Plínio Salgado
Aspeto
Plínio Salgado |
---|
Wikipédia |
Plínio Salgado (São Bento do Sapucaí, 22 de janeiro de 1895 — São Paulo, 8 de dezembro de 1975) foi um político brasileiro, ferrenho opositor do comunismo, e fundador da Ação Integralista Brasileira.
- "Preservar o Brasil das ditaduras, do totalitarismo esmagador das liberdades e da gradativa estatização econômica e cultural, que conduz inevitavelmente à opressão e eclipse total dos direitos humanos, é nosso dever, como impositivo da nossa racionalidade e da nossa dignidade."
- - Citado em "Compêndio de instrução moral e cívica" - Quarta edição, FTD, 1986.
- "A paz de consciência será conseguida pelo cumprimento dos deveres a que o homem se obriga pela sua racionalidade e seu destino."
- - Citado em "Compêndio de instrução moral e cívica" - Quarta edição, FTD, 1986.
- "O integralista é o soldado de Deus e da Pátria, o homem novo do Brasil, que vai construir uma grande nação".
- - Citado em "Enciclopédia do integralismo" - Volume 11, Página 94, Livraria Clássica Brasileira, 1958
Atribuídas
[editar]- "Convença-te a ti mesmo e depois convencerá os outros."[1]
- "Vale a pena chamar muitos, ser atendidos por poucos, ver alguns desertarem, assistir a destruição de tudo o que fizemos e recomeçar de novo, cada vez mais inquebrantável."[2]
- "Brasileiros! Um dia a História vai nos julgar. Eu estou tranquilo com a minha consciência porque tenho cumprido o meu dever. Vim ao mundo para assistir a este quadro do meu Brasil, e não fiquei indiferente. Tomei o partido da Pátria e de Deus. Eu estou tranquilo."[3]