Raça

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Raça, do ponto de vista da biologia, é um conceito pouco empregue e é sinônimo de subespécie. No entanto, este termo foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. Para a antropologia interessa como o termo raça é utilizado para construir identidades culturais.



  • "A raça humana aprimorou tudo exceto a raça humana".
- Atribuído a Adlai Stevenson; expressão baseada em William Joseph Baxter no livro "Wages are Going Lower!" (1951)
- José de Paiva Netto, no artigo "O Libertador Divino"
  • "E, como a raça de Adão trouxe a ferida, que a raça de Adão trabalhe para saná-la.”
- C. S. Lewis, em "As Cronicas de Narnia 01" - O Sobrinho Do Mago
  • "Não creio que a raça humana possa sobreviver aos próximos 1 000 anos, a menos que nos espalhemos pelo espaço".
- Stephen Hawking defendendo a colonização do espaço; citado em Revista Veja, Edição 1 723 - 24 de outubro de 2001
  • "Diante dessa sociedade que se tornou estranha a sí mesma, temos dois tipos de rebeliões em todos os países. Por um lado, as pessoas culturalmente equipadas para assumir sua autonomia, elas exigem do poder do estado e do dinheiro a criação de espaços de solidariedade autogerida, por outro lado, temos a reação regressiva daqueles que gostariam de reencontrar a segurança de uma ordem pré-moderna, estável, hierarquizada, fortemente integradora, na qual, desde o nascimento, cada um tem seu lugar garantido e determinado pelo fato de pertencer a sua nação ou raça".
- André Gorz, citado em "Cultura vozes" - Página 119, Editora Vozes, 1998
  • "O nazismo é uma consequência venenosa, verdadeiramente uma hiper-consequência do romantismo alemão (ver Sturm und Drang). O romantismo é tão culpado ou inocente perante o nazismo como o Cristianismo perante a Inquisição. O romantismo alemão faz do nazismo uma ocorrência especificamente alemã e distingue-o do fascismo e do bolchevismo. O nazismo encontra o seu maior exponente no "problema da raça" e este por seu lugar destaca-se na "questão judaica". A questão judaica significa para o nazismo o centro de gravidade e sua quintessência".
- Victor Klemperer citado por "Soziologie als Krisenwissenschaft: Festschrift zum 65. Geburtstag von Dankwart Danckwerts"; Por Dankwart Danckwerts, Hans Uske; Publicado por LIT Verlag Berlin-Hamburg-Münster, 1998; ISBN 3825836762, 9783825836764; 360 páginas [1]
  • Ficamos agora no momento decisivo entre duas eras. Atrás de nós está um passado a que nós nunca podemos retornar... A vinda do foguete finalizou um milhão de anos de isolamento... a infância de nossa raça era excedente e a história como nós a sabemos começou.
- Arthur C. Clarke; Exploration of Space (1952)
  • "Minha música não segue uma sonoridade, é tudo meio maluco, misturado. Acho que é por causa da minha cor. Todo albino tem a cor universal, passa por várias raças".
- Hermeto Pascoal; Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, em abril de 1998
  • "Até que a filosofia, que mantém uma raça superior e outra inferior, esteja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada, em todo lugar haverá guerra."
- Until the philosophy which holds one race superior, and another inferior, is finally and permanently discredited and abandoned, everywhere is war.
- Bob Marley na música "War"
  • "Uma nação cuja famílias tem em média quatro filhos pode se dar ao luxo de ir à guerra de 20 em 20 anos. Mesmo que morram dois dos filhos, restarão os outros dois para perpetuar a raça."
- Heinrich Himmler; Discurso aos oficiais da Escola de Política de Braunschweig
  • "Nenhum ser humano é uma ilha... por isso não perguntem por quem os sinos dobram. Eles dobram por cada um, por cada uma, por toda a humanidade. Se grandes são as trevas que se abatem sobre nossos espíritos, maiores ainda são as nossas ânsias por luz. (...) As tragédias dão-nos a dimensão da inumanidade de que somos capazes. Mas também deixam vir à tona o verdadeiramente humano que habita em nós, para além das diferenças de raça, de ideologia e de religião. E esse humano em nós faz com que juntos choremos, juntos nos enxuguemos as lágrimas, juntos oremos, juntos busquemos a justiça, juntos construamos a paz e juntos renunciemos à vingança."
- Leonardo Boff in: Manifesto pela concórdia e pela paz
  • "Eu herdei o grande poder de nosso pai, mas não herdei seu coração piedoso com a raça humana."
- Sesshomaru, InuYasha
- Adolf Hitler; extraída do livro Mein Kampf
- Fernando Pessoa; Livro do desassossego de Bernardo Soares - página 95, Fernando Pessoa - Editorial Comunicação, 1986 - 270 páginas
- Roberto Campos; "Na virada do milênio", ‎Página 118, de Roberto de Oliveira Campos - Publicado por Topbooks, 1999 - 486 páginas
  • destino de toda verdade ser objeto de ridículo quando exposta pela primeira vez. Era considerado idiotice se supor que homens negros eram realmente seres humanos e tinham que ser tratados com tal. O que uma vez foi considerado estupidez foi reconhecido como verdade. Hoje em dia é considerado exagero se proclamar constantemente o respeito por cada forma de vida, como sendo uma séria exigência de uma ética racional. Mas virá o dia em que as pessoas ficarão espantadas com o fato de que a raça humana existiu por tanto tempo antes de reconhecer que lesar uma vida irrefletidamente é incompatível com a verdadeira ética. Ética é, sem ressalvas, responsabilidade por tudo o que tem vida."
- It is the fate of every truth to be an object of ridicule when it is first acclaimed. It was once considered foolish to suppose that black men were really human beings and ought to be treated as such. What was once foolish has now become a recognized truth. Today it is considered as exaggeration to proclaim constant respect for every form of life as being the serious demand of a rational ethic. But the time is coming when people will be amazed that the human race existed so long before it recognized that thoughtless injury to life is incompatible with real ethics. Ethics is in its unqualified form extended responsibility to everything that has life.
- Civilization and ethics - página 255, Albert Schweitzer - A. & C. Black, ltd., 1923 - 298 páginas


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Raça.