Voz

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Todas as coisas, em suas Formas Eternas, estão dentro do corpo divino do Salvador, a verdadeira voz da Eternidade, a Imaginação Humana." - William Blake

Voz no sentido mais comum se refere à emissão sonora dos seres humanos.



- Confúcio citado em Julgados - Edições 102-103 - Página 401, Rio Grande do Sul (Brazil). Tribunal de Alçada - 1997
  • "Gritar é ruim para a voz, mas é bom para a alma".
- Conor Oberst
  • "Quem quiser ouvir a voz sincera da consciência precisa saber fazer silêncio em torno de si e dentro de si."
- Arturo Graf
  • "A todos, teu ouvido; a voz, a poucos; ouve opiniões, mas forma juízo próprio."
- Shakespeare, em Hamlet, Cena III, Ato I
  • "Há vozes que aclaram o ser,/ Macias ou ásperas, vozes de paixão e de domínio,/ vozes de sonho, de maldição e de doçura."
- Augusto Frederico Schmidt in "Retrato do desconhecido" in "Poesias escolhidas" - Página 192, de Augusto Frederico Schmidt - Publicado por Americ = Edit., 1946 - 357 páginas
  • "Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores do que o teu silêncio, e lembre-se que alto deve ser o valor de suas idéias, não o volume de sua voz. Falar sem pensar é disparar sem apontar".
- George Herbert
  • "É principalmente nas inflexões e nos matizes da voz que reside a força expressiva da linguagem humana."
- Dale Carnegie
  • "O homem superior é impassível por natureza: pouco se lhe dá que o elogiem ou censurem, ele não ouve senão a voz da própria consciência."
- Napoleão Bonaparte
  • "Sua voz é extraordinária e sem muletas. Quando você se diz sentimental, é aí que está seu grande ganho. É com este sentimentalismo que seu talento se revela".
- Fernanda Montenegro sobre Simone
  • "Em profunda escuridão se procuraram, nus, sôfrego entrou nela, ela o recebeu ansiosa, depois a sofreguidão dela, a ânsia dele, enfim os corpos encontrados, os movimentos, a voz que vem do ser profundo, aquele que não tem voz, o grito nascido, prolongado, interrompido, o soluço seco, a lágrima inesperada, e a máquina a tremer, a vibrar, porventura não está já na terra, rasgou a cortina de silvas e enleios, pairou no alto da noite, entre as nuvens, pesa o corpo dele sobre o dela, e ambos pesam sobre a terra, afinal estão aqui, foram e voltaram."
  • “Era como se acordasse de um longo sono, e no entanto estava ainda suspenso em um cinza leitoso. Era um estranho sonho, desprovido de imagens, povoado por sons. Como se não visse, mas ouvisse vozes que me contavam o que devia ver. E contavam que eu ainda não via nada, exceto um fumegar ao longo dos canais, onde a paisagem se dissolvia.
- Umberto Eco, A Misteriosa Chama da Rainha Loana
- José Saramago
"A todos, teu ouvido; a voz, a poucos; ouve opiniões, mas forma juízo próprio." - Shakespeare
  • "Sempre que procura defender os sem-vez e sem-voz, a Igreja é acusada de fazer política."
- Dom Hélder Câmara
  • Escuta! Ouve suas vozes: "Pelas portas da morte nós passamos, a Morte não existe; alegrai-vos a vida continua eternamente".
- Max Heindel
  • "(...) senti-me penetrado por um indescritível prazer ao ouvir, nas enormes muralhas graníticas do fiorde, o eco da voz dos marinheiros ao levantarem a âncora e içarem as velas. O ritmo áspero desses gritos tocou-me como um presságio de alegria e tomou forma, em breve, como tema da canção dos marinheiros".
- Richard Wagner em sua autobiografia, descrevendo a origem do coro tempestuoso dos Marinheiros no Navio Fantasma.
- Fonte: SPENCE, Keith. O Livro da Música, SP: Círculo do Livro, 1991. p. 82
  • "Antes de todos os shows, eu aqueço a minha voz fazendo vocalise. Mas sempre tento manter meu corpo em forma, praticando natação ou caminhando pela cidade onde estou. Quando meu corpo está bem, minha voz está bem."
- Tarja Turunen, Folha de São Paulo (2005)
  • "Sempre fui atraído por certo tipo de mulher. É a voz, mais do que qualquer coisa. Ouço primeiro a voz."
