdourá-los."
- Aguiar, Cláudio (1997). Franklin Távora e o seu tempo. [S.l.]: Ateliê Editorial. p. 380. ISBN 9788585851477
  • "Na década de 90, duas pessoas foram importantíssimas para a consolidação desse orgulho, dessa ufania de ser pernambucano. Chico Science com o movimento mangue-beat, em que você tem o símbolo da parabólica fincada na lama do mangue. [...] E o paraíbano radicado em Pernambuco Ariano Suassuna, que sempre defendeu que a gente não deveria reproduzir a cultura americana, que a gente devia era conhecer nossas raízes."
- Fonte: G1.[1]
  • "Depois, pela segunda vez, Pernambuco tenta se separar, agora não mais com Dom João. Dom Pedro I tenta impor uma constituição. Pernambuco queria uma constituição promulgada, debatida, então em 1824, nós nos separamos de novo, com a famosa Confederação do Equador"
- Fonte: G1.[1]

Notas

  1. 1,0 1,1 'Meu país Pernambuco': entenda origens da expressão e do orgulho de ser pernambucano Luisi Marques, G1. Publicado em 19 de setembro de 2022.

Ver também[editar]

Ver artigo principal: Recife.
Ver artigo principal: Brasil.

Ligações externas[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Pernambuco.
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Pernambuco