Ideia

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Idéia)
"Uma ideia que não é perigosa não merece ser chamada de ideia." — Oscar Wilde

A ideia segundo Platão, é o modelo das coisas sensíveis, eterno e imutável, objeto de contemplação pelo pensamento; também pode um termo com diferentes acepções na história da filosofia, geralmente referentes à representação mental de alguma ocorrência ou objeto concreto ou abstrato.



  • "O cinema não precisa da grande ideia, dos amores inflamados, do desdém: impõe uma única obrigação diária, a do fazer. "
- Il cinema non ha bisogno della grande idea, degli amori infiammati, degli sdegni: ti impone un solo obbligo quotidiano, quello di fare.
- Federico Fellini como citado in: Fellini - Página 494, Tullio Kezich - Camunia, 1987 - 567 páginas
  • "Não adianta tentar acabar com as minhas ideias, elas já estão pairando no ar e não tem como prendê-las.
Não adianta parar os meus sonhos porque quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês.
Não adianta achar que tudo vai parar no dia que o Lula tiver infarte. É bobagem porque o meu coração baterá pelo coração de vocês e são milhões de corações.
Não adianta eles acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque eu não sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia. Uma ideia misturada com a ideia de vocês".
- Lula em discurso em 7 de abril de 2018, no Sindicato dos Metalúrgicos, antes de entregar à Polícia Federal.
  • "Trincheiras de ideias valem mais que trincheiras de pedras."
- Trincheras de ideas valen más que trincheras de piedra.
- Granos de oro: pensamientos seleccionados en las obras de José Martí, volume 1 - página 95, José Martí, ‎Rafael G. Argilagos - Sociedad editorial Cuba contemporánea, 1918
  • "O que a sua cabeça pensou ninguém o saberá jamais. Têm as ideias para escondê-las a caixa craniana, o couro cabeludo, a grenha: isso por cima; pela frente têm a mentira do olhar e a hipocrisia da boca. Assim entrincheiradas, elas, já de si imateriais, ficam inexpugnáveis à argúcia alheia. E vai nisso a pouca felicidade existente neste mundo sublunar. Fosse possível ler nos cérebros claros como se lê no papel e a humanidade crispar-se-ia de horror ante si própria..."
- do conto "Pollice verso" de Monteiro Lobato
  • "Não consigo entender por que as pessoas têm medo das novas ideias. Eu tenho medo das velhas."
- I can't understand why people are afraid of new ideas. I'm frightened of the old ones.
- John Cage citado em Take the Bully by the Horns: Stop Unethical, Uncooperative, Or Unpleasant ...‎ - Página 42, de Sam Horn - publicado por St. Martin's Press, 2003, ISBN 0312320221, 9780312320225 - 320 páginas
- Les maux du corps donnent l'idée de la mort, les peines de l'âme celles de l'éternité
- Marquês de Custine, in "Mémoires et voyages ou lettres écrites à diverses époques, pendant des courses en Suisse, en Calabre, en Angleterre et en Ecosse"; Por Astolphe Louis Léonard de Custine, Astolphe de Custine, Custine, Astolphe, marquis de, 1790-1857; Publicado por A. Vezard, 1830; 905 páginas
  • "Tudo o que é novo suscita na imaginação um raro prazer, porque ele enche a alma com uma agradável surpresa, gratifica sua curiosidade e lhe dá uma ideia do que antes não possuía."
- Everything that is new or uncommon raises a pleasure in the imagination, because it fills the soul with an agreeable surprise, gratifies its curiosity, and gives it an idea of which it was not before possessed.
- Joseph Addison; "The Spectator" (1711-1714); No. 412 (23 de junho de 1712)
  • "As ideias se acendem umas com as outras como sinais elétricos."
- "Die Ideen entzünden einander, wie die electrischen Funken."
