Memória

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Memories, de Frederick Leighton

Memória é a capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória humana), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).



- Antístenes, citado em "Frases Geniais" - página 103, Paulo Buchsbaum, Ediouro Publicações, 2004, ISBN 8500015330, 9788500015335, 440 páginas
- Benjamin Constant citado em "A arte de envelhecer com sabedoria"‎ - Página 87, de Abrahão Grinberg - Nobel, 2002, ISBN 8521311117, 9788521311119 - 128 páginas
- citado em "Citações da Cultura Universal" - Página 237, Alberto J. G. Villamarín, Editora AGE Ltda, 2002, ISBN 8574970891, 9788574970899
  • "Os jovens têm a memória curta e os olhos para ver apenas o nascer do sol; para o poente olham apenas os velhos, aqueles que viram o ocaso tantas vezes".
- Giovanni Verga; Fonte: "I Malavoglia"
  • "Por mais de meio século, reinos e impérios caíram, e esta União ficou firme. Os patriotas que formaram a têm muito tempo que desceram à sepultura; mas ainda permanecem, no monumento mais orgulhoso à sua memória".
- For more than half a century, during which kingdoms and empires have fallen, this Union has stood unshaken. The patriots who formed it have long since descended to the grave; yet still it remains, the proudest monument to their memory.
- Zachary Taylor citado em "The life of Major General Zachary Taylor: twelfth president of the United States‎" - Página 414, de Henry Montgomery - Derby, Miller & Co., 1850, 20 ed. - 463 páginas
  • "...não há estado de alma, por mais simples que seja, que não mude a cada instante, pois não há consciência sem memória, não há continuação de um estado sem adição, ao sentimento presente, da lembrança de momentos passados. Nisto consiste a duração. A duração interior é a vida contínua de uma memória que prolonga o passado no presente, seja porque o presente encerra distintamente a imagem incessantemente crescente do passado, seja, mais ainda porque testemunha a carga sempre mais pesada que arrastamos atrás de nós, à medida que envelhecemos. Sem esta sobrevivência do passado no presente, não haveria duração, mas somente instantaneidade"
- Henri Bergson; "Introdução à Metafísica"
  • "Deu-se conta então de que, se não quisesse passar a vida num estado de permanente tortura, tinha de apagar da memória a imagem da família e abandonar-se por inteiro à paixão intensa, quase mórbida, que lhe inspirava a alegria descontraída de Margot."
- Vladimir Nabokov in: Riso no escuro
- The best Qualification of a Prophet is to have a good Memory.
- A Character of King Charles the Second: And Political, Moral, and Miscellaneous Thoughts and Reflections - Página 165, George Savile Marquis of Halifax - 1750
- The true art of memory is the art of attention.
- The idler - Página 123, Samuel Johnson - Printed for T. Davies, J. and R. Tonson and S. Draper, 1767
  • "No homem cuja infância conheceu carinhos, há sempre um fundo de memória que pode ser despertado para a ternura".
- In the man whose childhood has known caresses, there is always a fiber of memory that can be touched to gentle issues
- Scenes of clerical life - Página 145, George Eliot - William Blackwood and Sons, 1858
- Italo Svevo, em "A consciência de Zeno"
  • "Um refúgio? Uma barriga? Um abrigo onde se esconder quando estiver se afogando na chuva, ou sendo quebrado pelo frio, ou sendo revirado pelo vento? Temos um esplêndido passado pela frente? Para os navegantes com desejo de vento, a memória é um ponto de partida".
- Eduardo Galeano in: As Palavras Andantes
  • "Eu não gosto de memórias modernas. Eles geralmente são escritos por pessoas que têm ou totalmente perderam suas memórias"
- I dislike modern memoirs. They are generally written by people who have either entirely lost their memories
- Intentions - Página 79, Oscar Wilde - Heinemann and Balestier, 1891, 212 páginas
  • Não há nada mais relapso do que a memória. Atrevo-se mesmo a dizer que a memória é uma vigarista, uma emérita falsificadora de fatos e de figuras."
- O Berro Impresso das Manchetes; Crônicas completas da Manchete Esportiva 55-59 - Página 523, de Nelson Rodrigues - Publicado por Agir Editora, 2007 ISBN 8522007799, 9788522007790
- immortality is the recollection one leaves in the memory of man.
- Memoirs of Napoleon Bonaparte, Napoleão Bonaparte by Bourrienne, VOLUME II. — 1800-1803, CHAPTER V. (by gutemberg)
  • "Quando vem a glória, vai-se a memória."
- Provérbios em Português
  • "Ele fixara em Deus aquele olhar de esmeralda diluída, uma leve poeira de ouro no fundo. E não obedeceria porque gato não obedece. Às vezes, quando a ordem coincide com sua vontade, ele atende mas sem a instintiva humildade do cachorro, o gato não é humilde, traz viva a memória da sua liberdade sem coleira. Despreza o poder porque despreza a servidão. Nem servo de Deus. Nem servo do Diabo."
- Lygia Fagundes Tellesin: A disciplina do amor
  • "Mas como o que eu então recordasse me seria fornecido unicamente pela memória voluntária, a memória da inteligência, e como as informações que ela nos dá sobre o passado não conservam nada deste, nunca me teria lembrado de pensar no restante de Combray. Na verdade, tudo isso estava morto para mim."
- Marcel Proust in: No caminho de Swann
  • "[Os historiadores] são os memorialistas profissionais do que seus colegas-cidadãos desejam esquecer".
- Eric Hobsbawm in Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 107. ISBN 85-7164-468-3
  • "Houve outrora um funcionário chamado 'Lembrete'. O título na verdade era um eufemismo para cobrador de dívidas. A tarefa oficial era lembrar às pessoas o que elas gostariam de ter esquecido. Uma das mais importantes funções do historiador é ser um lembrete.
- BURKE, Peter. Variedades de história cultural; tradução de Alda Porto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. p.89. ISBN 85-200-0517-9

Veja também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Memória.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: memória