Honra

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Duelo: uma antiga forma de "defesa" da honra

Honra: Um sentimento humano relacionado com a procura do respeito público, manutenção de bom-nome e dignidade. Relacionado também com glorificar ou distinguir (honrar).


  • “Minha honra vale mais que minha liberdade”
- Rudolf Heß
  • "A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida."
- Arthur Schopenhauer
  • "Nunca cedas excepto a convicções de honra e bom senso."
- Winston Churchill
  • "Tomas compreendeu uma coisa. Todo mundo lhe sorria, todo mundo queria que ele escrevesse a retratação, retratando-se faria todo mundo feliz. Uns ficavam contentes porque a proliferação da covardia banalizava suas próprias condutas, devolvendo-lher a honra perdida. Outros estavam acostumados a ver em sua honra um privilégio particular, do qual não queriam abrir mão. Também nutriam um amor secreto pelos covardes. Sem eles, sua coragem seria um esforço banal e inútil - ninguém a admiraria."
- Milan Kundera; A Insustentável Leveza do Ser
  • "Em toda amizade deve-se cultivar o respeito, principalmente se essa amizade nos honra e nos é sã e agradável. Sempre, em todo momento, deve reinar entre amigos um grande respeito."
- Carlos Bernardo González Pecotche
  • "Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!"
- Pedro I; No Dia da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822
- glory and honour are the spurs to virtue
- Table of the Colours of Good and Evil - Página 8, Francis Bacon - 1664
  • "Não basta uma informação de como ganhar a vida simplesmente com honestidade e honra, mas que tal ato seja atraente e glorioso, pois se ganhar a vida não for atraente e glorioso não é a vida que se ganha."
- Henry Thoreau; "A Vida Sem Princípios"
  • "Grande é a dignidade do trabalho, pois honra os trabalhadores."
- Provérbios judaicos; Talmud
  • "Antes pouco, honrado, que muito, roubado."
- Provérbios em Português; (Portugal)
  • "Até o sentimento da honra é um narcótico
- Joseph Roth; "A Cripta dos Capuchinos"
  • "Não voltarei mais a colocar os meus pés na França. Desaconselharei meus amigos a vir para cá. Não dou a mínima para o Festival de Cinema de Cannes, e devolverei o mais rápido possível o título de Legião de Honra à embaixada francesa."
- Robert De Niro sobre sua prisão na França sob a acusação de participar de uma rede internacional de prostituição
  • "Eu recordo com profunda gratidão da ajuda de padres católicos na minha fuga da Europa e decidi, em honra da fé católica, tornar-me membro honorário".
- Adolf Eichmann, 1961
  • "A honra nacional é uma espingarda carregada."
- Émile-Auguste Chartier
  • "Asseguro, sem vacilação, que é possível concilicar política e ética, política e honra, política e mudança."
- Mário Covas
Virtue is the fount whence honour springs
- "The first part of tamburlaine the great", scene IV, in: "The works of Christopher Marlowe"‎ - Vol. 1, Página 68, de Christopher Marlowe - W. Pickering, 1826 - 289 páginas
  • "De seu calmo esconderijo, / o ouro vem, dócil e ingênuo; / torna-se pó, folha, barra, / prestígio, poder, engenho... / É tão claro! - e turva tudo: / honra, amor e pensamento"
- Cecília Meireles
  • Parece haver muito desentendimento em relação a Verdadeira Vontade (True Will) [...] O fato de que uma pessoa é gentil é tão inevitável quanto uma experiência espiritual; de fato, é possível, mesmo provável, que um homem pode ser enganado pelo entusiasmo de uma iluminação, e se ele encontra qualquer conflito aparente entre suas obrigações espirituais e suas obrigações com sua honra, é quase uma evidência irrefutável de que uma armadilha está sendo posta para ele, e ele deve, sem exitar, seguir o curso para o qual a decência aponta [...] Eu gostaria de dizer definitivamente, e de uma vez por todas, que as pessoas que não entendem e não aceitam que esta posição falharam miseravelmente em se manter nos princípios da Lei de Thelema.
