Imaginação

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Imaginação é uma faculdade ou capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos. Em filosofia, tais qualidades são chamadas de qualidades secundárias.


  • "Tudo o que é novo suscita na imaginação um raro prazer, porque ele enche a alma com uma agradável surpresa, gratifica sua curiosidade e lhe dá uma idéia do que antes não possuía."
- Everything that is new or uncommon raises a pleasure in the imagination, because it fills the soul with an agreeable surprise, gratifies its curiosity, and gives it an idea of which it was not before possessed.
- Joseph Addison; "The Spectator" (1711-1714); No. 412 (23 de junho de 1712)
  • "O mais elevado nível da imaginação é surpreender-se com o esperado."
- Rudolf Kassner
  • "A comparação não é adequada, mas vá lá. Como em todos os setores da sociedade, quanto mais liberamos nossa imaginação, mais somos capazes de fascinar. Pôr a imaginação no poder é aceitar que é proibido proibir, para usar slogans daquele tempo. O futebol imaginativo é sempre melhor. Ronaldinho Gaúcho é a imaginação no poder. Ele faz coisas extraordinárias, que não esperamos. Faz isso rindo. Ele é a encarnação do futebol como jogo. O gol dele contra o Chelsea, parando diante dos zagueiros, olhando e tocando a pelota como numa bola de bilhar, foi um tento impossível".
- Daniel Cohn-Bendit ao responder se o Ronaldinho Gaúcho faz o que o ele fez nas ruas de Paris em 1968.
- Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 356
- In the Spring a young man's fancy lightly turns to thoughts of love.
- Locksley Hall (1842), de Alfred Tennyson
- tradução conforme citado em Revista Caras, Edição 674.
  • "Todos grandes avanços da Ciência nasceram de uma nova audácia da imaginação."
- John Dewey
  • "Há algo mais importante que a lógica: é a imaginação."
- Alfred Hitchcock
  • "Nenhum homem que tenha vivido conhece mais sobre a vida após a morte... que eu ou você; e toda religião... simplesmente se desenvolveu da trapaça, medo, ganância, imaginação e poesia."
- Edgar Allan Poe
  • “O mal-humorado é alguém sem imaginação”
- Ruy Castro; Fonte:Revista ISTO É, Edição 1730
  • "O mundo da imaginação é o mundo da Eternidade. É o seio para o qual nos dirigimos após a morte do corpo vegetativo. Esse mundo é infinito e Eterno, enquanto o mundo da procriação é finito e temporal. Todas as coisas, em suas Formas Eternas, estão dentro do corpo divino do Salvador, a verdadeira voz da Eternidade, a Imaginação Humana."
- William Blake
  • "A imaginação é a visão da alma."
- Joseph Joubert
  • "Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés."
- Joseph Joubert
  • As oportunidades de homem são limitadas só pela sua imaginação. Mas poucos têm imaginação; por isso há dez mil violinistas para um compositor.
- The opportunities of man are limited only by his imagination. But so few have imagination that there are ten thousand fiddlers to one composer.
- Prophet of Progress‎ - Página 237, de Charles Franklin Kettering, Thomas Alvin Boyd - Publicado por Dutton, 1961 - 252 páginas
  • "Da mesma forma que a imaginação é desperta por um sorriso de uma garota, também o é pelas possibilidades do xadrez".
- Mikhail Tal
  • O mundo, eu penso, esperará um longo tempo para igualar em realização e imaginação à Nikola Tesla.
- Edwin Armstrong
  • "Viajar pela leitura" / sem rumo, sem intenção. / Só para viver a aventura / que é ter um livro nas mãos. / É uma pena que só saiba disso / quem gosta de ler. / Experimente! / Assim, sem compromisso, / você vai me entender. / Mergulhe de cabeça / na imaginação!
- Clarice Pacheco
  • "Sabe-se que há um número infinito de mundos, simplesmente porque há uma quantidade de espaço infinita para que estejam dentro. Entretanto, muitos deles não são habitados. Conseqüentemente, deve haver um número finito de mundos habitados. Todo número finito dividido pela infinidade é tão próximo a nada; como não existe probabilidade de criação, assim, a população média de todos os planetas no universo pode ser dita como zero. Disto segue que a população do universo é também zero, e que alguns povos que você puder encontrar de tempos em tempos são meramente o produto da sua imaginação."
