Papa Bento XVI
Papa Bento XVI | |
---|---|
Nascimento | Joseph Aloisius Ratzinger 16 de abril de 1927 Birth house of Benedict XVI (República de Weimar) |
Morte | 31 de dezembro de 2022 (95 anos) Mosteiro Mater Ecclesiae, Vaticano |
Batizado | 16 de abril de 1927 |
Residência | Mosteiro Mater Ecclesiae |
Sepultamento | Vatican Grotto |
Cidadania | Alemanha, Vaticano, Itália |
Etnia | alemães |
Progenitores |
|
Irmão(ã)(s) | Georg Ratzinger |
Alma mater |
|
Ocupação | padre católico de rito romano, escritor religioso, pianista, professor universitário, filósofo, diácono transicional, diácono, bispo católico romano, teólogo católico, arcebispo |
Prêmios |
|
Empregador(a) | Universidade de Tubinga, Universidade de Bonn, Universidade de Munique, Universidade de Münster, Universidade de Ratisbona |
Instrumento | piano |
Religião | Igreja Católica, catolicismo |
Página oficial | |
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en.html | |
Assinatura | |
Papa Bento XVI (?) foi um papa da Igreja Católica.
Verificadas
[editar]Enquanto cardeal
[editar]Ratzinger ficou conhecido por expressar abertamente as suas posições conservadoras.
Religião e Fé
[editar]- "Os marxistas previram o fim da religião. Com o fim da opressão, o remédio representado por Deus não teria mais razão de ser, dizia-se. Mas também eles foram obrigados a reconhecer que o sentimento religioso nunca acabou porque está verdadeiramente enraizado no homem".
- - citado em Revista Veja, Edição 1902 . 27 de abril de 2005
- "Nós estamos caminhando para uma ditadura do relativismo que não reconhece nada como definitivo e tem como valor máximo o ego e os desejos individuais. A Igreja precisa se opor às "marés de modismos e das últimas novidades. (...) Precisamos nos tornar maduros nessa fé adulta, precisamos guiar o rebanho de Cristo para essa fé".
- - Durante uma missa na Basílica de São Pedro, pouco antes do início do conclave e um dia antes de ser eleito; como citado em Continente multicultural, Volume 5,Edições 53-56 - página 112, Companhia Editora de Pernambuco, 2005
- "Nas horas de seu maior apogeu, a Europa parece ter se tornado vazia por dentro, paralisada por uma crise que ameaça sua saúde e a faz depender de transplantes".
- - No recente livro publicado "Valores em Tempos de Reviravolta"
- "Sem dúvida, falsos profetas continuam a propor uma salvação a "baixo preço", que termina sempre por gerar violentas desilusões".
- - Audiência geral, quarta-feira, 20 de Dezembro 2006, [1]
O lugar de Deus na sociedade moderna
[editar]- "Muito marginalizado. Na vida política, parece quase indecente falar de Deus, como se fosse um ataque à liberdade de quem não crê. O mundo político segue suas normas e caminhos, excluindo Deus como algo que não é deste mundo. A mesma coisa acontece no comércio, na economia e na vida privada. Deus fica à margem. Para mim parece necessário voltar a descobrir, e existem forças para isso, que também a esfera política e econômica precisa de uma responsabilidade moral, que nasce do coração do homem e está ligada à presença ou ausência de Deus. Uma sociedade em que Deus está totalmente ausente se autodestrói."
- - Em entrevista ao jornal "La Repubblica" em 2004, citado in La Nacion
Catolicismo
[editar]- "Napoleão disse uma vez que aniquilaria a Igreja. Um cardeal, então, teria respondido: Mas nem mesmo nós fomos capazes de fazê-lo!".
- "Quanta imundície há na igreja, mesmo entre aqueles que, no sacerdócio, devem pertencer inteiramente a Ele. Quanto orgulho, quanta auto-suficiência".
- - Na missa da Sexta-feira Santa em 2005'
- "A Igreja Católica é a mãe de todas as igrejas cristãs. Por isso, outras igrejas não devem ser consideradas 'irmãs' da Igreja Católica."
- - quando cardeal, como citado em Caros amigos - [books.google.com.br/books?id=67Q6AQAAIAAJ Edições 94-99], Editora Casa Amarela Ltda., 2005
Abusos sexuais envolvendo sacerdotes da Igreja
[editar]- "Na Igreja, padres também são pecadores. Mas eu estou pessoalmente convencido de que a constante presença dos pecados dos padres católicos na imprensa, especialmente nos Estados Unidos, é uma campanha planeada, já que a percentagem dessas infrações entre padres não é mais alta do que em outras categorias, e talvez seja ainda mais baixa."
- - Em dezembro de 2002
O catolicismo em relação ao Islã
[editar]- "O Islã é multiforme, não se pode reduzir à ala terrorista ou à ala moderada. Há interpretações sunitas, xiitas etc. Culturalmente, existe uma grande diferença entre Indonésia, África ou a Península Arábica, e talvez esteja se formando também um Islã com características européias, que aceita elementos de nossa cultura. Em todo caso, para nós, é um desafio positivo a firme fé em Deus dos muçulmanos, a consciência de que estamos todos sob o juízo de Deus, junto com um certo patrimônio moral e a observação de algumas normas que demonstram que a fé, para viver, necessita expressões comuns, algo que perdemos em certa medida."
- - Em entrevista ao jornal "La Repubblica" em 2004
Judeus
[editar]- "Que os judeus são ligados à Deus de uma maneira especial e que Deus não quer que essa ligação fracasse é inteiramente óbvio."
- "Aguardamos o momento em que Israel vai dizer 'sim' a Cristo, mas sabemos que tem uma missão especial na história agora."
