Wikiquote:Tema em destaque/2009/Agosto

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

01 de agosto[editar]

RIATIVIDADE é uma capacidade de elaborar obras de arte, informações e objetos de uma forma diferente a convencional.


Citações sobre o tema[editar]

  • "A verdadeira diferença entre a construção e a criação é esta: uma coisa construída só pode ser amada depois de construída, mas uma coisa criada ama-se mesmo antes de existir."
- Charles Dickens
  • "Os elementos mais dotados da espécie humana encontram-se no auge da sua criatividade quando as suas vontades não são satisfeitas."
- Eric Hoffer
  • "O burocrata acerta nove vezes em dez. O criativo erra nove vezes e acerta uma. Entretanto, uma vez que acerta, abre caminhos para a humanidade."
- Domenico di Masi
  • "A verdadeira inteligência trabalha em silêncio. É no silêncio em que a criatividade e a solução de problemas se encontram."
- Eckhart Tolle



11 de agosto[editar]

SCRITA é o processo de registro de caracteres através de um meio, com a intenção de formar palavras e/ou outras amplas construções de linguagem.


Citações sobre o tema[editar]

  • "É preciso escrever o mais possível como se fala e não falar demais como se escreve."
- Saint-Beuve
  • "Existem três regra para escrever ficção. Infelizmente ninguém sabe quais são elas."
- William Somerset Maugham
  • "O autor escreve apenas metade de um livro. A outra metade fica por conta do leitor."
- Joseph Conrad
  • "Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la - ah, amigo! - isso é difícil."
- Jorge Luis Borges



21 de agosto[editar]

ISCÓRDIA é a falta de acordo entre as pessoas, grupos ou coisas; ou ainda tensões ou conflitos resultantes de uma falta de acordo; dissensões.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Pequenas coisas aumentam a concórdia, como também podem aumentar a discórdia"
- Esopo, na fábula "Os quatros bois e o Lobo
  • "Do mesmo modo que a união faz a força, a discórdia leva a uma rápida derrota".
- Esopo, na fábula "O feixe de varas"
  • Uni-vos, ó reis da terra, pois assim a tempestade da discórdia se aquietará entre vós, e vosso povo encontrará sossego - se sois dos que compreendem. Se alguém dentre vós lançar mão de armas contra outro, levantai-vos todos contra ele, pois isso nada mais é que justiça manifesta.
- Bahá´u´lláh; Kitab-i-Iqán - O Livro da Certeza
  • Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livres. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado.
- Martin Luther King Junior; Discurso realizado em 28 de agosto de 1963, em Washington, EUA, no Lincoln Memorial - "I have a dream"