Wikiquote:Tema em destaque/2011/Janeiro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

02 de janeiro[editar]

ESIGNAÇÃO ou ainda aceitação, na espiritualidade, na conscientização e na psicologia humana, geralmente se refere a experienciar uma situação sem a intenção de mudá-la.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca".
- Darcy Ribeiro, citado em "Conceitos e Verdades‎" - Página 7, de Lúcio Gusmão Lôbo, Thesaurus Editora, 2001, ISBN 8570622562, 9788570622563
  • "A felicidade não passa de um sonho, e a dor é real... Há oitenta anos que o sinto. Quanto a isso, não posso fazer outra coisa senão me resignar, e dizer que as moscas nasceram para serem comidas pelas aranhas e os homens para serem devorados pelo pesar".
- Arthur Schopenhauer in "O Mundo como Vontade e Como Representação"
  • "Se você quer ser feliz, precisa resignar-se a ver os outros também felizes".
- Bertrand Russell in "The Science to Save Us from Science," The New York Times Magazine (19 de março de 1950)


16 de janeiro[editar]

ORRUPÇÃO deriva do latim corruptus que, numa primeira acepção, significa quebrado em pedaços e numa segunda acepção, apodrecido, pútrido.


Citações sobre o tema[editar]

  • "A principal fonte de erro para o repórter político é a própria vaidade e seu maior instrumento de trabalho não é a caneta, o bloco de anotações nem o computador, mas o semancol, em doses que devem aumentar com o passar do tempo. Pois a sensação ilusória da proximidade com os poderosos dada ao repórter que segue seus passos é a pior conselheira que ele pode ter. O convívio é uma forma de cooptação mais terrível. A proximidade e a freqüência são poderosas armas a serviço da pura e simples adesão, às vezes piores do que a própria corrupção.
- José Nêumane, no livro "Jornalismo é..."
  • O poder não corrompe, revela".
- Elke Maravilha; Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 363
  • "Quando o poder conduz a homens para a arrogância, a poesia lembra-o de suas limitações. Quando o poder estreita as áreas de interesse do homem, a poesia lembra-o da riqueza e da diversidade de sua existência. Quando o poder corrompe, a poesia limpa".
- John F. Kennedy; Discurso na Amherst College, Amherst, Massachusetts (26 de outubro de 1963)
  • "O homem se desenvolve, melhora ou corrompe, mas não cria nada."
- Antoine Fabre d'Olivet in: Les vers dorés de Pythagore: expliqués, et traduits pour la première fois en vers eumolpiques français; précédés d'un discours sur l'essence et la forme de la poésie, chez les principaux peuples de la terre.‎ - Página 268 - Treuttel et Würtz, 1813 - 409 páginas