Gilmar Mendes

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Gilmar Mendes
Gilmar Mendes
Gilmar Mendes
Gilmar Mendes em outros projetos:

Gilmar Ferreira Mendes (Diamantino, 30 de dezembro de 1955) é um advogado, professor, magistrado e jurista brasileiro.


  • "Se hoje nós temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal".
- Em painel do Fórum Internacional Esfera, em Paris ― 14 de outubro de 2023
- Fonte: Poder 360
  • "Não sei."
- 15 de novembro de 2022, nos EUA, ao ser perguntando por uma mulher estrangeira, que falava em língua espanhola, se o "crime compensa no Brasil".
- Fonte: poder360
  • "Que nos dediquemos à nossa tarefa de governar e governar bem".
- Em entrevista a CNN Brasil, falando sobre a expectativa com a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado, dando a entender que o STF também governa o Brasil
- Fonte: O Antagonista — 5 de fevereiro de 2021
  • “Talvez estejamos fazendo uma contribuição, acho que não exagero, para o mundo civilizado, ao lidar com essa temática das fake news”.
- Sobre o inquérito das fakenews instaurado e conduzido pelo Supremo Tribunal Federal
- Fonte: O Antagonista — 31 de julho de 2020
  • [A minha declaração sobre o Exército incomodou porque ] “bateu em perna quebrada” [ do governo Bolsonaro].
- Sobre uma declaração sua feita no dia anterior de que o Exército brasileiro se associava a um genocídio
- Fonte: O Antagonista — 13 de julho de 2020
  • “O Exército se associa a um genocídio”.
- Por conta de militares integrarem o governo Bolsonaro e o Ministério da Saúde estar, nos tempos da COVID-19, sob o comando do general de divisão Eduardo Pazuello — 12 de julho de 2020
- Fonte: Jovem Pan
  • "Devolva essa pergunta ao seu editor e manda ele enfiá-la na bunda. Isso é molecagem; isso é desrespeito".
- Em voo para Portugal, respondendo a um repórter da Folha de S. Paulo que lhe questionara se a viagem tinha sido paga pelo STF
- Fonte: Diário do Litoral — 30 de março de 2018
  • “Na verdade, o que se instalou no país, nesses últimos anos, está sendo revelado na Lava Jato. É um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia. É isso que se instalou. Isso é evidente. Veja o que fizeram com a Petrobras, veja o valor da Petrobras hoje. Por isso que se defende, eu já falei isso… por isso que se defende com tanta força as estatais. Não é por conta de dizer que as estatais pertencem ao povo brasileiro, porque pertencem a eles. Eles tinham se tornado donos da Petrobras. Esse era o método de governança. Infelizmente para eles, e felizmente para o Brasil, deu errado. Isso revelou e nós estamos nesse caos por conta desse método de governança corrupta. Nós temos hoje, como método de governança, um modelo cleptocrata.”
- Fonte: GloboNews — 18 de setembro de 2015.
  • “A obrigação do TSE é evitar a continuidade desse projeto [de poder], por meio do qual ladrões de sindicato transformaram o país num sindicato de ladrões.”
- Sobre a responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral, uma vez confirmadas as suspeitas de uso de dinheiro de propina na campanha de Dilma Rousseff, de cassar a chapa vencedora da eleição presidencial de 2014 e barrar o projeto de poder do PT — 13 de agosto de 2015.
- Fonte: Veja
  • "No Brasil, criou-se uma equipe de inconstitucionalistas que sempre falam que as ações do governo são ilegais e depois são desmentidos pelo STF."
- Gilmar Mendes, advogado-geral da União, rebatendo argumentos de que os projetos que permitem a quebra do sigilo bancário e o uso de dados da CPMF no combate à sonegação fiscal são inconstitucionais
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 680 - 20 de dezembro de 2000.

Sobre[editar]

  • "Este último [HC] a ser julgado após encontrar-se em gabinete não com um pedido de vista, mas com um 'perdido de vista' por mais de dois anos."
- Voto do ministro Marco Aurélio de Mello em julgamento da Segunda Turma sobre a suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro, 23/06/2021.
- Fonte: Marco Aurélio manda indireta para Gilmar Mendes: "perdido de vista". Migalhas
  • “País precisa de mais ministros como ele, que dignificam o Brasil.”
- Tião Viana agradecendo Gilmar Mendes por ter votado favoravelmente a Lula em pedido de Habeas Corpus impetrado pela defesa do ex-presidente e por suas declarações contra a prisão do líder petista
- Fonte: O Estado de S. Paulo — 10 de abril de 2018
  • "Me deixa de fora desse seu mau sentimento. Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia."
“Vossa Excelência nos envergonha. Vossa Excelência é uma desonra para o Tribunal. É muito penoso para todos nós termos que conviver com Vossa Excelência aqui. Vossa Excelência não tem nenhum patriotismo, está sempre atrás de algum interesse que não é o da Justiça.”
“É um absurdo Vossa Excelência fazer um comício cheio de ofensas, grosserias. Vossa Excelência não consegue articular um argumento, fica procurando. Já ofendeu a presidente (do STF), o ministro Fux, agora chegou a mim. A vida para Vossa Excelência é ofender as pessoas. Qual é a sua proposta? Nenhuma!”
- Luís Roberto Barroso, ministro do STF, em sessão realizada em 21 março de 2018
- Fonte: Veja Online
  • "Vossa Excelência está destruindo a justiça desse país. (...) Vossa Excelência não está na rua, Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. (...) Vossa Excelência, quando se dirige a mim, não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar."
- Joaquim Barbosa durante discussão com Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, numa sessão plenária do dia 22 de abril de 2009.
- Fonte: O Globo