Censura

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão.


  • "A censura é sempre um instrumento político, certamente não é um instrumento intelectual. O meio intelectual é a crítica, que pressupõe o conhecimento do que se julga e luta. Criticar não é destruir, mas trazer um objeto de volta ao lugar certo no processo dos objetos. A censura é destruir, ou pelo menos se opor ao processo do real. Existe uma censura italiana que não é uma invenção de um partido político, mas que é natural para o próprio costume italiano. Existe o medo da autoridade e do dogma, submissão ao cânon e à fórmula, que nos tornaram muito obsequiosos. Tudo isso leva diretamente à censura. Se não houvesse censura, os italianos fariam isso sozinhos".
- La censura è sempre uno strumento politico, non è certo uno strumento intellettuale. Strumento intellettuale è la critica, che presuppone la conoscenza di ciò che si giudica e combatte. Criticare non è distruggere, ma ricondurre un oggetto al giusto posto nel processo degli oggetti. Censurare è distruggere, o almeno opporsi al processo del reale. C'è una censura italiana che non è invenzione di un partito politico ma che è naturale al costume stesso italiano. C'è il timore dell'autorità e del dogma, la sottomissione al canone e alla formula, che ci hanno fatto molto ossequienti. Tutto questo conduce dritti alla censura. Se non ci fosse la censura gli italiani se la farebbero da soli.
- Federico Fellini como citado por Maurizio Di Fazio in: Indimenticabile "Ultimo tango a Parigi", 40 anni fa la condanna al rogo, Repubblica.it, 29 de janeiro de 2016.
  • "Censura teus amigos particularmente, e louva-os em público."
- Públio Siro, citado em "Dicionário de pensamentos: 3000 citações de 922 autores sobre 332 assuntos‎" - Página 7, de Nair Lacerda - Editora Cultrix, 1974 - 256 páginas
  • "Poucas pessoas das que condenamos nos pareceriam culpadas, se pudéssemos conhecer perfeitamente todas as circunstâncias que precederam, acompanharam, influiram ou determinaram a conduta que julgamos digna de censura ou de castigo."
- Marquês de Maricá; "Máximas, pensamentos e reflexões do Marquês de Maricá (pub. em 1846)" - Página 13; de Marianno José Pereira da Fonseca Maricá, Alfredo Gomes; Publicado por Edições e publicações Brasil, 1940, 441 páginas
  • "Verdadeiramente bom só é o homem que nunca censura os outros pelos males que lhe acontecem."
- Véritablement bon est l'homme rare qui jamais ne blâme les gens des maux qui leur arrivent.
- Oeuvres‎ - Vol. 2, Página 512, de Paul Valéry - Gallimard, 1957
  • "Faça amizades com quem estiver pronto a censurá-lo."
- Faites-vous des amis prompts à vous censurer
- "L'Art Poétique - Chant I" in: "Oeuvres de Boileau-Despréaux"‎ - Tome Deuxième Página 186, de Nicolas Boileau Despréaux, Pierre Tiffon de Saint-Surin - Publicado por J. J. Blaise, 1821
  • "É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar - bons cachês em moeda forte; ausência de censura e consumismo burguês. Trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola..."
- "Na virada do milênio", ‎Página 160, de Roberto de Oliveira Campos - Publicado por Topbooks, 1999 - 486 páginas
  • "A passagem subiu, o leite acabou, a criança morreu, a carne sumiu, o IPM prendeu, o DOPS torturou, o deputado cedeu, a linha dura vetou, a censura proibiu, o governo entregou, o desemprego cresceu, a carestia aumentou, o Nordeste encolheu, o país resvalou."
- Poemas: rondó da liberdade‎ - Página 92, de Carlos Marighella - Publicado por Editora Brasiliense, 1994, ISBN 8511182128, 97885111821251994 - 96 páginas
  • "A censura é a inimiga feroz da verdade. É o horror à inteligência, à pesquisa, ao debate, ao diálogo. Decreta a revogação do dogma da falibilidade humana e proclama os proprietários da verdade."
- Ulysses Guimarães In: discurso proferido em 18 de junho de 1967
