Eurico Gaspar Dutra

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Eurico Gaspar Dutra
Eurico Gaspar Dutra
Eurico Gaspar Dutra
Eurico Gaspar Dutra em outros projetos:

Marechal Eurico Gaspar Dutra (Cuiabá, 18 de maio de 1883 — Rio de Janeiro, 11 de junho de 1974), militar brasileiro. Foi o décimo nono Presidente do Brasil (1946-1951).


  • O problema da educação, apreciado em toda a sua amplitude, não pode deixar de constituir uma das mais graves preocupações das autoridades militares. O Brasil reclama um sistema completo de Segurança Nacional, o que pressupõe, fundamentalmente, uma entrosagem dos órgãos militares com os órgãos federais, estaduais e notadamente municipais, incumbidos da educação e da cultura. Nunca se tornou tão imperativa, como no atual momento essa necessidade (...)
- em 1939, ocupando função de ministro da Guerra, encaminhando documento ao presidente Getúlio Vargas, no qual expressava suas preocupações com a educação e seus vínculos com a segurança geral do país.
- Fonte: Adriano Luiz Duarte, in: "Moralidade pública e cidadania: A educação nos anos 30 e 40". Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4212.pdf>. Acessado em 12.jul.2006