- It is known that there are an infinite number of worlds, simply because there is an infinite amount of space for them to be in. However, not every one of them is inhabited. Therefore, there must be a finite... Any finite number divided by infinity is as near to nothing as makes no odds, so the average population of all the planets in the Universe can be said to be zero. From this it follows that the population of the whole Universe is also zero, and that any people you may meet from time to time are merely products of a deranged imagination
- The Restaurant at the End of the Universe‎ - Página 142, de Douglas Adams - Publicado por Ballantine, 1995, ISBN 0345391810, 9780345391810 - 245 páginas
  • "Creio que meu sucesso se deve ao fato de que escrevo histórias que cativam a imaginação dos leitores. Meus romances têm personagens que o público costuma considerar interessantes, se passam em lugares glamourosos e geralmente são divertidos".
- Sidney Sheldon, ao ser indagado a respeito do porquê de sua fama.
- Fonte: Entrevista concedida ao jornal Folha, quarta-feira, 21 de dezembro de 2005
  • "É assim que minha imaginação compõe agora a cena. Se demoro nessa descrição, é porque escrevo em circunstâncias diversas! Trabalho numa mesa rústica, estreita, adquirida com certa dificuldade, por não fazer parte do mobiliário padrão do hotel. O quarto fica no anexo do prédio. A janela é de alumínio, de tamanho e forma padronizados; a porta lisa, também padronizada quanto ao tamanho e a forma, é feita de um material tão leve que já está empenada e, a menos que se passe o trinco, fica o tempo todo abrindo e fechando lentamente. O rodapé encolheu, como todo o madeiramento. Nada aqui foi feito com amor, nem sequer com habilidade; conseqüentemente, não há nada que dê prazer à vista."
- Vidiadhar Surajprasad Naipaul
  • "Era como se eu tivesse sofrido um linchamento, os carnívoros não escutaram nenhuma nota da minha música. Eram loucos, bêbados e cheios de ódio. Mas a minha Butterfly não morre. É a ópera com o mais profundo sentimento e imaginação que já criei".
- Giacomo Puccini disse após a estréia da ópera "Madame Butterfly" em fevereiro de 1904. Foi um fracasso inesperado; Coleção FOLHA de Música Clássica, CD 27.
  • "A felicidade não é um ideal da razão mas sim da imaginação."
- Immanuel Kant
  • "- Mas porque eles não deveriam se gabar disso tudo?
- Porque nada impede que eles também não passem de mera imaginação (...) e é perfeitamente possível que outro autor esteja em outro lugar escrevendo um livro sobre o major Albert Knag, que escreve um livro para sua filha Hilde. Este livro se trata de um tal de Albert Knox e Sofia Amundsen".
- Jostein Gaarder; O Mundo de Sofia
  • ""A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.
  • "Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento."
- Albert Einstein
  • “Eu sofri muito, minha tristeza exorbitou, meu sofrimento passou dos limites para um ser humano. Mas eu tive um auge violento, tive o mundo aos meus pés, bati recordes, fui falado em todos campos. Hoje vivo na imaginação do povo. Sou personagem do planeta bola”.
- Dadá Maravilha
  • "A raça humana é governada por sua imaginação."
- 'Napoleão Bonaparte
  • "O homem que empenha todo o seu trabalho e imaginação em oferecer por um dólar o mais possível, em vez de menos, está condenado ao sucesso".
- Henry Ford
  • "Inestimável é o valor do sentimento que faz um homem e uma mulher se amarem com paixão, imaginação e ternura; desconhecê-lo é uma grande desventura."
- Bertrand Russell
  • "O esporte é a alta cultura dos sem-imaginação, que são 3/4 da humanidade".
- Paulo Francis
  • Quando uma mulher posa nua, ela impede que as pessoas coloquem a imaginação para funcionar. Quando se está vestida, as pessoas olham e imaginam como deve ser aquele corpo”
- Lavínia Vlasak, atriz; Fonte: Revista ISTO É, Edição n. 1781.
