Saudade

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente acompanhado de um desejo de revê-lo ou possui-lo.


  • "Saudade é a presença da ausência."
- Tristão de Ataíde
  • "A todo o momento uma saudade revive em nosso coração para torturá-lo. Aqui uma cadeira, o guarda-chuva deixado na sala de espera, seu copo que a criada deixou de retirar! E em todos os cômodos encontram-se coisas esparsas: suas tesouras, uma luva, um livro cujas folhas foram viradas por seus dedos, um grande número de pequenas coisas que assumem um significado doloroso, porque lembram mil pequenos acontecimentos."
- Guy de Maupassant, na obra "Uma Vida"
  • "Tenho saudades de um país que ainda não existe no mapa."
- Eduardo Galeano
  • Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
E sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
De viver e explorar os rumos de obscuridade
Sem prazo sem consulta sem provocação
Até o limite das folhas caídas na hora de cair.
- Carlos Drummond de Andrade
  • "A juventude é uma idade horrível que apreciamos apenas no momento em que sentimos saudade dela
- A. Amurri, in "Qui lo Dico e Qui lo Nego, Il Privato"
  • "Tenho tantas saudades de ser eu. De ver. De me deslumbrar numa iluminação."
- Vergílio Ferreira
  • "Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui. ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas de fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras, era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso, era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; e/a era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, e muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras, embambecidas pela saudade de terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro da sangue uma centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbam em tomo da Rita Baiana o espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca."
- Aluísio Azevedo
  • "Eu tenho saudade do que não vivi. Tenho saudade de lugares onde não fui e de pessoas que não conheci. Tenho saudade de uma época que não vivenciei, lembranças de um tempo que mesmo sem fazer parte do meu passado, marcou presença e deixou legado. Esse tempo, onde a palavra valia mais do que um contrato, onde a decência era reconhecida pelo olhar, onde as pessoas não tinham vergonha da honestidade, onde a justiça cega não se vendia nem esmolava, onde rir não era apenas um direito do rei..."
- Ruy Barbosa
  • "Se chove, tenho saudades do sol, se faz calor, tenho saudades da chuva".
- José Lins do Rego
  • "O tempo não comprou passagem de volta. Tenho lembranças e não saudades"
- Mário Lago, in Revista IstoÉ Edição 1624
  • "Noite. Oh! Saudade!... A dolorosa rama / Da árvore aflita pelo chão derrama / As folhas, como lágrimas... Lembrar!"
- Olavo Bilac


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Saudade.