Comunismo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Comunismo é um sistema econômico que nega a propriedade privada dos meios de produção.


  • "Reunião de homens livres trabalhando com meios de produção comuns e, dependendo, a partir de um plano combinado, suas numerosas forças individuais como uma única e mesma força de trabalho social."
- Karl Marx, sintetizando o comunismo; em O Capital, Parte 1 - Capítulo 1: A Mercadoria; Seção 4: O Fetichismo da Mercadoria e o Seu Segredo, página 23 (veja a obra)
  • "A escravidão humana é injusta, arriscada e desmoralizante. Da escravidão mecânica, da escravidão da máquina, depende o futuro do mundo. Quando os cientistas não mais forem convocados a ir até o deprimente East End para distribuir à gente faminta chocolate de má qualidade e cobertores de qualidade ainda pior, terão tempo disponível para planejar coisas maravilhosas e estupendas para satisfação própria e dos demais. Haverá grandes acumuladores de energia em cada cidade, em cada residência se preciso, e essa energia o homem converterá em calor, luz ou movimento, conforme suas necessidades. Isto é Utópico? Um mapa-múndi que não inclua a Utopia não é digno de consulta, pois deixa de fora as terras a que a Humanidade está sempre aportando. E nelas aportando, sobe à gávea e, se divisa terras melhores, toma a içar velas. O progresso é a concretização de Utopias."
- Oscar Wilde, descrevendo sua visão de como seria a transformação do mundo em meio à transformação do socialismo e sua resposta aos críticos que o consideram utópico; em A Alma do Homem Sob o Socialismo
  • "Para o lugar da velha sociedade burguesa com as suas classes e oposições de classes entra uma associação em que o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos."
- Karl Marx e Friedrich Engels, em "Proletários e Comunistas" no Manifesto do Partido Comunista
  • “A diferença entre o comunismo e a fé de Hitler é muito pequena”.
- Joseph Goebbels segundo o artigo Hitlerite Riot in Berlin: Beer Glasses Fly When Speaker Compares Hitler and Lenin do The New York Times — 28 de novembro de 1925.
  • "Houve uma considerável penetração nas fileiras do judaísmo pelo comunismo, e o judaísmo, por sua vez, passou a exercer um poder considerável no Partido Comunista".
- Avrahm Yarmolinsky, The Menorah Journal, Nova Iorque, julho de 1928, p. 37
  • "O comunismo ensina duas coisas e as procura realizar, não oculta ou solapadamente, mas à luz do dia, francamente e por todos os meios ainda os mais violentos: guerra de classes sem tréguas nem quartel e completa destruição da propriedade particular. Na prossecução destes objectivos a tudo se atreve, nada respeita; uma vez no poder, é incrível e espantoso quão bárbaro e desumano se monstra. Aí estão a atestá-lo as mortandades e ruínas de que alastrou vastíssimas regiões da Europa oriental e da Ásia; e então o ódio declarado contra a santa Igreja e contra o mesmo Deus demasiado o provam essas monstruosidades sacrílegas bem conhecidas de todo o mundo. Por isso, se bem julgamos supérfluo chamar a atenção dos filhos obedientes da Igreja para a impiedade e iniquidade do comunismo, contudo não é sem uma dor profunda, que vemos a apatia dos que parecem desprezar perigos tão iminentes, e com desleixo pasmoso deixam propagar por toda a parte doutrinas, que porão a sociedade a ferro e fogo. Sobretudo digna de censura é a inércia daqueles, que não tratam de suprimir ou mudar um estado de coisas, que, exasperando os ânimos, abre caminho à subversão e ruína completa da sociedade".
- Papa Pio XI, Encíclica Quadragesimo Anno, 15 de maio de 1931.
  • "O comunismo e o socialismo, e as suas formas, mesmo as mais mitigadas, se desviam dos ditames do Evangelho".
- Papa Pio XI, Encíclica Quadragesimo Anno, 15 de maio de 1931.
