Contracepção

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Contracepção ou controle de natalidade é o regime de uma ou mais ações, dispositivos ou medicamentos de modo a Contracepção prevenir ou reduzir a propensão de uma mulher se tornar grávida ou dar à luz. Estas ações, também conhecidas como métodos anticoncepcionais, são fundamentais hoje em dia para o planejamento familiar.



  • "Há várias maneiras de prejudicar os pobres. Elas têm sido deligentemente utilizadas por pessoas e instituições, com intenções perigosamente boas. Comecemos pela Igreja Católica. Sua opção pelos pobres tem sido uma opção pela pobreza. De um lado, favorece a proliferação dos pobres, opondo-se a técnicas "artificiais" de controle de natalidade, que são as únicas realmente eficazes, pois a abstenção sexual nas épocas férteis não é esporte fácil nos trópicos. De outro, contribui para a criação de uma mentalidade anticapitalista, pela suspicácia em relação ao lucro empresarial."
- "Na virada do milênio", ‎Página 153, de Roberto de Oliveira Campos - Publicado por Topbooks, 1999 - 486 páginas
  • "A Igreja condena como grave ofensa à dignidade e à Justiça humana todas as atividades governamentais e de outras autoridades públicas no sentido de limitar de qualquer modo a liberdade dos casais de decidirem a respeito de terem filhos. Consequentemente, qualquer violência aplicada por tais autoridades em favor da contracepção ou, ainda pior, da esterilização e do aborto, deve ser condenada e fortemente rejeitada."
- Papa João Paulo II; (exortação apostólica Familiaris Consortio, 22.11.1981)
  • "Nenhuma razão, sem dúvida, embora gravíssima, pode tornar conforme com à natureza e honesto aquilo que intrinsecamente é contra a natureza. Sendo o ato conjugal, por sua própria natureza, destinado à geração da prole, aqueles que, exercendo-a, deliberadamente o destituem da sua força e da sua eficácia natural procedem contra a natureza e praticam um ato torpe e intrinsecamente desonesto."
- Papa Pio XI; (carta encíclica Castii Connubii)
  • "Tantas quantas forem as vezes em que a mulher poderia ter engravidado ou dado a luz, tantos estes serão os homicídios dos quais ela será culpada, e a menos que passe pela adequada penitência, ela será condenada ao castigo eterno no inferno. Se uma mulher não quer ter filhos, que entre em um acordo religioso com seu marido; pois a castidade é a única esterilidade da mulher cristã."
- Cesário de Arles; Sermões 1:12
  • "Ter relações sexuais sem o propósito de ter filhos é agredir à Natureza."
- coire, quam ad liberorum procreationem, est facere injuriam naturæ
- Clemente de Alexandria; O Instrutor das Crianças 2:10:95:3
- The Instructor (Complete) - Página 507, OrthodoxEbooks
  • "Por causa de sua divina instituição para a propagação do homem, a semente ( o sêmen ) não deve ser ejaculada em vão, nem deve ser avariada, nem deve ser desperdiçada."
- Clemente de Alexandria; O Instrutor das Crianças 2:10:91:2
  • "693. As leis e os costumes humanos que objetivam ou têm por efeito criar obstáculos à reprodução são contrários à lei natural? Resposta: Tudo o que entrava a marcha da Natureza é contrário à lei geral.
694. Que pensar dos usos que têm por fim deter a reprodução, com vistas à satisfação da sensualidade? Resposta: Isso prova a predominância do corpo sobre a alma e o quanto o homem está imerso na matéria."
- Allan Kardec; O Livro dos Espíritos, questões 693 e 694
  • Durante a batalha com Bani Al-Mustaliq eles ( os mulçumanos ) capturaram algumas mulheres e quiseram ter relações sexuais com elas sem engravidá-las. Então eles perguntaram ao Profeta se podiam praticar coito interrompido. O Profeta disse, "É melhor que vocês não façam isto, pois Alá já deixou escrito quem Ele irá criar até o Dia da Ressurreição.". Qaza'a disse, "Eu escutei Abu Sa'id dizer que o Profeta disse, 'Não se pode ordenar que nenhuma alma seja criada, mas Alá irá criá-la'".
- Sahih al-Bukhari, Volume 9, Livro 93, Número 506
  • "Não podem existir duas opiniões sobre a necessidade da contracepção. O único método que nos foi legado pela tradição do passado é o auto-controle ou brahmacharya. Ele é um remédio infalível e soberano, que faz bem aos que o praticam. A humanidade será grata aos médicos se, ao invés de inventarem métodos artificiais de controle de natalidade, eles inventem meios para o auto-controle."
- Mahatma Gandhi; (YI, 12-3-1925, pp.88-89)
  • "Anticoncepcionais são um insulto às mulheres. A única diferença entre uma prostituta e uma mulher que usa anticoncepcionais é que a primeira vende seu corpo para vários homens, e a segunda vende seu corpo para um homem só. O homem não tem o direto de tocar sua esposa enquanto ela não quiser ter filhos, e a mulher deveria ter a força de vontade para resistir até mesmo ao seu próprio marido."
- Mahatma Gandhi; (H, 5-5-1946, p. 118)
  • "A contracepção às vezes é atacada por ser ‘antinatural’. De fato ela o é, muito antinatural. Acontece que a previdência social também o é. Acredito que a maioria de nós acha a previdência social altamente desejável. Mas não se pode ter previdência social antinatural a menos que se tenha também controle de natalidade antinatural, caso contrário o resultado será uma miséria ainda maior do que aquela que existe na natureza. A previdência social é, talvez, o maior sistema altruístico que o reino animal jamais conheceu. Mas, todo sistema altruístico é instável por natureza, pois está a mercê do abuso de indivíduos egoístas, prontos a explorá-lo. Os seres humanos que tem mais filhos do que são capazes de sustentar, provavelmente são, na maioria dos casos, ignorantes demais para que sejam acusados de exploração mal-intencionada consciente. As instituições poderosas e os lideres que deliberadamente os encorajam a proceder assim parecem-me menos livres de suspeitas."
- Richard Dawkins; livro "O Gene Egoista"
  • Antes de haver a contracepção, os filhos eram inadiáveis, e status e riqueza podiam ser convertidos em filhos mais numerosos e mais saudáveis.
- Como a Mente Funciona - Página 223, Steven Pinker - Editora Companhia das Letras, 1998, ISBN 8571648468, 9788571648463 - 666 páginas
- now quite lawful for a Catholic woman to avoid pregnancy by a resort to mathematics, though she is still forbidden to resort to physics and chemistry.
- Minority Report: H.L. Mencken's Notebooks - página 52, Por Henry Louis Mencken, 293 páginas
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Contracepção.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Contracepção.