Pátria

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Patria (do latím "patris", terra paterna) indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história.



  • "Os grandes artistas não têm pátria".
- Alfred de Musset
  • "Nossa pátria é onde nos sentimos bem."
- Aristófanes
- L' égoïsme et la haine ont seuls une patrie; La fraternité n'en a pas!
- "Jocelyn: Épisode, Journal Trouvé Chez un curé de Village"; Por Alphonse de Lamartine; Publicado por s.n., 1850; Original da Oxford University; Digitalizado pela 19 jul. 2007; 103 páginas; books.google, página 386
- Alberto Nepomuceno
- Emil Mihai Cioran
  • "Colombianos! A minha última vontade é a felicidade da pátria. Se a minha morte contribuir para o fim do partidarismo e para a consolidação da União, baixarei em paz à sepultura."
- Simón Bolívar
  • "A Pátria mais perfeita será a mais local, pelo amor à gleba, e a mais universal, pelo amor ao mundo."
- Guerra Junqueiro in "Prosas dispersas‎" - Página 107, Publicado por Lello & Irmão, 1926 - 169 páginas
  • "Sempre achei digno de um homem honrado sacrificar sua reputação e sua pátria."
- José Miguel Carrera
O verdadeiro patriotismo, isto é, o que concilia a pátria com a humanidade.
Joaquim Nabuco
- Joaquim Nabuco in "Obras completas: O abolicionismo. Conferências e discursos abolicionistas‎" - Volume 7, Página 86, Joaquim Nabuco - Instituto Progresso Editorial, 1949
- Luís Vaz de Camões
- Where liberty dwells there is my country
- Benjamin Franklin citado em "The Gospel anchor: Volume 1" - Página 24, 1832
- my country is the world, and my religion is to do good.
- "Rights os Man" in: "The political and miscellaneous works of Thomas Paine"‎ - Chap. V Página 79, de Thomas Paine, Paine - Publicado por R. Carlile, 1819
  • "É belo e glorioso morrer pela pátria."
- Horácio
- John L. Lewis, lider trabalhista norte-americano
- Plínio Salgado
- Demócrito
  • "Mas sei todas as palavras de ódio, do ódio mais profundo e mais mortal. Eles matam crianças e essa é a sua maneira de brincar o mais inocente dos brinquedos. Eles desonram a beleza das mulheres nos leitos imundos e essa é a sua maneira mais romântica de amar. Eles torturam os homens nos campos de concentração e essa é a sua maneira mais simples de construir o mundo. Eles invadiram as pátrias, escravizaram os povos, e esse é o ideal que levam no coração de lama."
- Jorge Amado
- Almada Negreiros; Ultimato às Gerações futuristas
  • "Para mim, não existem mais 'pátrias' nem ideais; tudo isso não passa de pura decoração para os governantes, que preparam a próxima matança".
- Hermann Hesse
  • "Acatamos as leis do país, e ainda mais as leis morais, que, por não serem escritas, não absolvem todavia os seus transgressores da reprovação geral. Se nos submetemos aos abusos, que diariamente se multiplicam entre nós, é porque não temos meios e recursos para reagir contra os seus autores; nunca, porém, abdicaremos o último dos direitos dos vencidos – o de protestar com energia contra os demolidores da pátria e da república."
- Cezar Zama
  • "Se eu soubesse algo que me fosse útil e que fosse prejudicial à minha família, expulsá-lo-ia de meu espírito. Se eu soubesse algo útil à minha família que não o fosse à minha pátria, tentaria esquecê-lo. Se eu soubesse algo útil à minha pátria que fosse prejudicial à Europa, ou que fosse útil à Europa e prejudicial ao gênero humano, considerá-lo-ia um crime"
- Si je savais quelque chose qui me fût utile et qui fut préjudiciable à ma familie , je le rejetterais de mon esprit. Si je savais quelque chose qui fût utile à ma famille, et qui ne le fût pas à ma patrie, je chercherais à l’oublier. Si je savais quelque chose utile à ma patrie, et qui fût préjudiciable à l’Europe, et au genre humain, je la regarderais comme un crime.
- Oeuvres, Volume 2 - página 584, de Charles-Louis de Secondat de Montesquieu, 1817
  • "Eu olho para o mundo inteiro como sendo minha pátria, e cada guerra tem para mim o horror de uma rixa familiar."
- I look upon the whole world as my fatherland, and every war has to me a horror of a family feud.
- Helen Keller, Her Socialist Years: Writings and Speeches‎ - Página 73, de Helen Keller, Philip Sheldon Foner - Publicado por International Publishers, 1967 - 128 páginas
  • "Se esclarecermos ao homem de esquerda que o nacionalismo e o capitalismo, isto é que a afirmação da Pátria e o mal-uso dos seus recursos, nada tem a ver um com outro, que na verdade são como fogo e água, então mesmo como um socialista ele irá afirmar a nação, que ele desejará conquistar."
- Joseph Goebbels; Fonte: "Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken" (1932)
  • "Assim como há uma rua Voluntários da Pátria, podia haver uma outra que se chamasse, inversamente, rua Traidores da Pátria."
- Nelson Rodrigues
  • "Não se pode fazer política com o fígado, conservando o rancor e ressentimentos na geladeira. A Pátria não é capanga de idiossincrasias pessoais. É indecoroso fazer política uterina, em benefício de filhos, irmãos e cunhados. O bom político costuma ser mau parente."
- Ulysses Guimarães
  • "Os operários não têm pátria."
- Karl Marx; Manifesto do Partido Comunista, seção II
  • "Os que sabem dar a verdade à sua pátria não a adulam, não a iludem, não lhe dizem que é grande, porque tomou Calicute; dizem-lhe que é pequena porque não tem escolas. Gritam-lhe sem cessar a verdade rude e brutal. Gritam-lhe: tu és pobre, trabalha! tu és ignorante, estuda!, tu és fraca, arma-te!"
- Eça de Queiroz
  • "Iria morrer, quem sabe se naquela noite mesmo? E que tinha feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a Pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e agora que estava na velhice, como ela o recompensava? Matava-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara - todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara."
- Afonso Henriques de Lima Barreto; Triste Fim de Policarpo Quaresma
- Fernando Pessoa
- Ruy Barbosa
- Provérbios latinos
  • "A minha pátria profunda é o exílio".
- Ma patrie profonde est l’exil.
- Gabriel Matzneff, Les passions schismatiques, Paris, Stock, 1977, p. 109
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Pátria.


TEORIA GERAL DO ESTADO

Pátria - Nação - Nacionalidade - Nacionalismo - País - Cultura - Governo - Estado - Grupo étnico - Raça - Sociedade - Tribo - Território