Civilização

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma parte do mural da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América'Main Reading Room, que retrata os países, ou épocas, que contribuíram para a "Evolução da Civilização" (1895)

Civilização (do latim civita, que designava cidade; e civile (civil), o seu habitante) é o estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico e artístico.


  • "A cultura, a civilização, elas que se danem, ou não".
- Gilberto Gil na música "Cultura e Civilização"
  • "Se a história da civilização poderia nos ensinar alguma coisa, seria que a propriedade privada está indissoluvelmente ligada à civilização".
- If history could teach us anything it would be that private property is inextricably linked with civilization.
- Omnipotent government: the rise of the total state and total war - página 58, Ludwig Von Mises - Yale University Press, 1944 - 291 páginas
  • "Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte."
- "Obras completas" - Página 246, de Ruy Barbosa - Publicado por Ministério da Educação e Saúde, 1942
  • "Tôda a civilização, pois, se encerra na liberdade, tôda a liberdade na segurança dos direitos individuais. Liberdade e segurança legal são têrmos equivalentes e substituíveis um pelo outro."
- Escritos e discursos seletos - Página 84, de Ruy Barbosa, Virginia Cortes de Lacerda - Publicado por Companhia Aguilar Editôra, 1966 - 1095 páginas
  • "Chaplin morreu no dia de Natal. É um desafio simbólico à civilização contemporânea, que se encontra profundamente ameaçada pelo Apocalipse. A morte de Chaplin corresponde hoje à morte do humanismo do século XX, no definitivo fracasso da civilização ocidental. O fato de isso ter ocorrido no dia de Natal deve servir de alerta para todos aqueles que controlam o poder atômico e para todas as froças progressistas que lutam pela justiça social e pela liberdade. Ele é a maior imagem estética do século XX. No século XXI ficará apenas uma imagem do cinema: a imagem de Carlitos."
- Glauber Rocha, cineasta brasileiro. O Pensamento Vivo de Chaplin, pesquisa de texto e tradução: José Geraldo Simões Jr., Martin Claret, 1986 p. 61
  • "Não adianta dizer que só se deve ler em português, só beber coisa produzida nacionalmente, abaixo a "Coca-Cola" e o resto. Na sua santa burrice, os propagadores do estreitamento, da separação e do isolamento, do nivelamento por baixo, ao que parece desejam que não sejamos continente, mas uma ilha no meio da civilização ocidental. Que talvez nem seja lá grande coisa, mas é o que temos."
- Lya Luft no artigo Novidades assustadoras , Revista Veja, Edição 1891 . 9 de fevereiro de 2005
  • "A força de uma civilização não é medida por sua habilidade para lutar guerras, mas sim por sua habilidade de preveni-las."
- The strength of a civilization is not measured by its ability to fight wars, but rather by its ability to prevent them.
- mostrado no final de um episódio de Gene Roddenberry's Earth: Final Conflict. ([1])
  • "Revolta-me saber que dos cinco milhões que estão na escola, apenas 450.000 conseguem chegar a 4 ª. série, todos os demais ficando frustrados mentalmente e incapacitados para se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana".
- Anísio Teixeira; artigo “Desbarato dos Recursos Públicos para a Educação”, publicado em O Jornal, 15/04/58''
  • "Uma civilização só é destruída quando seus deuses o são".
- Emil Mihai Cioran; Fonte: Coletânea de Pensamentos
  • "Sendo as realizações técnicas um de nossos títulos máximos, passamos a confundir civilização com tecnologia".
- James Burham; Fonte: Chalita, Mansour. Os mais belos pensamentos de todos os tempos. 4 Edição. Rio de Janeiro: Assoc. Cultural Internac. Gibran. pág. 56
  • "As três grandes invenções da civilização foram o fogo, a roda e a Playboy. Ninguém fazia sexo antes da Playboy. Nós o inventamos."
- Hugh Hefner, 77 anos, que fundou a revista Playboy em 1953; citado em Revista Veja, Edição 1832 . 10 de dezembro de 2003
  • "A civilização do prazer autocentrado se condena à morte quando perde o interesse pelo futuro."
