Olavo de Carvalho

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho em outros projetos:

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (Campinas, São Paulo, Brasil, 29 de abril de 1947) é um escritor, jornalista e filósofo brasileiro.


  • Se você é um conservador, você acha que um cidadão não tem o direito de contratar outro para matá-lo (muito menos para matar um terceiro), porque a vida é um dom sagrado que não pode ser negociado. Mas, para o liberal, nada existe de mais sagrado que o direito de comprar e vender – a própria vida inclusive: se você acha que sua vida está um saco e quer contratar um profissional para dar cabo dela, nem o Estado nem a Igreja têm o direito de dar nisso o menor palpite.
    • Jornal do Brasil, 8 de Março de 2007.[1]
  • "O brasileiro de hoje em dia é aquele sujeito valente que teme olhares e caretas como se fossem balas de canhão, que enfia o rabo entre as pernas à simples ideia de que falem mal dele, que troca a honra e a liberdade por um olhar de simpatia paternal de quem o despreza."
- no artigo Perguntas Proibidas, agosto de 2011
  • "O idiota útil, por definição, é idiota demais para saber que é útil e quem o utiliza."
  • "Se você não é capaz de tirar de um livro consequências válidas para sua orientação moral no mundo, você não está pronto para ler este livro."
- "O minimo que você precisa saber para não ser um idiota".
  • "Não há nada mais estúpido do que a convicção geral da nossa classe letrada de que não existe imparcialidade, de que todas as ideias são preconcebidas, de que tudo no mundo é subjetivismo e ideologia. Aqueles que proclamam essas coisas provam apenas sua total inexperiência da investigação, científica ou filosófica."
- "O minimo que você precisa saber para não ser um idiota."
  • "Ainda há quem diga: “Mas se você dá dinheiro o sujeito vai beber na primeira esquina!” Pois que beba! Tão logo o embolsou, o dinheiro é dele. Vocês querem educar o pobre “para a cidadania” e começam por lhe negar o direito de gastar o próprio dinheiro como bem entenda? Querem educá-lo sem primeiro respeitá-lo como um cidadão livre que, atormentado pela miséria, tem o direito de encher a cara tanto quanto o faria, mutatis mutandis, um banqueiro falido? Querem educá-lo impingindo-lhe a mentira humilhante de que sua pobreza é uma espécie de menoridade, de inferioridade biológica que o incapacita para administrar os três ou quatro reais que lhe deram de esmola? Não! Se querem educá-lo, comecem pelo mais óbvio: sejam educados. Digam “senhor”, “senhora”, perguntem onde mora, se o dinheiro que lhes deram basta para chegar lá, se precisa de um sanduíche, de um remédio, de uma amizade. Façam isso todos os dias e, em três meses, verão esse homem, essa mulher, erguer-se da condição miserável, endireitar a espinha, lutar por um emprego, vencer."
- "O minimo que você precisa saber para não ser um idiota."
  • "As sociedades humanas podem ser comparadas — e julgadas — pelo seu sucesso ou fracasso em transmutar a linguagem comum em instrumento do encontro genuíno entre os seres humanos. E, de tudo o que vi e vivi depois, concluí que a sociedade brasileira se destaca pelo total desinteresse em fazer isso,pela acomodação complacente a uma convivência feita só de estereótipos."
- "O minimo que você precisa saber para não ser um idiota."
  • "Nenhum ser humano intelectualmente são tem o direito de apegar-se tão obstinadamente a uma ideia a ponto de exigir que a humanidade sacrifique, no altar das suas promessas, não apenas a inteligência racional, mas o próprio instinto de sobrevivência."
- "O minimo que você precisa saber para não ser um idiota."
  • "Idiota é aquele indivíduo que não consegue encarar a verdade essencial sobre si mesmo e fica remoendo seus autoenganos e culpas até a morte. Enfraquecido pela mentira, ele acaba sendo alvo fácil para os movimentos ideológicos que envenenam o nosso tempo. O idiota vira idiota útil: é o que vemos se espalhar como epidemia no Brasil. Epidemia da idiotia"[2]
  • "É um impulso natural do ser humano evadir-se da estreiteza da rotina pessoal e familiar para aventurar-se no universo mais amplo da História, onde sente que sua vida se transcende e adquire um “sentido” superior. A maneira mais banal e tosca de fazer isso, acessível até aos medíocres, incapazes e pilantras, é a militância num partido ou numa “causa”, isto é, em algum egoísmo grupal embelezado de palavras pomposas como “liberdade”, “igualdade”, “justiça”, “patriotismo”, “moralidade” ou “direitos humanos”. Essas palavras podem representar algum valor substantivo, mas não quando o indivíduo adquire delas todo o valor que possa ter, em vez de preenchê-las com sua própria substância pessoal. A mais criminosa ilusão da modernidade foi persuadir os homens de que podem enobrecer-se mediante a identificação com uma “causa”, quando na verdade todas as causas, enquanto nomes de valores abstratos, só adquirem valor concreto pela nobreza dos homens que a representam. O fundo da degradação se atinge quando algumas “causas” são tão valorizadas que parecem infundir virtudes, automaticamente, em qualquer vagabundo, farsante ou bandido que consinta em representá-las."[3]
  • "Somente a consciência individual do agente dá testemunho dos atos sem testemunha, e não há ato mais desprovido de testemunha externa do que o ato de conhecer."
  • "A incapacidade de um povo para perceber os perigos que o ameaçam é um dos sinais mais fortes da depressão autodestruiva que prenuncia as grandes derrotas sociais. A apatia, a indiferença ante o próprio destino, a concentração das atenções em assuntos secundários acompanhada de total negligência ante os temas essenciais e urgentes, assinalam o torpor da vítima que, antevendo um golpe mais forte do que poderá suportar, se prepara, mediante um reflexo anestésico, para se entregar inerme, e semidesmaiado nas mãos do carrasco, como o carneiro que oferece o pescoço à lâmina. Mas quando o torpor não invade somente a alma do povo, quando toma também a mente dos intelectuais e a voz dos melhores, já não se ergue senão para fazer coro à cantilena hipnótica, então se apaga a última esperança de um redespertar da consciência."
- "O Jardim das Aflições" - É Realizações - 2ª edição.)
