Civilização

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Civilização (do latim civita, que designava cidade; e civile (civil), o seu habitante) é o estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico e artístico.


  • "A cultura, a civilização, elas que se danem, ou não".
- Gilberto Gil
  • "Se a história da civilização poderia nos ensinar alguma coisa, seria que a propriedade privada está indissoluvelmente ligada à civilização".
- Ludwig von Mises
  • Todo Homem foi criado a fim de levar avante uma civilização destinada a evoluir para sempre.
- Fé Bahá'í
  • Há mais de cem anos Bahá'u'lláh proclamou que a unidade da humanidade seria conseguida em etapas evolutivas repletas de lutas, caos e desordens. ... Bahá'u'lláh ensinou que a próxima etapa nesta evolução social é a organização da sociedade humana como uma civilização planetária que será caracterizada pelo aparecimento de uma comunidade, a consciência de uma cidadania mundial...
- Ervin Laszlo
  • "Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte."
- Ruy Barbosa
  • "Tôda a civilização, pois, se encerra na liberdade, tôda a liberdade na segurança dos direitos individuais. Liberdade e segurança legal são têrmos equivalentes e substituíveis um pelo outro."
- Ruy Barbosa
  • "Chaplin morreu no dia de Natal. É um desafio simbólico à civilização contemporânea, que se encontra profundamente ameaçada pelo Apocalipse. A morte de Chaplin corresponde hoje à morte do humanismo do século XX, no definitivo fracasso da civilização ocidental. O fato de isso ter ocorrido no dia de Natal deve servir de alerta para todos aqueles que controlam o poder atômico e para todas as froças progressistas que lutam pela justiça social e pela liberdade. Ele é a maior imagem estética do século XX. No século XXI ficará apenas uma imagem do cinema: a imagem de Carlitos."
- Glauber Rocha, cineasta brasileiro. O Pensamento Vivo de Chaplin, pesquisa de texto e tradução: José Geraldo Simões Jr., Martin Claret, 1986 p. 61
  • "Não adianta dizer que só se deve ler em português, só beber coisa produzida nacionalmente, abaixo a "Coca-Cola" e o resto. Na sua santa burrice, os propagadores do estreitamento, da separação e do isolamento, do nivelamento por baixo, ao que parece desejam que não sejamos continente, mas uma ilha no meio da civilização ocidental. Que talvez nem seja lá grande coisa, mas é o que temos."
- Lya Luft
  • "A força de uma civilização não é medida por sua habilidade para lutar guerras, mas sim por sua habilidade de preveni-las."
- Eugene Wesley Roddenberry
  • "Revolta-me saber que dos cinco milhões que estão na escola, apenas 450.000 conseguem chegar a 4 ª. série, todos os demais ficando frustrados mentalmente e incapacitados para se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana".
- Anísio Teixeira; artigo “Desbarato dos Recursos Públicos para a Educação”, publicado em O Jornal, 15/04/58''
  • "Bella matribus detestada! Flagelo horrível da humanidade, que a civilização moderna ainda não conseguiu extirpar, maldita guerra! Que chega até a inverter a ordem e as leis da natureza!"
- Cezar Zama
  • "Uma civilização só é destruída quando seus deuses o são".
- Emil Mihai Cioran; Fonte: Coletânea de Pensamentos
  • "Sendo as realizações técnicas um de nossos títulos máximos, passamos a confundir civilização com tecnologia".
- James Burham; Fonte: Chalita, Mansour. Os mais belos pensamentos de todos os tempos. 4 Edição. Rio de Janeiro: Assoc. Cultural Internac. Gibran. pág. 56
  • "As três grandes invenções da civilização foram o fogo, a roda e a Playboy. Ninguém fazia sexo antes da Playboy. Nós o inventamos."
- Hugh Hefner, 77 anos, que fundou a revista Playboy em 1953
  • "A civilização do prazer autocentrado se condena à morte quando perde o interesse pelo futuro."
- Raymond Aron; Fonte: Revista Caras, Edição 665.
  • "Nossa civilização está tão obcecada por sexo, que parece que ele está saindo por todos os poros."
- Pitirim Sorokin; The American Sex Revolution, citado por Charles Swindoll, Firme seus valores
  • "Exatamente como de alguém que está sempre declarando ser bem intencionado é de quem se pode esperar, em alguma ocasião, a mais fria e a mais despreocupada crueldade, quando algum grupo se vê como portador da civilização, esta mesma crença os trairá, fazendo com que se comportem barbaramente na primeira oportunidade."
- Simone Weil
  • "...A probabilidade é de que, em 100 mil anos, ou teremos nos rebaixado a um barbarismo selvagem, ou então a civilização terá se desenvolvido além do imaginável, em colônias através do espaço sideral".
- Richard Dawkins
  • Mais do que descobrir o fogo ou a roda, o maior triunfo do que chamamos de civilização foi a domesticação do macho humano.
- Next to the striking of fire and the discovery of the wheel, the greatest triumph of what we call civilization was the domestication of the human male.
- Fonte: "The Unfinished Country: A Book of American Symbols"; Por Max Lerner; Publicado por Simon and Schuster, 1959; Original da Universidade de Michigan; Digitalizado pela 23 out. 2006; 733 páginas books.google, página 122
  • "Se não fosse as mulheres, o homem ainda estaria agachado em uma caverna comendo carne crua. Nós só construímos a civilização com fim de impressionar nossas namoradas."
- Orson Welles
  • ’’Os problemas teóricos e práticos da tradução são imensos, universais e de todos os tempos, desde que a civilização existe.A filosofia da tradução representa sem dúvida um dos aspectos mais cativantes e mais importantes da reflexão humana”.
- Jean Laplanche; Em Psychanalyse à l’Université, Tomo 13, N°51, página 405, Éditions Aurepp-Réplique, Paris, 1988 , ISSN 0338 -2397
  • "Com todo respeito que tenho por Cristo, gosto mais de uma civilização que adora um Budha que sorri do que um homem crucificado".
- Miguel Falabella
  • "O amor é o milagre da civilização."
- Stendhal
  • "A civilização se tornou complicada, que ficou tão frágil como um computador. Se uma criança descobrir O calcanhar de Aquiles, com um só palito pára o motor."
- As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor.
  • "Dêem-me uma selvajaria cujo o vislumbre nenhuma civilização consegue suportar."
- Henry Thoreau
  • "No fundo o que é um maluco? É qualquer coisa de diferente, um marginal, uma pessoa que não produz imediatamente. Há muitas formas de a sociedade lidar com estes marginais. Ou é engoli-los, transformá-los em artistas, em profetas, em arautos de uma nova civilização, ou então vomitá-los em hospitais psiquiátricos."
- António Lobo Antunes
  • "É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização."
- Sigmund Freud
  • "A renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana."
- Sigmund Freud
  • "O primeiro humano que insultou o seu inimigo, em vez de atirar-lhe uma pedra, inaugurou a civilização."
- Sigmund Freud
  • "A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas."
- Sigmund Freud
  • "O grau de civilização de um povo é sempre proporcional à qualidade e à quantidade dos vinhos que consome."
- Babrius, citado em "Otávio Rocha, cem anos de vida colonial: cem anos de vida colonial‎" - Página 434, de Floriano Molon - Publicado por Escola Superior de Teologia São Lourenço do Brindes, 1982 - 446 páginas

TEORIA GERAL DO ESTADO

Pátria - Nação - Nacionalidade - Nacionalismo - País - Cultura - Governo - Estado - Grupo étnico - Raça - Sociedade - Tribo - Território

Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Civilização.