Genocídio

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Genocídio, da raiz grega génos (família, tribo ou raça) e -caedere (Latim - matar), é um assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e (por vezes) políticas.



  • "Os dois monstros gêmeos, o comunismo e o nazismo, têm vocação genocida. Naquele, o genocídio de classe; neste, o genocídio de raça."
- Roberto Campos; "Na virada do milênio", ‎Página 118, de Roberto de Oliveira Campos - Publicado por Topbooks, 1999 - 486 páginas
  • "A Igreja considera que o espermatozóide entra no óvulo dentro do tubo de ensaio, e a partir daí começou uma vida. Então a masturbação masculina é um genocídio."
- Drauzio Varella citado em Revista Veja, Edição 1898 . 30 de março de 2005
  • "Eu digo, tenham cuidado para que a França não saia ferida por este veredicto fora das nossas fronteiras." "Isto pode ser uma humilhação para a nossa nação, por ser ligada com a Alemanha nazi na sua responsabilidade pelo genocídio de judeus."
- Maurice Papon; discurso final de 36 minutos para o júri dos crimes de guerra [1]:
  • "Nós declaramos que o Holodomor que teve lugar na Ucrânia em 1932-1933, foi efectivamente um acto de genocídio contra a nossa nação."
- Leonid Kuchma; 23 de Novembro de 2003; fonte: The Ukrainian quarterly, Volume 59‎ - Página 315, Ukrainian Congress Committee of America - 2003
  • "É um genocídio pela fome. Os historiadores têm a tendência para restringir a definição de genocídio, mas, mesmo com base em critérios restritivos, a morte, devido a uma fome deliberada, de 5 milhões de pessoas é sem dúvida um genocídio".
- Yves Ternon, Universidade de Paris IV - Sorbonne, Le Monde, 25 de Novembro de 2006; sobre Holodomor.
  • "É um genocídio? Sim, fundamentalmente. Em comparação com as outras fomes que atingiram a União Soviética, esta distingue-se pela intenção de erradicar o nacionalismo e de punir os camponeses. Foi agravada deliberadamente. Existe uma especificidade".
- Nicolas Werth; Le Monde, 25 de Novembro de 2006; sobre Holodomor.

Veja também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Genocídio.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Genocídio.
O Wikisource tem texto original relacionado a:

Referências

  1. Papon Convicted of War Crimes - AP , Associated Press Apr. 2, 1998 apnewsarchive.com