Aparência

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Apple and Orange - they do not compare.jpg

Aparência é o aspecto ou aquilo que se mostra superficialmente ou à primeira vista.


- Le monde récompense plus souvent les apparences du mérite que le mérite même
- "Reflexions ou Sentences et Maximes Morales - CLXVI" in: "Œuvres de La Rochefoucauld : Notice biographique. Portrait du duc de La Rochefoucauld fait par lui-même. (1659) Portrait du cardinal de Retz par La Rochefoucauld. (1675) Réflexions ou Sentences et maximes morales. Réflexions diverses. Appendices. Appendice du tome premier." - Tome I, Página 98, de François La Rochefoucauld, Jean Désiré Louis Gilbert, Jules Gourdault, Henri de Régnier - Publicado por L. Hachette et cie., 1868
  • "As aparências enganam aos que odeiam e aos que amam.
- Trecho de uma música de Elis Regina.
- André Pieyre de Mandiargues in: Fonte: "Nos Anos Sórdidos"
  • "É preciso que aquele que quer sentir-se bem não faça muitas coisas nem particular nem publicamente, e que aquilo que faz não assuma além de sua força e natureza. Ao contrário, é preciso que, mesmo que a sorte lhe seja hostil e, pela aparência, o leve pouco a pouco ao excesso, tenha cuidado bastante para renunciar e não procurar mais que suas forças permitem, pois uma plenitude razoável é coisa mais segura que uma superplenitude."
- Demócrito in: Frag. 3, Pré-socráticos, coleção Os Pensadores
  • "Rejuvenescer nossos rostos não altera nosso destino final. Beleza vem de dentro. Não tenho nenhum desejo de ter essa aparência para sempre".
- Cameron Diaz ressaltando que é contra cirurgia plástica; Fonte: Revista Isto É Gente! n. 326
  • "Pontificava contente por inflingir sua própria sabedoria ao camarada mais velho, ao primo da "surda" Concetta. Mas Trancredi, enquanto enxugava os cabelos, sentia-se furioso: ser acusado de não ter freios, ele, que os tinha suficientes para parar o trem! Por outro lado, o bom do alferes não deixava de ter a sua razão: também era preciso pensar nas aparências; o sujeito, porém virava assim tão moralista por inveja, porque, agora, via-se que a sua Angelica, aquele rosto suavíssimo de sangue quando hoje lhe mordera o lábio."
- Giuseppe Tomasi di Lampedusa in: -obra O Leopardo
  • "Quando os amigos começam a cumprimentar uma pessoa por ter aparência de jovem, pode essa pessoa estar certa de que pensam que ela está ficando velha."
- Washington Irving como citado in: Revista Caras, 13 de Setembro de 2006.
  • "Este problema da relação entre realidade e aparência permanece na raiz das coisas, e de uma forma ou outra constitui a diferença fundamental entre filosofias rivais. De um lado, temos um complexo de idéias cuja base pode-se resumir frouxamente em termos como empirismo, positivismo, fenomenalismo, relativismo e humanismo. As aparências estão continuamente em mudança, de um momento a outro entre um indivíduo e outro, constituindo elas mesmas a única realidade."
- Os Sofistas, W. K. C. Guthrie, Introdução, Página 10, Tradução de João Resende Costa. São Paulo: Paulus, 1995.
- "This question of the relation between reality and appearance remains at the root of things, and in one form or another constitutes the fundamental difference between rival philosophies. On the one hand we have a complex of ideas whose basis may be loosely summed up in such terms as empiricism, positivism, phenomenalism, individualism, relativism and humanism. Appearences are constantly shifting, from one moment to the next and between one individual and another, and they themselves constitute the only reality."
- A History of Greek Philosophy: Volume 3, The Fifth Century Enlightenment, Part 1, The Sophists, Introduction, Página 4, W. K. C. Guthrie, Cambridge University Press, 1969 - 345. páginas.
  • "As coisas não são observadas pelo que são, mas pelo que parecem. São raros os que olham por dentro e muitos os que se contentam com as aparências. Não basta ter razão se a ação tem má aparência."
- Baltasar Gracián in: A Arte da Prudência, Aforismo 99
  • "Certamente, você não irá calcular qualquer diferença essencial de meras aparências, pois o riso de luz que as bolhas no lábio muitas vezes é um manto sobre a profunda e salgada tristeza, e o olhar sério pode ser o véu que cobre sóbrias, uma paz divina."
- Surely, you will not calculate any essential difference frdin mere appearances ; for the light laughter that bubbles on the lip often mantles over brackish depths of sadness, and the serious look may be the sober veil that covers a divine peace.
- Humanity in the city - Página 25, Edwin Hubbell Chapin - De Witt & Davenport, 1854 - 252 páginas
  • "Se a solidão e o ermo não deixam sentir a um só tempo todos os seus males, pelo menos permitem abarcá-los como um só olhar. A sociedade, ao contrário, é insidiosa: oculta males enormes, com frequência incuráveis, por trás da aparência dos passatempos, das conversas, dos divertimentos sociais e coisas semelhantes. Um dos principais estudos da juventude deveria ser o de aprender a suportar a solidão, porque esta é uma fonte de felicidade, de tranquilidade de ânimo."
