Terror

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Terror: o gênero ficcional do terror ou horror existe em qualquer meio de comunicação em que se pretenda provocar a sensação de medo.



  • "O mesmo conhecimento a que devemos o consolo de que nenhum terror é eterno ou que dure muito tempo, também nos deixa compreender que durante o terror, de duração limitada, a verdadeira segurança nos é proporcionada pela amizade"
- Epicuro
  • "Será que nem todos sabem que a causa de nossas perdas é a intervenção maliciosa de muitos dos cidadãos dos Estados do Norte com os direitos constitucionais dos Estados do sul, cooperando com os descontentes das pessoas desses Estados? Será que não sabem que o desrespeito à Constituição, e da segurança que proporciona aos direitos dos Estados e dos indivíduos, tem sido a causa da desgraça que o nosso país é chamado sofrer? E agora, guerra! Guerra, em sua mais terrível forma — guerra, tal como faz correr o sangue frio como na história de outras nações e de outros tempos — guerra, numa escala de um milhão de homens em armas — guerra, horríveis como nos tempos bárbaros, cóleras em vários do Estados da União, como seu mais imediato campo, e lança a pavorosa sombra de sua morte e lamentações a todo leito, e em cada canto e canto de nosso território vasto.
Também não é que todos; para nós dos Estados que estão isentos das destruições reais de guerra, em que o rugido dos canhões, da matraca e do mosqueteiro, e os gemidos dos moribundos, são ouvidos mas como um eco fraco do terror de outras terras, mesmo aqui nos leais Estados, a mão remetida de usurpação militar golpeia abaixo as liberdades das pessoas, bem como o seu pé pisoteia e profana a Constituição."
- Franklin Pierce; - pleiteando acordo aos cidadãos de acordo, New Hampshire (4 de julho de 1863)
  • “Muitas veses, outrora, ao pensar com terror que algum dia deixaria de amar Odette, resolvera ficar em vigilância e, logo que sentisse que o amor começava a abandoná-lo, apegar-se a ele, retê-lo bem. Mas eis que ao enfraquecimento de seu amor correspondia simultaneamente um enfraquecimento do desejo de permanecer enamorado.”
- Marcel Proust
  • "Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror."
- Charles Chaplin citado em Chaplin - Vida e Pensamentos - página 114, Martin Claret, 1997
  • "A melhor arma política é a arma do terror. A crueldade gera respeito. Podem odiar-nos, se quiserem. Não queremos que nos amem. Queremos que nos temam."
- Heinrich Himmler; Discurso para oficiais da SS em Kharkov
  • "Nossa geração não quer ser conhecida apenas pela guerra pelo terror"
- Bono Vox, vocalista da banda U2, sobre a "guerra" de Bush
  • "É sem qualquer terror que eu vejo a desunião das moléculas da minha existência."
- c'est sans aucune terreur que j'aperçois la désunion des molécules de mon existence.
- Marquês de Sade in: Oeuvres‎ - Página 148, de Sade - Publicado por Le Jeune parque, 1947 - 421 páginas
  • Até agora eu ignorava o que fosse o terror: mas já sei. É como se uma mão de gelo agarrasse o coração. É como se o coração palpitasse, até arrebentar, num abismo vazio.
- Oscar Wilde
  • Creio que dizer uma coisa é conservar-lhe a virtude e tirar-lhe o terror.
- Fernando Pessoa; "Autobiografia sem Factos". (Assírio & Alvim, Lisboa, 2006, p. 55)
  • "Para quem ele pondera, é terror, e quem ele olha, é raiva".
- Denn was er sinnt, ist Schrecken, und was er blickt, ist Wuth
- Gedichte - Página 335, Ludwig Uhland - 1815
  • "Vocês perguntam: 'Qual é a nossa meta?' Posso responder numa única palavra: 'Vitória!' Vitória a todo custo, vitória apesar de todo o terror, vitória por mais longo e difícil que o caminho possa ser, pois sem vitória não há sobrevivência."
- You ask, what is our aim? I can answer in one word: It is victory, victory at all costs, victory in spite of all terror, victory, however long and hard the road may be; for without victory, there is no survival.
- Winston Churchill; discurso na Câmara dos Comuns, depois de tomar posse como Primeiro-Ministro (13 de Maio de 1940)

Veja também[editar]

Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Terror (gênero).


Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: terror