  • Marcelo Gleiser: "Ele é um cientista moderno, preocupado com o homem no centro de sua ciência. Tem compaixão, imaginação e humor"
- Cacá Diegues, cineasta. Revista Época
  • “Será que um homem que ama o seu Senhor estaria disposto a ver Jesus vestindo uma coroa de espinhos, enquanto ele mesmo almeja uma coroa de louros? Haveria Jesus de ascender ao trono por meio da cruz, enquanto nós esperamos ser conduzidos para lá nos ombros das multidões, em meio a aplausos? Não seja tão fútil em sua imaginação. Avalie o preço; e, se você não estiver disposto a carregar a cruz de Cristo, volte à sua fazenda ou ao seu negócio e tire deles o máximo que puder, mas permita-me sussurrar em seus ouvidos: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
- Charles Haddon Spurgeon
  • "Cristo foi vítmia da falta de imaginação da humanidade, foi pregado na cruz com os pregos da insipidez criativa."
- Nick Cave
  • "O acordo é o último recurso dos que não têm imaginação."
- Oscar Wilde
  • "Não é a experiência, a mãe de todas as artes e ciências, que engana as pessoas, mas, sim, a imaginação que lhes promete o que a experiência não lhes pode dar. A experiência é inocente; os nossos desejos vãos e insanos é que são criminosos. Distinguindo a mentira da verdade, a experiência nos ensina a perseverar em direção do que é possível, e não esperar, pela ignorância, atingir o que é inatingível, a fim de que não sejamos compelidos, vendo a nossa esperança por terra, a entregar-nos ao desespero".
- Leonardo da Vinci
  • "A curiosidade é mesmo feita do que já se conhece com a imaginação."
- Chico Buarque
  • "O mundo da realidade tem seus limites. O mundo da imaginação não tem fronteiras."
- Jean-Jacques Rousseau
  • Roger Federer: « Ele joga com graça e elegância, recita um jogo que inflama a imaginação. Existem pouquíssimos jogadores cujo jogo você sabe que você não poderá reproduzir, nem mesmo saber como eles jogam assim. Federer é um deles, capaz de jogar de uma maneira que os outros não podem repetir. É o estilo dele. Ele é único. »
- Andre Agassi
  • ”Meu amigo, a imaginação e o espírito têm limites; a não ser a famosa botelha dos saltimbancos e a credulidade dos homens, nada conheço inesgotável debaixo do sol”.
- Machado de Assis; O anel de Polícrates
  • "Desordem no corpo, erro no espírito, uma coisa alimentando a outra, eis o real da imaginação."
- Émile-Auguste Chartier; Fonte: "Sistema das Belas-Artes"
  • “E uma vez que o romancista nos pôs nesse estado, no qual, como em todos os estados puramente interiores, cada emoção é duplicada, e em que seu livro vai nos agitar como um sonho, mas um sonho mais claro do que aqueles que sonhamos a dormir e cuja lembrança vai durar mais tempo, eis que então ele desencadeia em nós, durante uma hora, todas as venturas e todas as desgraças possíveis, algumas das quais levaríamos anos para conhecer na vida, e outras, as mais intensas dentre elas, jamais nos seriam reveladas, pois a lentidão com que se processam nos impede de as perceber (assim muda nosso coração, na vida, e esta é a mais amarga das dores; mas é uma dor que só conhecemos pela leitura, pela imaginação; porque na realidade o coração se nos transforma do mesmo modo por que se produzem certos fenômenos da natureza, isto é, com tamanho vagar que, embora possamos ver cada um de seus diferentes estados sucessivos, por outro lado escapa-nos a própria sensação da mudança).”
- Marcel Proust
  • "Quando ouço música, a minha imaginação compraz-se muitas vezes com o pensamento de que a vida de todos os homens e a minha própria vida não são mais do que sonhos de um espírito eterno, bons e maus sonhos, de que cada morte é o despertar."
- Arthur Schopenhauer
  • "Mesmo nossa própria dor não é tão pesada como a dor co-sentida com outro, pelo outro, no lugar do outro, multiplicada pela imaginação, prolongada em centenas de ecos" (A Insustentável Leveza do Ser)
- Milan Kundera

Veja também[editar]

Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Imaginação.