  • "Na medida em que você se desliga do espírito daquela era, está ligado ao espírito de todas as eras. Isto quer dizer que, de fato, na constituição do próprio indivíduo, já está dada toda a dialética entre o mundo do sensível ou da temporalidade e o mundo da eternidade."
  • "A mentira tem o privilégio de poder se expressar com muito mais brevidade do que sua refutação."
- Como ler a mídia nacional, Olavo de Carvalho, Diário do Comércio, 30 de setembro de 2009
  • "A intelectualidade de Esquerda não concebe que exista nada acima do nível de sua cabeça oca."
  • "Quanto menos um sujeito entende a religião, mais se prontifica a modificá-la, isto é, a reduzi-la às dimensões da sua própria falta de consciência. Uma concepção evolutiva da religião mostra apenas incapacidade de conceber alguma coisa acima da esfera temporal. O 'senso da eternidade' é apenas o primeiro grau da consciência religiosa."
  • "Aviso chocante a uma nação estupefata: o a craseado não é nenhuma monstruosidade abominável, é apenas o feminino da contração "ao". É o equivalente de "aa", onde o primeiro "a" significa a preposição "a" (ou "para") e o segundo o artigo definido "a". Quem quer que leve mais de dois segundos para entender isso e mais de três para aprender a aplicá-lo corretamente é um retardado mental incapacitado para o exercício da cidadania adulta. Deve ser imediatamente destituído de qualquer função pública e entregue aos cuidados do INSS antes que faça alguma besteira perigosa."
- "A vingança da inépcia", Diário do Comércio, 23 de janeiro de 2007
  • "O globalismo não tem finalidades essencialmente econômicas ou mesmo político-militares: é todo um conceito integral de civilização, uma verdadeira mutação revolucionária da espécie humana, incluindo a total erradicação das religiões tradicionais ou sua diluição numa religião biônica universal cuja expressão mais visível é o movimento da “Nova Era”. Seus ideais são tão opostos aos valores e interesses da nação americana que os conservadores, sem pestanejar, os consideram inimigos tão perigosos quanto a Al-Qaeda. Os poderosos grupos econômicos que apóiam o globalismo são os mesmos que elegeram Bill Clinton e sustentaram a campanha de John Kerry. Apóiam o aborto, o casamento gay, a liberação das drogas e tudo o mais que possa dissolver rapidamente a unidade histórica da cultura nacional americana. Fazem uso maciço do ativismo judicial para mudar completamente o sentido da Constituição através de sentenças que permitem o que era proibido e proibem o que era permitido. Patrocinam maciçamente a esquerda do Terceiro Mundo e as manifestações anti-americanas, mas, lutando para enfraquecer o país enquanto Estado independente, buscam ao mesmo tempo fortalecê-lo como instrumento da ONU. Daí a ambigüidade de suas tomadas de posição quanto ao terrorismo, por exemplo."
- O avesso do avesso, Diário do Comércio, 6 de março de 2006
  • "Ou a hegemonia americana, ou a barbárie."
  • "Diploma é papel pintado."
  • "O que é que falta para o distinto público entender que já estamos sob uma ditadura comunista?" :- O que é que falta?, O Globo, 18/ 12/ 2004
  • "Este [o povo brasileiro] é o povo mais covarde, imbecil e subserviente do universo."
- O que é que falta?, O Globo, 18/ 12/ 2004
  • "[O ex-presidente chileno Augusto] Pinochet é apenas um velho doente".
  • "Era dever do exército chileno buscá-lo [Salvador Allende], capturá-lo e, caso oferecesse resistência, matá-lo como a um cachorro louco".
  • "Nenhum comunista merece consideração, nenhum comunista é pessoa decente, nenhum comunista é digno de crédito. São todos a escória da espécie humana. Devemos respeitar seu direito à vida e à liberdade, como respeitamos o dos cães e das lagartixas, mas não devemos lhes conceder nada mais que isso."
- A escória do mundo, Diário do Comércio, 20 de maio de 2008
  • "Tenho vergonha de pertencer a um povo que elege presidente um amigo das FARC."
  • "Boa noite meus amigos. Começamos mais uma vez invocando a santíssima Virgem Maria e o Santo Padre Pio de Petrelcina para que roguem a Deus que nenhuma injustiça se cometa nesse programa". :- Ao iniciar semanalmente seu programa TrueOutspeak.
  • "Quando se trata de Brasil, quando ouço falar em cultura, eu saco meu rolo de papel higiênico."
- Programa True Outspeak de 09 de abril de 2007
  • Minha mulher estava discutindo com um sujeito no debate da DICTA, e ela disse o seguinte: "Olha, não tem ninguém no universo intelectual brasileiro capacitado para discutir a obra do Olavo de Carvalho como um conjunto". O sujeito disse: "Isso é uma arrogância!". Eu digo: "Não, isso é um fato!". É só você fazer a lista dos tópicos que eu abordei na minha filosofia, ou nos livros, ou nas aulas, e você vai ver que na universidade brasileira não tem ninguém, ninguém, ninguém que possa abranger todo esse território, as pessoas nem conhecem os autores dos quais eu estou falando.
    • True Outspeak 06/12/2010, Olavo explicando porque é o maior filósofo brasileiro da atualidae.[4]
  • Dona Maria do Rosário defendendo a homoafetividade, o sujeito não pode falar de homossexualismo porque é pejorativo. Agora heterossexualismo não é pejorativo. Agora, por que que, veja por exemplo, vamos falar o português claro, no que consiste a homoafetividade masculina? Consiste em um comer o cu do outro meu filho, consiste na boa e velha "Sodomia" tá entendendo? É o coito anal, o ato homossexual só se consuma no coito anal ou no coito oral, quer dizer, ou você vai dar, ou você vai comer, ou você vai chupar piroca! O que isso tem de tão nobre e elevado que ninguém possa falar mal? Eu não consigo entender!
    • True Outspeak 15/12/2010[5]
  • O ato sexual entre um homem e uma mulher ele se prolonga na existência ao menos possível de um ser humano, é por isso que a igreja sempre proibiu o ato onde a possibilidade da geração seja cortada, porque aí não é um ato sexual que se completa. Você veja, quando você vai pra cama com sua mulher, gerações dos antepassados estão lá presentes, e muitas gerações futuras estarão lá também, quer dizer, é um ato que tem uma dimensão cósmica! Agora, meu filho, você comer o cu do outro ou dar o cu pro outro, termina ali mesmo, na privada.
    • True Outspeak 15/12/2010[6]
  • Ouvinte do Programa:Por que que muita gente fala que o Hitler, o Nazismo era de direita?

