Nacionalidade

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nacionalidade é o vínculo jurídico de direito público interno entre uma pessoa e um Estado.



  • "A nossa verdadeira nacionalidade é a humanidade".
- Herbert George Wells
  • "A Ciência e a Arte pertencem ao mundo inteiro, e diante delas desaparecem as barreiras da nacionalidade".
- Goethe
  • "Um homem deve ter uma nacionalidade, assim como deve ter um nariz e duas orelhas. Tudo isso parece óbvio, embora, sinto, não seja verdade".
- Ernest Gellner
  • "As necessidades de um ser humano são sagradas. Sua satisfação não pode estar subordinada a razões de estado, ou por qualquer consideração de dinheiro, nacionalidade, raça ou cor, ou quanto a moral ou qualquer outro valor atribuído ao ser humano em questão, ou a qualquer outro tipo de consideração."
- Simone Weil
  • "Os erros e falhas cometidos pelo Partido Comunista da Ucrânia, na implementação da política das nacionalidades, foram uma das principais causas para o declínio da agricultura ucraniana em 1931-1932. Não restam dúvidas de que sem a eliminação dos erros na implementação da política das nacionalidades, sem a derrota esmagadora dos elementos nacionalistas, que se tinham instalado em diversas áreas da construção social na Ucrânia, teria sido impossível superar o atraso na agricultura."
- Pavel Postychev, Membro do Partido Comunista da Ucrânia.

Veja também[editar]

Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Nacionalidade.


TEORIA GERAL DO ESTADO

Pátria - Nação - Nacionalidade - Nacionalismo - País - Cultura - Governo - Estado - Grupo étnico - Raça - Sociedade - Tribo - Território