  • "O exagero ou descuido, no ato de representar, podem provocar riso aos ignorantes, mas causam enfado às pessoas judiciosas, cuja censura deve pesar mais em tua apreciação do que os aplausos de quantos enchem o teatro."
- Hamlet, Ato III, cena II
  • "Meus pais não eram muito ligados em literatura e não se julgaram aptos a opinar; para eles, como para toda a burguesia vienense, era importante o que era elogiado na Neue Freie Presse e indiferente o que ela ignorava ou censurava".‎
- O mundo que eu vi - página 139, Stefan Zweig, Editora Record, 1999, ISBN 8501055484, 9788501055484, 528 páginas
  • "Não nos censures, piloto de má morte, não se navegam corações como os outros mares deste mundo."
- Dom Casmurro, Capítulo XLIX
  • "(...) estou convencido, como o meu amigo Süssekind, que o sport é o 'primado da ignorância e da imbecilidade'. E acrescento mais: da pretensão. É ler uma crônica esportiva para nos convencermos disso. Os seus autores falam do assunto como se tratassem de saúde pública ou de instrução. Esquecem totalmente da insignificância dele. Um dia destes o chefe de polícia proibiu um encontro de boxe; o cronista censurou asperamente essa autoridade que procedera tão sabiamente, apresentou como único argumento que, em todo o mundo, se permitia tão horripilante cousa. Ora, bolas! Certa vez, o governo não deu não sei que favor aos jogadores de football e um pequenote de um clube qualquer saiu-se de seus cuidados e veio pelos jornais dizer que o football tinha levado longe o nome do Brasil. Risum teneatis?... O meu caro doutor Süssekind pode ficar certo de que, se a minha liga morreu (a Liga Brasileira contra o Football), eu não morri ainda. Combaterei sempre o tal de football."
- Afonso Henriques de Lima Barreto; Careta, Rio, 8 de abril de 1922
  • "Porque é verdade. Mas não penses que te censuro. Se queres transformar-te num homem de letras, e, quem sabe um dia escrever Histórias, deves também mentir, e inventar histórias, pois senão a tua História ficaria monótona. Mas terás que fazê-lo com moderação. O mundo condena os mentirosos que só sabem mentir, até mesmo sobre coisas mínimas, e premia os poetas que mentem apenas sobre coisas grandiosas."
- Umberto Eco; Baudolino
  • Nós censuramos ao marxismo contemporâneo o relegar ao azar todas as determinações concretas da vida humana (...) O resultado é que ele perdeu inteiramente o sentido do que seja um homem: ele não dispõe, para preencher as suas lacunas, senão da absurda psicologia de Pavlov.
- Jean-Paul Sartre; (Crítica da razão dialética, pág. 109)
  • “E sofrendo ao pensar, quando a frase passava tão próximo e ao mesmo tempo no infinito, que, enquanto se dirigia a eles, não os conhecia, Swann quase lamentava que ela tivesse um significado, uma beleza intrínseca e fixa, estranha aos dois, como, na jóia que damos ou mesmo na carta que recebemos da amada, censuramos à água da gema e às palabras da linguagem não serem constituídas unicamente da essência de um amor fugaz e de uma determinada criatura.”
- Marcel Proust; No caminho de Swann
  • "A constituição foi criada para proteger as opiniões que incomodam. Afinal, ninguém tenta banir a outra parte"
- the Constitution to protect offensive speech and offensive speakers. After all, no one ever tries to ban the other kind.
- Mike Godwin; dito em 14 de dezembro de 1995
  • As censuras enfraquecem, as proibições esgotam. Não sabemos a qual repressão agarrarmo-nos para ser felizes.
- Les censures faiblissent, les interdits craquent. On ne sait plus à quelle répression se vouer pour être heureux.
- Tony Duvert, O sexo bem comportado, Paris, Minuit, 1974.
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Censura.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: censura


O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Censura.