Olavo: Olha, na época todo mundo sabia que não era! Se você ver a documentação, outro dia mesmo eu tava lendo um famoso livro do de Drieu de La Rochelle, que era um propagandista do nazismo. "Socialismé és fascisté", socialismo é fascista. Todo mundo sabia que era um regime revolucionário, tá certo, e quem primeiro reagiu contra isso foram os conservadores. O pessoal da esquerda queria acomodar, na França foi assim, todo o pessoal da esquerda queria acomodar com o Hitler, inclusive a esquerda católica, Emmanuel Mounier, essa putada toda, tudo querendo: "Não.. vamos ficar de bem com o homem." e os conservadores: "Não, vamos nos armar, vamos nos rearmar porque esses caras vão nos invadir!". Ou seja, a direita que reagia contra isto, e a esquerda sempre querendo acomodar. Aliás, querer acomodar não, a União Soviética foi quem armou a Alemanha Nazista em segredo. Não existiria exército nazista e não existiria perigo nazista, se não fosse o plano de Stálin de usar os nazistas como ponta de lança da Revolução.

    • True Outspeak 29/12/2010[7]
  • Tem um grupinho de uns idiotas que dizem: "O Olavo de Carvalho, ele está ocultando o negócio da conspiração do 11 de setembro, que foi montada pelo governo americano, e ele não diz uma palavra sobre isso.". Por que que eu devo abrir a minha boca pra dizer uma palavra mentirosa? Esta ideia de que o 11 de setembro foi tramado pelo governo americano é não só falsa mas impossível, IMPOSSÍVEL! Pelo seguinte, o governo enquanto tal não conspira, é impossível o governo conspirar, para conspirar é necessário você ter um pool de organizações em torno que usem o governo como instrumento. Não esqueça de que o governo é constituído por cargos eletivos em que as pessoas passam 4 anos e vão embora, e no máximo ficam lá 8 anos. Isso não fornece base para esta entidade conspirar. Quem conspira por exemplo é o CFR, que é uma entidade que tem 50 anos, quem conspira são esses grupos globalistas que existem há 70, 80 anos, esses podem conspirar. E quando esses conspiram o primeiro instrumento que eles usam é a mídia inteira! Que pertence a eles. Isso quer dizer que se um presidente fosse suficientemente louco pra montar uma farsa como o 11 de setembro, a mídia inteira se recusaria a dizer uma palavra de denúncia contra ele.
    • True Outspeak 26/10/2011[8]
  • Enquanto isto, o nosso governo federal, havia lá um plano do Conselho Nacional de Segurança Pública para resolver o problema mais grave e mais urgente do Brasil que é o número de homicídios em que nós já estamos no primeiro lugar. O primeiro lugar pertencia a Rússia, agora somos nós, com os nossos 50 mil homicídios por ano, a Rússia tem sei lá 42, a Rússia ainda tava um pouquinho na frente mas nós chegamos já nos 50, pra não dizer que é 50, é 49.999, então somos recordistas. Eu já disse pra vocês, os nossos estudantes tiram os últimos lugares nos testes internacionais, e nós praticamos mais homicídios. Então não é errado, conclusão: O Brasileiro é o povo mais burro e mais assassino do universo!
    • True Outspeak 04/01/2012[9]
  • Essa preocupação de saúde que vem de uns 30 ou 40 anos pra cá: "Ah não pode comer isso porque faz mal..." não tem nada que não faça mal! Água faz mal! E as pessoas ficam se precavendo, e daí começaram a inventar substitutos... inventaram a tal da margarina, pois agora tá aqui, margarina meu filho, te ajuda a ter Alzheimer, hã? Então o que é pra você fazer? Você tem é que seguir a boa e velha cozinha de antigamente, o meu médico Dr. Carlos Armando de Moura Ribeiro que já morreu durou quase 100 anos de idade, e aos 80 casou, hã? Que maravilha! Você não pode confiar em médico doente, advogado ladrão e economista pobre. Então o meu médico era um primor de saúde, era um monstro de saúde! E ele dizia: "Meu filho faz o seguinte, fala pra sua mulher cozinhar tudo com banha de porco, se você for judeu ou muçulmano, usa gordura de carneiro, mas gordura de animal, sempre! não saia disso! Não vai pra esse negócio de óleo vegetal que vai matar você." E ele tinha toda razão, porra!
    • True Outspeak 26/09/2012[10]
  • Uma teórica feminista que outro dia reclamou: "Onde estão os quadros da santíssima Virgem amamentando o menino Jesus? Antigamente tinha de monte hoje não tem mais.". Ela tem toda razão, isso é verdade. Por quê? Porque no mundo burguês, você dar o cu, chupar piroca, tornou-se uma coisa decente, mas amamentar um bebê tornou-se indecente. Não teve no Brasil uma senhora que foi pra cana porque tava amamentando o bebê, porra? Então agora amamentar bebê é imoral, mas um macho amamentar o outro, é bonito!
    • True Outspeak 09/01/2013[11]
  • Você veja que todo esse movimento ecológico, esse negócio de aquecimento global, fica falando contra os combustíveis fósseis, eu lembro até o Dr. Fritjof Capra no livro Ponto de Mutação falava horrores contra os combustíveis fósseis, falava que até o fim da década de 90 os combustíveis fósseis seriam abandonados, haveriam outras fontes de energia. Estou esperando pra ver, já passou 20 anos, não aconteceu. Acontece que os cientistas descobriram hidrocarbonetos numa galáxia que fica na puta que o pariu! Onde nunca teve dinossauro e nunca teve fóssil, porra! Então, combustível fóssil é a puta que o pariu! Você tá entendendo? Combustível fóssil é o cu da sua mãe! Não existe combustível fóssil porra nenhuma! Isso é uma farsa, uma palhaçada!
    • True Outspeak 09/01/2013[12]
  • Os ensaios do Peter Singer são uma coleção de platitudes que preparam o leitor para engolir, anestesiado, conclusões práticas absurdas. Evitar sofrimentos para os animais é uma exigência moral da qual ninguém discorda, em teoria, mas é evidente que, se proibirmos completamente a matança de animais de todo gênero, estes se multiplicarão até o nível de uma ameaça catastrófica, e então teremos de aceitar passivamente a extinção da espécie humana ou então introduzir o controle da natalidade animal, esterilizando bichos a granel e fazendo-os, portanto, sofrer, seja por dor física, seja pela simples privação da possibilidade de seguir seu desenvolvimento natural normal. Bastou, por exemplo, proibir a matança de lobos em alguns Estados americanos durante uns poucos anos, para que eles proliferassem e voltassem a constituir ameaça para os seres humanos. Se não é justo fazer nenhum animal sofrer, não se pode negar aos lobos e leões o direito que se dá às galinhas. Abrir uma exceção para os animais perigosos é regular o direito à vida animal pelo critério do interesse humano, caindo portanto no pecado de "especismo" que se queria evitar. Por onde quer que se examine, a filosofia de Singer consiste em chegar a conclusões absurdas pela via do puro conseqüêncialismo lógico alheio à experiência prática da vida. É uma filosofia para adolescentes irresponsáveis. "Pereat mundus, fiat philosophia."