- Aleister Crowley; The Magical Diaries of Aleister Crowley, p.21
  • "Descende de Adão e Eva. É honra suficientemente grande para que o mendigo mais miserável possa andar de cabeça erguida, e também vergonha suficientemente grande para fazer vergar os ombros do maior imperador da Terra"
- C. S. Lewis; Aslam, em Príncipe Caspian
  • "A honra é um velho santo que não se festeja mais."
- Mathurin Régnier; Fonte: Revista Caras, Edição 677
  • "Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo."
- Victor Hugo
  • "A inveja honra os mortos para insultar os vivos".
- Claude Adrien Helvétius
- L'honneur, c'est la poésie du devoir.
- "Journal d'un poëte" - Página 96; de Alfred de Vigny, Louis Ratisbonne - Publicado por M. Levy frères, 1867 - 307 páginas
  • "Há, no amor, duas espécies de constância: uma vem de encontrarmos sempre na pessoa amada novos motivos para amá-la; outra, da honra que depositamos em ser constantes."
- François de La Rochefoucauld
  • “Naquela época, era uma honra ter 40 anos, mas agora ter mais de 25 é absurdo. Acho que naquele tempo éramos um pouco tímidos ao demonstrar nossas emoções, e o medo do ridículo à castidade, não me lembro de tamanha promiscuidade como a que é praticada hoje. Não achávamos que houvesse hipocrisia em praticar nossas excentricidades em um silêncio decente. A vulgaridade não tomara conta de nossa linguagem. A mulher ainda não se havia liberado completamente.”
- William Somerset Maugham
  • "A honra não consiste em não cair nunca, mas levantar cada vez que se cai."
- Confúcio
  • "O revolucionário rompeu com todas as leis e códigos morais do mundo instruído. Se ele vive nesse mundo, fingindo fazer parte dele, é apenas para estar em melhores condições de destruí-lo; Tudo o que há nesse mundo é igualmente odioso para ele. Tem de ser frio: deve estar disposto a morrer, deve-se prepar a torturas e deve prontificar-se a esmagar qualquer sentimento nele surgindo, inclusive o de honra no momento em que este interferir com seu objetivo."
- Mikhail Bakunin
  • "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
- Ruy Barbosa
  • "É preciso honrar no amigo o inimigo."
- Friedrich Nietzsche; Assim falou Zaratustra
  • "Não é com honras e riquezas que se contenta o coração de um pensador, mas sim apenas com o saber e a virtude".
- Platão
  • "Não basta que a mulher de César seja honrada, é preciso que sequer seja suspeita"
- Júlio César
  • "Sempre achei digno de um homem honrado sacrificar sua reputação e sua pátria."
- José Miguel Carrera
  • "Não honrar a velhice é demolir, de manhã, a casa onde vamos dormir à noite"
- Jean-Baptiste Alphonse Karr
  • "A grandeza não consiste em receber honras, mas merecê-las."
- Aristóteles
  • "Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e a Declaração da Independência, eles estavam assinando uma nota promissória para a qual todo americano seria seu herdeiro. Esta nota era uma promessa que todos os homens, sim, os homens negros, como também os homens brancos, teriam garantidos os direitos inalienáveis de vida, liberdade e a busca da felicidade. Hoje é óbvio que aquela América não apresentou esta nota promissória. Em vez de honrar esta obrigação sagrada, a América deu para o povo negro um cheque sem fundo, um cheque que voltou marcado com "fundos insuficientes".
- Martin Luther King Junior; Discurso realizado em 28 de agosto de 1963, em Washington, EUA, no Lincoln Memorial - "I have a dream"
- Money is the most important thing in the world. It represents health, strength, honor, generosity and beauty as conspicuously and undeniably as the want of it represents illness, weakness, disgrace, meanness and ugliness.
- John Bull's other island: and Major Barbara - página 171, Bernard Shaw - Brentano's, 1907 - 311 páginas
- Calderón de la Barca citado em Revista Veja, edição 13, 04/12/1968, página 17


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Honra.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: honra