- Raymond Aron; Fonte: Revista Caras, Edição 665.
  • "Nossa civilização está tão obcecada por sexo, que parece que ele está saindo por todos os poros."
- Pitirim Sorokin; The American Sex Revolution, citado por Charles Swindoll, Firme seus valores
  • Mais do que descobrir o fogo ou a roda, o maior triunfo do que chamamos de civilização foi a domesticação do macho humano.
- Next to the striking of fire and the discovery of the wheel, the greatest triumph of what we call civilization was the domestication of the human male.
- Fonte: "The Unfinished Country: A Book of American Symbols"; Por Max Lerner; Publicado por Simon and Schuster, 1959; Original da Universidade de Michigan; Digitalizado pela 23 out. 2006; 733 páginas books.google, página 122
  • "Se não fosse as mulheres, o homem ainda estaria agachado em uma caverna comendo carne crua. Nós só construímos a civilização com fim de impressionar nossas namoradas."
- If there hadn't been women we'd still be squatting in a cave eating raw meat, because we made civilization in order to impress our girl friends.
- Orson Welles citado em "Orson Welles, actor and director" - página 52, Joseph McBride - Harvest/HBJ Books, 1977, ISBN 0156701707, 9780156701709 - 159 páginas
  • ’’Os problemas teóricos e práticos da tradução são imensos, universais e de todos os tempos, desde que a civilização existe.A filosofia da tradução representa sem dúvida um dos aspectos mais cativantes e mais importantes da reflexão humana”.
- Jean Laplanche; Em Psychanalyse à l’Université, Tomo 13, N°51, página 405, Éditions Aurepp-Réplique, Paris, 1988 , ISSN 0338 -2397
- L'amour est le miracle de la civilisation.
- De l'amour‎ - Página 56, de Stendhal - Publicado por Michel Lévy frères, 1859 - 367 páginas
  • "A civilização se tornou complicada, que ficou tão frágil como um computador. Se uma criança descobrir O calcanhar de Aquiles, com um só palito pára o motor."
- Raul Seixas na música As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor.
  • "Dêem-me uma selvajaria cujo o vislumbre nenhuma civilização consegue suportar."
- Give me a wildness whose glance no civilization can endure
- Excursions‎ - Página 186, Henry David Thoreau, Ralph Waldo Emerson - Ticknor and Fields, 1863 - 319 páginas
  • "No fundo o que é um maluco? É qualquer coisa de diferente, um marginal, uma pessoa que não produz imediatamente. Há muitas formas de a sociedade lidar com estes marginais. Ou é engoli-los, transformá-los em artistas, em profetas, em arautos de uma nova civilização, ou então vomitá-los em hospitais psiquiátricos."
- António Lobo Antunes in: Público, 18.10.1992
  • "É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização."
- Sigmund Freud como citado em A Dinâmica Do Diabo - página 267, Arman Assan - Clube de Autores, 2007, 274 páginas
  • "A renúncia progressiva a instintos constitucionais, cuja atividade poderia trazer ao ego um prazer primário parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana."
- Sigmund Freud como citado em O encontro de si mesmo - Página 116, Arthur Salles - Livraria Freitas Bastos, 1974, 168 páginas
  • "O primeiro humano que insultou o seu inimigo, em vez de atirar-lhe uma pedra, inaugurou a civilização."
- Sigmund Freud como citado em A Dinâmica Do Diabo - página 260, Arman Assan - Clube de Autores, 2007, 274 páginas
  • "A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas."
- Sigmund Freud como citado em Revista Symposium de filosofia - Edição 1 - Página 44, Universidade Católica de Pernambuco - 1998
  • "O grau de civilização de um povo é sempre proporcional à qualidade e à quantidade dos vinhos que consome."
- Babrius, citado em "Otávio Rocha, cem anos de vida colonial: cem anos de vida colonial‎" - Página 434, de Floriano Molon - Publicado por Escola Superior de Teologia São Lourenço do Brindes, 1982 - 446 páginas

TEORIA GERAL DO ESTADO

Pátria - Nação - Nacionalidade - Nacionalismo - País - Cultura - Governo - Estado - Grupo étnico - Raça - Sociedade - Tribo - Território

Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Civilização.


Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: civilização