    • Em Sua página Oficial do Facebook[13] (23 de outubro de 2013)
  • "Informo aos interessados que jamais prestei um vestibular, não tentei e não poderia fazê-lo. Minha inscrição, se a fizesse, jamais seria aceita. Saí da escola no quarto ano do ginásio, PARA NUNCA MAIS VOLTAR, firmemente decidido a buscar instrução por vias alternativas. Pelos resultados obtidos, acho que fiz a coisa certa."
    • Em Sua página Oficial do Facebook[14] (05 de novembro de 2013)
  • Vocês já viram um pinto humano? Eu jamais permitiria que alguém introduzisse na minha pessoa aquela coisa medonha, execrável salsicha viva que cospe. Quando uma mulher consente que você faça isso nela, você deveria sentir-se humildemente grato em vez de se gabar de que seu peru é irresistível.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[15] (14 de fevereiro de 2014)
  • É monstruoso confundir a legítima defesa com "fazer justiça pelas próprias mãos". Aquele que se defende armado contra um agressor armado não está em busca de "justiça", mas de sobrevivência.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[16] (21 de março de 2014)
  • Os efeitos maléficos do fumo são de duas espécies: (1) danos para a saúde, probabilísticos e de longo prazo; (2) punição social, imediata e infalível em todos os casos.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[17] (04 de outubro de 2014)
  • Não fiquem tristes. Se todos os problemas tivessem solução, para quê precisaríamos de Deus? Só os problemas insolúveis levam à busca da sabedoria.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[18] (24 de novembro de 2014)
  • Repito: O PT tem de ser FECHADO, e todos os seus membros, desde seus diretores até o último dos militantes, devem ter os seus direitos políticos CASSADOS EM CARÁTER VITALÍCIO.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[19] (23 de fevereiro de 2015)
  • Uma vez um alto oficial das Forças Armadas esbravejou comigo: "Respeite a minha farda!" Respondi: "Respeito. Tanto respeito que acho que ela vai cuspir você na primeira esquina."
    • Em Sua página Oficial do Facebook[20] (21 de outubro de 2015)
  • Não me lembro de jamais ter tomado posição em favor deste ou daquele só pelo fato de o cidadão ser católico. Um católico tem a obrigação de entender que toda verdade factual comprovada estará sempre, em última análise, de acordo com a doutrina da Igreja. É o contrário de prejulgar questões factuais em aberto com base na doutrina da Igreja. Sto. Tomás é que ensinava: "Contra os fatos não há argumentos."
    • Em Sua página Oficial do Facebook[21] (21 de outubro de 2015)
  • Nos EUA, o presidencialismo produziu uma guerra civil, o festival pró-comunista do governo Roosevelt, o fiasco do Vietnam e agora o descalabro geral da gestão Obama. No parlamentarismo essas coisas jamais aconteceriam.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[22] (23 de outubro de 2015)
  • Se você entrega a outro macho a proteção da sua esposa, deve entregar-lhe logo a esposa inteira. Por que ele deveria ficar só com a parte perigosa e você com o bem-bom?
    • Em Sua página Oficial do Facebook[23] (23 de outubro de 2015)
  • Poucas idéias são mais absurdas do que aquela segundo a qual todo ser humano, pelo simples fato de existir, "tem direito a" moradia, saúde, educação, etc. etc. Prover essas coisas de maneira mais ou menos equitativa a todas as pessoas é um ideal que se busca realizar, um programa de ação, ujma meta ou uma promessa. Nenhuma meta ou promessa, pelo simples fato de ter sido pensada e julgada boa, pode ser fonte de "direitos", já que estes existem a partir do momento em que são estatuídos na legislação, independentemente de a meta ter sido atingida ou não na realidade. Fazer de uma meta futura um direito atual é uma chantagem.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[24] (24 de outubro de 2015)
  • O senso da musicalidade natural do idioma já foi para as picas faz tempo. Só o que o pessoal quer é parecer colunista do New York Times.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[25] (25 de outubro de 2015)
  • Doutrina oficial do Estado brasileiro: Um pinto não é pinto. TORNA-SE pinto se o seu proprietário não preferir que ele seja uma buceta.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[26] (25 de outubro de 2015)
  • Se o Brasil fosse uma democracia, um partido cristão conservador teria pelo menos setenta por cento das cadeiras no parlamento. A "Nova República" foi concebida precisamente PARA QUE ISSO NÃO ACONTECESSE.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[27] (26 de outubro de 2015)
  • Coisas boas da vida. Uvas pretinhas da Califórnia: quem não comeu não viveu.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[28] (26 de outubro de 2015)
  • Com tantos fofoqueiros à solta, não custa lembrar: Quando disse "Quem não comeu não viveu", eu estava falando de UVAS PRETINHAS da Califórnia, não de UMAS PRETINHAS da Caifórnia.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[29] (27 de outubro de 2015)
  • A putaria generalizada neste país é um prato cheio para a ocupação islâmica. Quando um sujeito perdeu todo senso dos limites, da ordem e das proporções e mergulhou de cabeça em pleno caos, ele está maduro para aceitar uma disciplina tirânica que lhe dê a impressão de salvá-lo de si mesmo.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[30] (27 de outubro de 2015)
  • Violência contra professores nas escolas só tem uma solução: castigos corporais em público.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[31] (27 de outubro de 2015)
