Eternidade

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Eterna)

Eternidade é um conceito filosófico que se refere no sentido comum ao tempo infinito; ou ainda algo que não pode ser medido pelo tempo, porquanto transcende o tempo. Se entendermos o tempo como duração com alterações, sucessão de momentos, a Eternidade é uma duração sem alterações ou sucessões.


- Les maux du corps donnent l'idée de la mort, les peines de l'âme celles de l'éternité
- Marquês de Custine, in "Mémoires et voyages ou lettres écrites à diverses époques, pendant des courses en Suisse, en Calabre, en Angleterre et en Ecosse"; Por Astolphe Louis Léonard de Custine, Astolphe de Custine, Custine, Astolphe, marquis de, 1790-1857; Publicado por A. Vezard, 1830; 905 páginas
  • "Lembra-te de que as civilizações se sucedem no mundo, há milhares de anos, e que os homens, por mais felizes e por mais poderosos, foram constrangidos à perda do veículo de carne para o acerto de contas morais com a eternidade." (R. – 3/953)
- Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel in Palavras de Emmanuel p. 35
- Pierre Corneille
  • "De que vale o eterno criar, se a criação em nada acabar?"
- Fausto
- Tizuka Yamasaki
- Nelson Rodrigues
  • "O amor é eterno - a sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência... através do amor vemos as coisas com mais tranqüilidade, e somente com essa tranqüilidade um trabalho pode ser bem sucedido."
- Vincent van Gogh
  • “De que adianta a minha fama se eu não puder deixar alguma coisa para a eternidade?”
- Cláudia Alencar, citada em Revista IstoÉ Edição 1650
  • “Dadá não é eterno. Sua história será eterna”
- Dadá Maravilha
  • "As alegrias passageiras encobrem os males eternos que elas próprias causam."
- Blaise Pascal
  • "A diferença entre a empolgação e o amor eterno é que a empolgação dura mais."
- Oscar Wilde
- William Shakespeare
- Friedrich Nietzsche
  • "Tudo evoluiu; não há realidades eternas: tal como não há verdades absolutas".
- Friedrich Nietzsche
- Friedrich Nietzsche
  • "O mesmo conhecimento a que devemos o consolo de que nenhum terror é eterno ou que dure muito tempo, também nos deixa compreender que durante o terror, de duração limitada, a verdadeira segurança nos é proporcionada pela amizade"
- Epicuro
  • "Todas as coisas têm suas estações, até os valores estão sujeitos à moda. Mas o sábio tem uma vantagem: é eterno. Se este não é seu século, muitos outros serão."
- Baltasar Gracián
  • " (...) A verdade é que a crença na danação eterna tem sido o verdadeiro perseguidor. (...) Transforma o homem numa eterna vítima e Deus num eterno demônio. (...) Enquanto estiver vivo, enquanto estiver respirando, negarei esta mentira infinita com toda minha força, a odiarei com cada gota de meu sangue."
- Robert G. Ingersoll
  • "A unidade de todas as coisas vivas existe neste mundo onde todo o mundo e todas as coisas buscam silenciosamente a Deus. Somente os ateus vêem um silêncio eterno."
- Jean-Jacques Rousseau
- Goethe
- Leonardo da Vinci
  • "Todos nós somos levados ao mesmo lugar; / na urna agita-se a sorte de cada um: / mais cedo ou mais tarde, a sorte terá de ser lançada, / e nos fará entrar no barquinho em direcção ao exílio eterno."
- Horácio
- Paulo Coelho
  • "Por mais que a vida tenha um sentido, só conhece o combate eterno que os deuses travam entre si, ou, evitando a metáfora, só conhece a incompatibilidade dos pontos de vista últimos possíveis, a impossibilidade de regular os seus conflitos e portanto a necessidade de se decidir a favor de um ou de outro".
- Max Weber
  • "O mundo da imaginação é o mundo da eternidade. É o seio para o qual nos dirigimos após a morte do corpo vegetativo. Esse mundo é infinito e eterno, enquanto o mundo da procriação é finito e temporal. Todas as coisas, em suas Formas Eternas, estão dentro do corpo divino do Salvador, a verdadeira voz da eternidade, a Imaginação Humana."
- William Blake
- William Blake
  • "Se Deus quisesse que o amor fosse eterno, teria feito que se mantivessem as condições do desejo".
- Jean Anouilh; Fonte: "Ardèle"
  • "Porque o tempo do ser vivo é breve, mas sob a terra o morto escondido vive um tempo eterno."
- Sófocles
- Lo importante en poesía, para mí, es la calidad de eternidad que pueda un poema dejar en el que lo lee sin idea de tiempo
- La corriente infinita: crítica y evocación‎ - Página 178, de Juan Ramón Jiménez, Francisco Garfias - Publicado por Aguilar, 1961 - 336 páginas
  • Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança.
- Poema de Alexander Pope, citado no filme "Brilho eterno de uma Mente sem lembraças"
- Manuel Maria Barbosa du Bocage in - Soneto - Dictado entre as agonias do seu transito final in: "Poesias" - Tomo I, Página 218, de Manuel Maria Barbosa du Bocage, organizado por Innocencio Francisco da Silva e Luiz Augusto Rebello da Silva - Publicado por A.J.F. Lopes, 1853
- Gladiator
- Paulo Mendes Campos
- A teacher affects eternity; he can never tell where his influence stops.
- The Education of Henry Adams - página 243, Por Henry Brooks Adams, Publicado por Forgotten Books ISBN 1606209361, 9781606209363
- Platão
- Provérbios judaicos
- Provérbios judaicos
  • "De vez em quando a eternidade sai do teu interior e a contingência substitui-a com o seu pânico. São os amigos e conhecidos que vão desaparecendo e deixam um vazio irrespirável. Não é a sua 'falta' que falta, é o desmentido de que tu não morres".
- Vergílio Ferreira
  • "Deus, que nos fez mortais, por que é que nos deu a sede de eternidade de que é feito o poeta?
- Luis Cernuda; Fonte: "As Ruínas"
A man without a country is an exile in the world, and a man without God is an orphan in eternity.
- Henry van Dyke, citado em "The Missionary review of the world‎" - vol. 26, página 528, de Royal Gould Wilder, James Manning Sherwood - Missionary Review Publishing Co., 1903
  • "Este quase eterno, que é o destino, a característica da minha natureza. Eu estava casado, e quase me tornei um ator, quase um escritor ilustre e quase merecia uma tonelada de dinheiro. Isto quase, mas não tenho muita sorte, muito menos com as mulheres que têm pouca receptividade ao realismo para o quase ter. "
- Dieses ewige Beinahe, das ist das Verhängnis, das Charakteristische meiner Natur. Ich war beinah verheiratet, wäre beinahe Schauspieler geworden, bin beinahe ein geschätzter Schriftsteller und verdiene beinahe eine Unmenge Geld. Mit diesem Beinahe hat man aber nicht viel Glück, am wenigsten bei Frauen, die in ihrem berechtigten Realismus wenig Empfänglichkeit für das Beinahe haben.
- Frank Wedekind, carta a K. Martens, 26 de dezembro de 1899
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Eternidade.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: eternidade