Aborto

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Abortamento ou interrupção da gravidez é a morte (espontânea ou provocada) de um embrião ou de um feto antes do final do seu desenvolvimento normal.



  • "O aborto é um homicídio voluntário ao qual corresponder a pena de morte."
- Gregório XIV, Papa em 1591
  • "O direito de impedir a concepção da vida deve lógica e justamente incluir o direito de remover a semente vital que foi fertilizada contra a vontade da mãe, quer por acidente, quer por intenção."
- F.W. Stella Browne
- Fonte: História da contracepção da antiguidade à actualidade, Angus McLaren, 1990
  • "Nem no caso da prenhez ser consequência de violação sobre mulheres idiotas admitimos que seja provocado o aborto, visto que, sendo ainda muito obscuras as leis da hereditariedade, o que há que fazer, como noutros casos de violações, é confiar-se a criança aos cuidados do Estado."
- Ary dos Santos
- Fonte: “O crime do aborto, Lisboa, 1935”
  • "Se todo o aborto é um mal, a clandestinização do aborto é uma catástrofe."
- Álvaro Cunhal, comunista português
- Fonte: O Aborto: causas e soluções. Tese apresentada em 1940
  • "Estudos sobre países que proíbem o aborto demonstram que não adianta tratá-lo como crime, pois ele continua acontecendo. (...) Na Suíça, depois da legalização, a taxa de abortamento caiu de 8,5 para 7,5."
- Cristião Fernando Rosas, médico ginecologista.
- Fonte: Ser Médico. ISSN 1677-2431. Nº 40, Ano X, Julho/Agosto/Setembro 2007. Páginas 20 a 25. Disponível online em: http://www.cremesp.com.br/?siteAcao=Revista&id=321
  • "Segundo o novo Código Civil [brasileiro], a personalidade civil da pessoa começa no nascimento; mas a lei põe a salvo os direitos do nascituro desde a sua concepção."
- Krikor Boyacyan, médico ginecologista.
- Fonte: Ser Médico. ISSN 1677-2431. Nº 40, Ano X, Julho/Agosto/Setembro 2007. Páginas 20 a 25. Disponível online em: http://www.cremesp.com.br/?siteAcao=Revista&id=321
  • "Eu sinto que o grande destruidor da paz hoje é o aborto, porque é uma guerra contra a criança, uma matança direta de crianças inocentes, assassinadas pela própria mãe. E se nós aceitamos que uma mãe pode matar até mesmo o seu próprio filho, como é que podemos dizer às outras pessoas para não se matarem? (...) Qualquer país que aceite o aborto não está ensinando o seu povo a amar, mas a usar de qualquer violência para conseguir o que se quer. É por isso que o maior destruidor do amor e da paz é o aborto."
- Madre Teresa de Calcutá, religiosa beatificada pela Igreja católica.
- Fonte: Discurso proferido em Washington, DC, em 3 de fevereiro de 1994.
  • "Sempre fui favorável ao aborto. A polêmica sobre esse assunto é fundamentalista”
- Nelson Jobim, presidente do STF
- Fonte: Revista Isto É! Edição 1837
  • "E isso não tem nada a ver com crianças, no sentido amplo. Se tem, por que essas pessoas não vão para as ruelas de Dublin onde as crianças realmente precisam da ajuda delas? Ou por que não vão para a Colômbia, onde as crianças vivem em esgotos? Há milhões de crianças que precisam de ajuda. Então, esse é o maior abuso das palavras 'pro-life' (movimento contra o aborto),... Então qualquer um que olhar mais de perto verá que não estão tratando de crianças, estão mais para "anti-vida" do que para 'pró-vida'".
- Tori Amos, American pop star
  • “Me arrependo quando penso que ele teria 12 anos e seria meu parceiro”
- Syang, cantora, que provocou o aborto daquele que seria o seu primeiro filho
- Fonte:Revista ISTO É, Edição 1733
  • "Eu fui concebida no Brooklyn com uma camisinha que estourou. (...) Minha mãe ia me abortar. Ela foi até uma clínica marcar hora e tudo. Mas quando ela sentiu aquele bebê se mexendo, se apaixonou por mim imediatamente. Eu era apenas um ponto. Deviam ser gases".
- Rosario Dawson, 26 anos, a Gail de Sin City é capa da revista americana Esquire de abril de 2006.
- Fonte: Site do Terra, Gente e TV, quinta, 30 de março de 2006, 15h25
  • "Sou totalmente contra o aborto, mas já fiz um"
- Luiza Brunet, dia 12, no TV Fama
  • "Eu faria outra vez."
- Luzia de Almeida Alves, Revista ÉPOCA, Edição 465
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Aborto.