Castello Branco

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Castello Branco
Castello Branco
Humberto de Alencar Castello Branco em outros projetos:

Marechal Humberto de Alencar Castello Branco ( 20 de setembro de 1897, em Fortaleza, CE, Brasil – 18 de julho de 1967, em Fortaleza, CE, Brasil), oficial militar e político brasileiro, primeiro Presidente do regime militar instaurado com o movimento de 1964.


  • "Eu os identifico a todos. E são muitos deles, os mesmos que, desde 1930, como vivandeiras alvoroçadas, vêm aos bivaques bolir com os granadeiros e provocar extravagâncias do Poder Militar."
- Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que identificava simpatias dentro de altos setores da sociedade civil pela substituição do Presidente João Goulart servindo-se dos militares para a consecução de seus objetivos; fonte: "Discursos‎", de Humberto de Alencar Castelo Branco - Publicado por Secretaria de Imprensa, 1965, v.1.
  • "...A guerra fria[...] É uma verdadeira guerra global não declarada. Obedece a um planejamento e tem objetivos a conquistar, desperta entusiasmo e medo em grupos sociais e reações contrárias na opinião pública."
- Marechal Castello Branco, seu pensamento militar‎ - Página 232, de Francisco Ruas Santos, Luiz Carlos Carneiro de Paula, Biblioteca do Exército (Brazil - Publicado por Biblioteca do Exército Editora, 2004 ISBN 8570112548, 9788570112545 - 286 páginas
  • "A esquerda é boa para duas coisas: organizar manifestações de rua e desorganizar a economia."
-Do bestial ao genial: frases da política - Página 149, de Paulo Buchsbaum e André Buchsbaum - Editora Ediouro Publicações, 2006, ISBN 850002075X, 9788500020759
  • "Criar uma ditadura é fácil, mas é difícil acabar com ela"
- Fonte: "A Ditadura Envergonhada", do jornalista Elio Gaspari.

Sobre[editar]

  • "Diga ao presidente para não vir com conversa. Para dar ordens dentro dos Associados, tem de assumir nossa folha de pagamento."
- Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, respondendo a recado do presidente Castello Branco, que pedia o fim da publicação de manifestações contrárias a seu governo nos jornais do grupo; fonte: Revista Veja, especial Século 20