Confiança

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Confiança, é uma suspensão temporária da incerteza, supondo-se um certo grau de regularidade.



  • "A confiança que temos em nós mesmos, reflecte-se em grande parte, na confiança que temos nos outros."
- La confiance que l'on a en soi fait naître la plus grande partie de celle que l'on a aux autres.
- Oeuvres de François, duc de La Rochefoucauld‎ - Página 200, François La Rochefoucauld (duc de) - Chez A.Belin, 1820 - 240 páginas
  • "Durante a realização de nossos trabalhos, a confiança em nós mesmos aumentará quando aliada à confiança em todos os que, em nosso redor, procuram apoiar-nos".
- Geraldo Lapenda
  • "Desista de algo importante uma vez, e você perderá a confiança de outra pessoa. Desista duas vezes, e você perderá a confiança de um grupo de pessoas. Desista várias vezes, e nem mesmo confiará mais em si mesmo."
- Aldo Novak
  • "A confiança dá à conversa mais conteúdo do que a inteligência."
- Confúcio
  • "Quem tem confiança em si conduz os outros."
- Horácio
  • "Ganhamos força, coragem e confiança a cada experiência em que verdadeiramente paramos para enfrentar o medo."
- You gain strength, courage and confidence by every experience in which you really stop to look fear in the face.
- You learn by living - página 29, Eleanor Roosevelt, Harper, 1960, 211 páginas
  • "A graça de Deus é a maior riqueza. Não é correto considerar o acúmulo de dinheiro, de ouro ou de outros objetos materiais como a meta suprema. Em vez disso, o objetivo da vida deveria ser a aquisição da riqueza Divina da graça de Deus. Tente receber Sua graça, reformando seus hábitos, reduzindo seus desejos e refinando sua natureza. Um passo torna o seguinte mais fácil: esta é a qualidade singular do caminho espiritual. A cada passo, sua força e sua confiança aumentam, e você sente muito mais a graça do Senhor."
- Sathya Sai Baba
  • "Não tenho confiança em goleiro negro. O último foi o Barbosa, de triste memória."
- Chico Anysio em entrevista ao diário Lance
- Fonte: Revista VEJA, Edição 1960, de 14 de junho de 2006
  • "O querer é o poder arquipotente, / é a decisão firmada em sua mente. / Fraco é aquele que fraco se imagina, / olha ao alto o que ao alto se destina; / a confiança em si mesmo é a trajetória / que leva aos altos cimos da Vitória. / Nem sempre o que mais corre a meta alcança, / nem mais longe o mais forte o disco lança; / mas o que, certo em si, vai firme e em frente,/ com a decisão firmada em sua mente!"
- Amado Nervo; Trecho do poema "A Vitória da Vida"
  • "Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa: ' Eu sou lá de Cachoeiro... ' "
- Rubem Braga; citado por Arnaldo Nogueira Jr em Releituras
  • "De acordo com 2 Samuel 24:11, Davi fez um censo do povo. Isto gerou a ira de Jeová e, como punição, ele permitiu que Davi escolhesse entre sete anos de fome, uma viagem de três meses perseguido pelos inimigos ou três dias de pestes. Davi, tendo confiança em Deus, escolheu três dias de pestes; e então, Deus, o piedoso, para vingar os erros de Davi, matou setenta mil homens inocentes. Diante das mesmas circunstâncias, o que o diabo teria feito?"
- According to “Samuel,” David took a census of the people. This excited the wrath of Jehovah, and as a punishment he allowed David to choose seven years of famine, a flight of three months from pursuing enemies, or three days of pestilence. David, having confidence in God, chose the three days of pestilence; and. thereupon, God, the compassionate, on account of the sin of David, killed seventy thousand innocent men. Under the same circumstances, what would a devil have done?
- Lectures and essays ... - página 53, Robert Green Ingersoll - Watts & co., 1904 - 160 páginas
  • "Não importa onde estamos lutando; não importa contra quem estamos lutando. Mataremos quem tivermos que matar no interesse de nosso país, e tirar a vida de um homem não significará mais que tirar a vida de um boi... Só com esta filosofia poderemos trilhar com confiança o caminho da vitória."
- Heinrich Himmler em uma palestra para a Divisão de Negócios Exteriores da SS
  • Posso ter confiança na minha experiência. ... quando sinto que uma atividade é boa e que vale a pena prossegui-la, devo prossegui-la.
- Carl Rogers
