Propaganda

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objeto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida, a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda, ao menos no sentido mencionado acima.



  • "As propagandas contêm as únicas verdades a serem confiadas em um jornal".
- Thomas Jefferson (1743-1826), carta de 1819
  • Você pode dizer os valores de uma nação por suas propagandas.
- Norman Douglas (1868-1952), South Wind [Vento Sul] (1917)
  • "Minha ideologia, como figura pública, que escreve uma coluna de opinião, está muito bem resolvida. Imprensa não é propaganda. Se um jornalista faz propaganda do governo, não tenho o menor pudor corporativo: debocho dele."
- Diogo Mainardi
  • "Este país não pode melhorar enquanto o governo gastar todo o seu dinheiro na propaganda da rosca e a oposição colocar todo seu esforço na condenação do furo."
- Millôr Fernandes; Revista Pif Paf (maio de 1964), citado na revista Nossa História número 29, p.88. Administradora e Editora Vera Cruz Ltda: São Paulo, 2006.
  • "A melhor propaganda anti-comunista é deixar um comunista falar."
- Paulo Francis
  • "Acho propaganda de cerveja com mulheres de biquíni muito machista. Por que não colocam homem de sunga?"
- Daniella Cicarelli em entrevista ao Jornal da Tarde, de São Paulo, apesar de já ter feito comerciais de cerveja vestindo pouco pano
  • “Você é sincero? você fala o que pensade verdade? Então vamos fazer um teste. Vou fazer seis perguntas e você vai me responder sinceramente a primeira coisa que lhe vier na cabeça.Vamos lá. Qual o partido que mais defende os pobres? Qual o partido que mais combate a corrupção? O que mais luta por empregos e melhores salários para o povo? Qual o partido que tem mais programas sociais? Qual o partido que mais cresce no Brasil e que já está merecendo uma chance, uma oportunidade sua, para mostrar o que pode fazer por este país? E a última, de quem você acha que é essa propaganda?”
- Giulia Gam em 2002, num video de campanha do candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva veiculado antes das eleições.
  • "Isso não é livro, é propaganda eleitoral. Parece história do Barão de Münchausen".
- Gustavo Franco comparando o livro Brasil: primeiro tempo, de Aloizio Mercadante, às histórias do famoso personagem conhecido como o “barão das mentiras”
- Fonte: Revista ISTO É, Edição 1908
- Geddel Vieira Lima, deputado federal pelo PMDB-BA (julho de 2005)
- Fonte: Revista VEJA, Edição 1937 . 28 de dezembro de 2005.
  • "À luz desses fatos é óbvio quais deveriam ser os comportamentos políticos entre pessoas, entre classes, entre nações. Mas, ainda uma vez, o saber não basta. Saber, todos nós sabemos; onde quase todos nós fracassamos é em fazer. E a questão está, habitualmente, em achar os melhores métodos de dar cumprimento às intenções. Entre outras coisas, a propaganda da paz deve consistir numa série de instruções para a arte de modificar o caráter."
- Aldous Huxley, in: "Sem Olhos em Gaza", 1936
  • Orwell temeu um sistema que dissimulava a verdade debaixo de propagandas e mentiras do governo; Huxley temia um sistema onde as pessas deixassem de se preocupar com a verdade se importassem somente com o entretenimento.
- Charles Colson
- Marriage is a good deal like a circus: there is not as much in it as is represented in the advertising
- Edgar Watson Howe in: Country Town Sayings (1911) citado em "The international thesaurus of quotations‎" - Página 385, de Rhoda Thomas Tripp - publicado por Crowell, 1970 ISBN 0690445849, 9780690445848 - 1088 páginas
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Propaganda (comunicação).