Papa Pio XI

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Papa Pio XI
Papa Pio XI
Papa Pio XI
Papa Pio XI em outros projetos:

Papa Pio XI, nascido Ambrogio Damiano Achille Ratti (em latim: Pius PP. XI; Desio, 31 de maio de 1857Vaticano, 10 de fevereiro de 1939), foi o 259º bispo de Roma e Papa da Igreja católica de 1922 até sua morte.



  • "Nenhuma razão, sem dúvida, embora gravíssima, pode tornar conforme com à natureza e honesto aquilo que intrinsecamente é contra a natureza. Sendo o ato conjugal, por sua própria natureza, destinado à geração da prole, aqueles que, exercendo-a, deliberadamente o destituem da sua força e da sua eficácia natural procedem contra a natureza e praticam um ato torpe e intrinsecamente desonesto."
- Papa Pio XI; (carta encíclica Castii Connubii)
  • "O comunismo ensina duas coisas e as procura realizar, não oculta ou solapadamente, mas à luz do dia, francamente e por todos os meios ainda os mais violentos: guerra de classes sem tréguas nem quartel e completa destruição da propriedade particular. Na prossecução destes objectivos a tudo se atreve, nada respeita; uma vez no poder, é incrível e espantoso quão bárbaro e desumano se monstra. Aí estão a atestá-lo as mortandades e ruínas de que alastrou vastíssimas regiões da Europa oriental e da Ásia; e então o ódio declarado contra a santa Igreja e contra o mesmo Deus demasiado o provam essas monstruosidades sacrílegas bem conhecidas de todo o mundo. Por isso, se bem julgamos supérfluo chamar a atenção dos filhos obedientes da Igreja para a impiedade e iniquidade do comunismo, contudo não é sem uma dor profunda, que vemos a apatia dos que parecem desprezar perigos tão iminentes, e com desleixo pasmoso deixam propagar por toda a parte doutrinas, que porão a sociedade a ferro e fogo. Sobretudo digna de censura é a inércia daqueles, que não tratam de suprimir ou mudar um estado de coisas, que, exasperando os ânimos, abre caminho à subversão e ruína completa da sociedade".
- Encíclica Quadragesimo Anno
  • "O comunismo e o socialismo, e as suas formas, ainda as mais mitigadas, se desviam dos ditames do Evangelho".
- Encíclica Quadragesimo Anno