- - Em livro de sua autoria, publicado em 2000
João Paulo II
[editar]- "Nós podemos ter certeza de que o nosso amado papa está na janela da casa do Senhor, de onde ele nos vê e nos abençoa."
- - Durante a homilia que fez no funeral de João Paulo 2º
- "Hoje nós enterramos os seus restos na terra como uma semente da imortalidade. Os nossos corações estão cheios de tristeza, mas ao mesmo tempo de uma alegre esperança e de uma gratidão profunda."
- - Durante a homilia que fez no funeral de João Paulo 2º
Homossexualidade
[editar]- "Embora a inclinação particular de uma pessoa homossexual não seja um pecado, é mais ou menos uma tendência que vem de um mal moral intrínseco, e, portanto, a inclinação em si pode ser vista como uma desordem de objetivo."
- - Em 1986, na carta aos bispos da Igreja Católica sobre o cuidado pastoral de gays; como citado em BBC Brasil , 20 de abril, 2005 - 11h39 GMT
- "Acima de tudo, nós temos que ter grande respeito por essas pessoas que também sofrem e querem encontrar a sua maneira de viver corretamente. Por outro lado, criar uma forma de casamento homossexual, na realidade, não ajuda essas pessoas."
- - Em 1986, na carta aos bispos da Igreja Católica sobre o cuidado pastoral de gays; como citado em BBC Brasil , 20 de abril, 2005 - 11h39 GMT
Legalização da união de homossexuais
[editar]- "A igreja classifica os casamentos homossexuais como imorais, artificiais e nocivos."
- - Como citado em Folha, 19/04/2005 - 15h48
- "É destrutiva para a família e para a sociedade. O direito cria uma forma de moral, já que as pessoas consideram freqüentemente que o que diz o direito também é moralmente lícito. E, se considerarmos essa união mais ou menos equivalente ao matrimônio, temos uma sociedade que já não reconhece as características e nem o caráter fundamental da família, ou seja, que é próprio do homem e da mulher, que tem a finalidade de dar continuidade, não só no sentido biológico, à humanidade."
- - Em entrevista ao jornal 'La Repubblica' em 2004
Mulheres
[editar]- "O fato de a Igreja estar convencida de que não conferir a ordenação às mulheres agora é visto por alguns como incompatível com a Constituição européia."
- - Como citado em BBC Brasil
- "Pessoalmente me abala a idéia de que mulheres, guardiãs da paz e contrapeso à agressividade e belicosidade masculinas, possam ser alistadas no Exército e saiam por aí armadas para demonstrar que podem ser tão belicosas quanto os homens."
- - Citado em Revista Veja, Edição 1902 . 27 de abril de 2005
Rock
[editar]- "Um veículo anti-religião."
- - Em 1988
- Os gêneros musicais rock e pop são distrações profanas para a fé cristã; uma expressão básica das paixões que, em grandes platéias, pode assumir características de culto ou até de adoração, contrários ao cristianismo"
- - Fonte
Aborto e eutanásia
[editar]- "Claro pecado grave."
- - Durante a campanha das eleições presidenciais americanas em 2004
- "Os cristãos devem ser contra decisões judiciais e leis que autorizem o aborto e a eutanásia, considerados pecados graves."
- - Como citado em Caros amigos, Edições 94-99, Editora Casa Amarela Ltda., 2005
- "Um católico será considerado culpado por cooperar com o mal, e não poderá receber a comunhão, se votar em um candidato político por ele ser a favor da eutanásia e/ou do aborto."
- - Como citado em Folha, 19/04/2005 - 15h48
Outros tópicos
[editar]- "Rituais que dependem da superstição e outros erros constituem um obstáculo para a salvação."
- - Como citado em Caros amigos, Edições 94-99, Editora Casa Amarela Ltda., 2005
Papa
[editar]- "Após o grande papa João Paulo II, os cardeais escolheram a mim, um simples, humilde trabalhador da vinha do Senhor".
- - Em seu primeiro pronunciamento como novo sumo pontífice da Igreja Católica
Férias e descanso
[editar]- "Todo o bom cristão sabe que as férias são um tempo oportuno para relaxar o corpo e também para alimentar o espírito com tempos maiores de oração e meditação, para crescer na relação pessoal com Cristo e conformar-se cada vez mais com os seus ensinamentos."
- - Durante um período de férias no norte da Itália, agosto de 2007.
Juízo Final
[editar]- "É hoje, no presente, que se joga nosso destino futuro, com o comportamente concreto nesta vida decidimos nossa sorte eterna. Ao final de nossos dias na terra (...) seremos avaliados tendo em conta se nos assemelhamos ou não ao Menino que está a ponto de nascer na gruta de Belém, porque Ele é o critério de medida que Deus deu à humanidade."
- - Alocução do Ângelus, 9 de dezembro de 2007, Segundo Domingo do Advento.
Sofrimento
[editar]- "Não é o evitar o sofrimento, a fuga diante da dor, que cura o homem, mas a capacidade de aceitar a tribulação e nela amadurecer, de encontrar o seu sentido através da união com Cristo, que sofreu com infinito amor".
- "A grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre. Isto vale tanto para o indivíduo como para a sociedade. Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem e não é capaz de contribuir, mediante a compaixão, para fazer com que o sofrimento seja compartilhado e assumido é uma sociedade cruel e desumana".
- - Carta Encíclica Spe Salvi.
Outros Tópicos
[editar]- "O uso ilimitado de portais através dos quais as pessoas têm acesso fácil a fontes de informações indiscriminadas pode chegar a ser um instrumento de crescente fragmentação."[carece de fontes ]
- "Por Deus, tenham um blog!"
- -Dizendo aos padres para aproveitarem os serviços de tecnologia para difundir a religião católica.
- -"Fonte: G1