Exército

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
2ID Recon Baghdad.jpg

Exército, no sentido mais genérico, é o componente terrestre das forças armadas, encarregada da defesa de ataque militar de um Estado.


  • "A pior das instituições gregárias se intitula exército. Eu o odeio. Se um homem puder sentir qualquer prazer em desfilar aos sons de música, eu desprezo este homem... Não merece um cérebro humano, já que a medula espinhal o satisfaz. Deveríamos fazer desaparecer o mais depressa possível este câncer da civilização. Detesto com todas as forças o heroísmo obrigatório, a violência gratuita e o nacionalismo débil. A guerra é a coisa mais desprezível que existe. Preferiria deixar-me assassinar a participar desta ignomínia."
- Albert Einstein
- Discipline is the soul of an army.
- George Washington; Carta de Instruções aos Capitães do Regimento de Virgínia regimentos (29 de julho de 1759)
  • "É mais fácil formar um exército do que formar capitães."
- Antonio Gramsci
- Antônio Conselheiro
  • "O que nós não sabemos mantêm os contratos vivos e se movendo. Eles não queimam os livros, eles apenas nos retiram-os. Enquanto os armazéns do exército se enchem tão rapidamente quanto as celas, eles arrodeiam nossas famílias com os bolsos cheios de balas."
- Zack de la Rocha
  • Esta noite, nos reunimos para afirmar a imensidade da nossa nação — não por causa da altura de nossos arranha-céus, nem pelo poder de nosso exército, nem pelo tamanho de nossa economia. Nosso orgulho é baseado numa premissa muito simples, resumida numa declaração feita há duzentos anos: "Seguramos estas verdades são auto-evidentes, que todos homens são criados semelhantes, e que a eles são concedidos por seu Criador certos direitos inalienáveis, entre estes estão a vida, liberdade e a busca da felicidade." Isso é o gênio verdadeiro de América — uma em sonhos simples, uma insistência em milagres pequenos."
- Barack Obama; 2004 Convenção Nacional Democrática
  • "Pode vir alemão, Aeronáutica, Exército, Marinha, o que for, que nós 'vai' cair pra dentro. Nós 'tem' que proteger os moradores, nosso morro, nossa favela."
- Falcão - Meninos do Tráfico; Declaração de um garoto com arma em punho.
  • "A Prússia não é um Estado com um exército, é antes um exército que tem um Estado e A Prússia nasceu de uma bala de canhão".
- Honoré Gabriel Riqueti de Mirabeau; Sobre a Prússia
  • "Sabe quem me recomendou ao comando do Exército? O Partido Comunista. Eles sim, se enganaram comigo".
- Augusto Pinochet em entrevista ao historiador estadunidense James Whelan
  • "A América lançou seu Exército sobre o campo de batalha. Mas todos os dias recebe novos golpes, morrem seus soldados e se deteriora sua economia".
- Ayman al Zawahiri, o número dois da Al Qaeda, em gravação do dia 11 de setembro de 2005
  • "Pessoalmente me abala a idéia de que mulheres, guardiãs da paz e contrapeso à agressividade e belicosidade masculinas, possam ser alistadas no Exército e saiam por aí armadas para demonstrar que podem ser tão belicosas quanto os homens."
- Papa Bento XVI
  • "Com um heroísmo sem precedentes, num fato militar inaudito na história desta guerra, nossos cadetes e nossas unidades do Exército Vermelho tomaram de assalto uma fortaleza naval de primeira linha. Sem darem um tiro sequer, eles progrediram sobre o gelo, e pereceram. Eles venceram, esses filhos da Rússia operária e camponesa leais à revolução. O povo trabalhador da Rússia e do mundo não os esquecerá".
- Leon Trotsky
- Max Weinreich
  • "É preferível capturar o exército inimigo a destruí-lo. Obter uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem combater, isso sim é o cúmulo da habilidade."
- Sun Tzu; A Arte da Guerra
  • "A força de um exército, como a energia em mecânica, é obtida multiplicando-se a massa pela velocidade, a marcha rápida aumenta o moral da tropa, e assim há muitas chances para vitória."
- Napoleão Bonaparte
- Osama bin Laden; Gravação publicada em Janeiro de 2005
  • O exército arrogante perderá a batalha que estava segura.
- Provérbios chineses
  • "Embora todas essas coisas sejam muito especiais, nenhuma foi metade tão recompensadora quanto ter um filho com uma pessoa que é o exemplo supremo de dignidade, ética, e honestidade. Minha mulher desafia a injustiça e o motivo pelo qual sua pessoa tem sido tão severamente atacada é porque ela escolhe não funcionar do jeito que o homem branco das corporações insiste. Suas regras para as mulheres involvem ela ser submissa, quieta, e não-desafiadora. Quando ela não segue essas regras, os homens ameaçados (que, por falar nisso, possuem um exército de devotadas traidoras) se assustam."
- Kurt Cobain
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Exército.


Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: exército