- Bob Dylan
  • "Quando conheci a Janis, eu já cantava. Claro que já tinha ouvido falar dela. Lembro quando era criança de ter visto ela pela televisão. Minha mãe escutava, mas passava batido, nunca tinha me tocado. Depois que comecei a cantar foi que eu percebi que minha voz, não a voz, mas sim o jeito de cantar, era muito parecido. Essa semelhança se deve, eu acho, pelo fato da gente gostar de blues.
- Cássia Eller, em entrevista à Folha Ilustrada, do dia 01/01/2002, às 03h49.
  • "Quando criança, eu tinha uma bela voz. (...) Meus pais me faziam cantar no coro da igreja. Foi quando um tio, barbeiro de profissão, convenceu meu pai da oportunidade de impedir a mudança de minha voz, pois assim me tornaria uma fonte de renda segura para toda a família".
- Gioacchino Rossini; Fonte: 8º Volume dos CDs da Coleção FOLHA de Música Clássica
  • "[...] Mas quando o torpor não invade somente a alma do povo, quando toma também a mente dos intelectuais e a voz dos melhores, já não se ergue senão para fazer coro à cantilena hipnótica, então se apaga a última esperança de um redespertar da consciência."
- Olavo de Carvalho - "O Jardim das Aflições" - É Realizações - 2ª edição.
  • "Deus sussura a nós na saúde e prosperidade, mas, sendo maus ouvintes, deixamos de ouvir a voz de Deus. Então Ele gira o botão do amplificador por meio do sofrimento. Aí então ouvimos o ribombar de Sua voz."
- C. S. Lewis
  • "Sim, meu caro senhor, nós ouvimos as intenções que foram sugeridas ao rei, mas vós, que não saberíeis ser o seu porta-voz perante os Estados Gerais, vós que não tendes aqui nem lugar nem voz, nem mesmo o direito de falar, vós não sois feito para relembrar o seu discurso! Por isso, para evitar qualquer equívoco ou atraso, declaro-vos que, se vos encarregaram de nos fazer sair daqui, então, deveis pedir ordens para solicitar o emprego da força armada, porque nós apenas deixaremos os nossos lugares pelo poder da baioneta. A tradição remata a frase anterior de forma ligeiramente diferente, mas mais forte: Ide dizer ao vosso senhor que nós estamos aqui pela vontade do Povo, e que não sairemos senão pela força das baionetas".
- Mirabeau ficou célebre por esta resposta que deu a Henri-Évrard de Dreux-Brézé, mestre de cerimónias do rei, quando este veio à célebre sessão dos Estados Gerais, realizada a 23 de Junho de 1789, após o termo do discurso do rei, reiterar a ordem de dissolução daquela Câmara que havia sido dada por Luís XVI. De acordo com a versão publicada no Moniteur Universel, de 25 de Junho de 1789.


  • "Quando eu ouvi a voz de Elvis pela primeira vez eu sabia que não ia trabalhar para ninguém e ninguém seria meu chefe. Ele é o deus supremo do rock and roll hoje. Ouvir Elvis e como escapar da prisão. Eu agradeço à Deus por Elvis Presley."
- Bob Dylan
  • “Pois bem — acrescentava ele com essa leve emoção que experimentamos quando, mesmo sem o notar, dizemos uma coisa não porque seja verdadeira, mas porque sentimos prazer em dizê-la e a escutamos através de nossa própria voz como se não viesse de nós mesmos —, a sorte está lançada, resolvi amar apenas aos corações magnâmicos e só viver na magnanimidade.”
- Marcel Proust
  • "O boteco é ressoante como uma concha marinha. Todas as vozes brasileiras passam por ele."
- Nelson Rodrigues
  • "O mundo da imaginação é o mundo da Eternidade. É o seio para o qual nos dirigimos após a morte do corpo vegetativo. Esse mundo é infinito e Eterno, enquanto o mundo da procriação é finito e temporal. Todas as coisas, em suas Formas Eternas, estão dentro do corpo divino do Salvador, a verdadeira voz da Eternidade, a Imaginação Humana."
- William Blake
  • "Se as vozes moderadas do Islã não modernizarem sua cultura e sua fé, pode ser que os 'Rushdies' tenham de fazê-lo por elas."
