Manoel Deodoro da Fonseca
(Redirecionado de Deodoro da Fonseca)
Deodoro da Fonseca |
---|
![]() |
Deodoro da Fonseca em outros projetos: |
Manuel Deodoro da Fonseca (Alagoas da Lagoa do Sul[1], 5 de agosto de 1827 — Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do Brasil e uma das figuras centrais da Proclamação da República no país.
Citações[editar]
Década de 1880[editar]
- "República no Brasil é coisa impossível porque será uma verdadeira desgraça. O único sustentáculo do Brasil é a monarquia; se mal com ela, pior sem ela"
- - Trecho de uma carta para um sobrinho, escrita no dia 13/9/1889.[2]
- "Viva Sua Majestade, o Imperador!"
- - Grito para as suas tropas, logo depois de derrubar o gabinete do Visconde de Ouro Preto, na manhã de 15/11/1889.
- "Digam ao povo que a República está feita"
- - Aos conspiradores republicanos, ao saber que Gaspar Silveira Martins teria sido o escolhido como sucessor de Visconde de Ouro Preto, na noite de 15/11/1889.
Década de 1890[editar]
- "Impossível governar com este Congresso. É melhor que ele desapareça para a felicidade do Brasil."
- - Em novembro de 1891, justificando a tentativa de dissolução do Congresso Nacional.
Referências[editar]
- ↑ A cidade foi renomeada Marechal Deodoro em 1939, em sua homenagem.
- ↑ Benjamin Constant, 1836-1891 - Página 71, Ivan Monteiro de Barros Lins - 1936