    • Variante: "O isolamento e a solidão têm seus males, mas, apesar de não podemos senti-los de uma só vez, ao menos podemos investigá-los. A sociedade, pelo contrário, é insidiosa; oculta males imensos, às vezes irreparáveis, detrás de uma aparência de passatempos, de conversas, de entretenimentos sociais e outras coisas semelhantes. Um estudo importante para a juventude seria aprender a suportar a solidão, visto que é a fonte de felicidade e de paz de espírito."
- Tradução de Jair Barbosa; Página 164 (Cap. 5, § 9)
- Tradução de André Díspore Cancian; Página 66 (Cap. 5, § 9)
- Aforismos para a sabedoria de vida
Aforismos para a sabedoria de vida, Arthur Schopenhauer; Tradução, prefácio e notas de Jair Barbosa; Revisão da tradução de Karina Jennini - São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Variante: Aforismos para a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer; Tradução de André Díspore Cancian, Ateus.net.
  • "É uma verdade inegável a de que, por trás da aparência do real, existe outra realidade que é a verdadeira e que não é outra coisa senão o que chamamos de espírito."
- Joaquín Torres García; Fonte: Exposições Pinacoteca - Joaquín Torres Garcia - de 03.dez a 26.fev 2012
  • "O mais sábio começa no interior, o mais feio que começa do lado de fora. Grandes gurus do mundo tem coisas bonitas para dizer, mas eles geralmente tem uma aparência horrível".
- The wiser you get on the inside, the uglier you get on the outside. The world's great gurus have beautiful things to say but they generally look like shit.
- Somebody to Love?: A Rock-and-Roll Memoir (1998) by Grace Slick and Andrea Cagan
  • "Quando os diabos querem dar corpos aos mais nefandos crimes, celestial aparência lhes emprestam".
- William Shakespeare in: Otelo (1603); Ato II - Cena III: Iago
  • "Às vezes, o pensamento mais estranho, mais impossível na aparência, apodera-se de nós com tal poder, que acabamos por julgá-lo realizável... Mais ainda: se a ideia se associa a um desejo violento, apaixonado, tomamo-la às vezes, no fim das contas, por algo fatal, inelutável, predestinado. Talvez haja aí, também, um não sei quê, uma combinação de pressentimentos, um esforço extraordinário de vontade, uma intoxicação por sua própria fantasia..."
- Fiódor Dostoiévski in: O Jogador. Tradução Pietro Nassetti. São Paulo, 2010. Editora Martin Claret Ltda. Página 130
  • “As irmãs não se entregavam a grandes conversas. Agatha, loura, baixa e decidida, revoltava-se contra a atmosfera doméstica, contra a doutrina da “outra face”. Virava-se só no mundo, e estava a ponto de conquistar a sua independência. Insistia no valor dos juízos mundanos, das aparências, das maneiras, da situação social, coisas que Miriam desdenhava.”
- D. H. Lawrence in: do livro Filhos e Amantes
  • "Sendo os sacrifícios humanos uma consequência natural daquela crueldade supersticiosa que gerou o massacre de animais, é igualmente natural que aqueles que se acostumaram a comer animais não devam abster-se por muito tempo de comer humanos: mais especificamente porque, quando torrados ou assados, a aparência, o aroma, e o sabor de ambos serão quase, se não inteiramente, os mesmos."
- Joseph Ritson, An Essay on Abstinence from Animal Food, As a Moral Duty, 1802, Capitulo VI
  • "A própria sociabilidade é participação na injustiça, porquanto dá a um mundo frio a aparência de um mundo em que ainda se pode dialogar, e a palavra solta, cortês, contribui para perpetuar o silêncio, pois, pelas concessões feitas ao endereçado, este é ainda humilhado [na mente] do falante."
- Theodor Adorno in: "Minima Moralia"
  • "Quem deixa o trato pastoril amado pela ingrata, civil correspondência, ou desconhece o rosto da violência, ou do retiro a paz não tem provado. Que bem é ver nos campos translatado no gênio do pastor, o da inocência! E que mal é no trato, e na aparência Ver sempre o cortesão dissimulado! Ali respira amor sinceridade Aqui sempre a traição seu rosto encobre; Um só trata a mentira, outro a verdade. Ali não há fartura, que soçobre; Aqui quanto só observa, é variedade; Oh ventura do rico! Oh bem do pobre."
- Cláudio Manuel da Costa in: Quem deixa o trato pastoril amado, (poema completo no Wikisource).
  • "As aparências enganam." (Brasil e Portugal)
- Alternativos:
"As aparências iludem." (Portugal)
- Provérbios em Português

" Sobrevivera às suas forças para ocultar magníficas dobras de eloqüencia as áridas trevas do se coração(...). Mas tanto o amor diabólico como o ódio sobrenatural dos mistérios que havia penetrado lutavam pela posse daquela alma saciada de primitivas emoções, ávida de falsa fama, de enganosa distinção, de todas as aparências de sucesso e poder."

- Joseph Conrad in: O Coração das Trevas
  • "Sou-vos grato porque roubais às claras, sem assumirdes aparência santa; o mais vultuoso roubo é praticado nas profissões honestas".
- William Shakespeare in: Timão de Atenas, Ato IV - Cena III: Timão
  • "É preciso destacar aqui:nem tudo que é falsa aparência é engano - embora muita coisa seja"
- -Livro:Crítica da estética da mercadoria p.186, Wolfgang Fritz Haug, Unesp. (1997)



Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Aparência.


Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: Aparência