Ir para o conteúdo

Gilmar Mendes

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Gilmar Ferreira Mendes)
Gilmar Mendes
Gilmar Mendes
Nascimento 30 de dezembro de 1955
Diamantino
Cidadania Brasil
Ocupação juiz, político, professor universitário, funcionário público, jurista, advogado

Gilmar Mendes (1955) é um jurista brasileiro.


Verificadas

[editar]
  • "Se hoje nós temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal".
- Em painel do Fórum Internacional Esfera, em Paris ― 14 de outubro de 2023
- Fonte: Poder 360
  • "Não sei."
- 15 de novembro de 2022, nos EUA, ao ser perguntando por uma mulher estrangeira, que falava em língua espanhola, se o "crime compensa no Brasil".
- Fonte: poder360
  • "Que nos dediquemos à nossa tarefa de governar e governar bem".
- Em entrevista a CNN Brasil, falando sobre a expectativa com a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado, dando a entender que o STF também governa o Brasil
- Fonte: O Antagonista — 5 de fevereiro de 2021
  • “Talvez estejamos fazendo uma contribuição, acho que não exagero, para o mundo civilizado, ao lidar com essa temática das fake news”.
- Sobre o inquérito das fakenews instaurado e conduzido pelo Supremo Tribunal Federal
- Fonte: O Antagonista — 31 de julho de 2020
  • [A minha declaração sobre o Exército incomodou porque ] “bateu em perna quebrada” [ do governo Bolsonaro].
- Sobre uma declaração sua feita no dia anterior de que o Exército brasileiro se associava a um genocídio
- Fonte: O Antagonista — 13 de julho de 2020
  • “O Exército se associa a um genocídio”.
- Por conta de militares integrarem o governo Bolsonaro e o Ministério da Saúde estar, nos tempos da COVID-19, sob o comando do general de divisão Eduardo Pazuello — 12 de julho de 2020
- Fonte: Jovem Pan
  • "Devolva essa pergunta ao seu editor e manda ele enfiá-la na bunda. Isso é molecagem; isso é desrespeito".
- Em voo para Portugal, respondendo a um repórter da Folha de S. Paulo que lhe questionara se a viagem tinha sido paga pelo STF
- Fonte: Diário do Litoral — 30 de março de 2018
  • “Na verdade, o que se instalou no país, nesses últimos anos, está sendo revelado na Lava Jato. É um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia. É isso que se instalou. Isso é evidente. Veja o que fizeram com a Petrobras, veja o valor da Petrobras hoje. Por isso que se defende, eu já falei isso… por isso que se defende com tanta força as estatais. Não é por conta de dizer que as estatais pertencem ao povo brasileiro, porque pertencem a eles. Eles tinham se tornado donos da Petrobras. Esse era o método de governança. Infelizmente para eles, e felizmente para o Brasil, deu errado. Isso revelou e nós estamos nesse caos por conta desse método de governança corrupta. Nós temos hoje, como método de governança, um modelo cleptocrata.”
- Fonte: GloboNews — 18 de setembro de 2015.
  • “A obrigação do TSE é evitar a continuidade desse projeto [de poder], por meio do qual ladrões de sindicato transformaram o país num sindicato de ladrões.”
- Sobre a responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral, uma vez confirmadas as suspeitas de uso de dinheiro de propina na campanha de Dilma Rousseff, de cassar a chapa vencedora da eleição presidencial de 2014 e barrar o projeto de poder do PT — 13 de agosto de 2015.
- Fonte: Veja
  • "No Brasil, criou-se uma equipe de inconstitucionalistas que sempre falam que as ações do governo são ilegais e depois são desmentidos pelo STF."
- Gilmar Mendes, advogado-geral da União, rebatendo argumentos de que os projetos que permitem a quebra do sigilo bancário e o uso de dados da CPMF no combate à sonegação fiscal são inconstitucionais
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 680 - 20 de dezembro de 2000.

Sobre

[editar]
  • "Este último [HC] a ser julgado após encontrar-se em gabinete não com um pedido de vista, mas com um 'perdido de vista' por mais de dois anos."
- Voto do ministro Marco Aurélio de Mello em julgamento da Segunda Turma sobre a suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro, 23/06/2021.
- Fonte: Marco Aurélio manda indireta para Gilmar Mendes: "perdido de vista". Migalhas
  • “País precisa de mais ministros como ele, que dignificam o Brasil.”
- Tião Viana agradecendo Gilmar Mendes por ter votado favoravelmente a Lula em pedido de Habeas Corpus impetrado pela defesa do ex-presidente e por suas declarações contra a prisão do líder petista
- Fonte: O Estado de S. Paulo — 10 de abril de 2018
  • "Me deixa de fora desse seu mau sentimento. Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia."
“Vossa Excelência nos envergonha. Vossa Excelência é uma desonra para o Tribunal. É muito penoso para todos nós termos que conviver com Vossa Excelência aqui. Vossa Excelência não tem nenhum patriotismo, está sempre atrás de algum interesse que não é o da Justiça.”
“É um absurdo Vossa Excelência fazer um comício cheio de ofensas, grosserias. Vossa Excelência não consegue articular um argumento, fica procurando. Já ofendeu a presidente (do STF), o ministro Fux, agora chegou a mim. A vida para Vossa Excelência é ofender as pessoas. Qual é a sua proposta? Nenhuma!”
- Luís Roberto Barroso, ministro do STF, em sessão realizada em 21 março de 2018
- Fonte: Veja Online
  • "Vossa Excelência está destruindo a justiça desse país. (...) Vossa Excelência não está na rua, Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. (...) Vossa Excelência, quando se dirige a mim, não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar."
- Joaquim Barbosa durante discussão com Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, numa sessão plenária do dia 22 de abril de 2009.
- Fonte: O Globo