  • "O bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, quando tomado com sabedoria".
- William Shakespeare, Otelo, Ato II - Cena III: Iago
  • Só quem foi presenteado com confiança pode confiar.
- Rudolf Karl Bultmann in: "O Nôvo Testamento e Mitologia" (1941)
  • "Não dê o que as pessoas querem, dê o que elas precisam. Elas querem o caminho fácil, o final feliz, mas na verdade estão mais interessadas na tragédia. Eles precisam que as coisas dêem errado, precisam da tensão. Nos meus personagens há um laço de confiança e amor com o qual estou muito comprometido. Esses pessoas morreriam umas pelas outras, e isso é muito bonito. Mas ao mesmo tempo, você não pode manter as coisas seguras. As coisas precisam dar errado."
- Joss Whedon
  • "Por ser um conservador, ele tem confiança de que a sua base de suporte se manterá, mesmo indo à China. Isso é o mesmo que Nixon fez. Ele era tão anticomunista que, quando ia à China, não perdia o apoio que tinha da direita americana"
- Richard J. Samuels, diretor do Centro de Estudos Internacionais do MIT. Por telefone à Folha Online, sobre Shinzō Abe
  • "A história do comunismo, do movimento comunista, é no fundamental, embora num percurso acidentado, a história de uma luta social constante na defesa dos interesses e direitos dos explorados e oprimidos, tendo como objectivo construir uma sociedade nova e melhor, o que implica confiança no ser humano e exclui a crença em formas sobrenaturais, que decidam do seu destino.
- Álvaro Cunhal
  • "Desde que alberguemos uma única vez o mal, este não volta a dar-se ao trabalho de pedir que lhe concedamos a nossa confiança."
- Wenn man einmal das Böse bei sich aufgenommen hat, verlangt es nicht mehr, daß man ihm glaube.
- Hochzeitsvorbereitungen auf dem lande‎ - Página 84, Franz Kafka - S. Fischer; Lizenzausgabe von Schocken Books, New York, 1953 - 455 páginas
  • "O otimista vive com uma grande confiança na má sorte dos outros".
- Luis Felipe Angell
  • “Haviam enterrado os maridos com quem passaram quarenta ou mesmo cinqüenta anos de vida desconsiderada. Curvadas, fracas, sem expressão, as velhas lamentavam os destinos misteriosos que haviam feito dar ali, afastadas, do outro lado do mundo, de seus pontos de origem. Falavam línguas estranhas que podiam ser georgiano, croata, uzbeque. Os maridos lhes falharam ao morrer. Eram pilares que desmoronaram, haviam pedido que confiassem neles e trazido as esposas para longe de tudo que lhes era conhecido, para essa terra-lótus sem sombra, cheia de gente obscenamente jovem, essa Califórnia cujo corpo era o templo e cuja ignorância era a felicidade, e depois tinham se mostrado indignos de confiança, soçobrando num campo de golfe ou caindo de cara numa tigela de sopa de macarrão, revelando assim a suas viúvas nesse último estágio de suas vidas, o quanto eram pouco confiáveis a vida geral e os maridos em particular.”
- Salman Rushdie in: Shalimar, o equilibrista
  • "Se quer compor o livro, aqui tem a pena, aqui tem papel, aqui tem um admirador; mas, se quer ler somente, deixe-se estar quieta, vá de linha em linha; dou-lhe que boceje entre doutros capítulos, mas espere o resto, tenha confiança no relator destas aventuras."
- Machado de Assis in: Esaú e Jacó, Capitulo XXVII
  • "A nossa confiança nos outros revela quanto desejaríamos tê-la em nós mesmos."
- Friedrich Nietzsche
  • "Confiar é uma virtude. É a fraqueza que nutre a desconfiança."
- Gandhi
  • "Este é o meu lema: empreenda o que parece impossível e você conseguirá melhorar o seu trabalho."
- This became a credo of mine... attempt the impossible in order to improve your work
- Bette Davis citada em "The Quotable woman", 1800-1975‎ - Página 315, Elaine Partnow - Corwin Books, 1978, ISBN 0894740067, 9780894740060 - 539 páginas
- The trust of the innocent is the liar's most useful tool.
- Needful Things: A Novel - Página 507, Stephen King - Simon and Schuster, 2016, ISBN 1501143786, 9781501143786, 960 páginas
  • "É fundamental saber que intenção cada pessoa tem em mente para poder decidir até onde confiar nela."
- Cícero
  • "Confie em si, que saberá como viver."
- Goethe
  • "O que espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo."
- Winston Churchill


Veja também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Confiança.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: Confiança