  • Os frankfurtianos são sofisticados, mas, no fim das contas, patéticos. Exemplos vivos da arte de não entender nada. Admirá-los é um sinal inconfundível de deficiência intelectual pedante.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[32] (28 de outubro de 2015)
  • Theodor Adorno instigava os estudantes a bagunçar as universidades, mas, quando fizeram isso na aula dele, chamou a polícia.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[33] (28 de outubro de 2015)
  • Max Horkheimer, líder da escola, patrão feroz e explorador implacável de seus empregados, era a encarnação viva da "personalidade autoritária" que, tipicamente, ele só enxergava nos outros.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[34] (28 de outubro de 2015)
  • A geração que hoje está no poder -- a minha geração -- foi educada nos cânones da "nova esquerda" frankfurtiana, que considera os criminosos, os loucos, os drogados e os maníacos sexuais as expressões mals altas da humanidade e as fontes de toda autoridade moral. Os setenta mil brasileiros assassinados por ano, a insegurança generalizada, o consumo de drogas em quantidades oceânicas, a corrupção irrefreável e a violência contra professores nas escolas são a dívida histórica deixada pelos intelectuais iluminados dos anos 60. Infinitamente maior que qualquer pretensa dívida da ditadura.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[35] (28 de outubro de 2015)
  • Não há homenagem mais bela que você possa fazer a uma mulher do que prometer que vai fazer sexo só com ela e com ninguém mais pelo resto da vida. Mesmo que algum dia você traia o compromisso, ele vale por si e mostra que toda a nobreza do sexo reside na sua submissão ao amor, portanto na sua limitação voluntária por um valor mais alto. Quem chama sexo de amor nunca entenderá nem uma coisa nem a outra. É um subdesenvolvido moral que nunca chegará à maturidade.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[36] (29 de outubro de 2015)
  • Alguém deveria explicar àquelas menininhas "enragées" -- universitárias, como não poderia deixar de ser -- que o seu slogan "Sou violenta porque sou violentada" é um contrassenso. O presente do indicativo indica uma condição atual e permanente. Nenhuma mulher pode ser violentada o tempo todo.
    • Em Sua página Oficial do Facebook[37] (29 de outubro de 2015)
  • De 1961 a 1989 os habitantes de Berlim Oriental viveram cercados por um muro de quatro metros de altura por 145 quilômetros de comprimento, rodeado por sua vez de uma "franja da morte", uma pista de várias dezenas de metros de terra nua que ninguém podia tentar atravessar sem ser baleado pelos guardas instalados em altas torres de vigia ao longo de todo o percurso. Pois bem. Durante todo esse período NENHUMA menção ao muro apareceu em toda a mídia da Alemanha Oriental. Era como se nada estivesse acontecendo, embora todo mundo soubesse que acontecia. Nem uma palavra a respeito aparece tampouco na literatura ali produzida na época. Nem mundo menos na mídia e na literatura dos demais países comunistas em três continentes. Entendem como a mentira é, entre os comunistas, o estado normal e permanente da consciência humana? Entendem que NUNCA EXISTIU NEM EXISTIRÁ JAMAIS um comunista honesto, sincero, confiável?
    • Em sua página oficial do Facebook[38] (10 de novembro de 2015)
  • Dizer que é "contra os totalitarismos de esquerda e de direita" serve para duas coisas: (1) Fazer-se de bonzinho. (2) Provar que você não entende bosta nenhuma de política. Todo totalitarismo é, por definição, centralizador e estatista, portanto socialista. As ditaduras de direita são temporárias e autolimitadas por definição.
    • Em sua página oficial do Facebook[39] (10 de novembro de 2015)
  • Alegar que a maioria islâmica não tem ligações com o terrorismo é coisa de idiota. Sem essa maioria, a penetração de agentes do terrorismo nos países ocidentais seria IMPOSSÍVEL. Ela é elemento indispensável do plano. É o excipiente sem o qual a substância agente não poderia atingir o organismo.
    • Em sua página oficial do Facebook[40] (14 de novembro de 2015)
  • Vencida a primeira etapa, que foi a conquista discreta dos corações e mentes na elite intelectual, política e econômica ocidental pelas tariqas, a técnica da ocupação islâmica se tornou -- e é até hoje -- diabolicamente simples: os terroristas fazem atentados, o governo atingido promete uma "guerra contra o terror" ao mesmo tempo que ressalva não estar em guerra contra o Islam inteiro e, para prová-lo, abre braços, pernas, bocas e cus para o ingresso de novas levas de muçulmanos, que vêm com a fama de moderadíssimos e inocentes. Assim a promessa islâmica de "ocupação pela imigração" vai-se cumprindo diante dos olhos de todos, com a ajuda das próprias nações ocupadas.
  • Os americanos não entraram em guerra para tomar o petróleo do Iraque? Era o que, na época, TODA A MÍDIA ESQUERDISTA DIZIA. Pois bem. Não tomaram porra nenhuma. Deixaram tudo lá, e agora está tudo nas mãos do ISIS, que faz bilhões de dólares vendendo para a China. Não percam a entrevista do Donald Trump ao Alex Jones. Informações preciosas.
  • Os haitianos são tão desenvolvidos cultural e politicamente que foi preciso enviar tropas BRASILEIRAS para impedir que continuassem se matando uns aos outros.
  • Zoeira non habet finis.
  • Eu quis que uma direita existisse, o que não quer dizer que eu pertença a ela. Fui o parteiro dela, mas o parteiro não nasce com o bebê[41].
  • Eu não quero ser representante de direita nenhuma, só fiz meu serviço que era abrir o espaço para eles poderem falar. Naturalmente, quando você destampa, aparecem junto com as flores as cobras, aranhas, lagartos, lacraia, toda a porcaria vem junto[41].
  • No fim, conquistaram tudo: os partidos políticos um por um, eliminaram todas as opções possíveis através de denúncias de corrupção, queimaram milhares de reputações, ficaram sozinhos no meio do campo e conquistaram a cereja do bolo, a Presidência da República[41].
- Sobre a esquerda brasileira.
  • O discurso humano é uma potência única, que se atualiza de quatro maneiras diversas: a poética, a retórica, a dialética e a analítica (lógica).
- Aristóteles em nova perspectiva