- Salman Rushdie, escritor condenado à morte em 1989 pelos líderes do Irã por causa de seu livro Versos Satânicos, em artigo no The New York Times
  • "Abençoado o homem que ouve muitas vozes ternas a chamá-lo de pai."
- Blessed indeed is the man who hears many gentle voices call him father!
- Lydia Maria Child; in: "Philothea" - Página 260; de Lydia Maria (Francis) Child - Publicado por J. H. Francis, 1851
  • "A história humana não se desenrola apenas nos campos de batalhas e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas. Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição à vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não tem voz".
- Ferreira Gullar
  • "Origem das duas Fridas. Recordação. Devia ter 6 anos quando vivi intensamente a amizade imaginária com uma menina de minha idade. (...) Não me lembro de sua imagem, nem de sua cor. Porém sei que era alegre e ria muito. Sem sons. Era ágil e dançava como se não tivesse nenhum peso. Eu a seguia em todos os seus movimentos e contava para ela, enquanto ela dançava, meus problemas secretos. Quais? Não me lembro. Porém ela sabia, por minha voz, de todas as minhas coisas..."
- Frida Kahlo
  • "Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam."
- Allan Kardec
  • "Toda a carne, à meia-noite,/ silenciará./ E a voz da primavera anunciará,/ correndo,/ que, apenas amanheça o dia,/ a morte estará vencida,/ pelo esforço da Ressurreição."
- Boris Pasternak
  • "Nossas vozes iam ficando cada vez mais altas na escuridão sob a estátua. Como todas as brigas desse tipo, não levou a nada, apenas a uma ferida que sara com facilidade. Há lugar para tantas feridas diferentes antes de percebermos que estamos arrancando uma velha crosta."
- Graham Greene; Os Farsantes
"É possível gritar bem alto em voz bem baixa." - Nachman de Breslau
  • "Se queres ofender um adversário, elogia-o em voz alta pelas qualidades que ele não possui".
- Ugo Ojetti; "Sessanta, XXXIII"
  • "Fui procurar saber quais os truques da Ivete Sangalo para passar 24 horas em cima de um trio elétrico e não perder a voz. É muita inalação, 15 minutos ao acordar, 15 minutos à tarde. Quando começar a temporada, minha vida vai se resumir a isso: estarei no palco ou fazendo inalação".
- Diogo Vilela Sobre a preparação para o musical Cauby!, Cauby!.
- Fonte: Revista ISTO É Gente!, Edição 360.
  • "Hello mulheres do meu Brasil varonil... vou dar a vocês agora um tostão da minha voz... Cameras, close! If I had a thousand women... au au... au au..."
- Zé Bonitinho
  • "É possível gritar bem alto em voz bem baixa."
- Nachman de Breslau; Fonte: Revista Caras, 13 de Setembro de 2006; livro "A Casa", de Mirna Pinsky (FTD).
  • “-As estrelas, meu Deus! Olha só para estas estrelas – disse repentinamente, com entonação pesada e cantante, uma voz que parecia vir de dentro de um tonel. Já a conhecia. Pertencia a um homem ruivo, vestido com simplicidade, de pálpebras vermelhas e um aspecto úmido e frio, como se acabasse de tomar banho. Fora o vizinho de Tônio Kroeger, durante o jantar na cabina, e havia consumido com hesitação e movimentos modestos, porções espantosas de omelete de lagosta. Agora encostava-se ao lado dele na amura e olhava para o céu segurando o queixo com o polegar e o indicador. Sem dúvida encontrava-se numa dessas disposições extraordinárias e festivas, nas quais as barreiras entre os homens caem, nas quais o coração também se abre para estranhos e a boca diz coisas que em outra ocasião, envergonhada, guardaria para si...”
- Thomas Mann, na obra "Tonio Kroeger"
  • "Usem e abusem de mim. Estou cá, canto e bem ao vivo. Façam de mim o que quiserem. Estou com uma grande voz."
- José Cid in Pública, 2003
- It is not because of woman's cowardice, incapacity, nor, above all, because of her general superior virtue, that she will end war when her voice is fully and clearly heard in the governance of states — it is because, on this one point, and on this point almost alone, the knowledge of woman, simply as woman, is superior to that of man; she knows the history of human flesh; she knows its cost; he does not
- "Woman and Labor" - página 178, Olive Schreiner, Kessinger Publishing, 2005, ISBN 1417936460, 9781417936465, 308 páginas
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Voz.