Casa

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Casa ou residência é, no seu sentido mais comum, uma estrutura artificial construída pelo ser humano cuja função é constituir-se de um espaço de moradia para um indivíduo ou conjunto de indivíduos, de tal forma que eles estejam protegidos dos fenômenos naturais exteriores (precipitação, vento, calor e frio, além de servir de refúgio contra ataques de terceiros).



  • "O cérebro de um erudito é uma coisa terrível. É como uma loja de velharias, quase todas cobertas de pó e com o preço marcado muito acima de seu valor."
- the mind of the thoroughly well informed man is a dreadful thing. It is like a bric-à-brac shop, all monsters and dust, and everything priced above its proper value.
- Oscar Wilde in: The Picture of Dorian Gray, (1890), Chapter 1
  • "Cerca de um terço do sofrimento que devo suportar é inteiramente inevitável por ser inerente à própria condição humana. Representa o preço que todos temos que pagar pelo fato de sermos dotados de sensibilidade; embora sedentos de libertação, nos sujeitamos às leis naturais que nos obrigam a continuar caminhando (sem poder retroceder) através de um mundo inteiramente indiferente ao nosso bem-estar. Caminhando em direção à decrepitude e à certeza da morte. Os outros dois terços são 'confeccionados em casa' e o Universo os considera inteiramente supérfluos."
- Aldous Huxley, in: "A Ilha", 1962
  • "Se se construísse a casa da felicidade, a maior divisão seria a sala de espera."
- Si l'on bâtissait la maison du bonheur, la plus grande pièce serait la salle d'attente
- Journal - página 368, Jules Renard - Gallimard, 1935 - 45 ed., 879 páginas
  • "Se compararmos a personalidade humana com uma grande casa, a maioria das pessoas não conhece nem mesmo a sala de visitas do seu próprio ser".
- Dez Leis para ser Feliz, Augusto Cury - Sextante, 2010, ISBN 8575426036, 9788575426036, 119 páginas
  • "Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm."
- Les hommes qui cherchent le bonheur sont comme des ivrognes qui ne peuvent trouver leur maison, mais qui savent qu'ils en ont une.
- Voltaire; Page:Voltaire - Œuvres complètes Garnier tome32.djvu/614
- Léon Tolstoi citado em Vultos célebres, Volume 1 - página 93, Chiquinha Neves Lôbo, 1946
  • "A casa é uma máquina de morar"
- Une maison est une machine à habiter.
- Vers une architecture, Le Corbusier, éd. G. Crès, 1924, p. 73
  • Costumava forçar-se a chorar antes de chegar a casa, depois de estar com seu amante. Olhava-se no espelho do elevador e dizia a si própria baixinho que o tempo lhe havia de roubar toda a beleza.
- Pedro Paixão, "A Noiva Judia"
  • "Há, em certas cidades de província, casas cuja vista inspira uma melancolia igual à que provocam os claustros mais sombrios, as charnecas mais desoladas ou as ruínas mais tristes."
- Honoré de Balzac, em "Eugênia Grandet"
  • “É verdade que lá em casa há toda sorte de coisas inúteis. Só lhe falta o necessário, um grande pedaço de céu como aqui. Trate de conservar um pedaço de céu acima de sua vida, meu menino — acrescentava, voltando-se para mim. — Tem uma bela alma, de qualidade rara, uma natureza de artista, não a deixe em falta do que lhe é preciso.”
- Marcel Proust in: No caminho de Swann
  • “Afastou-se desculpando-se e regressou a casa, feliz de que a satisfação de sua curiosidade houvesse deixado inato o seu amor e, depois de haver por tanto tempo dissimulado uma espécie de indiferença para com Odette, não lhe ter dado, com uma demonstração de ciúme, a prova de que a amava demasiado, o que, entre dois amantes, dispensa para sempre, àquele que a recebe, de amar o suficiente.”
- Marcel Proust in: No caminho de Swann
- Furacão sôbre Cuba: Em apêndice: Trata-se du uma revolução - página 146, Jean-Paul Sartre, Editôra do Autor, 1961
  • "Uma casa sem livros é como uma quarto sem janelas."
- A house without books is like a room without windows
- Eyes and Ears - Página 155, Henry Ward Beecher - 1862
  • "O tempo, o tempo é versátil, o tempo faz diabruras, o tempo brincava comigo, o tempo se espreguiçava provocadoramente, era um tempo só de esperas, me guardando na casa velha por dias inteiros; era um tempo também de sobressaltos, me embaralhando ruídos, confundindo minhas antenas, me levando a ouvir claramente acenos imaginários, me despertando com a gravidade de um julgamento mais áspero."
- Raduan Nassar, em Lavoura Arcaica
- Leon Eliachar citado em "A língua de três pontas: crónicas e citações sobre a arte de falar mal", Moacyr Scliar - Artes e Ofícios, 2001, ISBN 8574210706, 9788574210704 - 157 páginas
