Wikiquote:Tema em destaque/2008/Março

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

04 de março[editar]

People icon.svg
RomanD-01.png
EMOCRACIA: (do grego dêmos 'povo' + kratía 'força, poder'), governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania.


Citações sobre o tema[editar]

  • "A democracia se estabelece quando os pobres ('hoipénetes'), tendo vencido seus inimigos, massacram alguns, banem os outros e partilham igualmente com os restantes o governo e as magistraturas".
- Platão, em seu livro República
  • "Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos".
- Winston Churchill, em discurso na House of Commons, 11 de Novembro, 1947
  • "Vi as democracias intervirem contra quase tudo, salvo contra os fascismos".
- André Malraux
  • "Democracia é a regra do povo, pelo povo e para o povo".
- Abraham Lincoln

11 de março[editar]

Autismbrain.jpg
RomanA-01.png
UTISMO: uma desordem global do desenvolvimento neurológico.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Autismo é uma desordem neuro-desenvolvente que afeta tantos ao redor do mundo. Autismo não é doença mental, estas crianças e adultos pensam diferentemente. Albert Einstein diz-se que era autista. Quantos na audiência sabem que há 38,000 pessoas autistas no Sri Lanka? Assim nós como artistas, incentivamos que 'fale para esses que não podem falar por si mesmos.' Deixa consciência de expansão de autismo, particularmente quando números de crianças autistas estão subindo e nós urgimos nosso governo que proveja também serviços públicos - que sabe que nós podemos produzir Albert Einstein até mesmo se nós provemos educação, saúde, ortofonia especialista para crianças autistas em nossa ilha adorável..."
- Desmond de Silva, músico de Sri Lanka, conhecido como o 'o Rei de Baila.'; residente no Reino Unido.

21 de março[editar]

Pilule contraceptive.jpg
RomanC-01.png
ONTRACEPÇÃO ou controle de natalidade é o regime de uma ou mais ações, dispositivos ou medicamentos de modo a Contracepção prevenir ou reduzir a propensão de uma mulher se tornar grávida ou dar à luz.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Há várias maneiras de prejudicar os pobres. Elas têm sido deligentemente utilizadas por pessoas e instituições, com intenções perigosamente boas. Comecemos pela Igreja Católica. Sua opção pelos pobres tem sido uma opção pela pobreza. De um lado, favorece a proliferação dos pobres, opondo-se a técnicas "artificiais" de controle de natalidade, que são as únicas realmente eficazes, pois a abstenção sexual nas épocas férteis não é esporte fácil nos trópicos. De outro, contribui para a criação de uma mentalidade anticapitalista, pela suspicácia em relação ao lucro empresarial."
- Roberto Campos
  • "A Igreja condena como grave ofensa à dignidade e à Justiça humana todas as atividades governamentais e de outras autoridades públicas no sentido de limitar de qualquer modo a liberdade dos casais de decidirem a respeito de terem filhos. Consequentemente, qualquer violência aplicada por tais autoridades em favor da contracepção ou, ainda pior, da esterilização e do aborto, deve ser condenada e fortemente rejeitada."
- Papa João Paulo II; (exortação apostólica Familiaris Consortio, 22.11.1981)