Alvos de crítica[editar]

  • Pra condenar, pra acusar, qualquer um serve, essa turma do Roda Viva, 12 demônios lá acusando um homem bom, um homem sério, um homem vamos dizer, de alta estatura moral!
    • True Outspeak 26/10/2011 - Olavo se referia ao Cabo Anselmo e sua entrevista no Roda Viva que foi duramente criticado.[42]
  • Eu não levo o meu cachorro pro Drauzio Varella cuidar, cê tá entendendo? Primeiro você olha aquela cara dele, né, o cara dando conselho de saúde com aquela cara de doente, né, não dá gosto, sinceramente!
    • True Outspeak 29/12/2010[43]
  • "...o sr. Chico Buarque é pelo menos tão significativo, antropologicamente, quanto um exemplar de Notícias Populares, as práticas orçamentárias do Congresso Nacional, o time do Corinthians ou a banheira do Gugu."[44]
  • "Foi preciso, no festival de Paraty, uma escritora irlandesa (Edna O'Brien) vir avisar aos brasileiros que Chico Buarque de Holanda não faz parte da literatura. Por si mesmos, eles jamais teriam percebido isso. Nos cursos universitários de letras, produzem-se milhares de teses sobre Caetano Veloso e o próprio Chico, enquanto escritores de primeira ordem e já consagrados pelo tempo, como Rosário Fusco, Osman Lins ou José Geraldo Vieira, são ignorados já não digo só pelos estudantes, mas pelos professores." [45]
  • "Newton não espalhou só o ateísmo pela cultura ocidental: espalhou o vírus de uma burrice formidável."[46]
  • "O dr. Emir Sader, cujos pensamentos estão para a inteligência humana como o cocô está para a haute cuisine, acaba de provar sua existência, estreando como autor no campo do humorismo, no qual até agora só o conhecíamos como personagem e tínhamos boas razões para o julgar fictício." [47]
  • "Dizer que uma Marilena Chauí, um Leandro Konder sejam filósofos é um ultraje à filosofia. A primeira é uma professora de ginásio, o segundo é um propagandista barato." [48]
  • "O maior financiador da campanha pela liberação das drogas é George Soros, que também subsidia organizações pró-terroristas e desarmamentistas... Já comprou terras na Bolívia, onde, uma vez retirados os entraves legais, terá tudo para ser o maior fornecedor de matéria-prima para as FARC."[49]
  • "Como explicar, ... algumas dezenas de milhares de angolanos mortos pelas tropas de ocupação enviadas ao ultramar sob o comando de Che Guevara, com farto estoque de armas bacteriológicas?" [50]
  • "Na juventude, Bill Clinton foi um dos milhares de estudantes esquerdistas que se beneficiaram das verbas da KGB..."[51]
  • "Nossas Forças Armadas, que até agora conseguiram adiar um confronto com a realidade, terão de escolher entre continuar definhando ou integrar-se alegremente na preparação de uma guerra continental contra os EUA, ao lado das Farc e sob o comando de Hugo Chávez."
  • "Mas – cá entre nós -- vocês já viram, na Inglaterra ou no Brasil, alguma camisinha com aviso governamental de que sexo anal pode dar câncer do reto? Ah, isso não! Perigoso mesmo é mingau de aveia."[52]
  • "Discípulo do gangster misto de revolucionário Saul Alinsky e amparado numa aliança de radicais muçulmanos, comunistas e globalistas, Barack Hussein Obama chegou à presidência com documentos falsos e desde sua posse não fez outra coisa senão contrair mais dívidas do que todos os seus antecessores somados, promover o crescimento das forças inimigas por toda parte, incentivar a rebelião comunista do Occupy Wall Street, atiçar a fogueira da guerra cultural anti-americana e anti-religiosa por todos os meios ao seu alcance, debilitar o poder de ação dos militares no exterior e voltá-los para o front interno como polícia política, escorada numa lei iníqua que permite prender cidadãos americanos por tempo indefinido, sem direito a habeas corpus."[53]

