Autoridade

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Autoridade (do termo latino auctoritate) é um sinônimo de poder. É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político.



  • "As mais soberanas funções do poder não gozam da sua soberania senão nos limites da competência em que as leis a circunscreveram. Excedida a competência, para logo cessa o benefício da soberania o caráter de autoridade juridicamente insindicável dos atos políticos do governo."
- Obras completas - Página 244, de Ruy Barbosa - Publicado por Ministério da Educação e Saúde, 1942
- La Démocratie, plus qu’aucun autre régime, exige l’exercice de l’autorité.
- Œuvres complètes: par Saint-John Perse‎ - Página 608, de Saint-John Perse - Publicado por Gallimard, 1972 - 1415 páginas
- L'autorité divine qui ordonne aux rois d'être justes, défend aux peuples d'être esclaves.
- 'Maximilien de Robespierre 'citado em Robespierre‎ - Página 12, Marc Bouloiseau - Presses universitaires de France, 1957 - 128 páginas
  • "Toda autoridade temporal provem diretamente da autoridade divina ou espiritual. Mas a autoridade é a negação da liberdade. Deus, ou melhor, a ficção de Deus, é a consagração de todas as autoridades que existem sobre a Terra, e estas não serão eliminadas até que se tenha extinguido a crença em um amo celeste. [...]Se Deus existe, o homem é escravo; mas, o homem pode e deve ser livre, pois Deus não existe."
- Mikhail Bakunin in: Deus e o Estado (1876)
  • "Quando a moral se baseia na teologia, quando o direito depende da autoridade divina, as coisas mais imorais e injustas podem ser justificadas e impostas"
- Ludwig Feuerbach in: A essência do cristianismo (1841)"
  • "Do mesmo modo, devemos nos submeter à autoridade do príncipe. Se ele abusa ou faz mal uso dela, não devemos odiá-lo, buscar vingança ou punição. A obediência é devida em nome de Deus, pois a autoridade é o representante de Deus. Por mais que eles tributem e exijam, devemos obedecer e suportar com paciência"
- Martinho Lutero in: Sermão "Tributo a César"
  • "Considero o povo que constitui a sociedade ou nação como a fonte de toda a autoridade nessa nação; como sendo livre para conduzir seus interesses comuns através de quaisquer órgãos que julgue adequados; para modificar esses órgãos individualmente ou sua organização na forma ou função sempre que lhe apraz; que todos os atos praticados por esses órgãos sob a autoridade da nação constituem atos dela, são obrigatórios para o povo e em vigor seu uso, não podendo, de forma alguma, ser anulados ou afetados por quaisquer mudanças na forma do governo ou das pessoas que o administram."
- I consider the people who constitute a society or nation as the source of all authority in that nation; as free to transact their common concerns by any
- The writings of Thomas Jefferson: being his autobiography, correspondence, reports, messages, addresses, and other writings, official and private : published by the order of the Joint Committee of Congress on the Library, from the original manuscripts, deposited in the Department of State, Volume 6‎ - Página 612, Thomas Jefferson, Henry Augustine Washington - Taylor & Maury, 1854
  • "A censura é sempre um instrumento político, certamente não é um instrumento intelectual. O meio intelectual é a crítica, que pressupõe o conhecimento do que se julga e luta. Criticar não é destruir, mas trazer um objeto de volta ao lugar certo no processo dos objetos. A censura é destruir, ou pelo menos se opor ao processo do real. Existe uma censura italiana que não é uma invenção de um partido político, mas que é natural para o próprio costume italiano. Existe o medo da autoridade e do dogma, submissão ao cânon e à fórmula, que nos tornaram muito obsequiosos. Tudo isso leva diretamente à censura. Se não houvesse censura, os italianos fariam isso sozinhos".
- La censura è sempre uno strumento politico, non è certo uno strumento intellettuale. Strumento intellettuale è la critica, che presuppone la conoscenza di ciò che si giudica e combatte. Criticare non è distruggere, ma ricondurre un oggetto al giusto posto nel processo degli oggetti. Censurare è distruggere, o almeno opporsi al processo del reale. C'è una censura italiana che non è invenzione di un partito politico ma che è naturale al costume stesso italiano. C'è il timore dell'autorità e del dogma, la sottomissione al canone e alla formula, che ci hanno fatto molto ossequienti. Tutto questo conduce dritti alla censura. Se non ci fosse la censura gli italiani se la farebbero da soli.
- Federico Fellini como citado por Maurizio Di Fazio in: Indimenticabile "Ultimo tango a Parigi", 40 anni fa la condanna al rogo, Repubblica.it, 29 de janeiro de 2016.
- Laws that oppress people have no moral authority.
- Richard Stallman; Human Rights in the Use of Software and Other Published Works
  • "A Igreja condena como grave ofensa à dignidade e à Justiça humana todas as atividades governamentais e de outras autoridades públicas no sentido de limitar de qualquer modo a liberdade dos casais de decidirem a respeito de terem filhos. Consequentemente, qualquer violência aplicada por tais autoridades em favor da contracepção ou, ainda pior, da esterilização e do aborto, deve ser condenada e fortemente rejeitada."
- Papa João Paulo II in: (exortação apostólica Familiaris Consortio, 22.11.1981)
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Autoridade.
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: autoridade