Campos Sales

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Campos Sales
Campos Sales
Campos Sales
Campos Sales em outros projetos:

Manuel Ferraz de Campos Sales (Campinas, 15 de Fevereiro de 1841 — Santos, 28 de junho de 1913) foi um político brasileiro e Presidente da República do Brasil entre 1898 e 1902.


  • "Não posso obrigar ninguém a ser patriota, mas posso obrigar a pagar imposto".
- Fonte UOL

Sobre[editar]

  • Campos Sales possuía um sitiozinho próximo de São Paulo. A propriedade não valia nada. Era quase toda numa pirambeira árida, sem condições de qualquer plantação. Logo no início de seu mandato foi procurado por um desses malandros cujos descendentes ainda andam por aí, interessado em maracutaias com o governo. O velhaco queria sinecuras, e, como acontece em casos assim, começou oferecendo uma. Perguntou se o presidente não estava disposto a vender o sítio, oferecendo uma quantia dez vezes superior ao seu valor. Para alegria do patife, Campos Sales disse que sim, que concordava com a transação e com o preço, mas, diante da pergunta se poderiam providenciar a escritura para a semana seguinte, respondeu marcando a data para um dia depois do término de seu mandato. O interlocutor entendeu, sequer chegou a propor a negociata que pretendia e deixou o palácio do Catete para nunca mais voltar.
- Sítios, grampos e contas - Carlos Chagas - clipping com notícias sobre os senadores e também do Senado http://www.senado.gov.br/sf/noticia/senamidia/historico/1998/11/zn111950.htm

Ligações externas[editar]