- Johann Jacob Engel; Das Weihnachtsgeschenk. Aus: Schriften, Erster Band: Der Philosoph für die Welt. 1. Theil. Berlin: Myliussisch, 1801. S. 264. books.google.com
  • "Mede-se a grandeza de uma ideia pela resistência que ela provoca."
- Anaxágoras
  • "A obra de arte não tem ideias, ela é uma ideia".
- Das Kunstwerk hat keine Idee, sondern es ist selbst Idee
- Konrad Fiedler; "Vom Wesen der Kunst: Auswahl aus seinen Schriften"; de Konrad Fiedler, Hans Eckstein - 1942 - 219 páginas [1]
"Muitas vezes, ajudar no triunfo de uma ideia significa apenas associá-la tão fraternalmente com a estupidez, que o peso da última se torna também obrigatória a vitória da primeira." — Friedrich Nietzsche
  • "Nenhuma ideia brilhante consegue entrar em circulação se não agregando a si qualquer elemento de estupidez. O pensamento colectivo é estúpido porque é colectivo: nada passa as barreiras do colectivo sem deixar nelas, como real de água, a maior parte da inteligência que traga consigo".
- Fernando Pessoa
  • "O Universo não é umaa ideia minha./ A minha ideia do Universo é que é uma ideia minha./ A noite não anoitece pelos meus olhos,/ A minha ideia da noite é que anoitece por meus olhos./ Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos,/ A noite anoitece concretamente/ E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso."
- Fernando Pessoa
  • "Eu não sou católica; mas considero a ideia cristã, que tem suas raízes no pensamento grego e no curso de séculos tem alimentado todas as nossas civilizações européias, como algo ao qual não se pode renunciar sem se tornar degradado."
- Simone Weil
- Émile-Auguste Chartier
  • "Nada é mais perigoso do que uma ideia quando se tem apenas uma."
- Émile-Auguste Chartier, in:"Propos sur la Religion"
  • "Não acredito na ideia de vanguarda, como não acredito em progresso na arte. Na ciência, essas ideias são aceitáveis, mas em arte o que vale é a obra encantar e provocar admiração, ou não".
- Ernst Hans Gombrich citado em "Arte é o que eu e você chamamos arte: 801 definições sobre arte e o sistema da arte"‎ - Página 287, de Frederico Morais - Editora Record, 2002, ISBN 8501050024, 9788501050021 - 320 páginas
  • "A arte é a expressão da sociedade em seu conjunto: crenças, ideias que faz de si e do mundo. Diz tanto quanto os textos de seu tempo, às vezes ate mais".
- Georges Duby
  • "O quadro está acabado quando apagou a ideia que o motivou".
- Georges Braque, Le Jour et la nuit, Gallimard, 1952.
  • "Se você tem uma laranja e troca com outra pessoa que também tem uma laranja, cada um fica com uma laranja. Mas se você tem uma ideia e troca com outra pessoa que também tem uma ideia, cada um fica com duas."
- Confúcio
  • "Uma ideia que não é perigosa não merece ser chamada de ideia."
- Oscar Wilde
"Nada é mais perigoso que uma ideia quando se tem apenas uma." — Émile-Auguste Chartier
  • "Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as ideias."
  • "Existe uma coisa mais poderosa que todos os exércitos: uma ideia cujo tempo é chegado."
- Victor Hugo
  • "Triste não é mudar de ideia. Triste é não ter ideia para mudar."
- Francis Bacon
  • “Não era o mal que lhe dava ideia do prazer, que lhe parecia agradável; era o prazer que lhe parecia maligno.”
- Marcel Proust
  • "Muitas vezes, ajudar no triunfo de uma ideia significa apenas associá-la tão fraternalmente com a estupidez, que o peso da última se torna também obrigatória a vitória da primeira".
- Friedrich Nietzsche
  • "Se considero quanto me custa a ideia de deixar a vida, devo ter sido mais feliz do que pensava."
- Claude Aveline
  • "Quando eu vi você/ tive uma ideia brilhante/ foi como se eu olhasse/ de dentro de um diamante/ e meu olho ganhasse/ mil faces num só instante."