  • "Na frente de certos ricos, como não se sentir uma alma de comunista?"
- En face de certains riches, comment ne pas se sentir une âme de communiste?
- André Gide in: "Oeuvres complètes d'André Gide" - vol. 15, Página 125, N[ouvelle] r[evue] f[rançaise], 1932
  • "Os comunistas têm cometido grandes crimes, mas, pelo menos, não têm ficado à margem, como uma sociedade estabelecida, nem têm sido indiferentes. Eu preferiria ter sangue nas mãos a ter água, como Pilatos"
- Graham Greene, em "Os Comediantes"
  • "O religioso perfeito reza tão bem que ignora estar rezando. O comunismo é tão profundamente uma religião - terrena - que ele ignora ser uma religião."
- Le religieux parfait prie si bien qu'il ignore qu'il prie. Le communisme est si profondément, si substantiellement une religion, — terrestre, — qu'il ignore qu'il est une religion.
- Humanisme intégral: problèmes temporels et spirituels d'une nouvelle chrétienté - Página 48, de Jacques Maritain - Aubier, 1936 - 334 páginas
  • "O Frankenstein do comunismo é o produto da mente judaica, e foi lançado ao mundo pelo filho de um rabino, Karl Marx, na esperança de destruir a civilização cristã – assim como outras. O testemunho dado perante o Senado dos Estados Unidos, extraído das muitas páginas do Relatório Overman, revela sem sombra de dúvida que banqueiros judeus financiaram a Revolução Russa".
- Kenneth Goff, Still 'tis Our Ancient Foe, 1962, p. 99
  • “Não há outra coisa no comunismo além de uma maquinação judaica para colocar o mundo inteiro em suas garras; e nenhum homem inteligente em qualquer parte mundo pode encontrar outra coisa, exceto os judeus, que com razão reclamam para si um «paraíso na terra». Os judeus estão ansiosos para emplacar o comunismo porque sabem o que é e o que significa. É porque o comunismo não tem sido combatido pelo que realmente é — um esquema judaico inventado por judeus — que tem avançado apesar de toda oposição a ele. Lutamos contra a cortina de fumaça exibida pela narrativa argumentativa e pela propaganda judaicas, recusando-nos a lutar contra o inventor, o aproveitador, o conspirador. Porque os cristãos e gentios passaram a temer os judeus, a temer a verdade, e estão paralisados pelos slogans paradoxais vociferados pelos judeus”.
- Adrien Arcand em discurso de 30 de outubro de 1937, em Nova Iorque. Cf The Jews de Zuhdī Fātiḥ, 1972.
  • "O homem só é feliz pelo supérfluo. No comunismo, só se tem o essencial. Que coisa abominável e ridícula!"
- Nelson Rodrigues, citado em "As 30 melhores entrevistas da Playboy: agosto 1975-agosto 2005" - Página 132, de Luiz Rivoiro - 2005 - 313 páginas (novembro de 1979)
- Pensar - Página 264, Vergílio Ferreira - Bertrand Editora, 1992, ISBN 9722506706, 9789722506700, 3a. ed. - 373 páginas
- Margaret Thatcher, citada em Revista Veja (1994) - Edição especial de 30 anos
  • "Quando dou comida a um pobre, me chamam de santo. Quando pergunto ao pobre porque ele não tem comida, me chamam de comunista."
- Hélder Câmara citado em "Helder, o dom: uma vida que marcou os rumos da Igreja no Brasil" - Página 53, de Zildo Rocha - Publicado por Editora Vozes, 2000, ISBN 8532622135, 9788532622136 - 208 páginas
  • "A natureza do comunismo é a de um espectro maligno forjado pelo ódio, degeneração e outras forças elementares no universo. ...
    O comunismo não é um inimigo que pode ser derrotado pela força militar. Para libertar o mundo do seu alcance, devemos começar nos purificando a partir do interior."
- Como o espectro do comunismo está governando o nosso mundo – Conclusão

Ver também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Comunismo.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Comunismo.