Sobre[editar]

  • "Astrólogo por ofício, já que escreveu três ou quatro livros de astrologia, que curiosamente prefere nem mais citar em sua bibliografia. Aliás, o 'filósofo' parece ter desistido de definir-se como astrólogo, pois em seus créditos já não acrescenta o antigo ofício. Quando a profissão é infamante, melhor declarar-se bailarina."
- Janer Cristaldo, jornalista, Quem financia o astrólogo?, 28/01/2008.
  • "Todo país tem um pensador de extrema direita. Mas no Brasil inventaram este grotesco personagem, deram-lhe um tom improvável, ridículo, ignorante e o expõe à execração pública, personagem que a esquerda goza ou, pior, desconhece, diante dos patéticos apelos para polemizar, que ninguém aceita e o deixa na sua solidão exposto ao escárnio."
- Emir Sader[54]
  • "Escrevo um longo texto não para debater com Olavo, pois isso parece impossível, mas sim para expor o que está por trás de sua postura arrogante e desequilibrada: a desonestidade intelectual. Não dá para esperar muito de quem afirma que Sir Newton espalhou o vírus da burrice pelo Ocidente." :- Rodrigo Constantino, jornalista e economista, A desonestidade de Olavo, 15/02/2007.
  • "Olavo foi alçado ao patamar de “líder iluminado” por seus seguidores, e isso o cegou. Sua vaidade é tanta que perdeu o costume de ser criticado por pessoas que concordam com muitas de suas idéias. E quando é alvo de um “fogo amigo”, que não é proferido por comunistas, fica perdido, desnorteado, partindo para o ataque pessoal. [...] Creio que a vaidade de Olavo é ainda maior que seu fanatismo religioso. :- Rodrigo Constantino, jornalista e economista, A vaidade de Olavo, 08/02/2007.
  • "O senhor Carvalho, que se intitula filósofo, vale lembrar, foi desqualificado academicamente pelos professores de filosofia da USP (notoriamente de esquerda), em função de sua inconsistência de argumentos no debate filosófico naquela universidade. Chateado, ele decidiu ir à forra e utilizou este fracasso para reconstruir junto a um setor empresarial paulista a figura do intelectual pró-capitalista perseguido pelos comunistas. Na realidade, desde o governo Collor ele tenta se tornar o teórico da nova extrema direita brasileira. É um direito que lhe assiste, desde que não agisse de forma irresponsável, caluniando e difamando". :- Mário Augusto Jakobskind, jornalista, Olavo de Carvalho no banco dos réus, 28/10/2005.
  • "O homem não é coerente sequer na ofensa. Abro mão do direito adquirido de responder da mesma forma. O leitor não merece isso. Melhor reconhecer logo a superioridade de Olavo de Carvalho na área dos ataques pessoais. Nisso ele é imbatível. Quem duvidar que digite no Google as palavras-chaves: " Olavo de Carvalho, criatura vermicular, anal" ". :- José Colucci Jr., jornalista e engenheiro, O fantasma de Darwin (2), 05/10/2004.
  • "Devemos passar por cima das grosserias de Olavo de Carvalho e, cuidando para que elas não nos sujem a sola dos sapatos, levar a discussão para o terreno onde as suas deficiências são patentes: o das idéias". :- José Colucci Jr., jornalista e engenheiro, O fantasma de Darwin (2), 05/10/2004.
  • "Quando apanhado em erro, finge que não é com ele e muda de assunto. Imagino que suas grosserias agradem alguns, mas rudeza é o truque que o fraco usa para imitar os fortes". :- José Colucci Jr., jornalista e engenheiro, O fantasma de Darwin (2), 05/10/2004.
  • "Antes de exibir seu congênito e hidrófobo racismo, Olavo de Carvalho devia primeiro explicar três coisas bem simples, bem pé-rapadas, que seus alunos na "UniverCidade" vivem tentando saber e jamais conseguiram:

1. Com base em que diploma Olavo se assina "filósofo"?

2. Em que Universidade Olavo estudou Filosofia, para ensinar filosofia em Universidade?

3. O Ministério da Educação permite ser professor sem diploma?

Isso tem nome: falsidade ideológica. E está no Código Penal" :- Sebastião Nery, jornalista, "Filósofo Pé-rapado", 09/ 06/ 2003