  • "O romance é a chave dos quartos secretos da nossa casa".
- Le roman, c'est la clé des chambres interdites de notre maison
- Louis Aragon citado em "Le roman, le réel: un roman, est-il encore possible?" - página 50, Philippe Forest - Pleins Feux, 1999, ISBN 2912567750, 9782912567758 - 86 páginas
  • "Casamento é uma propina para fazer com que a empregada pense que é uma dona de casa.
- Marriage is a bribe to make a housekeeper think she's a householder.
- The matchmaker: a farce in four acts‎ - Página 19, de Thornton Wilder, F. Y. Thompson - publicado por S. French, 1958, ISBN 0573612226, 9780573612220 - 120 páginas
  • "Não estarei preparado para casar pelos próximos dez anos. Se houvesse uma floresta perto da minha casa cheia de mulheres em busca de sexo, para mim seria difícil não ir até lá”
- Robbie Williams Aos 32 anos, ao se declarar um solteiro convicto; Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 367.
- The best way to keep children at home is to make the atmosphere pleasant and let the air out of the tires.
- "Dorothy Parker in Her Own Words: In Her Own Words‎" - Página 76, de Dorothy Parker, Barry Day - Publicado por Taylor Trade Pub., 2004, ISBN 1589790715, 9781589790711 - 203 páginas
  • "Quando a moça da cidade chegou / Veio morar na fazenda, / Na casa velha... / Tão velha! / Quem fez aquela casa foi o bisavô... / Deram-lhe para dormir a camarinha, / Uma alcova sem luzes, tão escura! / Mergulhada na tristura / De sua treva e de sua única portinha..."
- Rachel de Queiroz citada em "No alpendre com Rachel: ensaio biográfico de Rachel de Queiroz" - página 43, Volume 1 de Coleção Patronos, José Luis Araújo Lira, Editora Cidadania, 2003, ISBN 8589605019, 9788589605014, 178 páginas
- Keith Floyd, citado em "Guia dos vinhos brasileiros"‎ - Página 189, de Júlio Anselmo de Sousa Neto, Carlos José Silva Arruda - Publicado por Market Press Editora, 2001, ISBN 8586907065, 9788586907067, 213 páginas
  • “Solução melhor é não enlouquecer mais do que já enlouquecemos, não tanto por virtude, mas por cálculo. Controlar essa loucura razoável: se formos razoavelmente loucos não precisaremos desses sanatórios porque é sabido que os saudáveis não entendem muito de loucura. O jeito é se virar em casa mesmo, sem testemunhas estranhas. Sem despesas.”
- Lygia Fagundes Telles in A disciplina do amor
  • “Sou da época dos cantinhos escuros, onde se quebrava um lampião na frente da casa da namorada e acontecia tudo o que se vê hoje”
- Mário Lago, Fonte: Revista IstoÉ Edição 1643
  • "Óh com o que devo decorar as paredes da câmara mortuária? / E quais serão os quadros que pendurarei nas paredes, / Para adornar a casa funérea daquele que amo?"
- Walt Whitman, Fonte: "Folhas de Relva"
  • "Faz-se ciência com os fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é ciência, assim como um monte de pedras não é uma casa."
- on fait la Science avec des faits comme une maison avec des pierres ; mais une accumulation de faits n'est pas plus une science qu'un tas de pierres n'est une maison
- Henri Poincaré; La science et l'hypothèse (1902), como citado em "Système(s)" - página 25, Volume 607 de Annales littéraires de l'Université de Besançon, Yves Gilli, Editora Presses Univ. Franche-Comté, 1996, 104 páginas
  • "Não me importo de ser levado a beber. O que me preocupa é ser levado para casa."
- I never worry about being driven to drink; I just worry about being driven home
- W. C. Fields citado em "20,000 quips & quotes" - Página 438, Evan Esar - Barnes & Noble Publishing, 1995, ISBN 1566195292, 9781566195294 - 908 páginas
- Manuel Tamayo e Baus, citado em Revista Caras Edição 687. 5 de Janeiro de 2007
  • "Deveria ter dormido menos e aproveitado mais a casa."
- Cida, ex-babá e vencedora do Big Brother Brasil 4; citado em Revista ISTOÉ Gente, edição 283 - 17/01/2005

Provérbios[editar]

- Provérbios em Português
  • "Boa romaria faz, quem em casa fica em paz" (Brasil)
- Provérbios em Português
  • "Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão."
- Provérbios em Português
  • "Em casa de ferreiro, o espeto é de pau."
- Provérbios em Português
- Provérbios em Português
- Provérbios em Português
- Provérbios em Português
- Provérbios em Português
- Provérbios em Português
- Provérbios judaicos


Veja também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Casa.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Casa.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: casa