Emoção

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Emoção, numa definição mais geral, é um impulso neural que move um organismo para a ação.


  • "O rosto é o palco onde vivem as emoções humanas".
- Freitas-Magalhães, "A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano" (2007).
  • "É nas coisas mais simples e anônimas que se encontram os maiores tesouros da emoção".
- Augusto Cury
  • "Depois do rosto, as mãos são a parte do corpo humano que mais obviamente expressa a emoção."
- Hands, after the face, are the most obvious part of the human body for expressing emotion.
- Henry Moore-- Writings and Conversations: Writings and Conversations‎ - Página 220, de Henry Moore, Alan G. Wilkinson - Publicado por University of California Press, 2002, ISBN 0520231619, 9780520231610 - 320 páginas
  • "Pode-se fazer chorar com uma gargalhada e rir de uma tragédia. O trabalho do artista é despertar emoção, qualquer uma".
- Ney Latorraca
- L'émotion artistique cesse où l'analyse et la pensée interviennent
- Le laboratoire central, poèmes‎ - Página 14, de Max Jacob, Yvon Belaval - publicado por Yvon Belaval, 1960 - 251 páginas
  • "A emoção estética deixa o ser humano num estado favorável à recepção de emoções eróticas".
- l´émotion esthétique met l’homme dans un état favorable à la réception de l’émotion érotique.
- Le chemin de velours: nouvelles dissociations d'idées‎ - Página 145, de Remy de Gourmont - Publicado por Mercvre de France, 1928 - 321 páginas
  • “Há casos que comovem o país de vez em quando. Mas agora o país está comovido permanentemente. Há pessoas que dizem: não vamos votar agora porque estamos sob emoção. Eles supõem que vai haver uma normalidade e nunca mais vai haver essa normalidade no Brasil se nós não intervimos. Pura e simplesmente não há momento mais sem emoção. A cada semana, praticamente, se sucede um crime trágico no Brasil”
- Fernando Gabeira citado no jornal "O Judiciário", ano II, n. 12, abril de 2007, página 8
  • "O coração começa a bater mais rápido, mais forte. Ainda sentimos isso antes dos shows. Muita adrelina, muita emoção."
- Anahí Giovanna Puente Portillo; No programa America Showbiz, sobre os momentos antes dos shows do grupo RBD
  • "O filme exigia um registro documental, não permitia o fake e, para isso, tivemos cenas carregadas de muita emoção. Aquilo mexia com muita coisa ruim. Eu não sou um homem violento, não gosto de bater nas pessoas. Sou um homem pacífico"
- Wagner Moura; No Site Ego; sobre Tropa de Elite
  • “E uma vez que o romancista nos pôs nesse estado, no qual, como em todos os estados puramente interiores, cada emoção é duplicada, e em que seu livro vai nos agitar como um sonho, mas um sonho mais claro do que aqueles que sonhamos a dormir e cuja lembrança vai durar mais tempo, eis que então ele desencadeia em nós, durante uma hora, todas as venturas e todas as desgraças possíveis, algumas das quais levaríamos anos para conhecer na vida, e outras, as mais intensas dentre elas, jamais nos seriam reveladas, pois a lentidão com que se processam nos impede de as perceber (assim muda nosso coração, na vida, e esta é a mais amarga das dores; mas é uma dor que só conhecemos pela leitura, pela imaginação; porque na realidade o coração se nos transforma do mesmo modo por que se produzem certos fenômenos da natureza, isto é, com tamanho vagar que, embora possamos ver cada um de seus diferentes estados sucessivos, por outro lado escapa-nos a própria sensação da mudança).”
- Marcel Proust in: No caminho de Swann
  • "O Espírito Santo para mim é uma emoção, uma bênção. Tenho orgulho de ser capixaba e vontade de dar uma surra de coentro nos conterrâneos que escondem ou renegam a sua origem."
- Elisa Lucinda; Revista Século Diário, 2001
  • "O Ricardo é o cérebro da equipe, mas um cérebro diferenciado. Carrega uma grande carga de emoção, sem perder a capacidade de raciocínio rápido. Eu era assim como ele, emotivo, mas não tinha capacidade para fazer um décimo do que ele faz."
- Bernardinho (técnico da seleção brasileira de vôlei masculina); Olimpíadas de Atenas, 2004
  • "O que sinto num carro a 300 km/h? Emoção, prazer e desafio."
- Ayrton Senna citado em Jornal do Brasil, edição de 25/03/2005
  • "A poesia é o transbordamento espontâneo de sentimentos intensos: tem a sua origem na emoção recordada num estado de tranquilidade".
- William Wordsworth; Fonte: "Lyrical Ballads"
  • "A emoção de um músico é a coisa mais importante, é o que sobrepõe ao acorde. Se deixar isto de fora, a música não vai lhe tocar."
- Frank Zappa
  • "Pintor: deve haver tal poder de emoção na fisionomia das criaturas que pintas, que o teu quadro pareça, ao observador, capaz de fazer os mortos rir e chorar".
- Leonardo da Vinci
  • "A emoção da caça fica muito menor quando a presa tem pernas curtas"
- Calvin e Haroldo
  • "O movimento dos corpos parecia desenrolar uma longa película-cinematográfica, projetando sobre o rosto, como que sobre a tela de um televisor, um filme cativante cheio de perturbação, de espera, de explosão, de dor, de gritos, de emoção e de raiva."
- Milan Kundera
  • Há um cansaço da inteligência abstracta, e é o mais horroroso dos cansaços. Não pesa como o cansaço do corpo, nem inquieta como o cansaço do conhecimento e da emoção. É um peso da consciência do mundo, um não poder respirar da alma.
- Fernando Pessoa; "Autobiografia sem Factos". (Assírio & Alvim, Lisboa, 2006, p. 69)


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Emoção.