  • "De reconhecida competência na área da filosofia, tem obtido grande sucesso tanto em suas pesquisas como no trato com seus alunos". - Jorge Amado[55]
  • "Admiro Olavo de Carvalho não apenas pelo alto valor de sua obra intelectual, que inclui livros importantes sobre a filosofia aristotélica, sobre o relacionamento entre Epicuro e Marx e sobre a ‘revolução cultural’ provocada por Gramsci, mas também pelo vigor polêmico com que está enfrentando o que ele mesmo classifica como as ‘atualidades inculturais brasileiras’." - J.O de Meira Penna
  • "Temível inteligência e imbatível domínio filosófico." - Ângelo Monteiro
  • "Olavo de Carvalho vai aos filósofos que fizeram a tradição ocidental de pensamento, dando ao leitor jovem a oportunidade de atravessar esses clássicos." - Paulo Francis
  • "Estupendo. Sua obra tem como que o sopro de uma epopéia da palavra, a palavra destemidamente lúcida e generosamente insurgente, rebelde e justa, brava e exata." - Herberto Sales
  • "Curiosamente, [Otto Maria] Carpeaux e Olavo [de Carvalho] não se conheceram. Um dos desencontros que eu considero mais cruéis do destino, uma vez que os dois, guardadas as posições radicalmente pessoais de cada um, tinham um approach idêntico da condição humana. Até mesmo na capacidade da exaltação e da polêmica. De minha parte, considero-me redimido por encontrar na presente edição das obras de Carpeaux o sonho que persegui durante anos mas para a qual não tive tempo e competência para realizá-lo" - Carlos Heitor Cony
  • "Inexaurível erudição e incontornável honestidade intelectual… O clarim de uma adiada e temida ressurreição da independência crítico-filosófica da nação." - Bruno Tolentino
  • "Olavo de Carvalho leva-nos mais longe na busca pela sabedoria, salientando que não esquecer nossa condição mortal é o ponto de partida da investigação metafísica. Aqui, ele ultrapassa a filosofia – e assemelha-se aos mestres da espiritualidade monástica, que recomendam a reflexão sobre a própria morte para curar uma das mais nocivas doenças da alma: a acídia." - Rodrigo Gurgel
  • "Olavo de Carvalho escreveu aquele livro eloquente contra Epicuro." - Caetano Veloso[56]
  • "Olavo de Carvalho é um filósofo finíssimo, um erudito verdadeiro e um homem honestíssimo. O intelectual é de primeira. O amigo é duro de aguentar, de tão exigente. Leia-o. Ele tem razão, se bem que não dá a mínima para o que você e eu achamos. Retidão ele tem, mas é a de um trem nos trilhos, a 250km por hora... Sai da frente porque carona a gente não pega nesse comboio! - Bruno Tolentino[57]

Atribuídas[editar]

  • "Na medida em que você se desliga do espírito daquela era, está ligado ao espírito de todas as eras. Isto quer dizer que, de fato, na constituição do próprio indivíduo, já está dada toda a dialética entre o mundo do sensível ou da temporalidade e o mundo da eternidade."
- Olavo de Carvalho citado em História da literatura ocidental, Volume 2, Otto Maria Carpeaux, Editora Edições O Cruzeiro, 1960

Referências

  1. Por que não sou liberal.
  2. In http://www.olavodecarvalho.org/textos/130826briguetminimo.html
  3. In Causas sagradas
  4. [YouTube Canal Mídia Sem Máscara: True Outspeak 06/12/2010 14m28s]
  5. [YouTube Canal Mídia Sem Máscara: True Outspeak 15/12/2010 35m07s]
  6. [YouTube Canal Mídia Sem Máscara: True Outspeak 15/12/2010 36m37s]
  7. [YouTube Canal Mídia sem Máscara - True Outspeak 29/12/2010 37m44s]
  8. [YouTube Canal Mídia Sem Máscara: True Outspeak 26/10/2011 50m08s]
  9. [YouTube Canal Mídia Sem Máscara: True Outspeak 04/01/2012 07m58s]
  10. [YouTube Canal Mídia Sem Máscara: True Outspeak 26/09/2012 34m31s
  11. [YouTube Canal Mídia Sem Máscara: True Outspeak 09/01/2013 45m55s]
  12. [YouTube Canal Mídia sem Máscara True Outspeak 09/01/2013 01hr11m50s]
  13. Em sua página Oficial do Facebook
  14. Em sua página Oficial do Facebook
  15. Em sua página Oficial do Facebook
  16. Em sua página Oficial do Facebook
  17. Em sua página Oficial do Facebook
  18. Em sua página Oficial do Facebook
  19. Em sua página Oficial do Facebook
  20. Em sua página Oficial do Facebook
  21. Em sua página Oficial do Facebook
  22. Em sua página Oficial do Facebook
  23. Em sua página Oficial do Facebook
  24. Em sua página Oficial do Facebook
  25. Em sua página Oficial do Facebook
  26. Em sua página Oficial do Facebook
  27. Em sua página Oficial do Facebook
  28. Em sua página Oficial do Facebook
  29. Em sua página Oficial do Facebook
  30. Em sua página Oficial do Facebook
  31. Em sua página Oficial do Facebook
  32. Em sua página Oficial do Facebook
  33. Em sua página Oficial do Facebook
  34. Em sua página Oficial do Facebook
  35. Em sua página Oficial do Facebook
  36. Em sua página Oficial do Facebook
  37. Em sua página Oficial do Facebook
  38. Em sua página oficial do Facebook (10/11/2015)
  39. Em sua página oficial do Facebook (10/11/2015)
  40. Em sua página oficial do Facebook (14/11/2015)
  41. 41,0 41,1 41,2 João Fellet (15 dezembro 2016). Olavo de Carvalho, o 'parteiro' da nova direita que diz ter dado à luz flores e lacraias. bbc.com
  42. [YouTube Canal Mídia sem Máscara - True Outspeak 26/10/2011 45m07s]
  43. [YouTube Canal Mídia Sem Máscara: True Outspeak 29/12/2010 26m54s]
  44. In Coisas Sérias.
  45. http://www.olavodecarvalho.org/semana/090727dc.html
  46. In Nas origens da burrice ocidental.
  47. http://www.olavodecarvalho.org/textos/emirsaderexiste.htm
  48. http://www.olavodecarvalho.org/textos/temfilosofo.htm
  49. In Pensando com a cabeça de George Soros.
  50. In Intriga criminosa 2.
  51. In Clinton, a guerra e a China.
  52. In Três notinhas
  53. In http://www.olavodecarvalho.org/semana/120113dc.html Mais um homem de duas cabeças]
  54. http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=1394&id_coluna=8
  55. http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/olavo-tem-razao-parabens-professor/
  56. http://oglobo.globo.com/cultura/o-maluco-sou-eu-10085506
  57. «BATE-PAPO COM BRUNO TOLENTINO». uol.com.br