- Paulo Leminski; Fonte: Revista Caras, Edição 665
  • "Uma palavra que não representa uma ideia é uma coisa morta, da mesma forma que uma ideia não incorporada em palavras não passa de uma sombra".
- Lev Vygotsky
  • "A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original."
- Oliver Wendell Holmes[1]
  • "Como a mente funciona ainda é um mistério. Nós entendemos o hardware, mas não temos a menor ideia sobre o sistema operacional."
- James Watson
  • "Morrer é dolorosamente amargo, mas a ideia de ter de morrer sem ter vivido é insuportável."
- Erich Fromm
- Eurípedes
  • "Não tenho nem ideia do que seja um pênalti, mas vou tentar aprender".
- Shakira, cantora, convidada para cantar na abertura da Copa do Mundo; Fonte: Revista IstoÉ Edição 1908
- Lo importante en poesía, para mí, es la calidad de eternidad que pueda un poema dejar en el que lo lee sin idea de tiempo
- La corriente infinita: crítica y evocación‎ - Página 178, de Juan Ramón Jiménez, Francisco Garfias - Publicado por Aguilar, 1961 - 336 páginas
  • "A ideia de um homem não-alienado, liberto da coerção social nas suas escolhas e valores, é quase tão realista como a de uma cebola quintessencial que é o que resta quando todas as folhas tiverem sido removidas".
- Ernest Gellner; De "Contemporary thought and politics", 1974.
  • "Os maiores pensadores do mundo não têm a menor ideia de como o mercado funciona... e é precisamente por isso que ele funciona".
- Tom Peters
  • "Não há ideia mais consoladora do que esta - que eu, e tu, e aquele monte, e o Sol que, agora, se esconde são moléculas do mesmo Todo, governadas pela mesma Lei, rolando para o mesmo Fim."
- Eça de Queirós, in "Contos - Civilização"
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original." — Albert Einstein
  • "Uma ideia fixa me acompanha como o meu destino! Tenho culpa, porventura, por tal cousa, se foi vossemecê que me deu o gosto pela arte a que me dediquei e se seus esforços e sacrifícios fizeram-me ganhar ambição de glórias futuras? (...) Não me culpe pelo passo que dei hoje. [...] Nada mais lhe posso dizer nesta ocasião, mas afirmo a que as minhas intenções são puras e espero desassossegado a sua benção e o seu perdão".
- Carlos Gomes, escrevendo ao pai, aflito e cheio de remorso por tê-lo contrariado; Fonte: 20º Volume dos CDs da Coleção FOLHA de Música Clássica
- Le propre du génie est de fournir des idées aux crétins une vingtaine d'années plus tard.
- Traité du style‎ - Página 64, de Aragon - Publicado por Gallimard, 1928 - 236 páginas
- La science ne sert guère qu'à nous donner une idée de l'étendue de notre ignorance
- "Réflexions sur l'état de l'Eglise en France pendant le dix-huitième siècle et sur sa situation actuelle: suivies de Mélanges religieux et philosophiques‎" - Página 489, de Félicité Robert de Lamennais - 1821, 3. ed.
  • "É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias."
- kinder Anfangs in die Schule, nicht schon in der Absicht, damit sie dort etwas lernen sollen, sondern damit sie sich daran gewöhnen mögen, still zu sitzen und pünktlich das zu beobachten, was ihnen vorgeschrieben wird, damit sie nicht in Zukunft jeden ihrer Einfälle wirklich auch und augenblicklich in Ausübung bringen mögen.
- "Ueber Padagogik" in: "I. Kant's sämmtliche werke: In chronologischer Reihenfolge", Volume 8, Parte 2‎ - Página 458, Immanuel Kant, Gustav Hartenstein, Friedrich Theodor Rink, Gottlob Benjamin Jaesche - L. Voss, 1803
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Ideia.
  1. Citações de Oliver Wendel Holmes - http://quote.robertgenn.com/auth_search.php?authid=229